terça-feira, 14 de setembro de 2021

AINDA o "FORA DA AGENDA"

Escrevi há dias umas palavras sobre este tema, em parte motivado pelo falecimento de Jorge Sampaio e em parte por outros eventos recentes (por exemplo um bem nojento), e outros mais afastados no tempo.
No que se refere a Jorge Sampaio, escrevem e dizem por aí que este antigo Chefe de Estado era um homem muito indeciso. Alguns, para mim os decentes, afirmam que não é exactamente indecisão mas, antes, querer ouvir imensas e diferentes opiniões sobre assuntos muito importantes. Independentemente do seu círculo de amigos, de elementos do seu partido, de outros partidos, gente diversa. Como eu tenho conhecimento que assim foi em certas ocasiões, e pelo menos assim foi em 2003 e 2004.

Agora que faleceu, as loas foram imensas, muitas e, no meu entender e como antes escrevi, justas. Mas Sampaio cometeu erros, como todos nós.  Alguns, e concretamente um socialista encartado e muito habituado a convencer e certamente ás vezes a enganar na barra dos tribunais com aquela sua voz melíflua e que pelos vistos o tratava por Jorge, pretendem que o então Presidente da República, depois de muita ponderação, ao tomar a decisão de dissolver a Assembleia da República nunca lhe passou pela cabeça que essa decisão tinha como grande objectivo conseguir que o PS voltasse ao poder executivo.
Adiante!!!

Uma coisa é certa, Sampaio ouviu antes disso muitas pessoas  incluindo o grande inimigo do "padreca" e seus sicários e dos que gritam à porta de casa de certas pessoas distintas da sua cor política.
Sampaio, homem decente, com muitas qualidades e alguns defeitos como todos nós, sempre soube a diferença entre inimigo e adversário político, cultura que muitos que para aí andam abominam. Para essa gentinha, adversários políticos serão todos, eventualmente, do PS para a esquerda. Inimigos todos os outros. Por isso estamos como estamos.
Jorge Sampaio recebeu para o consultar esse seu grande adversário político, por mais de uma vez, "fora da agenda", e pela porta do cavalo, como se costuma dizer. E não, não estou a falar do que não sei.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário