quinta-feira, 10 de outubro de 2024

LIDO POR AÍ

PASSADEIRAS
Sou de um tempo - muito antigo - em que as pessoas, antes de atravessar as passadeiras, olhavam para ambos os lados da rua. Numa outra encarnação geográfica, lembro-me que o peão estendia o braço, para assinalar a sua intenção, antes de iniciar a travessia. Isso acabou. Agora, olha-se o telemóvel e caminha-se lentamente. Às vezes, raramente, alguns peões deitam um olhar sobranceiro para o automóvel estacado a uns metros, numa coreografia que quer significar: "Só quando eu quiser é que tu vais passar, percebes?
"

Eu também sou desse tempo.

E discordo dessa coisa da coreografia. 
Palavreado politicamente correcto. 
As coisas têm nome adequado.

Sou do tempo em que arrogantes também havia, tantos como hoje, mas hoje, mais do que antigamente, a maioria junta à arrogância a imbecilidade, a falta de educação, e o que é ainda mais inacreditável, a falta de respeito por si próprios e a suprema inconsciência.

É a mentalidade contemporânea. 
É só direitos, à portuguesa - eu tenho direito a atravessar na passadeira. PRONTOOOSSSSSS.
Claro que tem, e existem muitos condutores a quem se devia tirar a carta.

São tão enormemente estúpidos que nem querem saber da sua integridade física.

Ah, na escola se calhar não falaram muito nisto, preocuparam-se mais com as fracturantes e coisas de casas de banho!
Pois, é em casa que devem ensinar, e desde pequenino, com a mão pelo pai ou mãe, parado à berma do passeio.

Quando a isto se juntam condutores de automóveis igualmente imbecis e ordinários, quando a isto se juntam aqueles imbecis que consideram ter direito a iniciar a travessia da rua aí a dois ou três metros fora/ antes da passadeira, de vez em quando dá em mortes ou pelo menos feridos mais ou menos graves.
Ficaram com o seu inalienável direito mas . . . . . aleijados. Brilhante.

Eu nunca atravesso sem, estando à beira do passeio, me assegurar que os carros param efectivamente, nos dois sentidos. 
E agradeço, coisa que também vejo pouco.
Ah, tenho direito, não tenho que agradecer! 
Pois, cházinho fez sempre muita falta!

Além disso, para atravessar para o outro lado da rua, nunca saio/ passo pela frente de um autocarro ou camião que esteja parado, pois há sempre umas bestas de condutores que se impacientam, e não podem esperar um pouco que autocarro ou camião reinicie a marcha, e assim ultrapassam logo, e assim, às vezes, acontece colherem incautos que avançam pela frente desses monstros parados.

Enfim, é como estamos, e sem perspectivas de melhoria.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário