quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

DEMAGOGOS E ALDRABÕES POLÍTICOS

Anda por aí outra vez uma velha piada, agora aplicada ao actual PM e que reza assim: António Costa, de visita a uma pequena vila no interior do Continente ouve queixas dos cidadãos que designadamente lhe dizem -"sr PM, temos aqui dois grandes problemas". 

"Qual é o primeiro", pergunta António Costa?

"Não temos médico", respondem.

António Costa, afasta-se, pega do telemóvel, caminha um pouco e dois minutos depois volta para junto da multidão - "pronto, amanhã chega um médico".

"Qual é o segundo problema", indaga António Costa?

Sr PM, aqui não temos rede móvel.


Naturalmente, digo eu, todos os políticos sofrem um pouco com a chacota popular, umas coisas com mais graça outras menos.

Mas o que normalmente elas revelam é muito de verdade, do lado da pouca vergonha e descaramento, da demagogia e da mentira de muitos políticos.

Termino contando uma história, que não presenciei, mas me foi contada por amigo que presenciou a cena e conhece bem o autor da "proeza" que agora recordo. 

É no distrito de Castelo Branco que a coisa teve lugar, com homem enérgico, um "fazedor" um daqueles -ah, mas este ao menos faz obra!

O senhor ia a entrar para o carro, estacionado numa aldeia Beirã, pois  tinha ido observar umas coisas no âmbito dos seus afazeres pela região. Foi abordado por uma velhota, "Ai sr presidente, há tanto tempo que continuamos com o caminho todo esburacado, enlameado, nunca mais é alcatroado......

" Diga-me lá, onde é isso" ?

Depois de ouvir as explicações, anotou no caderninho de apontamentos - ..."deixe estar, vou tratar disso"......"ai deus lhe pague sr presidente".

Fechou a porta, acenou à velhota, arrancou e, uns metros mais à frente, saiu pela janela do carro uma bolinha de papel amarrotado. O caminho e outras coisas lá continuam mais ou menos no mesmo estado, e o cavalheiro, depois de vários anos, já mudou de poiso. E sim, é da mesma cor.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário