quinta-feira, 12 de setembro de 2024

MARINHAS  de  COMÉRCIO.  MAR 
Sou um entusiasta pelo mar, pelas coisas do mar.

Lembrei-me de escrever "duas ou três linhas" sobre isso agora que  bloquistas peroraram sobre um navio aparentemente com bandeira portuguesa, eventualmente transportando material militar, eventualmente destinado a Israel. 

Desconheço completamente se isso é real isto é, se anda/ andou por aí a navegar um navio como os bloquistas afiançam.

Não tenciono entrar no assunto que inflama os bloquistas, apenas acrescentar que o MAR, o mar territorial português, a ZEE dentro da qual Portugal tem jurisdição em conformidade com legislação internacional e nacional diversa, e mais o desejado alargamento da plataforma Continental, em que o nosso pedido está morto na burocracia paralisante da ONU e, certamente, tem Guterres muito atento ao assunto pois o pedido só lá está desde 2013, as actividades marítimas têm coisas curiosas e que a esmagadora maioria das pessoas desconhece.  

Por exemplo, muitos conhecem de vista os monstruosos navios porta contentores mas desconhecem provavelmente que a sua capacidade se mede em TEU's, ou seja, a quantidade de contentores de 20 pés que um dado navio pode transportar (TEU = twenty equivalent unit).

Já para os enormes navios que atravessam os mares de continente para continente transportando automóveis, a capacidade desses navios é definida em CEU's (CEU = car equivalent unit).

E esta, hein, como diria o saudoso Pessa!
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário