sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

COMUNICAÇÃO  SOCIAL  ACRÍTICA

ACRÍTICO - que não critica, que não analisa com rigor e profundidade. 

Digo-o, defendo-o, há muito tempo, defendi-o em conversas na vida profissional, na família e com amigos e conhecidos. Escrevo-o aqui no blogue desde há muito.

E o que digo? Que não haverá, NUNCA, uma democracia madura, saudável, um Estado de direito, sem comunicação social livre e independente, uma comunicação social que informe com rigor, factual, uma comunicação social que a par tenha espaços/ colunas de opinião. Uma comunicação social não enfeudada aos poderes públicos.

Uma comunicação social onde se suspeita que o Presidente da República tem canais directos para espalhar o que lhe interessa, onde se suspeita que o governo tem nas suas mãos e bem seguros os cordelinhos de várias marionetes, uma comunicação social em que se observa a transferência periódica, calculada, de determinados elementos de agências para outros meios de informação, uma comunicação social em que o escrutínio é o que se observa, uma comunicação social assim talvez não esteja num estado de saúde muito saudável.

Alguns casos. 

Aqui há tempos o "governo geringôncido não formal" espalhou milhões de euros pela comunicação social. TODOS os OCS? Claro que não. Chamaram-lhe apoios concedidos pelo Estado à área da comunicação social. E o governo atribuiu às Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, nas respectivas áreas geográficas de actuação, as competências nos regimes de incentivo à leitura de publicações periódicas e de incentivos do Estado à comunicação social. Dizem sempre "Estado" que é para não referir que é o governo. O Estado tem costas largas.

Quem recebeu e o quê? Um balúrdio de dinheiro em grande parte na forma de compra de publicidade, disseram. E disseram que era uma medida excepcional e temporária. O que é certo, segundo se leu em 2020 (resolução do Conselho de Ministro de 19 Maio) é  que os donos da SIC e Expresso e TVI e companhia limitada foram os grandes mamões. Mas também receberam, Cofina, Global Media, Público, Trust in News, Megafin, Newsplex etc. Com esta distribuição é legítimo concluir-se o que se quiser, particularmente tendo presente como são noticiadas certas coisas e como, em relação a certos temas e broncas, se passa de raspão.

Olhe-se ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os diferentes e diversos problemas que são noticiados. Faltam médicos em todo o lado, diz-se. Faltam enfermeiros também em todo o lado. Eu que tenho a mãe num lar verifico o que se passa. Olha-se ao que se passa no hospital de Santa Maria (por exemplo os concursos para medicina interna) e ficamos a pensar. Certamente por inépcia minha apenas encontrei um mapa de recursos humanos deste hospital com elementos de DEZ 2010 a DEZ 2013. 

Que investigação fazem os OCS para lá de noticiarem faltam, faltam, faltam? Porque, ou há incompetência do ministério da saúde, ou das administrações hospitalares, e os mapas estão desactualizados. E, claro, decisivo, a montante, o problema de estatutos da profissão, das profissões, das carreiras, dos vencimentos muito abaixo do que os privados pagam. Além disso, os equipamentos (ou falta deles) e as instalações em muitas unidades de saúde.........

Olhe-se a assuntos militares. Não, não quero perder tempo com a escandalosa substituição do Chefe do Estado-Maior da Armada, telenovela que começou a ser engendrada um pouco antes da pandemia ter explodido. Engendrada por quem se sabe. Mas, a comunicação social passa o tempo a periodicamente divulgar coisas relacionadas com a instituição militar. Por exemplo, acaba de ser divulgada uma decisão aprovada em conselho de ministros relativa a efectivos, o montante global de efectivos para a instituição militar, para 2022 a 2024. E escrevem que esta aprovação é já reflexo das alterações que deram poderes vastos ao chefe do estado-maior general das Forças Armadas (CEMGFA). Alguém se preocupa em investigar a relação concreta disto com o CEMGFA? Alguém se pergunta e resolve estudar o assunto, que dimensão devem as Forças Armadas ter? 

Em 11 de Dezembro passado, com uma fotografia do sorridente CEMGFA, o Expresso publicou uma notícia referindo que Marinha, Exército e Força Aérea perdiam pessoal para o EMGFA, para o chefão agora donozinho daquilo tudo. Esta notícia é aliás sintomática do que são a maioria dos OCS, e como tão facilmente passam recados.

O mesmo Expresso (cujo dono foi dos que mais recebeu do governo como ajuda excepcional e temporária) divulgava em 23 de Dezembro que o ministério das defesa nacional iria encaixar 105 milhões de euros com a cedência de sete imóveis e, em consequência, garantindo 21 milhões de € anuais para obras nos três ramos das Forças Armadas, e até 2026. Depois, no fim da notícia, escreveram: até 2026, receberão, 22,4 milhões de euros o EMGFA, 29,5 a Marinha, 45 o Exército, 22,6 a Força Aérea. Não vale a pena continuar a explicar o meu ponto, é lerem e fazerem as contas.

Olhe-se a assuntos de justiça. Não quero falar do Rendeiro, do Ricardo, do Duarte Lima, do Vara, do Vieira, do Pinho, dos mais de dez anos de processos, etc. Os OCS quase sem excepção, bombardeiam-nos com coisas bombásticas, mas quanto a rigor.......Entretêm-se a noticiar, por exemplo, o Ivo Rosa isto e aquilo, mas esquecem-se de explicar com profundidade as vergastadas que o senhor recebe da Relação. Esquecem-se de explicar com rigor onde, em que legislação, o juiz  Carlos Alexandre se escuda para as suas decisões. Gostam mais de o colocar como (quase) um doido varrido.

Há OCS que dão guarida a criaturas que vomitam os maiores dislates, sobre a área da justiça, a área militar, a área financeira, e por aí fora. Mas não lhes fazem as perguntas duras, nada de contraditório. Nem lhes perscrutam o historial, nem procuram perceber quem servem.

Um último exemplo, sobre coisas como os jornalistas deixam sempre passar. Cavaco Silva há poucos dias antes do Natal (Sábado, 22DEZ) defendeu um choque reformista. Depois de ler, voltei a ler, pois admiti ter estado distraído. Disse este ex-PM e ex-PR, ..."se formos capazes de fazer reformas profundas, diria um choque reformista".... (2ª coluna na página 14). A notícia diz, umas linhas abaixo, que Cavaco Silva identificou durante a conversa as reformas que é preciso aplicar. Li e reli as restantes três colunas, NADA, nenhuma reforma foi explicitada. Um artigo para encher chouriços.

Também por isto assim estamos. Oxalá em 2022 alguma coisa nesta área se altere para melhor. A Democracia agradecia.

Antonio Cabral (AC)

31 DEZEMBRO 2021   >>>  1 JANEIRO 2022

Vai agora para o fresco. Para logo.

A todos, felicidades no futuro, menos 31 nos caiam em cima. Saúde.

António Cabral

ILUMINAÇÕES DE NATAL

ÁRVORE DE NATAL FEITA DE "CROCHET"

AC

COMO  AVALIAR  UM  PAÍS ??

Um país avalia-se por diferentes perspectivas. Há as clássicas, económicas, PIB, e por aí fora.

Mas, desde logo olhe-se à situação pandémica, ao desacerto comunicacional, à sensação que legitimamente nos fica de que Dona Graça Freitas faz sair comunicados e instruções / directivas ao sabor das pressões nos jornais, da ordem dos médicos e dos vários "encartados" que diariamente papagueiam nos OCS e em particular nas TV. O dia de ontem foi eloquente.

Olhe-se ao período antes das eleições marcadas para 30JAN2022. Marcelo esticou até ao último dia possível a dissolução da Assembleia da República e assim deu para assistirmos a contra-relógios estranhos. Legal e juridicamente podia colocar o governo em gestão mínima. Não o fez. Porquê? Um favor a António Costa para a pré, pré, pré campanha eleitoral?  

AR está dissolvida, mas Marcelo cedeu a empossar o herói das vacinas como novo chefe da Marinha. Pelo meu relógio, a cerimónia demorou  2 minutos menos 5 segundos. Nunca isto se passou desde 25ABR74.

Olhe-se à dívida externa, olhe-se à dívida das famílias. Brilhante não é?

Olhe-se aos "lay off", os reais e não aos anunciados.

Olhe-se aos sucessivos anúncios de problemas em hospitais do SNS.

Olhe-se ao número de países da ex-cortina de ferro que já nos ultrapassaram. Quase não falta nenhum para ficarmos em último.

Olhe-se à bovinidade reinante. A quem interessa manter esta bovinidade, esta mansidão, em prosseguir este embrutecimento dos cidadãos, injectando-os com pânicos vários, com ausência de informação, com deturpação de realidades, com doses maciças de telenovelas e mesas redondas de futebol?

Olhe-se ao que dizem hoje sobre o IVaucher, que devolveu 37 milhões de Euros. Como se verifica isto? Quem escrutina? Podemos acreditar? Eu falo por mim, e no difícil acesso para tratar disto.

Olhe-se ao grande e monumental senão mesmo o quase principal problema do país não é verdade? Sim, falo da saída de Jorge Jesus de treinador do Benfica. Ridículo e bem esclarecedor do que são os nossos OCS em geral, e como os poderes instituídos adoram que isto assim se passe.

Olhe-se à inflação, em que a previsão é de duplicar em 2022. Consequentemente, tudo vai embaratecer, não é verdade?

Olhe-se ao inacreditável modelo de informação sobre a pandemia - HOJE BATEU-SE o RECORDE, nunca tinha havido nada assim. É aquele doutor da RTP1 às 2000h, ou os similares nos outros canais.

Escusam de avaliar o país pelos critérios clássicos habituais, olhem a coisas como as de cima. Que espectáculo! Ah, sussurram-se agora, 2022 vai trazer-nos um país novo, AR rejuvenescida e refrescada, governo pujante, PR super diligente e oralmente contido, e claro, uma Marinha completamente nova! 

AC

NEVE,  2016

Em início de Fevereiro, não recordo o dia, aconteceu o que se vê na fotografia. Ocorre poucas vezes. O telhado da minha casa está quase branco por igual. A neve não demorou mais que um dia, mas o espectáculo foi bonito, ainda que as ruas sobretudo as inclinadas....... 
AC 

F L O R

AC

31  DEZEMBRO  2021

Corrida de São Silvestre
> 1506 - Início da Batalha Naval de Cananor
> 1600 - Criada a Companhia Inglesa das Índias Orientais
> 1869 - Nasce Henri Matisse
> 1870 - EUA, New Jersey, Thomas Edison demonstra a lâmpada incandescente
> 1880 - Nasce George Marshall
> 1925 - Brasil, São Paulo, primeira corrida de S. Silvestre
> 1937 - Nasce Anthony Hopkins
> 1946 - TAP inaugura a Linha Aérea Imperial, Lisboa-Luanda-Lourenço Marques
> 1954 - António Champalimaud ganha a corrida para criação da Siderurgia Nacional
> 1991 - URSS oficialmente extinta
> 1999 - EUA deixam de controlar o Canal do Panamá
> 2000 - Último dia do século XX
> 2004 - Inauguração do arranha-céus Taipei 101
> 2004 - Tsunami na Indonésia
AC

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

30 DEZ 2021, 5ª FEIRA

Hoje esteve um Céu AZUL LINDO, nem um farrapinho branco.

AC

AI  EÇA,  BEM  PODES COÇAR  O  BIGODE

Da maneira como isto está, e para onde se encaminha....

António Cabral (AC) 

30  DEZEMBRO  2021 

> 1352 - Eleito Papa Inocêncio VI
> 1852 - Por decreto de D. Maria II criado o Instituto Industrial de Lisboa
> 1861 - Nasce Paiva Couceiro
> 1865 - Nasce Rudyard Kipling
> 1916 - Rasputin assassinado
> 1922 - Lenine proclama a URSS, juntando a Rússia, Bielorússia, Ucrânia, Georgia, Azerbaijão, Arménia
> 1972 - EUA suspendem os bombardeamento ao Vietname do Norte
> 1975 - Nasce tiger Woods
> 2006 - Iraque, Saddam Hussein executado
AC

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

TANTO OCUPAM as NOTÍCIAS com TRETAS

Que depois há logo quem brinque com coisas várias. Uma vezes com mais triviais, porventura jocosas, sem importância. Mas, em muitos casos, passam a coisas mais sérias.

Aqui há tempos, depois de desaires da seleção de futebol, apareceu logo uma montagem em que punham o herói das vacinas como substituto do treinador Fernando Santos. Uma imagem do herói em camuflado, de pé, junto ao relvado de um campo de futebol. Depois dessa seguiram-se outras.

Há poucos minutos, um amigo enviou-se esta montagem que reproduzo. Sem comentários. 

Aliás, comento. 

Se gastassem apenas uns 2 a 3 minutos no máximo a noticiar a saída do homem era uma coisa agora, mais de 17 minutos de cada vez, mesas redondas infindas com especialistas (!?!?!?) a discutir o assunto,........... irra!

Depois admiram-se da bovinidade em crecendo no tio.

AC

A    LIMPEZA   da   LAREIRA
E não, não foi este que a limpou. Fui eu. 
Material apropriado, ajudante com aspirador à boca da lareira, tudo feito com o maior cuidado, muito devagar. 
A pouca cinza que levantou foi directa para o aspirador. 
Nada passou para dentro de casa, para os móveis. 
O aspirador estava apetrechado com uma gola ENORME, semelhante aquilo que os cães usam para não me magoarem quando são operados.
Apanhava sem exagero quase metade da boca da lareira. 
Cá o rapaz está um profissional.

AC

JESUS

Para os cristãos, para os católicos, sabe-se o que é.

Os tais seis milhões de adeptos, sabem bem o que é.

Nesses seis milhões haverá quem o deteste, quem o ovacione e aclame.

Jesus é, também, palavra recorrente, usada, sempre que algo corre mal na vida de algumas pessoas.

Pela minha parte, há anos que digo que o futebol não é o principal mal/ problema de Portugal mas é, sem sombra de grandes dúvidas, um dos graves problemas da nossa sociedade.

Pela promiscuidade, negócios, política, autarquias, corrupção,

Um país onde o glosado ministro do ambiente e mais o seu secretário / ajudante de brinco na orelha falam como falam, em que o Tejo tem um caudal diminuto, etc.,

Um país que importa cada vez mais electricidade com o aplauso de imbecis, 

Um país com uma dívida externa cada vez mais brutal e se esconde que cada vez mais estamos perto de ter de novo a visita do FMI, 

Um país com os problemas persistentes e a agravar-se no SNS, na justiça, na educação, no desornamento territorial, 

Um país a perder capacidade de pesca,

Um país quase sem nada de verdadeiramente estratégico,

Um país onde voltou o respeitinho porque sim, 

Um país cada vez mais velho e onde nos querem convencer que os ilegais ameijoeiros do Tejo, ou os desgraçados de Odemira, ou os dos olivais intensivos, ou os que irão dentro de 10 anos fazer as vindimas no Douro, ou os da construção civil, esses todos é que são os empreendedores que resolverão o problema da natalidade e do empreendedorismo, e da economia, 

Um país onde se mata gente à pancada, onde não se resolvem roubos ao fim de dez anos, onde se garante tudo e mais alguma coisa aos poderosos,

Um país onde se proporciona o crescimento a Venturas e ordinários,

Um país atrasado face à Europa e praticamente já ultrapassado por quase todos os países Europeus da ex-cortina de ferro, 

Um país com a crescente especulação imobiliária, 

É o país onde se glorifica e enaltece o chefão do futebol português, é o país onde a queda do Jesus do futebol ocupa as parangonas dos jornais, é o país onde telejornais ocuparam ontem para cima de 15 minutos com esta coisa ridícula.

É o país onde, de facto, isto dá jeito ao intragável Chega, ao sr Costa, ao Sr Marcelo, ao sr Rio, à sra Catarina, e etc.

Ai Jesus, que estamos cada vez mais desgraçados.

AC

TODOS  NOS  ENGANAMOS,  TODOS  TEMOS  LAPSOS

AC

29  DEZEMBRO  2021
> 1170 - Thomas Becket assassinado 
> 1721 - Nasce Madame de Pompadour 
> 1800 - Nasce Charles Goodyear
> 1860 - Navio HMS Warrior lançado à água
> 1864 - Primeira edição do Diário de Notícias
> 1876 - Nasce Pablo Casals
> 1902 - Brasil, criado o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
> 1911 - Nasce Alves Redol
> 1959 - Inauguração do Metropolitano de Lisboa
> 1969 - Última emissão do programa televisivo Zip-Zip
> 1972 - EUA, Flórida, Everglades, despenha-se um avião Lockheed L-1011 TriStar) 
AC

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

CERIMÓNIA de POSSE do NOVO CEMA

Estive a rever a cerimónia. Tenho colecionado os artigos, os comentários, alguns demolidores para com o empossado, para com Marcelo, Costa, Cravinho. Do que actuou e actua mais na sombra pouco o evidenciam.

Depois de, a partir de 20 de Dezembro passado, ser insistentemente anunciado em vários órgãos de comunicação social que a cerimónia teria lugar a 23 de Dezembro, foi depois passada para 24 de Dezembro. Aí, perante a insistência de alguns em quererem elaborar a agenda em Belém, a Presidência lá anunciou que a cerimónia de posse teria lugar pelas 1500 horas de 27 de Dezembro. E teve.

A Covid é óptima, pois desculpou quase tudo. O Primeiro-Ministro não pôs lá os pés. Os importantes têm sempre umas justificações para passar ao povo. Infelizmente o povo engole praticamente tudo, excepto uns quantos, como eu.

O Almirante corrido pelo poder político com a extremosa benção de Marcelo Rebelo de Sousa também não esteve presente. Há pessoas com dignidade e probas.

O Exército não se fez representar pelo chefe (CEME). Pela Força Aérea esteve o chefe (CEMFA). Claro, esteve lá o CEMGFA. E esteve lá Ferro Rodrigues.

Não houve discursos, nem sorrisos, que se tivesse visto.

Contei pelo meu relógio, e creio não me ter enganado, desde que Marcelo parou junto à mesa depois de entrar na sala, até que se postou em frente ao empossado, decorreram dois minutos menos 5 segundos.

Não creio que desde o 25 de Abril de 1974 se tenha passado alguma coisa assim.

AC

LENDO  O  DICIONÁRIO
PREPOTENTE - autoritário, despótico.
CARREIRA - série ascendente de cargos na vida profissional.
CARREIRISMO - série ascendente na vida profissional muitas vezes com recurso a meios/ actos de duvidosa moralidade e atropelo de outrem.
DESTRATAR - insultar pela acção.
CONTROLO POLÍTICO - domínio de instituições à margem da lei, sem transparência e escrutínio.
SUBORDINAÇÃO - dependência.
SUBMISSÃO - sujeição, obediência cega.
GANÂNCIA - uso imoral de ganhar na profissão com prejuízo de outrem.
INJUSTIÇA - iniquidade, acção injusta.
FARSANTE - intrujão, trapaceiro.
EGO DESMEDIDO - a insuportável ideia do "eu" superior aos outros.
DESRESPEITO - desprezo.
PROBIDADE - integridade de carácter.
HOMENS PROBOS - uns são, outros não.
AC
DESOLADOR

Sinto uma grande tristeza. Isto está cada vez mais desolador.

O comentador do reino não pára de palrar e cada vez se mostra mais desastrado. Atente-se nas declarações sobre esta farsa como decorreu a mudança de chefia na Marinha. Disse ele que começa um novo ciclo político e então faz agora todo o sentido mudar a chefia da Marinha.

Fico portanto a saber que as chefias militares passaram a integrar ciclos políticos. Haverá maior reconhecimento de governamentalização das Forças Armadas? Inacreditável. 

Como querem que se tenha respeito por este titular de órgão de soberania? Desde o início deste 2º mandato que não me merece respeito algum. ZERO!

Se passarmos então a Costa, a Rio, ao intragável homenzinho do Chega, a Catarina, à área da Saúde…

O melhor é fotografia. Isto está insuportável, desolador.

AC

28  DEZEMBRO  2021

> 1557 - Mem de Sá chega a Salvador da Baía.
> 1775 - Nasce João Domingos Bomtempo
> 1856 - Nasce Woodrow Wilson
> 1889 - Faleceu D. Teresa Cristina de Bourbon, ex-imperatriz consorte do Brasil
> 1895 - Os Irmãos Lumiére inventam o cinematógrafo; primeira sessão de cinema paga
> 1895 - Mouzinho e Albuquerque captura Gungunhana
> 1900 - Faleceu Serpa Pinto
> 1911 - Sun Yat Sen torna-se o primeiro presidente dia China
> 1911 - Fundação da Sociedade Portuguesa de Química
> 1922 - Nasce Mariana Rey Monteiro
> 1923 - Faleceu Gustave Eiffel
> 1935 - Nasce Fernando Lopes
> 1993 - O Vaticano reconhece o Estado de Israel
> 2004 - Faleceu Susan Sontag
> 2010 - Campo da Batalha de Aljubarrota declarado Monumento Nacional
AC

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

O U V I    B E M ?

António Costa - não serei presidente da República.

Terei ouvido bem?

Uma coisa digo - Deus nos livre de ter essa criatura em Belém. Safa!

AC

C O N F I R M A D O  ⚓

Estive a olhar para o televisor.

Não era por a cerimónia ser restrita.

Ainda há quem tenha dignidade.

António Cabral (AC)

FOTOGRAFIA.  INVERNO.

AC

TODOS  IGUAIS.   TODOS  IGUAIS  ??
Todos iguais. Somos todos iguais, proclama-se.
NÃO.
É mentira, uma das maiores mentiras propaladas por muita gente. NÃO, não somos todos iguais!
Somos todos diferentes, uns dos outros, na cor do cabelo, na pigmentação da pele, na cor dos olhos, na estatura física, nos genes. 
Mas esta é a parte pouco relevante.

E agora nesta época Natalícia, e a caminho do final de ano, e agora que coisas estranhas não param de suceder, volto à carga como há muito tempo já (mais superficialmente) tinha feito/ escrito.
Quanto a coisas estranhas cito apenas uma, relacionada com a Covid. Dois sobrinhos, casal quarentão, no início de 2020 tiveram Covid, sem excessivas consequências. No processo daí para cá foram vacinados, têm duas doses. Estão há cinco dias outras vez com o "bicho"!

Somos todos da mesma massa, mas a realidade é que as fôrmas de onde surgimos são diferentes. DIFERENTES.

Somos todos diferentes, uns dos outros, porque, 
* muitos têm tecto onde se abrigar, outros não, 
* uns têm emprego, outros não, 
* uns podem viajar, outros não, 
* uns passaram o Natal com familiares e amigos até na Suíça, outros tentaram roubar cebolas e batatas para a consoada,
* uns alimentam-se regularmente, outros passam fome, 
* uns têm mudas de roupa, outros são maltrapilhos, 

* uns roubam cebolas e são logo presos, enquanto outros roubam muito e muitos, e passam anos a passear e a pagar aos advogados com o dinheiro que têm lá fora, 
* uns têm apenas aquilo que conseguiram amealhar ao fim de anos de vida e trabalho esforçado, enquanto outros têm muito com o que conseguiram………adiante…..
* uns ficam numa fila à porta do centro de saúde à chuva sendo que a fila tinha para cima de 50 pessoas ao longo do passeio, enquanto outros defendem o hospital público mas vão ao privado onde são acompanhados à consulta como ainda em Outubro e Novembro pude  comprovar,
* uns têm um carro utilitário a gasolina, de 1988, enquanto outros (por exemplo um que bem conheço, tem um Tesla, e dois Porsches (um Panamera e um 911),

* uns compram os bens alimentares nos diferentes supermercados incluindo El Corte Inglês e ainda nas lojas finas de bairro, enquanto outros compram o que podem no MiniPreço,
* uns têm filhos em escolas públicas mas também em escolas privadas e pagam explicadores aos filhos sempre que necessário, enquanto outros andam nas escolas públicas e alguns não acabam a escolaridade obrigatória,
* uns têm empregada (ou senhora que ajuda lá em casa, padreca dixit), enquanto outros tratam da casa ao fim de semana mesmo que estafados da semana de trabalho,

* uns vestem-se a rigor ou "casual" conforme as circunstâncias e não por tola ideologia, outros aperaltam-se disfarçadamente quando conseguem estar entre decentes,
* uns podem usufruir de seguros de saúde enquanto outros rogam para que a saúde não lhes falte,
* uns têm a casa aquecida no Outono e Inverno ou fresca quando o tempo aquece, enquanto outros têm o ar condicionado ao tempo que faz,
* uns conseguem pagar um lar com melhores condições e perto da residência fiscal de modo a ter os muito idosos da família bem tratados, enquanto outros ……..
* uns conseguiram recuperar a casa de família na aldeia ou conseguiram comprar uma, enquanto outros contam os tostões,

* uns compram livros de vez em quando, enquanto outros compram de vez em quando o jornal desportivo, 
* uns tem aparelhagem em casa para ouvir música, têm muitos discos de música clássica e vão a concertos, enquanto outros se contentam com a telenovela,
* uns levam os netos à natação e ao judo, enquanto outros têm os miúdos a jogar à bola na estrada,
* uns vão regularmente comer fora de casa uma boa refeição de peixe, enquanto outros se deliciam de vez em quando com um "Burger",
* uns têm as revisões dos carros em dia e feitas na marca, enquanto  outros chumbam de vez em quando na inspeção,
* ………e………e….…e…....

Não, não, e não. Não somos todos iguais

Mas onde todos somos iguais é nos direitos formais. Todos!

Numa sociedade decente, democrática, de direito, livre, próspera, desenvolvida, e onde exista justiça efectiva e um combate real e constante às desigualdades sociais, nessa sociedade todos temos de ser iguais perante a lei.
Numa sociedade assim, todos somos iguais perante a lei.

Nada de diferente no essencial entre mais favorecidos ou menos favorecidos. 
Nada de diferenças no acesso a oportunidades. 
Nada de diferenças nos acessos à saúde, habitação, educação. 
Nada de diferenças no essencial da vida, no essencial à vida.

E todos, mas todos, temos de ser iguais nos deveres. 
E por ordem alfabética, deveres chegam primeiro que direitos. 
E assim deve ser em sociedade, e assim devia estar escrito na Constituição, primeiro os deveres e depois os direitos. 
Deveres e Direitos, na família, e designadamente para com os ascendentes e para com os descendentes.
Todos temos de ser iguais como cidadãos, como munícipes, como trabalhadores qualquer que seja a profissão, por conta de outrem, como servidores do Estado, e como funcionários públicos. 
Há servidores do Estado que não são funcionários públicos.
Todos devemos ser iguais, no pluralismo de expressão, na qualidade de vida na comunidade, na preservação do ambiente, na preservação da nossa cultura e da nossa história.
Todos devemos ser iguais no que respeita à nossa liberdade e à nossa segurança.

Todos temos de ser iguais perante a lei, sendo certo que sendo todos da mesma massa nascemos de fôrmas diferentes. 
É a realidade.

Não somos todos iguais, mas todos temos os mesmos deveres e os mesmos direitos. 
Ninguém é melhor ou superior que outro concidadão. 
E todos devemos saber servir e não o contrário, abusando da posição, do estatuto, da função, do cargo.

Se perante a lei não formos todos iguais, então vivemos numa sociedade doente, perversa

E numa sociedade perversa, incentiva-se a ignorância disfarçada de excelentes e simplificados programas de aprendizagem. 
Numa sociedade perversa instiga-se, por exemplo, através da publicidade enganosa e do marketing intensivo e das telenovelas e dos espectáculos pimba massificados, a estar horas nas TV a ver isso e futebol, a estar horas nas redes sociais a contar a vida íntima e parolices e imbecilidade, e etc.
Numa sociedade assim perversa, as redes sociais imperam e o que os poderes fazem aos cidadãos é assim também disfarçado.
Numa sociedade perversa, a comunicação social é manietada, descaradamente, ou por formas enviesadas.

Numa sociedade perversa e embrutecida ou que para lá caminha a passos largos, há o sr António, ou o sr José, ou o sr Francisco.
Não, não sou nem admito ser e que me chamem o sr António.
Sou o António Cabral, se quiserem sou o sr António Cabral, se quiserem podem colocar a seguir ao sr o título académico.
Não sou o sr António. Não somos todos iguais. 
Devemos ser todos iguais nos deveres e nos direitos e por eles lutar.
Procuro sempre nunca disto me esquecer e ser consequente.

Ah, às vezes dói-me já a coluna vertebral. 
Mas tenho coluna vertebral, e não uma esponjosa massa cartilagínea e colagénio.
 
António Cabral (AC)
27  DEZEMBRO  2021
>   537 - Concluída a Hagia Sophia em Constantinopla
> 1571 - Nasce Johannes Kepler
> 1654 - Nasce Jakob Bernoulli
> 1703 - Portugal e Inglaterra assinam o Tratado de Methuen
> 1822 - Nasce Louis Pasteur
> 1831 - Charles Darwin embarca no HMS Beagle para a sua grande viagem 
> 1901 - Nasce Marlene Dietrich
> 1923 - Faleceu Gustave Eiffel
> 1945 - Bélgica admitida como Estado-Membro da ONU
> 1945 - Criado o FMI 
> 1949 - Holanda reconhece independência da Indonésia 
> 2007 - Benazir Bhutto assassinada
AC

domingo, 26 de dezembro de 2021

LAGARTIXAS,  JACARÉS,  CROCODILOS DO NILO

Lagartixas, Jacarés, e por aí fora, bicharada aquática, de grandes mandíbulas.

José Pacheco Pereira é, salvo erro, o autor de - quem nasce lagartixa não chega a jacaré - se a frase não é exactamente esta, anda lá muito perto.

E de facto a vida demonstra amiúde esta realidade, no nosso país, em todo o mundo. Mas há sempre quem, de soberba desmedida e insuflado por outrem se esqueça de regras básicas da vida que a maioria dos seres humanos segue, humildade, sensatez, probidade.

Há quem julgue ter mandíbulas e, coitados, nem o palito trincam sem lhes doer a gengiva. Faz pena.

AC

ÉPOCA  NATALÍCIA.  PRENDAS 🎅🎁🎁

Tradicionalmente oferecem-se prendas, aos filhos, netos, etc.

Até 2018, no dia a seguir ao Natal, os contentores de lixo (papel, cartão, vidro, embalagens, lixo doméstico) ficavam completamente cheios, e fora deles montanhas de papéis, caixas, sacos, etc. à volta dos contentores.

Hoje de manhã o aspecto é este!

Significa alguma coisa? 

Falta de dinheiro?

Alterações culturais?

Fim do consumismo?

O "Omicron" comeu o lixo durante a noite?

.....Hum!.......

Tenham um bom Domingo.

AC

DIVINAL

Ontem antes de me deitar - olha vai rever a SIC Notícias, aquele tipo Luís Delgado que, habitualmente é um cromo insuportável, disse das boas ao herói das vacinas, basicamente disse-lhe para ter juizinho depois desta próxima segunda-feira, para tratar da Marinha e se deixar de entrevistas e outras coisas.

FUI VER. DIVINAL.

AC

OLIGARCA

Curioso como se justificam certas coisas com a burocracia existente.

Como se encontram sempre caminhos sinuosos para justificar bondosos actos administrativos.

AC

FENÓMENOS

AC 

26  DEZEMBRO  2021
O chamado "Boxing Day" em muitos países de língua inglesa
> 1606 - Inglaterra, apresentação da peça "Rei Lear", Shakespeare
> 1818 - Faleceu D. Isabel de Bragança
> 1891 - Nasce Henry Miller
> 1893 - Nasce Mao Tse Tung
> 1898 - Casal Curie descobre o elemento químico radioactivo - Rádio
> 1957 - Independência do Gana
> 1968 - Portugal, alargado o direito de voto a todos os que saibam ler ou escrever
> 1972 - Faleceu Harry S. Truman
> 2021 - Faleceu Desmond Tutu
AC

sábado, 25 de dezembro de 2021

N A T A L,  25 DEZ   2021

AC

25  DEZEMBRO  2021
NATAL
>  336 - Igreja Católica Romana festeja pela primeira vez o nascimento de Cristo
>  800 - Coroação de Carlos Magno como Imperador do Sacro Império Romano
> 1522 - Rhodes conquistada pelos Turcos
> 1642 - Isaac Newton apresenta a teoria da gravidade
> 1868 - EUA, perdão presidencial, incondicional, para todos os soldados Confederados
> 1899 - Nasce Humphrey Bogart
> 1910 - Portugal, Lei da Família e instituição do casamento civil
> 1918 - Nasce Anwar Al Sadat
> 1918 - Nasce Ahmed Bem Bella
> 1920 - Nasce Artur Agostinho
> 1932 - China, terramoto  de 7.6
> 1947 - Constituição da República Popular da China
> 1953 - Nova Zelândia, avalanche no vulcão Ruapehu
> 1977 - Faleceu Charlie Chaplin
> 1989 - Roménia, Nicolae Ceausescu executado
> 1991 - Rússia, Gorbachev anuncia o fim da URSS e pede depois a demissão
> 2006 - Faleceu James Brown
AC

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

SERÁ  QUE  NÃO  SE  LEMBRA ?

Mas será que já não se lembra dele ?

Não se lembra do Juan Carlos ? O tal do - porque no te calas?

Irra, cale-se !

AC

OS  REIS  MAGOS

Nesta época Natalícia, deve falar-se da família, do procurar a união entre os homens, celebrar a harmonia e a paz.
Para os Cristãos, Jesus Cristo era /é, obviamente, o melhor dos melhores, frase vomitada à exaustão por fervorosos do nosso tempo contemporâneo.
A maldita pandemia trouxe ansiedade às famílias e aos amigalhaços.
Transtornou tudo, desfez temporariamente projectos de vida, desfez economias, atrasou o fornecimento de tudo e mais alguma coisa.

No passado longínquo, os reis magos trouxeram ao "menino" Mirra, Ouro e Incenso.
A Mirra era um composto usado no embalsamamento, e fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Já o Ouro representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus. O Incenso era usado nos templos, era um presente exclusivo aos sacerdotes, reforçando, assim, a divindade de Cristo.

Mas a pandemia tudo estoirou. 
Ouro está pela hora da morte e não há para pagar seja o que for, nem para a palha da vaca e do burro quanto mais os miseráveis salários de José e Maria.
O Incenso nem nas lojas dos chineses os reis magos conseguiram arranjar umas gramas. Quanto à Mirra, com que os reis magos queriam presentear o menino nem vê-la.

Assim, o melhor que arranjaram para ofertar ao menino em berço instalado na cabana em Belém foi:
> em vez de Ouro, prometem-lhe melhores dias a partir de 2030, garantindo que pelo menos ao burro não faltarão gramas de palha de dois em dois dias,
> em vez da Mirra um paninho melhor sem estar coçado para o adornar, paninho embelezado com estrelas da cauda da Ursa Menor, e ainda um óleo de girassol egípcio da zona da pirâmide de Gizé para bem o olear,
> e em vez de Incenso, umas gramas de "Canabis" das propriedades do engenheiro. 

Lamentavelmente, por razões das restrições impostas por causa da pandemia Covid, e por razões de segurança nos caminhos, este ano os passageiros reis magos só vão conseguir chegar à cabana em Belém no dia 27 de Dezembro.
AC
CONFIRMAÇÃO da ESTRATÉGIA a SEGUIR
"Irão utilizou “drones suicidas” durante manobras militares"
AC

ÉPOCA  NATALÍCIA

Por causa das restrições impostas um pouco por todo o lado face ao aumento de casos por infeção Covid, os reis magos só chegam a Belém no dia 27 de Dezembro.
AC

24  DEZEMBRO  2021
CONSOADA

> 1524 - Faleceu Vasco da Gama
> 1734 - Publicadas as cartas filosóficas de Voltaire
> 1768 - D. José funda a Imprensa Régia, antecessora da Imprensa Nacional
> 1779 - Dona Maria I funda a Academia Real das Ciências de Lisboa.
> 1865 - EUA, fundação da tenebrosa Ku Klux Klan
> 1868 - Criado comando único para as Guardas Municipais de Lisboa e Porto
> 1901 - Publicado o Regulamento Geral dos Serviços Públicos de Saúde e Beneficência
> 1905 - Nasce Howard Hughes
> 1914 - IGG, início da "Trégua de Natal"
> 1922 - Nasce Ava Gardner
> 1942 - Alemanha, testada a bomba foguete V1
> 1951 - A Líbia torna-se independente, Idris I proclamado Rei 
> 1979 - Guiana Francesa, lançado com sucesso foguetão Ariane 
> 1980 - Faleceu Karl Dönitz
> 2008 - Faleceu Samuel P. Huntington
AC

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

PAI  NATAL  a  CHEGAR  🎁

Habitual e tradicionalmente o Pai Natal aparece com as suas prendas por volta das 2400 horas de 24 de Dezembro. 

A comunicação social "tuga" vinha anunciando para alguns uma antecipação da chegada do Pai Natal.

Começaram por aventar 23 de Dezembro, corrigindo depois para 24 de Dezembro. Afinal, o Pai Natal cumpre o horário, chega a 24 para toda a gente mas acedeu entregar uma prenda no dia 27 de Dezembro. É um homem bom, este Pai Natal.

Por mim, neste tempo que ameaça de novo chuva vigorosa foi ficar a olhar para a noite e conversar com as estrelas e a lua sobre o que se vai passando no "tio".

AC

PROVOU…. GOSTOU…. EXPLICOU
Em catadupa, visitas, respostas aos jornalistas que o abordam há meses nos locais onde antecipadamente anunciado iria estar, entrevistas, discursos, conferências, mais entrevistas, distribuição das suas fotografias, recordações pessoais partilhadas. 
Uma campanha promocional, legítima, bem montada, há meses, confirmação de um estilo, pouco condizente com o habitual, em que os militares costumam ser mais reservados. Legítimo, repito. 

O Diário de Notícias (22DEZ) pela pena da especialista em assuntos militares (?) Valentina Marcelino, traz mais uma peça, enfatizando que o Governo quer Gouveia e Melo para revolucionar a Armada. 
Desta vez, finalmente, portanto, temos governo e temos homem para o leme. 
Agora sim, a Marinha vai por fim recuperar. A começar pela recuperação do destroçado Arsenal do Alfeite (AA). 
Ah,…. estão aqui a dizer-me que não será ele a poder fazer isso, a Marinha não manda no Arsenal,….. ok, "prontos"!

Mas, digo eu, se com Gouveia e Melo a Marinha vai ser uma das novas pérolas (tipo paixão, tão ao gosto socialista desde Guterres) do governo socialista "geringôncico" (que espero ganhe as próximas eleições, explicarei depois porque desejo isto), de certeza que o próximo governo Socrático perdão, o próximo governo de António Costa, reerguerá o AA. 
Sim, porque se Costa escolheu Gouveia e Melo para Chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA) é porque não quer que fique tudo na mesma naquele ramo das Forças Armadas (FA). 
A escolha não tem nada a ver com o perigo que seria para Costa e muitos outros, ter Gouveia e Melo à solta na vida pública. Certo?

Escreve a especialista (?) Valentina que o denominado herói das vacinas preconiza uma autêntica revolução na Marinha e, digo eu, quiçá no país! A especialista evoca o mar e refere que o herói preconiza que a Marinha seja uma espécie de catalisador para novas políticas de valorização do mar como ativo estratégico nacional. Eu concordo com a ideia.
A especialista acrescenta que é conhecida essa paixão de António Costa pelo mar (??) e, portanto, Gouveia e Melo encaixa na perfeição nos planos de Costa de o retirar da vida pública, perdão, de o colocar na Marinha. Até porque é sabido que António Costa é um apaixonado por "grandes causas e missões globais".

A especialista Valentina acrescenta o que se vai passar nesta 5ª F, 23 DEZ, o governo aprovará a coisa, e Valentina diz que, desta vez, não se esperam equívocos e sobressaltos, e amanhã 6ª F, Gouveia e Melo será entronizado perdão, será empossado pelo prof Marcelo Rebelo de Sousa (enquanto escrevo, parece que anunciaram isto agora na TV). Portanto, enquanto alguns profetizavam o pai Natal a chegar a 23, talvez chegue a 24 como habitualmente. Veremos. No entretanto, nada se sabe se Marcelo decidirá condecorar o actual chefe da Marinha. Por vontade de dois lá pelo Restelo seria degredado e não condecorado.

Mas a especialista Valentina debruça-se, também, sobre as promoções na Marinha, as promoções de oficiais generais e, diz ela como grande e conhecedora especialista (?), que é nesta altura (?) que são promovidos os oficiais generais da Armada (vice-almirantes, contra-almirantes e comodoros), sendo por isso necessário que essa escolha seja do novo CEMA, pois será a sua equipa dirigente. Notável! 

Diz o meu melhor amigo militar que se calhar a especialista não é bem especialista mas mais uma vendedora de certos recados porque, diz esse meu amigo, as promoções a posto superior devem ser feitas quando ocorrem vagas nos postos e não meses depois, ou quando a criatura a quem chamam ministro entende, seja por birra ou recomendação do seu grande assessor.

Não percebi a referência que esta especialista faz sobre os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, sobre completaram o "pacote". Deficiência minha, naturalmente.

Concordo em absoluto com Gouveia e Melo, que - "Portugal tem um ativo estratégico muito importante que é o mar. É talvez o último dos seus ativos estratégicos, que terá uma grande importância geoeconómica e geopolítica muito grande. Temos de ter cuidado, senão podemos ser espoliados devagarinho desse último ativo estratégico. Gostaria de desenvolver e de ajudar a desenvolver políticas que contribuam para que esse ativo estratégico não nos seja retirado", porque de facto há só "retórica e não ação", desde sempre. E dentro do campo da retórica se insere o prémio recente a Pitta e Cunha. Claro que a esmagadora maioria dos portugueses, 99,9999%, quer lá saber destas coisas. Mar é ir à praia!

Ainda voltando à especialista (?) Valentina, deve-lhe ter sido apontado os célebres Cadernos Navais em que o agora herói que não quer ser "Sebastião" se espraia/ espraiou como deve vir a ser a Marinha, a tal Marinha útil e verdadeiramente significativa. Faz-me lembrar a frase - de boas intenções está o inferno cheio
Uma Marinha que Gouveia e Melo pretende que mantenha "presença" a qual tem forçosamente de ser executada com navios, para "vigiar e fiscalizar" os espaços marítimos sob jurisdição nacional, que "dissuada", e que tenha capacidade de "projeção". 
Será que preferirá fazer tudo isto com "drones"?
Naturalmente, como Gouveia e Melo sabe, mas muitos outros antes dele sabiam/ sabem, estas teorias têm de estar apoiadas em comando, controlo, comunicações e informações. Portanto da teoria à prática estão os decisores políticos. Saberá disto? Espero que sim.

Mas a campanha promocional tem hoje no Expresso outra fase.
Gouveia e Melo mostra-se assertivo na entrevista, mas com aspectos que a mim me parecem de certa candura. No Expresso praticamente tudo de entrevistas anteriores é reafirmado. Mas mais explicado.

Quanto a jogos políticos, do que li, 
para este quase provável futuro CEMA, tudo o que ocorreu em Setembro passado envolvendo-o foi para ele de grande clareza e transparência. Apetece dizer, importa-se de repetir?

Em várias outras coisas concordo em absoluto com Gouveia e Melo, e concretamente com as suas afirmações/ ideias, que saliento a seguir e que partilho em absoluto há muito,
 
> há um pressuposto preconceituoso de que os militares após o fim da sua carreira estão inibidos de ser políticos…..e é isso é sinal de uma democracia coxa com medos do passado,

> muitos, ao longo do tempo, deviam ter ido embora e alguns até arranjaram mais tempo nos cargos, 

> porque é que estamos na cauda da Europa?, 

> Faltam-nos líderes com visão política, que é definir objetivos, definir estratégias e conseguir encontrar recursos para cumprir esses objetivos e essas estratégias,

> A ambição é que estamos nesta ambição de distribuir a riqueza inexistente, que não produzimos,

> Não sou contra a sociedade distributiva, sou é contra as pessoas que acham que a sociedade distributiva acontece sem criar riqueza. E temos de ter ambição em todos os sectores do Estado,

> Primeiro, é preciso produzir para depois distribuir,

> Os partidos são essenciais para a democracia, que não sobrevive sem partidos,

> Primeiro, perceber se devemos ou não investir no mar. Os investimentos e recursos são mesmo política,

> quando se investe nas Forças Armadas não se tira dinheiro à Saúde. Quando se desinveste nas Forças Armadas, está-se a desinvestir num futuro em que, de repente, pode acontecer uma coisa de tal maneira desestruturante que todos os investimentos que se fez desaparecem de um dia para o outro. Estamos a olhar para os pés e não para o horizonte: como está a olhar para os pés, julga que o caminho é seguro, não está a olhar para o precipício que está à frente.

A terminar este longo texto, será que Gouveia e Melo está bem ciente dos factos concretos que levaram à situação presente no país e nas FA em particular? 
Será que ele concorda com os arrogantes, de que nunca houve falta de dinheiro para as Forças Armadas, e que tem havido apenas má gestão?  
Por ser para ele, o herói da Covid, ao contrário do habitual, estará convencido que para ele não vai haver apenas grandes discursos de Marcelo e Costa e outros, mas depois nada mudará, ficando apenas no ouvido que ele é o melhor dos melhores?

É que concordo com ele, é preciso tornear as muralhas, as dificuldades, e arranjar soluções criativas, e puxar pelas pessoas, pelas equipas. 
Mas Gouveia e Melo tem reparado a sério no que se passa particularmente desde 1991? Eu sei que andou muitos anos debaixo de água!

Desejo-lhe, primeiro, felicidades, mas também, em segundo lugar, que não se esqueça do que agora diz e, terceiro, que não espere pelo fim dos três anos no cargo em que pelos vistos vai ser empossado, para atirar à cara dos poderes públicos a sua revolta perante a provável e apenas retórica habitual. 
Logo verá quantos programas de novos navios terá firmados, com assinatura e contrato, e quantos drones lhe entregarão. 
Logo verá promoções sem demora, logo que abram vagas. 
Logo verá os vencimentos serem equiparados pelo menos aos da GNR. Logo verá aumentados o apoio à saúde militar e o apoio à família militar. E fico por aqui.

Espero estar vivo para assistir. 
É que, voltando ao Mar e a Pitta e Cunha, estou bem ciente do que aconteceu em 2004 depois do relatório que Pitta e Cunha e outros elaboraram sobre o Mar e entregaram ao inarrável Durão Barroso. Relatório a que os que sucederam a Barroso, rosáceos, deram aquele destino fatal sempre que falta o papel higiénico!
António Cabral (AC)
23  DEZEMBRO  2021
> 1790 - Nasce o egiptólogo Jean-François Champollion
> 1874 - Nasce Luís Galhardo
> 1896 - Nasce Giuseppe Tomasi Lampedusa
> 1918 - Nasce Helmut Schmidt
> 1939 - Faleceu Anthony Fokker
> 1947 - Primeira demonstração do transistor nos laboratórios Bell
> 1972 - Andes, resgatados os sobreviventes do desastre de aviação ocorrido 73 dias antes
> 1979 - Afeganistão, Cabul ocupada por tropas Russas
> 2013 - Faleceu Mikhail Kalashinikov
AC