quarta-feira, 30 de março de 2022

ISTO  ANDA  TUDO  LIGADO

Ontem, depois de outro dia termos vencido o "falecido império Otomano" (ih..ih….) lá perdi a cabeça e fui ver um bocado do jogo de futebol entre a nossa selecção e a dos Macedónios.
Lá ganhámos e do que eu (pouco) percebo destas coisas de futebolês, ganhámos com justiça. 
Pelo que percebi, outro dia um Turco falhou clamorosamente um pênalti e, se não tem falhado, provavelmente ontem não estávamos a jogar com os Macedónios. O que para mim seria um descanso daqui para a frente, e sem futebol lá fora talvez alguns portugueses começassem a tomar atenção ao estado em que isto está.

Tenho gosto em triunfos da selecção, mas o futebolês e este embrutecimento maciço em que o futebol tem papel determinante enojam-me. É uma das causas do estado em que o Estado está.
Uma das coisas interessantes ou pelo menos patuscas destes jogos é a realização mostrar os esgares e caras dos actores principais, por exemplo do selecionador nacional que, sendo para mim um homem simpático e civilizado, apresenta-se nervoso, percebe-se pelas imagens que diz umas bojardas á boa maneira popular, e faz bem, e tem à volta dele cada criatura, ………...tal como aquele pintinho aloirado.     

Enoja-me quase tudo à volta daquilo que chamam a indústria do futebol que, para mim, é sobretudo uma indústria onde é legítimo ter muitas dúvidas acerca de, critérios, fumos de corrupção, fumos de fugas ao fisco, fumos de adormecimento do fisco, fumos de adormecimento da justiça, fumos de compadrio ao mais alto nível do país, fumos de compadrio com a banca, fumos de pouca vergonha descarada.

Isto anda tudo ligado. Transferências, luvas, impostos não pagos, viagens oferecidas, dívidas, violação de leis à vista de toda a gente, impunidade quase total, perdões de dívidas, empréstimos para pagar as dívidas aos que emprestam, promiscuidades entre titulares de órgãos de soberania e cargos no mundo do futebol, entrega de comendas e colares, etc.

Também nisto, COMPLACÊNCIA, MUITA, SEMPRE, e sempre a fingirem que não se passa nada, a começar em Belém.

Isto anda tudo ligado, não só mas então no futebol. É só lembrar passados.

E agora que ganhámos lugar para no fim do ano os nossos jogadores  andarem aos pontapés na bola, distraindo e anestesiando a populaça, Costa prosseguirá com as suas safadezas ainda mais à vontade e sem que o pessoal se incomode.

Por mim nada complacente com as pouca vergonhas associadas ao futebol, mas que a nossa seleção venha a fazer boa figura e, no limite, ganhar.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário