domingo, 7 de maio de 2023

EM  DEMOCRACIA
Em Democracia é importante, senão mesmo decisivo, aceitar,
- o valor inultrapassável que é a liberdade,
- as não unanimidades,
- pluralidade de ideias, 
- divergência de pontos de vista,
- o imprescindível que é, ter respeito pelos outros.

Em Democracia, todos os titulares de órgãos de soberania devem ter bem interiorizado que o são temporariamente e, assim, devem cumprir escrupulosamente a Constituição da República Portuguesa e ter sempre presente os seus valores e, assim, SERVIR a sociedade e os seus concidadãos que os elegeram e não, SERVIR-SE dos cargos.

Alguém que lhes explique.

Tenham um bom Domingo de dia da Mãe. Saúde.
AC

Em tempo:
Um bom amigo, homem da minha profissão, e que eu desde muito novinho respeito e tenho muita consideração, quis ter a gentileza de me recordar que o que acima saliento se aplica a muito mais pessoas e, designadamente, a agentes e funcionários do Estado.

Repito, muito agradeço esse complemento, mas não alarguei as minhas palavras à máquina do Estado e a elites e dirigentes diversos pois estou a ponderar escrever umas linhas sobre isso em separado, linhas que creio vou intitular - E não saímos disto.

Porque, opinião pessoal naturalmente, muitos dos danos infligidos a Portugal, há décadas, resultam das posturas, acções e inações dos muitos não eleitos que se mantêm em cargos por muito mais tempo que muitos dos titulares de órgãos de soberania.

Sem comentários:

Enviar um comentário