segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Culinária.
Ontem convidámos o filho mais novo e nora para almoçar. Belo repasto, excelente convívio familiar.
Quem não me conhece, não sabe das minhas artes culinárias. Normalmente não me saio mal. Aliás, puseram-me aos 15 anos a fazer o almoço.
A sobremesa que preparei teve duas componentes: fruta e doce (bolo amêndoa). Aqui vai a fruta.
Peras bêbadas.
4 pêras, açúcar a gosto, um pouco de água, vinho tinto (Alandra), limão, vinho do Porto, paus de canela. Um tacho, à conta para ter lá as pêras em pé, cobertas, apenas com o pézinho de fora.
Descasquei as 4 pêras, deixando o pé, besuntei-as com sumo de limão.
Depois, no tacho, coloquei um pouco de água e açúcar (só usei 4 colheres de sopa), levei ao lume, e assim que ferveu (mexendo) deitei a garrafa do Alandra. Quando voltou a levantar fervura adicionei 3 paus de canela e várias cascas do limão. Deixei ferver mais 3 minutos, e introduzi as pêras, sentando-as no fundo do tacho (ao descascar a fruta dei um pequeno corte na base para ficarem planas).
As pêras eram boas, carnudas. Se estiverem mais para o verde, deve deixar-se cozer (sempre em lume fraquinho) mais tempo. No meu caso foi pouco, pois estavam rijas mas a caminho de maduras.
Retirei as pêras para a taça a levar à mesa, mas o tacho continuou ao lume. Aumentei-o, deitei 2 cálices gordos de vinho do Porto, no meu caso um Porto mais corrente.
Aqui, ao gosto do "Chef". Isto é, mais tempo ao lume, mais próximo de xarope. Eu não fico demasiado tempo com o líquido, não o deixo ficar espesso, fica a meio caminho. Para quem não se preocupe com dieta e diabetes (também não é o meu caso) pode usar bastante mais açúcar e o liquido fica mais espesso mais depressa. Eu corto no açúcar, basta-me a cor e ter um sabor adocicado. Aqueci o molho na hora de servir e só nessa altura o derramei sobre as pêras. Estavam óptimas. Há quem prefira o líquido frio. Não discuto.
Bolo de amêndoa. Darei a receita em outra altura, é simples, mas podia correr o risco de ficarem pavlovianos!!!
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário