quarta-feira, 23 de março de 2016

OBAMA, CUBA, USA, URSS, DITADURA, DEMOCRACIA
A parcialidade a que se assiste, de todos os lados sem excepção, é cada vez mais nojenta, insuportável.
Obama fez bem em abrir este capítulo? Raúl Castro, fez bem em contribuir?
Pessoalmente acho que estiveram os dois bem, em prosseguir um caminho que julgo será ainda muito longo, difícil, cheio de problemas.
Mas o que se vê e escuta nos MÍDIA caseiros, como soa no Brasil?
Vê-se o costume. Uma tristeza.
O estado deplorável em que está aquele País resulta de quê?
Necessariamente, em primeiro lugar, é consequência inevitável do derrube do fantoche cubano que Fidel de Castro promoveu e concretizou. No imediato, a seguir a uma revolução, sobrevem sempre inúmeras convulsões, problemas, angústias, dramas sociais os mais diversos. Em qualquer parte do globo.
Depois dos primeiros anos, com o seu bloqueio,  os EUA aceleraram as dificuldades na sociedade Cubana? Obviamente, e só desonestos intelectuais dirão o contrário.
A então URSS, com a sua aparente ajuda a Cuba, estava completamente desinteressada ou, apenas, a coberta de umas ajudas alimentares, só a procurar como bem tentou, ficar pertinho da Costa dos EUA? Obviamente apenas o jogo da guerra fria. Só desonestos intelectuais dirão o contrário.
Os EUA irão abrandar o bloqueio económico para facilitar a vida a Cuba? Tenho dúvidas, ainda que admita que se concretize uma certa folga.
Mas gato escaldado da água fria tem medo.
Para lá dos EUA, da URSS, da hoje Rússia, Fidel de Castro não fomentou um regime comunista na linhagem bem ortodoxa? Pessoalmente não tenho dúvidas, e isso muito também contribuiu para o estado daquela sociedade. Ele foi ditador ou democrata?
Aparentemente, o irmão Raul está bem melhor.
Naturalmente, admito estar enganado em tudo o que afirmo.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário