quarta-feira, 19 de março de 2025

ÉVORA: Novo Hospital ? 

Presumo que, como eu, a esmagadora maioria dos portugueses seguiram a telenovela brasileira "Gabriela". Não falhei um episódio!

Quase não falhei um episódio do programa do brasileiro Jo Soares, o extraordinário "gordo", humorista que muito apreciei.

Daí para a frente comecei a quase não ver TV.

Há anos que poucas vezes escuto telejornais.

No meu tão maltratado país, as telenovelas na sociedade portuguesa sucedem-se a bom ritmo. Tenham carácter jocoso dadas as afirmações e protagonistas, tenham carácter criminal, tenham caráter de alarvidade pura e simples, tenham carácter mafioso, etc.

Salvo melhor opinião, o que titula estas linhas cabe da definição de telenovela de péssima categoria, abaixo das piores telenovelas mexicanas, que não conheço, mas que me dizem ser más.

As iniciais estimativas de custo deste Hospital Central do Alentejo foram sempre ultrapassadas.

Começou aparentemente em 94 milhões de euros. Depois sempre a subir, 170 milhões em 2018; haveria para ajudar, forte comparticipação de euros Europeus, depois…..

Foi em 2006 que se sinalizou a necessidade de construir tal hospital; depois, datas para as obras, sua conclusão, custos.

Meteu-se depois a Troika.

Depois, 2012 pareceu data possível como conclusão! Em 2019, contudo, estava tudo mais ou menos na mesma e foi referido haver uma dotação de 40 milhões e, novamente, falados os fundos comunitários.

Quando o concurso foi finalmente lançado o que se falou foi: investimento total de 181 milhões de euros, dos quais 150 para edificar o "bicho" e 31 milhões para o equipar!

Aparentemente, os 181 poderão ter engordado para mais de 200 milhões. Quanto a obra . . . . e data de conclusão . . . 2026? 2027?

Se isto não é uma telenovela pornográfica . . . .

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário