domingo, 11 de junho de 2017

Historiadores, Marinha, almirantes
Em 6 e 8 de Junho coloquei dois posts com as minhas dúvidas acerca de quem teria sido o 1º almirante da Marinha de Guerra
Isto vindo na sequência,
> da comemoração do Dia da Marinha no passado 20 de Maio,
> da discursata do ministro Azeredo Lopes nesse evento,
> da verificação de indicações diferentes em duas fontes quanto ao 1º almirante, se em 1307 ou 1317.
Não sendo historiador e sem ter podido ainda consultar fontes mais detalhadas (portanto atentando apenas numa visão superficial, duas datas, dois nomes) e sem ter informação fidedigna da parte de pelo menos um historiador actual, tinha muito interesse em saber quem teria sido, de facto, o 1º almirante português, se um tal Cogominho, se um tal genovês Pessanha.
Até porque, no texto que se encontrava no sítio do ministério da defesa nacional, se podia ler que - O dia 20 de Maio, em que se comemora o Dia da Marinha, assinala o avistamento da costa Indiana por Vasco da Gama, em 1498. Este ano celebra-se também os 700 anos do Diploma Régio em que D. Dinis outorgou o título de Almirante a Manuel Pessanha, a 1 de fevereiro de 1317, através do qual se determinou a organização de forma permanente da Armada Portuguesa. 
E como do ex-ERC saem periodicamente declarações pouco exactas, como acontece nas suas audições no parlamento, ficou-me a sensação de que alguém estava a "pintar", como dizem os putos.
Aliás, quanto a rigor, ao que sei, 20 de Maio é a data em que os 4 navios da frota naval de Vasco da Gama fundearam em frente a Calecute, e não é a data do avistamento de terra, que terá ocorrido  um ou dois dias antes.
Por gentileza de um amigo com formação em história estou agora mais ciente de que no tempo do rei D. Dinis, que subiu ao trono no ano de 1279 - "...O país ganhou interesses no comércio internacional e, é nesse sentido que a necessidade crescente de uma marinha organizada se faz sentir"...... 
Ao que agora me informam - "...em 1 de Fevereiro de 1317 o assunto teve uma solução e é considerado desde então que se começa uma organização estruturada de uma marinha. Foi então criada uma estrutura naval e a Manuel Pessanha terão sido dados os meios financeiros e e materiais para  - ...."ter gente prática para dirigir e combater nas galés, dando-lhe jurisdição civil e crime sobre as gentes do mar, procurando que a estrutura tivesse continuidade e eficácia" 
Aparentemente, o tal Nuno Cogominho ter-se-á desempenhado de cargo ou tarefas de almirante, entre outras coisas, podendo até não ter sido o primeiro.
O que parece mais consistente, diria eu, é o supra referido e, portanto, 1317 ser de facto a data em que uma organização estruturada e sólida começou a ser erigida. E, daqui os tais 700 anos - ...."sobre a criação da estrutura naval organizada que foi a Marinha da Coroa de Portugal"...."criação que reflecte uma visão estratégica notável".
Ou seja, D.Dinis deu  - "....um forte impulso à criação de uma marinha de guerra estabelecendo um contrato feudal com um especialista genovês, Manuel Pessanha, para o desempenho do cargo de almirante-mor da frota real".....

Portanto, em 1317 uma visão estratégica. 
Pena é que no presente, e num País cheio de mar por todos os lados, visões estratégicas equivalentes ás que encontramos em períodos da nossa história nem "indo ao Totta" se encontram. Lamentável.
António Cabral (AC)

Sem comentários:

Enviar um comentário