A PROPÓSITO DESTA GUERRA INACREDITÁVEL
Escrevi no passado dia 25 de Fevereiro um longo texto com as minhas conjecturas, interrogações, perplexidades.
A dada altura escrevi isto - Mas vou cingir-me apenas a 1800 para cá, cingir-me à geografia e olhar por exemplo para outra zona, para o mapa Africano, observo as fronteiras da, Argélia, Líbia, Egipto, Mauritânia, Níger, Mali, Sudão, Guiné Equatorial, Quénia, Tanzânia, Somália, Angola, Zâmbia, Namíbia, Botswana. Várias dessas fronteiras foram traçadas a régua e esquadro: são linhas rectas!
Fronteiras traçadas, certamente, por ……..Norte-Americanos e Russos……… Ups!
Estou a recordar isto a propósito do notável discurso que acabo de ir ouvir, proferido pelo embaixador do Quénia na ONU. Discurso onde ele referiu explicitamente as questões das fronteiras que os Africanos herdaram e foram desenhadas em....... Londres, Paris e .....Lisboa.
Claro que ele não leu o meu texto, mas achei piada a estas referências à história mundial, embora o mais importante ou só o importante, este fantástico discurso do embaixador. Lembrou que aceitaram o que receberam, e não foram questionar a separação de tribos, de etnias, de povos, administrativamente feira séculos atrás pelas potências coloniais.
Alguém que explique ao Putin.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário