A PROPÓSITO do DIA da MARINHA 2023
Lembrei-me do que li em tempos e em baixo reproduzo.
Lembro-me todos os dias dos tontos de sucessivos governos para quem mar / oceano/ ZEE / alargamento da plataforma continental são coisas lindas para referir nos grandiloquentes discursos, entrevistas e conferências.
......"E mais uma lição antiga se confirma hoje: Pode-se mexer no programa de manutenção de um navio, a título excepcional e por dias, mas não se constrói uma unidade naval em poucos anos; além disso, as intenções adversas ou as necessidades políticas próprias variam de um dia para o outro; mas a formação do poder naval demora anos, ainda que para manutenção dos níveis existentes".
(Temas e Reflexões, nº 3-Setembro 2001; Reestruturação das Forças Armadas. Equívocos e realizações, pag 22. / António Emílio Ferraz Sacchetti, VAlmirante)
António Cabral
Ps: Os vigaristas de todas as cores, credos e profissões, que ao longo de décadas e particularmente desde o século XIX destroçam Portugal, nunca perceberam ou quiseram interiorizar uma coisa simples e evidente, e os poucos que perceberam estiveram-se nas tintas para ela, e que é uma realidade tão bem descrita em inglês :
- "You have (or not) a Navy. You raise an Army. Period!"
Sem comentários:
Enviar um comentário