terça-feira, 7 de dezembro de 2021

CONDECORAÇÕES  e  CONDECORADOS

Este assunto é periodicamente "glosado" e "gozado", e refiro-me concretamente às decisões de todos os Presidentes da República desde 1976. Naturalmente, é sempre difícil e discutível avaliar os critérios dos vários PR incluindo o actual inquilino em Belém. Olha-se ao que está descrito para requisitos de cada uma das comendas e condecorações e, em vários casos e desde há anos, que não se pode deixar de ficar surpreso com alguns nomes alcandorados e condecorados.

Uma das coisas mais interessantes neste tema, para mim naturalmente, é por vezes ver invocar como justificação para certas "prebendas" a expressão - espírito patriótico! Ainda vamos ver Eduardo Cabrita na lista.

Sendo certo que todas as pessoas têm defeitos e qualidades (até Al Capone tinha uma ou, talvez, duas qualidades) quando olho para os milhares de nomes desde 1976 com coisas penduradas ao pescoço fico estarrecido com alguns dos exemplares contemplados! 

Pessoalmente há pessoas que sempre me pareceu da maior justiça terem sido condecoradas, pelo trabalho encetado e realizado, pelo caminho aberto. Há muitos. Um exemplo claro: Mariano Gago. 

Não vou referir nenhum dos (para mim) trastes que sempre considerei uma ofensa aos cidadãos comuns o terem sido agraciados pelos PR Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio, Cavaco Silva e Marcelo Sousa. Os factos vieram demonstrar quão estranho e vergonhoso foi um determinado e razoável número de condecorações atribuídas. E, por isso, há aquela graçola que diz que, séculos atrás, penduravam ladrões na cruz, enquanto nos tempos actuais colocam cruzes ao pescoço de certa gentalha (Vitorino dixit)!

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário