Estive esta tarde de volta de certos brinquedos dos meus netos mais velhos, para selecionar uns quantos para o neto mais novinho, que fez agora 3 anos.
De entre os carros e outros brinquedos que estavam guardados em caixas na garagem, dei com dois pequenos Porsches.
Ele há cada lembrança, lembrei-me daquela criatura a que chamam ministro e que ultimamente se tem entretido a dizer umas coisas à volta da TAP.
E como entre os brinquedos do neto está também um pequeno comboio eléctrico, que era do pai deste pequerrucho de 3 anos, lembrei-me de que um dos vários pendentes que tinha para escrever umas linhas aqui para o blogue é exactamente o tema - infra-estruturas - e concretamente quanto a transportes ferroviários, comboios e metro.
Quanto à TAP, creio que quem tem as perninhas a tremer somos nós cidadãos, que estamos desgraçados com o estoiro dentro dos nossos bolsos, e com os reflexos para a nossa vida nos anos que aí estão para chegar depois de tanta página virada.
Quanto a metros, vejo por aí algumas interrogações de Norte a Sul. E quanto ao Metro de Lisboa, como de costume, nenhum jornalista nem OCS quis saber mais sobre o que se passou e quem foi responsável pelo esburacar do teto na estação de Metro na Praça de Espanha. Tal como ninguém se interroga sobre o processo do projecto do aumento da chamada (creio) linha circular. Enfim, não há dúvida nenhuma, têm os amigos muito bem colocados (Preguiça é o último exemplo conhecido), têm quase tudo bem controlado, com aplauso da populaça e aplausos em certos palácios.
Quanto a comboios, vejo uns recortes de jornais, com anúncios vários desde que Costa começou a virar páginas mas, feitas as contas, o que de concreto de tudo o que foi anunciado está concretizado?
O intrujão-mor deste País, o tal que antes do pedido de ajuda feito pelo PS em 2011 elogiava nos orgãos do PS o seu querido camarada Sócrates, formou governo em 2015. A seguir desatou a fazer anúncios, e a virar páginas, e a rir-se de nós todos, e logo no início de 2016. Mas o que é que está feito, concretizado?
O com o seu ajudante e amante envergonhado de bombas de 4 rodas não têm vindo a adiar praticamente tudo? Fala-se numas adjudicações aqui e ali.
Ah, ……..2016 já passou e…2018 (Ferrovia 2020) já passou…... e….ah……….. 2020 também já passou e, ….claro, foi tudo culpa da COVID-19!
Ah, agora, novo anúncio, espampanante! Agora é que é!
Entretanto foram agora a Valença e, pelo que percebi nas imagens da TV, um exaltado cresceu para o ministro, e o ministro cresceu para ele. Devia estar irritado com a esparrela que o Costa lhe pregou, quando inesperadamente foi colocado a responder aos trabalhadores e ele, Costa, foi à sua vidinha.
Agora, se percebi bem, todas as cidades de distrito vão ficar ligadas. Pois! A mim, que sou de ir olhar arquivos, dá-me a ideia que estão a querer voltar a um passado não muito longínquo mas, engraçado, nesse passado não foram canceladas muitas linhas no interior deste destratado rectângulo? Devo estar a recordar mal.
Portanto, Pedrinho anuncia mais um plano ferroviário, enquanto deve andar a pedir pela Europa fora que arranjem um lugar para o Costa, para ele se bater com o Medina e não só, pelo comando do PS, sob o forte aplauso do PCP, BE, e todos os restantes satélites.
Lembram-se disto?
O povão incomoda-se?
NADA, o que interessa é o campeonato de futebol.
Desgraçados de nós, com futuro cada vez mais negro.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário