quarta-feira, 28 de setembro de 2022

PRESIDENTE  da  REPÚBLICA  (PR)
O Art. 110º do exemplar da minha Constituição (CRP) diz-me que o PR é um dos quatro órgãos de soberania. 
O Art. 111º estabelece que os orgãos de soberania DEVEM observar a separação e a interdependência estabelecidas na Constituição.
Estou a referir isto perante os factos relativos aos imensos passeios do PR ao estrangeiro. 

Não encontro na CRP, nem no Art. 134º (competência para a prática de actos próprios do PR) nem no Art. 135º (competência nas relações internacionais do PR) nenhuma cobertura para as deslocações contínuas ao estrangeiro. 
Não está ainda a meio do 2º mandato mas palpita-me que ou já bateu ou está para bater a muito curto prazo os registos de todos os seus antecessores.

Estou à vontade para referir Cavaco Silva. Quem me segue há anos sabe bem que sempre fui muito crítico desse Presidente da República e  menos crítico desse então PM. Isto para dizer que se o PR fosse Cavaco Silva, creio que não viajaria como o está a fazer Marcelo. Mas se o tentasse fazer, será que o governo PS não poria cá fora os gastos  da Presidência da República?

Não estou para perder tempo a contabilizar ao milímetro as ausências do país por parte do senhor. Mas a sensação que vou tendo pelos zapings que vou fazendo das notícias online é que em cada mês ou melhor em alguns meses é capaz de quase estar mais tempo no estrangeiro que no seu país.

Mas o mais importante para mim é ponderar os resultados de tudo isto, os resultados de tanta viagem. 
É que deve estar a chegar a um ponto que não há Falcon que aguente. É claro que a compilação das fotografias para as suas recordações e etc., tem de ser constantemente feita e portanto com ele desloca-se um Falcon sempre a abarrotar.

Que lucra Portugal com estas deslocações?

Pela minha parte estou completamente farto e saturado de, nos zapings TV periódicos, apanhar constantemente com o fácies do senhor a palrar sobre tudo e mais alguma coisa, e muitas vezes a roçar o inacreditável, senão mesmo o bimbo.

O país é pobre mas para o séquito da excelência nunca falta o Falcon, a comida, a gasolina, as horas extras que o pessoal da FAP tem obviamente de receber dado o constante vaivém das tripulações. 

A propósito de tripulações , é sabido que nos Açores continuam lá estacionados dois helicópteros mas só há uma tripulação. 
Aposto que para os Falcon há várias tripulações, assim o exige a sucessão de viagens do palrador-mor, e de inúmeros membros do governo que só para Bruxelas é um corrupio.

Voltando aos passeios, o que fica dos passeios do senhor palrador-mor?
Portugal fica conhecido, fica na agenda, diz-se. Ah, e de vez em quando tem a felicidade de poder rever familiares.

Mas para a economia do país, para o bem-estar dos cidadãos, o que é que fica? É por aqui que se capta investimento estrangeiro? Esta coisa de em início de mandato prometer visitar toda a diáspora depois é fácil - eu prometi!

Claro que para o governo é óptimo ter a criatura entretida mesmo custando isso muito dinheiro. Mas……..

É pouco, muito pouco mas, e então olhando ao estado do país e ao que aí vem é indecoroso, para não ser muito azedo.
Mas, como sempre, admito estar a ver mal o assunto.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário