terça-feira, 24 de novembro de 2015

FORMAÇÃO DE COMANDOS
No meu sossego, lá vou deixando uns pequenos abusos e, assim, abrindo um rádio, escutando a TV lá em cima, ou agarrando no IPAD para consulta rápida das "gordas"
Entre outras coisas, os meus olhos fixaram-se numa notícia sobre formação de comandos do Exército português, e em certas consequências de um esforço/ treino específico recente.
Já se sabe, sou muito desconfiado em relação aos OCS nacionais e muitos dos lá de fora.
Mas, em princípio, não me parece que relatem mais de uma dezena de instruendos a necessitar de apoio médico hospitalar se de facto não tivesse acontecido.
Mais, anotei que uma lesão muscular descambou em afectação da função renal, e que o esforço físico originou num dos rapazes um pneumotórax, coisa que é complicada.
Mas o que não me surpreendeu, mesmo nada, segundo os relatos, é a conclusão habitual de que nada de extraordinário aconteceu, que não se verificaram agressões a instruendos, e até lhes deram apoio extra em líquidos e etc (digo eu).
Como de costume correu tudo bem.
Os exames médicos de admissão ao Exército foram profundos e exaustivos, exames posteriores e complementares para admissão à especialidade em causa, treino perfeitamente normal capaz de ser acompanhado por um adolescente em boas condições físicas.
A terminar, lamento muito que estas coisas se continuem a passar, sempre com a sensação de que as verdades todas não saltam para a praça pública.
Tanto mais lamento, quanto tenho por certo e indispensável, a necessidade de existência de um pilar do Estado forte, sadio, digno, onde as pessoas se sintam bem e orgulhosas, e onde todas as questões sejam tratadas com total rigor e transparência.
Este pilar chama-se Forças Armadas.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário