sábado, 11 de abril de 2020

NÃO  ESTOU  NADA  DESCANSADO
Não estou nada descansado, naturalmente, com este safado bicho que, ainda que alguns afirmem com a mesma lata mas de sentido contrário aos projecionistas mas alarmados que este bicharoco veio em duas semanas e em duas semanas se vai embora, estou cada vez mais convencido (é uma fé) que as coisas não estão a ser nem vão ser simples, mas talvez venham a ser menos dramáticas do que imaginado.

Não estou nada descansado com uma série de coisas estranhas que se vão sabendo ou não sabendo, como por exemplo, 
- qual é a situação concreta sobre o negócio das centenas de ventiladores que terão sido comprados à China com pagamento à cabeça e com intervenção de Macau e do agora cada vez mais "socialite" embaixador em Pequim, 
- chegaram ou não, e os milhões estão a arder?,
- ou a persistente penúria de equipamentos de proteção para quem está na linha da frente em hospitais, 
- ou a situação real e não a anunciada quanto a certas micro e PME e inerentes lay-off e despedimentos.

Não estou nada descansado com os tratos de polé que a Constituição da República está a sofrer nos seus artigos referentes ao direito à liberdade, liberdade de expressão e informação, liberdade de imprensa, ao direito a informar.

Se percebo que é perfeitamente razoável que se pretenda que exista coordenação no que respeita ao COVID-19, que se pretenda que a informação à população seja rigorosa, já me causa alguma "comichão" assistir a aparentes diferenças entre números apresentados diariamente pela DGS e números gritados por responsáveis em Ovar, em Espinho, em Castro Daire e se calhar em outros locais. Como sei que ninguém tem 100% de razão ou 100% de culpa, há aqui qualquer coisa mais para além de incompetência; e há, aparentemente, falta de diálogo em tempo útil/ diário para se corrigir esta lamentável situação.

Mas o que não me deixa nada descansado é verificar que, os modelos, cálculos e projeções sobre este safado bicho sobre os quais a DGS, MSaúde, Governo, Presidente da República se apoiam para as decisões que foram sendo tomadas e anunciam ir tomar, não são disponibilizados à comunidade científica nacional.
Se vejo queixas por parte dessa comunidade, arrisco dizer que da parte de responsáveis e decisores parece haver aqui uma sonegação de informação e, nesse caso, a pergunta é óbvia, PORQUÊ ?
É estranho não é?
Há aqui uma certa censura? Ah, mas é democrática.......
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário