domingo, 7 de novembro de 2021

E X P R E S S O

Da capa do jornal (14 Maio 1994) se lê que ouve uma manobra para comprar o PS, disse na altura António Guterres, e referia-se, sem o explicitar, a Mário Soares e apaniguados. António Guterres referia-se à tentativa de forçar o PS a fazer uma aliança com o PCP e, segundo o jornal, Guterres continuou a responder a isso com um rotundo e categórico NÃO, adiantando - Não permitirei que ninguém ponha em causa a autonomia do PSEstava a caminhar-se para o final de governo de Cavaco Silva, Mário Soares era PR.

Para mim é interessante recordar isto por várias razões.
Porque existe a mentira propalada de que Mário Soares sempre se opôs a ligações com o PCP. Este é um exemplo que desfaz essa teoria mas há mais. Foi uma das muitas manobras de bastidores de Mário Soares que sempre se considerou o dono de Portugal e foi ele que trouxe para o país aquele que tratou de ser o dono disto tudo. teve bons exemplos!

É também interessante ao olhar para o momento nacional por exemplo a propósito do que vai dentro do PSD. Partido onde, salvo melhor opinião, sempre houve bulha da grossa. Mas é mentira que no PS sempre tenha sido uma coisa suave no que respeita a líder. Basta recordar Soares-Zenha, as conspirações de sótão, Guterres-Sampaio, mesmo Soares-Sócrates apesar do que se passou depois da detenção de Sócrates em Évora. Enfim, o rigor e transparência habituais.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário