É conhecido o escândalo que é a manipulação dos combustíveis por este governo descarado. Subidas de preço inacreditáveis. Claro que apenas no Continente à beira mar plantado, o tal idílico paraíso anunciado pela alcoviteira (Balsemão dixit) porque nos outros Portugais 1 e 2 baixaram substancialmente o ISP, ficando os combustíveis bem mais baratos.
E é tanto mais engraçado quanto os combustíveis chegam à Madeira e aos Açores de……..barco, coisa barata, portanto. Fui ler os estatutos da Madeira e Açores e deixo aqui um pequeno trecho do da Madeira.
Alterado pelas Leis 130/99, de 21 Agosto e 12/2000, 21 Junho ( excertos )
TÍTULO I PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Artigo 1o
Região Autónoma da Madeira
O arquipélago da Madeira constitui uma Região Autónoma da República Portuguesa, dotada de Estatuto Político-Administrativo e de órgãos de governo próprio.
…………………….
Artigo 4o Regime autonómico
1. O Estado, respeita, na sua organização e funcionamento, o regime autonómico insular e a identidade regional como expressão do seu direito à diferença.
2. O regime autonómico próprio da Região Autónoma da Madeira fundamenta-se nas suas características geográficas, económicas, sociais e culturais e nas históricas aspirações autonomistas do seu povo.
Artigo 5o
Autonomia política, administrativa, financeira, económica e fiscal
1. A autonomia política, administrativa, financeira, económica e fiscal da Região Autónoma da Madeira não afecta a integridade da soberania do Estado e exerce-se no quadro da Constituição e deste Estatuto.
2. A autonomia da Região Autónoma da Madeira visa a participação democrática dos cidadãos, o desenvolvimento económico e social integrado do arquipélago e a promoção e defesa dos valores e interesses do seu povo, bem como o reforço da unidade nacional e dos laços de solidariedade entre todos os portugueses.
………………….
Portanto, nas ilhas defendem o que acima sublinho a vermelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário