segunda-feira, 21 de abril de 2025

Administração Trump planeia encerrar consulado dos EUA em Ponta Delgada
Casa Branca vai propôr ao Congresso uma redução em 48% do orçamento do Departamento de Estado. Presença diplomática norte-americana na Europa passa a ser menor que a da China
.

Esta notícia suscita-me o seguinte:
1. Há pelo menos 20 anos que ouço falar na questão do encerramento do consulado americano em Ponta Delgada. Um consulado que, salvo melhor opinião, é bastante pindérico, como pindérico era o cônsul (??) que conheci no período (2004/ 2006) em que por razões profissionais estive nos Açores, com base em Ponta Delgada.

2. Creio que, legitimamente, com esta notícia ficamos mais descansados pois indicia que, afinal, o oxigenado não quer comprar os Açores.

3. Admito, como SEMPRE, estar a ver mal as coisas mas, esta e outras pequenas coisas que se vão sabendo tendem a confirmar que os EUA atravessam claramente um problema de algum modo semelhante ao que outros países enfrentaram, só que não chamam a "Troika"! 

4. Por outras palavras, balança comercial, dívida externa, crise social, crise cultural, balança de pagamentos, desindustrialização, deslocalização de empresas, investimento estrangeiro, retrocesso tecnológico, imigração ilegal, (falta de) respeito pelas instituições, "fendas" no sistema democrático, etc.

Aguardemos então, tal como pacientemente aguarda o Xi; ele não está lá há 12 anos apenas por acaso e por isso, também, anda em périplos pela Ásia; tal como o miserável Putin, não está lá por mero acaso).
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário