quinta-feira, 10 de agosto de 2023

GRUPO  ETÁRIO  SMAS

As câmaras municipais têm os serviços municipais de água e saneamento (SMAS) para tratar do fornecimento de água e das questões do saneamento (esgotos, aproveitamento de águas, etc.)

Há uns anos, eram as câmaras que tinham essas tarefas incorporadas nos seus organogramas e organização. Há uns anos individualizaram os SMAS e, geralmente, os presidentes das CM são também presidentes dos SMAS. Adivinhem a razão principal!

Vem isto a propósito dos funcionários do SMAS (e outros serviços) em muitas CM e, concretamente, o que quero referir é a idade da maioria desses trabalhadores.

Há dias, ao passear numa praceta na cidade do Montijo dei com um panorama que tinha o seu quê de peculiar e espectacular.

Tinha havido um grande rebentamento de conduta de água. Deparei com três camionetas médias da CM, um tractor que estava em vias de terminar de abrir enormes buracos para colocar à vista o local/ condutas danificadas, a área devidamente vedada, mais afastado jorrava para o ar um enorme esguicho de água propositadamente para tirar toda a pressão na zona afectada, muitas ferramentas e utensílios diversos espalhados no chão e 8 trabalhadores/ funcionários além do condutor do tractor.

Estive por ali a observar tudo, cerca de 20 minutos. Sou leigo a 100 % na matéria mas jurava que sabiam muito bem o que fazer. Quando por lá passei um pouco menos de uma hora depois estava tudo pronto, nem viaturas nem pessoal.

Isto tudo para dizer que me impressionou olhar para aqueles trabalhadores. Nenhum tinha aspecto de ter menos de 45/50 anos. Teriam ou não? Não perguntei, mas quer neste âmbito quer em outros serviços, gente com 25/ 35 anos quase não vejo.

Será que o que ali observei é excepção ao quadro geral no país? Hummm….

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário