domingo, 25 de janeiro de 2026

COISAS  da  HISTÓRIA
Aqui há tempos recordei a polícia política existente no Estado Novo subsequente à ditadura militar que por sua vez sucedeu à I República, polícia  que teve três diferentes designações e durou até ao 25 de Abril de 1974.
Hoje, um olhar muito superficial a URSS e Rússia e EUA.

Na URSS, e depois Rússia, os nomes das tenebrosas organizações foram por exemplo, Tcheka, NKVD, NKGB, KGB, FSB, GUSP, SVR, porventura existirão outras que não conheço.

Panóplia das "missões" desde, manutenção do regime saído da revolução de 1917, e daí para cá vertentes variadas, desde segurança interna, "controlo" de opositores ao regime, proteção de líderes, operações secretas diversas, proteção de instalações sensíveis e estratégicas, operações encobertas no exterior, etc.
Entre as "missões" eliminar oponentes russos residentes no estrangeiro.

Se olharmos aos EUA, temos lá muito para trás o FBI para actuação dentro de portas e a CIA para operar fora de portas. 
A designação FBI data de 1935 e decorreu da reformulação do serviço inicialmente designado como BOI (Bureau of Investigation).

Esta instituição americana é "célebre" por diferentes razões, sendo uma delas ter tido o mesmo dirigente durante quase cinco décadas, período durante o qual o FBI tratou não apenas de assuntos internos no âmbito criminal federal como, infelizmente, agindo em perseguições políticas e "controlo" de titulares de órgãos de soberania.

Quanto à instituição CIA (Central Intelligence Agency) foi criada no pós II Guerra e resultou da remodelação do serviço existente antes, a OSS (Office of Strategic Services).

Como é sabido a CIA foi e tem sido um instrumento americano para operações diversas fora dos EUA e nomeadamente para desestabilização de vários países. 

"Famosas" as intervenções, na Pérsia em 1953, várias na América Central, no derrube de Allende no Chile, e nos tempos mais recentes na Ucrânia o que levou à revolução laranja e praça Maiden. 

No caso dos EUA, existem outras agências de "intelligence", por exemplo dentro das forças armadas americanas, e por exemplo uma que é muito conhecida, de nome a NSA.
Quando do 11SET2001 ficou apurado o que se desconfiava, as capelinhas eram e são muitas e o interesses ancioial estava muitas vezes relegado para 2º lugar.

Tenham um bom Domingo.
O tempo continua adverso dos guarda-chuvas (ontem vi três virarem-se). Saúde e boa sorte.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário