sexta-feira, 28 de julho de 2017

BRASÃO de MONSANTO, BEIRA-BAIXA e a PJ e a PGR
Na aldeia de Monsanto, Beira-Baixa, que bem conheço, roubaram em 2008 o brasão de armas da aldeia que estava colocado/ fixado no topo da porta de Sto António.
A porta em causa tem, passado algum tempo depois do citado roubo, uma cópia do dito brasão, esculpida em pedra por um conhecido e notável artesão da aldeia, o sr Raul Mendonça. 
Um criativo, um apaixonado há décadas por trabalho em granito.
Como se pode ver nas fotografias.

Recentemente, o brasão foi recuperado. Como se pode ler.
E o que se lê deixa-me algumas perplexidades.
Foi aproveitada a visita da PGR ao concelho de Idanha-a-Nova para se realizar uma cerimónia, que me parece ter tido alguma dignidade, em que foi entregue o brasão de armas, devolvido à aldeia. Salvo melhor opinião, penso que a decisão de o colocar em exposição permanente no posto de turismo da aldeia foi acertada. Já visitei e está muito bem enquadrado. Como se vê.
Como expressamente referido quer pelo presidente da Câmara de Idanha-a-Nova quer pelo presidente da freguesia, o roubo do brasão foi um quase dramático acontecimento na aldeia, sobreveio um profundo descontentamento, o povo sentiu-se ferido.
Até porque, além do mais, digo eu, a execução do roubo só pode ter sido a pedido de encomenda específica, só pode ter sido executado por várias pessoas pois é um "trambolho de pedra enorme", foi muito provavelmente levado a efeito com a conivência de alguém da zona.
Interessa o resultado, naturalmente, o brasão foi recuperado.
Actuou-se junto de Espanha e, presumo, não deve ter custado muito a receber de volta o brasão. 
Mas, já agora, então, e apareceu no museu em Espanha, em Badajoz  porque caiu do Céu? Onde o arranjaram?
Então e pistas? Não há ligações a malta das redondezas da aldeia? Não existe qualquer desconfiança sabendo-se a tralha que por lá existe vinda de fora?
Segredo de justiça, certamente. 
Mais uma "cena" elucidativa da actuação em Portugal.
Quem me garante a mim que não me cruzei já com algum facilitador da coisa em 2008? 
Ah, quem roubou, convivências, etc, .....ah, isso não interessa nada.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário