quarta-feira, 23 de junho de 2021

LIDO  POR  AÍ
(sublinhados da minha responsabilidade)
(Público, 19JUN2021, São José Almeida)
"Mas não deixa de ser estranho que o assunto seja enterrado, sob o argumento presidencial de que queria “todos focados” no jogo da selecção de futebol contra a Hungria, com que Portugal se iniciou no Euro 2020, na terça-feira.

O Presidente a armar, como fez domingo, ao visitar a Feira da Agricultura em Santarém, sobre o estado de emergência: “Já não voltamos para trás. Não é o problema de saber se pode ser, deve ser ou não. Não vai haver. Não vai haver. Comigo, não vai haver. Naquilo que depender do Presidente da República, não se volta atrás.”

Mas há uma dimensão nas declarações do Presidente, no domingo, que causa perplexidade e que impõe uma pergunta: terá Marcelo Rebelo de Sousa adquirido um alvará de irresponsabilidade?

Recordemos as palavras do Presidente: questionado ainda sobre a necessidade de novos confinamentos e perante os argumentos dos especialistas, respondeu: “É bom que os especialistas digam o que têm a dizer. Agora o país não é governado pelos especialistas, o país é governado por quem foi eleito para governar.” E, sem freio nas palavras, armou: “Os especialistas têm o seu dever e eu respeito, que é chamar a atenção para o juízo que as pessoas devem ter. O não voltar atrás exige das pessoas viverem à medida disso. Querem que não volte atrás, têm de ter bom senso no respeito das regras sanitárias. É função dos especialistas dizerem: ‘Não se esqueçam, não se esqueçam, não se esqueçam.’ E, de alguma maneira, pregar um certo susto.”

É verdade que os especialistas em Saúde Pública não são políticos e que quem governa em democracia são os eleitos. Mas os especialistas são cientistas e o seu conselho é necessário. Por isso se realizaram as reuniões do Infarmed. Não existem para meter medo, como se fossem bruxos.

Quanto aos cientistas não existirem para meter medo……
A jornalista devia saber, também, que ele tem esse e outros alvarás. 
E quanto ao juízo, bem……é melhor eu ficar por aqui.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário