terça-feira, 28 de setembro de 2021

15  a  31  AGOSTO  2021. Para não esquecer!

A 15, os Taliban já se passeavam por quase todo o Afeganistão. Americanos e outros Ocidentais agrupavam-se à volta do aeroporto de Kabul. Ao que parece, a enorme e famosa base aérea em Bagram tinha sido já abandonada. A 31, o último soldado americano e o último avião militar abandonavam Kabul, acabando assim uma debandada logo amplamente festejada pelos Taliban com rajadas de metralhadora.

Parece corresponder à realidade a assinatura em Fevereiro de 2020 de um acordo entre os Taliban e a administração americana do inarrável Trump.

Teoricamente, os EUA e aliados formaram durante anos umas fantásticas e super eficientes forças armadas do Afeganistão, dizem por aí que algo à volta de 300 000,00 homens. Viu-se a categoria dessas forças armadas.

Se há uma lição a tirar, é a de que não deve competir a nenhuma potência impor a outro país por meios militares um regime político ou um modo de 
vida. Mas aqui na Europa, particularmente, continua a considerar-se que a democracia se instala por decreto, a partir de Estrasburgo, ou Bruxelas, ou Paris, ou Berlim. Resultados à vista, como entre inúmeros exemplos, o da intervenção na Líbia sobretudo a cargo de França e Reino Unido com os excelentes e conhecidos resultados em todo o Norte de África, resultados que têm descido pelo continente Africano.

Os Taliban terão ficado com milhares de sucata militar, muita propositadamente destruída, embora possa não ter havido tempo para tudo inutilizar. Provável, portanto, que por lá estejam helicópteros em condições, um ou outro avião, material bélico diverso.

Portanto, em síntese, um eloquente exemplo de como fazer uma democracia!………….E os contribuintes a pagar os desvarios. 

Retirada atabalhoada, operação de alto risco, democracia falhada, guerra ou insurgência, combater ou não combater, teatro de operações ou fantochada, troca ou não de prisioneiros, falhas ou não dos serviços de informações ditas secretas, retirada organizada ou salve-se quem puder, que é que isso interessa agora?

Na UE, nos seus corredores bem quentinhos e alcatifados passa-se o costume, e por lá naquelas terras distantes também o costume, do anterior, chamando anterior por exemplo, ao tempo em que naquilo que hoje é Índia, Afeganistão, Paquistão etc., andavam por lá os "casacas vermelhas" do Reino Unido, e que bem se tramaram em certas zonas e desfiladeiros. 

Entretanto, os Taliban estão a colocar no desemprego os barbeiros, nada de cortar barbas! Isto continua curioso. E é para não esquecer. Nada de bom auguro. Mas aqui no Ocidente rasgamos as nossas origens judaico-cristãs e decretamos democracia e solidariedade por loas constantes e diárias junto dos OCS, e por decreto.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário