terça-feira, 3 de novembro de 2015

Exemplos típicos da banca nacional
Não é preciso recorrer aos casos mais recentes, e indecorosos, para se avaliar da pouca vergonha generalizada que é a banca portuguesa. Lá fora talvez não seja muito diferente, mas com o mal dos outros posso bem.
Mais um exemplo, comezinho.
A banca nacional inventou um título pomposo, gestor de conta. Um amigo de cada um de nós!!!!
No meu caso, no caso do banco onde desde 1969/1970 tenho conta, pois recebia aí o vencimento/ recebo a pensão de reforma de servidor do Estado, que sempre fui, tenho uma gestora de conta, muito amável e prestável, eficiente e discreta.
Em 31 de Julho de 2007, REPITO, 2007, ela sugeriu-me que tendo eu na altura uma insignificante poupança de 4 000,00 euros, REPITO, 4000, investisse numa coisa chamada seguro financeiro!!!!!
Pois bem, a "coisa" chegou agora ao fim deste tipo de contrato e, portanto, passou para a minha conta à ordem, os 4000 mais o que rendeu neste 8 anos, REPITO, 8 ANOS!!!!!
Ao fim de 8 ANOS, REPITO, OITO ANOS, os 4000 que empatei na altura vieram a dar....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4 100, 00 EUROS, REPITO, 4 100,00 EUROS.

Ou seja, ao fim de oito anos, eu ganhei, teoricamente, 100,00 euros, REPITO, 100,00 EUROS!!!
Ou seja, 12,50 euros por ano, se não me enganei nas contas.

Pergunto-me: como é que ainda tiveram prejuízos em anos transactos? Como é possível?
A resposta é óbvia. Como não sou excessivamente ordinário fico por aqui!!!

António Cabral (AC)

ADENDA das 1817 horas de hoje
Quando há pouco fui reler os meus últimos posts na sequência de um curto mail de um grande amigo, apercebi-me de uma infeliz incorreção neste. Deve ter sido consequência da enorme excitação causada pela brutalidade de dinheiro recebido.
Os 4000,00€ renderam em 8 anos não 100,00 mas 174,22 €. REPITO, 174,22€.
Portanto em vez dos relevantes 12,50 € anuais, foram uns brutais 21,78€ que recebi em cada ano, por um investimento (eu sei que é muito modesto, e por isso não posso fazer sabáticas em Paris), REPITO, 21,78€.


Sem comentários:

Enviar um comentário