quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

CULTURA, Bibliografia ex libristica portuguesa
O ex libris é um símbolo pessoal, estampado ou impresso, geralmente em papel - de desenho heráldico, alegórico, ornamental ou falante, onde figura também o nome e, facultativamente, a divisão do bibliófilo - que se cola no verso ou capa de cada livro possuído para garantir a pertença da obra e favorecê-la com esse derradeiro requinte de arte, começou a ser usado entre nós no século XVI.
Vem isto a propósito do livro de que agora tomei conhecimento, de que acima mostro a capa, livro da autoria/ coordenação de José Manuel Pedroso da Silva, Tenente-Coronel reformado do Exército.
Como bem refere o autor, o nascimento de um livro é motivo para comemoração festiva. 
Este livro, muito interessante, foi sonhado e gerado no âmbito da disciplina de Heráldica na Universidade Sénior do Montijo.

Ex libris significa, literalmente - dos livros de
Este muito interessante livro tem quatro capítulos, dedicados respectivamente a, Ex libris alegóricos, Ex libris de expressão sigilográgica chinesa, Ex libris heráldicos e Monogramas. 
Deixo alguns exemplos daquilo que está no livro e, como bem referido pelo autor, mais uma vez se confirmou, Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce (F.Pessoa).
Na vida activa, em determinada fase da minha carreira, tive contacto com questões no âmbito da heráldica. 
Nessa altura, mais uma vez e por mim falo, ciente da imensa ignorância. 
Este livro o confirma agora, pois tem elementos vários explicativos do mundo imenso da heráldica, dos Ex libris. Um mundo.
António Cabral
(AC)

Sem comentários:

Enviar um comentário