sexta-feira, 30 de junho de 2017

DEMISSÃO ?
Demissão - Acto ou efeito de demitir ou de se demitir; exoneração.
Culpa - acto repreensível ou criminoso; desleixo; delito.
Culpável - a quem se pode atribuir culpa; censurável. 
Não vale a pena listar mais palavras.
Desconhecem-nas, ou melhor, conhecem mas fingem que não. Sabem que apeados do poder as coisas são sempre mais complicadas. Logo, fincar bem os pés!!!!
Nem António Costa, nem a sua ministra Constança, e por aí fora, são culpados directos, repito directos, pela tragédia iniciada a 17 de Junho passado.
Mas tem actualmente (cerca de 18 meses) a responsabilidade pelo poder executivo, de onde, têm a responsabilidade política.
Marcelo Rebelo de Sousa entendeu, creio que em nome do Estado, ter lá ido num ápice antes de quase todos e lá voltar de novo, distribuindo afectos, tentando confortar pessoas. 
Não creio que seja errado, mas gostava de lhe ter ouvido nas TV, em directo, pelo menos e em vez da famosa frase fez-se tudo
= como Presidente da República, em nome do Estado, lamento profundamente o que aconteceu, o que está a acontecer, e em nome do Estado presto aqui a minha homenagem ás vítimas desta tragédia, e esta homenagem tem o sentido do pesar e de que o Estado assumirá as suas responsabilidades perante as pessoas = 
António Costa, governantes e outros, chegaram depois.
Sobretudo António Costa, político hábil, já devia ter dito, publicamente ou ao menos ontem na AR, palavras simples como por exemplo estas: 
= Ainda que não tendo culpa ou responsabilidade directa na tragédia que se desenrolou há poucos dias, em meu nome e do Governo lamento profundamente o que aconteceu, e nesta expressão de pesar ás famílias das vítimas desta tragédia está intrínseca a assunção das responsabilidades do Estado perante os cidadãos =.
Até hoje, que eu tenha reparado, nada parecido com isto ocorreu.
O que me parece, sintomático da saúde democrática no presente, eloquente demonstração da tal ética republicana permanentemente arrotada.
Demitir-se alguém? 
Por razões de ética e políticas, muito provavelmente devia ter acontecido. 
Irá ser alguém demitido dentro dos próximos 60 dias? Provavelmente............ sim, mas um pequenininho.
Porquê?
Constança, creio que está há anos com Costa, conhece a "coisa" por dentro, os processos, os concursos, as nomeações, o SIRESP, as articulações, os esquemas, as promoções. 
Terá de certeza muita informação!!!!! Estará bem respaldada. Para o fundo nunca irá sozinha.
O actual responsável máximo da ANPC creio que também gravita há muito à volta de Costa. Quem o colocou na ANPC ? Costa, Constança, quem? 
Depois, na estrutura da ANPC, a maioria das chefias mais importantes ainda pouco aqueceram o lugar, diz-se por aí que alguns foram nomeados em Abril passado.
O cenário patético, senão repugnante, a que se está a assistir de acusações/ negações/ contraditórios/ silêncios/ entre diferentes departamentos do MAI parece-me bem evidente daquilo que, no plano formal, se pode designar por desagregação ou sintomatologia da falência do Estado ou de pelo menos de alguns organismos.
Mas, creio bem, que é mais do que isso, e não começou com este governo. A podridão, o pantanal vem de há décadas, nas nomeações, no amiguismo,  na aparente corrupção, na promiscuidade absoluta em quase tudo.
Por exemplo, uns dizem, o SIRESP está sempre a falhar.
Então, vamos lá a saber, quando informaram disso, formalmente, preto no branco, o MAI e o PM? 
Quando o fizeram a PSP, a GNR, a ANPC, os bombeiros, mencionando formalmente os casos, como o estádio, o centro comercial, o incêndio, etc?
E isto para não falar por agora na compatibilidade (???) dos sistemas de comunicações, internas, entre PSP, GNR, SEF, Polícia Marítima, etc. Catastrófico, "I presume". 
A coisa não tem gravidade especial, evidentemente, só morreram 64 pessoas, e leio que há apenas 250 pessoas feridas e, aborrecidamente, algumas com gravidade.
Aguardemos.
AC

PS: posso estar enganado, mas ver e ouvir o que se passou na AR, por um lado parece-me que confirma muitas das minhas suposições e apreensões; por outro lado, obrigou-me a ir várias vezes à casa de banho..................vomitar.
PS 1: cereja em cima deste bolo podre, desaparecem pistolas na PSP há tempos e silêncio absoluto sobre o estado desse assunto; questões com explosivos idem; agora roubaram, ao que parece, umas granadazitas e umas balazitas, mas podemos estar descansados: o ministro já disse que é uma coisa grave e, por outro lado, a polícia judiciária militar já está a investigar o aparecimento de um buraco na rede!!

Sem comentários:

Enviar um comentário