Em Janeiro próximo iremos às urnas (ou por correio?) para eleger novo presidente da República.
Ao dia de hoje conhecemos as intenções de Ana Gomes teoricamente a correr sozinha, e personalidades oriundas do BE, IL, PCP, Chega.
Se percebi bem, o PSD anunciou que apoia formalmente o actual inquilino em Belém. É provável que surjam mais um ou dois candidatos uma vez que, preenchendo as regras, qualquer um se pode candidatar. Deve respeitar-se isso mas, convenhamos, é basicamente folclore, ás vezes quase ao nível dos programas pimba. Para folclore e palhaçada já chega os que já se colocaram na corrida.
Todas as opiniões são válidas, todas as opiniões acerca quer do actual Presidente quer daqueles que já se posicionaram para a corrida.
É provável que muitos dos que votaram Marcelo (o meu caso) estejam um bocado desiludidos com a sua prestação. E discordo que essa possível zanga com Marcelo seja exclusivo da direita, e falo por mim.
Primeiro que tudo há que esperar pelo final de Novembro para saber se Marcelo concorre ou não. A esmagadora maioria dos “espertos” afirma que ele concorrerá e que ganha pela certa, na primeira volta.
Creio que anunciará a sua decisão o mais tardar possível, imagino que esperará praticamente pelo fim de Novembro próximo.
Concorrerá? Arrisco, com a probabilidade de 51% para o Sim.
Se ganhará à primeira volta? Arrisco, com a probabilidade de 50% para o Nim. E se calhar vai ter uma vitória fraca, quer seja na 1ª quer seja na 2ª volta, pois com a pandemia a ajudar, a abstenção subirá muito, disso estou convicto.
E se, para surpresa de muitos, Marcelo anunciar que não se vai recandidatar? Em primeiro lugar, muitos dos politólogos das várias "madrassas" dava-lhes um chilique!!! Depois, haveria um alvoroço em todas as bandas, desde os que sentirão sem qualquer representante como, provavelmente, os personagens do BE e PCP se convencerão que atingirão um resultado fabuloso. E Ana Gomes?
A ex-MRPP Ana Gomes ganhará com isso? Creio que sim. E PSD?
E com a desistência de Marcelo, aparecerá mais algum concorrente?
Não sei. Creio que neste momento tudo é legítimo equacionar.
Mas sem Marcelo, a possibilidade do MRPP ter alguém em Belém ganha peso. Arranjem pastilhas para a azia, pois Costa e muitos mais vão precisar.
Pelo meu lado, como continuo a não poder fugir de cá, vou ter que aguentar.
Vou aguentar e observar como a sra falará e se comportará.
A sra disse há dias que consoante as situações terá um registo adequado!!!!!
Será que, por exemplo, referirá certas pessoas pela alcunha, como assisti em directo anos atrás, no meio de uns risos patéticos? Uma coisa tenho a certeza, não mudará de fato de banho em público perante as câmaras TV. Terá um registo adequado à máxima representação do Estado (Ana Gomes dixit)
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário