sábado, 20 de maio de 2023

A  PROPÓSITO  do  DIA  da  MARINHA

Assinala-se em 20 de Maio o cumprir da missão que lhe fora dada, a de descobrir o caminho marítimo para a Índia. Vasco da Gama chega a Calecute nesse dia no longínquo ano de 1498.

Entre livros, documentos, quadros, etc., que me recordam, quer o dia da Marinha quer a Marinha nacional do presente e a do passado, neste dia gosto particularmente de olhar para certas coisas que tenho em casa e, de entre elas, por exemplo, a reprodução de uma tela de um pintor português muito pouco conhecido, José Manuel Soares, autor de vasta obra e que, em grande parte, está no museu em seu nome, no antigo Paço Episcopal em Pinhel. 

Esta reprodução foi-me dada a conhecer pelo meu estimado vizinho na aldeia de Monsanto, o senhor professor Joaquim Fonseca.

Por razões familiares, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, este ano não posso deslocar-me ao Porto onde tiraria muitas fotografias, como fiz no passado nas cidades onde o 20 de Maio foi sendo comemorado.

Siga a Marinha!

António Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário