quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A PROPÓSITO DA BANCA NACIONAL
O antigo DDT, de acordo com os jornais, afirma entre outras coisas que, depois da célebre resolução de Agosto de 2014, o NOVO BANCO está uma desgraça (estas palavras são minhas), tem menos 24% de depósitos e concedeu menos 33% de crédito do que o BES, e isto porque os clientes tinham era confiança no BES!!!!!!!
Depois, claro que se atira ao governador do BdP.  CLARO!!!
Eu que nada percebo de coisas bancárias, olho para estas declarações sempre com muito interesse.
Mas, como não sou completamente desprovido de raciocínio, e sobretudo tendo presente o que há dias aconteceu  no meu banco quando perguntei da possibilidade de pedir um empréstimo de 2000,00 € para uma eventual pequena renovação na casa de banho - ""...que garantia dá?.... - gostava de perguntar se não há vergonha na cara.
Porque, mesmo não percebendo nada dos negócios bancários, sei perfeitamente que esta coisa da confiança de peito cheio, pelo que se vai sabendo, assentava em grande parte no crédito sem garantias. Como se vai descobrindo por toda a parte. Eu, e mais uns pelintras como eu, temos (e muito bem) que dar garantias mesmo para uns pequenos patacos de empréstimo.
Mesmo nada percebendo de negócios bancários, dificilmente me conseguirão explicar e convencer que o buraco ontem anunciado pelo Novo Banco se deve à gestão desde Agosto de 2014.
Enfim, honestidade intelectual, pouca vergonha, humildade democrática, etc, continuam a não fazer parte dos dicionários de certa gentinha. Enfim. Haja pachorra.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário