O candidato Marcelo rebelo de Sousa (MRS)
O homem na comunicação social pelo menos desde 1973.
Depois do candidato Sampaio da Nóvoa, hoje ocupo-me de MRS.
Queixam-se vários de que o candidato que hoje refiro, à boa maneira de insigne jurista tem, para cada tema, no mínimo duas posições antagónicas, e que ao longo de décadas não teve contraditório na comunicação social. Dizem também alguns, em particular alguns dos que gostam de se levar no próprio colo, que os comentadores se agacham perante MRS.
Estamos, creio bem, muito no campo do "façamos um suponhamos, prontos".
MRS, pessoalmente, creio que o candidato é um analista muito acima da média. Aliás, se o não fosse e não ajudasse a subir audiências, as TV tinham-no posto de lado.
Creio que tem muito talento na área em apreço, muito superior a Santana Lopes, Sócrates, Pacheco Pereira, Sarmento, Portas, Marques Mendes, António Costa, Jorge Coelho. E atrevo-me a imaginar o fastidioso que seria ter como comentadores semanais Ferro Rodrigues, Sampaio da Nóvoa, Maria de Belém e etc. Penso que o programa semanal deles não duraria muito.
Pessoalmente, estou muito convencido que determinante para a carreira de comentador foram as audiências. Claro que ele não é anjinho, e passou estes anos a tirar bom proveito. Manhoso, enguia, escorregadio, saltitão.
Mas, quanto a este candidato, tal como me perguntei acerca de Sampaio da Nóvoa, o que o recomenda para PR?
Sinceramente, também presumo que tem algumas causas. Mas...........
Dada a sua formação jurídica, a sua experiência, o ter sido "constituinte", presumo que compreende a função para que se candidata.
Outra coisa é como a vai desempenhar. Mas quanto a isso, para qualquer um dos três candidatos, tal como o ovo, se saberá apenas quando se partir e deitar na frigideira.
Quanto a ovos, cá em casa, de há anos que não é usado nenhum ser ser primeiro vertido para um recipiente branco para ser inspecionado. Posso garantir que ao longo dos anos vários ovos foram deitados fora.
Com um PR eleito é uma maçada, depois de estar "na frigideira" não há nada a fazer.
MRS tem opiniões, creio que não as calará, mas julgo que será um PR relativamente prudente. À Mário Soares no primeiro mandato. E estou certo que tem bem a noção da separação de poderes.
Mas também este candidato não esmiuça os seus poderes, não fala sobre eles. Tal como os outros candidatos, que andam com programas de governo debaixo do braço. Embora este me pareça andar com um programa mais genérico.
Haja paciência, também para este candidato.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário