A União Europeia (UE)
Merkel foi embora.
E agora Alemanha? Parece que não vai ser fácil constituir governo. Há quem afiance que pelo Natal tudo estará resolvido.
A este propósito recordo que a União Europeia descende da CEE (Comunidade Económica Europeia) que, por sua vez, descende da CECA (Comunidade Económica do Carvão e do Aço).
Formalmente, a UE é uma família de países Europeus democráticos que trabalham em conjunto para melhorar a vida dos seus cidadãos e construir um mundo melhor.
A UE assenta em valores concretos, e nenhum estado que não os reconheça deverá / poderá integrar a UE.
Valores designadamente como, o respeito pela dignidade e pelos direitos humanos, liberdade, democracia plural, respeito pela lei, liberdade de circulação entre países da UE, liberdades individuais, tolerância, não discriminação. Isto decorre dos tratados. Da construção Europeia.
Mas, entretanto, o Reino Unido saiu da UE. Agora faltam condutores de camiões de combustíveis, um dos trabalhos chatos para brancos, não é verdade?
Mas, entretanto, a UE não tem política externa, não tem política de defesa, nem chega a ser um ridículo anão militar. E continua com outras acções altamente discutíveis mas às quais, por exemplo, mas não só, os nossos governantes nada ligam. Como quanto à política agrícola, às pescas, à lenta germinação de uma hipotética guarda costeira UE, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário