ALEMANHA
Quando caiu o muro de Berlim, quando todo ele foi derrubado, muitos dos alemães da então chamada Alemanha Ocidental (RFA) foram à então parte Oriental verificar o estado "daquilo".
Antes do muro estar completo, muitos da RDA conseguiram fugir para a RFA.
Depois de completo, muitos morreram ao tentar fugir ou melhor, foram metralhados pelos soviéticos e esbirros orientais.
Depois, da queda do muro, da implosão da URSS, a Alemanha foi reunificada. Passaram décadas.
Há poucos dias, houve eleições legislativas na Alemanha.
Os resultados têm aspectos que, para muitas pessoas, como eu, são muito preocupantes. A extrema direita basicamente duplicou a votação conseguida nas últimas eleições.
Esta mapa mostra a votação acontecida na antiga zona RDA.
Preocupante.
Mas, contrariamente a muitos outros, lá como por cá, eu não passo a vida a berrar - EXECRÁVEIS da extrema direita (que, na minha opinião naturalmente, o são sem sombra de dúvidas).
Insurjo-me, fundamentalmente, contra os democratas do centro, do centro direita e do centro esquerda civilizados, que passam muito da vida com demagogia sem resolver os problemas das pessoas.
Quanto à Alemanha, recordo um almirante alemão que conheci quando estive nos EUA, no estado da Virginia, e com origens familiares na então RDA.
Recordo do que me contou e a outros, sobre a sua visita (1994) à área onde a família tinha tido uma fábrica. Espantosamente, a esmagadora da maioria da maquinaria era ainda a mesma de outrora.
Aguardemos pelos próximos capítulos.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário