sexta-feira, 3 de setembro de 2021

CONFERÊNCIA  de  BERLIM

Há um "desconchavo" no Afeganistão. Há um outro na Síria. Lá pelos Iémen a coisa não anda bem. Eritreia e vizinhanças.......Iraque e Irão, o que se conhece. Ex-Sudão. Líbano.........Bem..........E que dizer do Qatar que agora é charneira, antes albergou Talibãs e se calhar não só? E que dizer da Arábia Saudita, e de outros, que financiam "estes e aqueles"?

A propósito de tudo isto estive a recordar alguns aspectos da Conferência de Berlim. Este evento internacional iniciou-se a 15 de Fevereiro de 1884 e terminou com a assinatura da Convenção de Berlim em 28 de Fevereiro de 1885. Portugal esteve representado por Luciano Cordeiro, Serpa Pimentel e o Marquês de Penafiel. Ficou com Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Dos princípios da Conferência de Berlim surgiu a rápida partilha de África. A Inglaterra, a França, a Alemanha, a Itália, foram os países que abocanharam as grandes partes de leão. A Espanha, em sociedade com a França estabeleceu o protectorado de Marrocos.

Alemanha - Sudoeste Africano, Togo, Camarões, África Oriental Alemã.

França - Tunísia, África Equatorial, Sudão, Dahomé, Madagáscar.

Inglaterra - protectorado no Egipto, Sudão Oriental, abarca grande parte da África Oriental, estende-se até ao cabo da Boa Esperança.

Itália - Etiópia, Eritreia.

E, de realçar, trataram de definir fronteiras, grande parte das quais a régua e esquadro. Com excelentes resultados.

Isto veio a ter consequências? É ver a história, é ver o que se seguiu.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário