OS INTERESSES
Sempre os interesses.
A Europa de 1848 era muito diferente da Europa contemporânea. Nessa altura, eram mais ou menos como hoje a França e o Reino Unido.
A Rússia incluía partes do que hoje é Finlândia, Polónia, Roménia, Turquia, por exemplo.
A Áustria era bastante maior, incluía partes do que hoje é Itália, Hungria, ex-Jugoslávia e ex-Checoslováquia.
Aquilo que se designava por Alemanha era um conjunto vasto de Estados (38) em que alguns eram pequeninos, e a constituição da Confederação Germânica impunha, por exemplo, unanimidade em matérias importantes ou seja, a maioria das vezes os assuntos ficavam bloqueados. Havia pensamentos e posturas de, Bávaros, Saxões, Prussianos, etc., e não Alemães.
Otto von Bismarck é nomeado Chanceler em 1862. Bismarck reconhecia e reconheceu realidades e mostrou-se genial para os seus interesses e particularmente, creio, fortalecer o poder da Prússia.
E viu a Áustria como um formidável obstáculo à unificação Alemã.
O desenvolvimento tecnológico e industrial da Confederação Alemã entre 1846 e 1861 foi colossal. Um exemplo: 1416 máquinas a vapor em 1846 e 10113 em 1861! Bismarck tinha bem presente Clausewitz.
Bismarck encetou uma guerra muito rápida com a Dinamarca em 1864, à conta dos Ducados de Schleswig e Holstein. Porque lá viviam muitos Alemães! Nacionalismo Alemão!
Fê-lo aproveitando questões sucessórias na Dinamarca. E conseguiu-o com uma aliança Austro-Prussiana! Depois, a Prússia ficou administrativamente com Schleswig e a Áustria com Holstein! Algum tempo passado, no hábil plano diplomático, Bismarck foi isolando a Áustria aos olhos internacionais.
Depois, 1866, em sete semanas Bismarck cilindrou a Áustria. E fê-lo por brilhante calculismo, táctica, e enorme superioridade tecnológica e industrial que construíra até então. Vasta rede ferroviária, mais moderno armamento, e boa e eficaz rede de telégrafo.
Áustria perdeu, e deixou de ter influência nos Estados pequeninos da Confederação Alemã.
A Alemanha ficou unificada em1871, tendo antes havido ainda pancadaria Franco-Prussiana.
E houve a questão da Alsácia e da Lorena. Na Alsácia muitos falavam Alemão.
Na Lorena o que então havia era …..uma forte indústria metalúrgica!
Os interesses, sempre sobretudo os interesses.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário