segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

 ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2016. ATRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS IGNÓBIL
A idade ás vezes resolve lembrar-nos que estamos menos novos.
As minhas "" S "" para o fim da noite de ontem e durante boa parte do dia de hoje entenderam provocar as nada simpáticas dores nas chamadas cruzes. Adiante.
A coisa neste momento está menos dolorosa, e posso acabar a sequência que me propunha efectuar ontem e ficou a meio.
Segui durante bastante tempo os canais principais  de TV.
Na sequência do anteriormente aduzido nos curtos posts, acrescento o que me pareceu mais interessante, gostando ou não:
- Marisa Matias referenciando que há uma onda de esperança a crescer; está a inspirar-se no Syriza Grego?
- o PS pronunciou-se através de uma militante de primeira; o Secretário-Geral resguardou-se na posição de primeiro ministro mas pronunciou-se como ministro da administração interna. ESCLARECEDOR e, claro, a terceira derrota nada tem a ver com isto. Mas, bem vistas as coisas, e contrariamente a muitos comentadores, o novo messias está mais que satisfeito, e tudo fez no passado recente para não ter de tomar posições, e deixou assim que "os seus" se estrafegassem!!!
- a rapaziada do PCP, a começar pelo ex-padre, e na deselegância costumeira, não cumprimentaram nem os outros candidatos nem o futuro presidente. Depois, na vida real, muitos actuam para com os seus concidadãos com a mesma exacta boa educação e respeito que observam neste dinossauros. O costume.
- Ana Gomes disse que o PS não tem andado bem. Que descoberta.
- o candidato do PCP e ex-padre, ganhou na Madeira, isto é, ali teve o seu menos mau resultado. Ficou, ficaram, mais uma vez, com os seus valores, com os seus projectos, e cada voto obtido tem um sentido de intervenção histórica. Pois. Os cidadãos portugueses são de facto uns ingratos. Uns brutos.
- Jerónimo de Sousa, com o seu ar patibular amarelado e as graçolas foleiras, e impróprias quanto ao género, só faltou dizer que o povo foi enganado. Qual crise no PCP, qual quê!!! Até com o resultado em Beja estão contentes ?
- a Coordenadora/ mandatária Canavilhas, no seu estilo inconfundível, afirmou que Cavaco é que é o culpado pelos resultados, pois os partidos não tiveram tempo de se preparar. Patético.
- Sampaio da Nóvoa, lá reafirmou que é cidadão independente, só lhe faltou dizer que era o único independente e o único cidadão. Nesta parte, roçou o patético.
Mas, a meu ver, fez um discurso de derrota, limpo, decente, directo, assertivo, civilizado, não arranjou muitas desculpas. E mostrou ser uma pessoa educada, cumprimentando oponentes políticos e o futuro presidente. Agradeceu a todos os colaboradores, disse que a coisa acabou ontem, mas talvez deva reflectir sobre algumas companhias que se lhe colaram, civis e alguns militares.
- Quanto ao presidente eleito, como antes referi, vamos esperar para ver como é o "ovo" por dentro. Mas estou razoavelmente satisfeito, pois creio que com a sua eleição, algum juízo e equilíbrio haverá no nosso futuro próximo. Quem sou eu para o dizer, mas  creio que fez um discurso de vitória muito bom.
- Quanto ao seu discurso, lá veio Pacheco Pereira com as suas atoardas. Primeiro não ouviu bem o discurso de Marcelo, ao ponto de Jorge Coelho o ter de corrigir.
Pacheco Pereira está como aqueles jornalistas das revistas de automóveis, que quando estão a apreciar um novo automóvel e quase não lhe encontrando defeitos, atiram com aquela famosa defesa - os espelhos retrovisores exteriores são pequenos! Que pachorra que é necessária para aturar este antigo PCP-ML (salvo erro).
Ainda sobre a vitória de Marcelo, muito interessante que o mapa de Portugal, por distritos, tenha uma só cor. Sintomático. 
Assim, prémios IGNÓBIL para Canavilhas, Pacheco Pereira, Edgar Silva, Jerónimo de Sousa, António Costa.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário