QUESTÕES de EDUCAÇÃO e FORMAÇÃO
A sociedade portuguesa tem-se modificado e muito. Em algumas coisas estamos muito melhor, em muitas outras vejo descalabros, muito preocupantes, opinião pessoal naturalmente.
Pela experiência de vida que tenho cai mal a muitos do politicamente correcto e dos zeladores das mentes lembrar coisas como esta.
Porque de facto, e mais uma vez opinião pessoal naturalmente, anda muita coisa deturpada.
Para além das diferentes disciplinas nas escolas e mesmo nas universidades, aí cumulativamente deve reforçar-se o que em casa foi ensinado.
Uma das alturas em que vejo bem o que não corre bem em muitas casas é num restaurante, ou numa pastelaria.
Respeitar quem está na mesma sala, com contenção de vozes, por exemplo pedir desculpa quando sem querer se dá um encontrão em alguém ao sair da pastelaria.
Quando se observam juvenis e adolescentes num restaurante descobre-se facilmente o tipo de formação em casa.
Há os que são ensinados a ter as horas das refeições em casa como importantes, já não digo sagradas, fruir o convívio familiar, nada de telemóveis à mesa, esperar que todos estejam servidos antes de iniciar a refeição. Comer devagar, ir conversando calmamente, nada de telemóveis, jogos electrónicos, livros à mesa.
Ainda esta noite, ao jantar num restaurante onde habitualmente vamos, lá estavam alguns a falar alto de mais, dois a mastigar de tal forma que se via o estômago, e quase todos a olhar constantemente para o telemóvel.
Não me espanta portanto o clima generalizado que observo, de pouca pontualidade, de respeito pelos outros em locais públicos, falta de educação e cortesia, e quanto ao aspecto exterior de muitos . . . e higiene . . . .
Enfim, é como estamos.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário