Voltei atrás na "box" para ouvir notícias sobre o que terá sido um novo e mais forte ataque da Rússia (repetido a 9 Maio) em território da Ucrânia e, ver também, Cecília Meireles e Mariana Mortágua a falar sobre o esterco dos últimos dias.
Mas fico agora apenas pela guerra.
Sobre o esterco, e concretamente sobre serviços de segurança e colaterais, a isso tenciono ir mais tarde, com o nariz bem tapado por causa do cheiro.
Como me parece óbvio desde o princípio, desde a agressão Russa, os Ucranianos são a carne para canhão, para gáudio de americanos, ingleses e etc.
Como dizia Lula da Silva, falar de paz é que nada.
Aparentemente, a loira Ursula está a instigar mais um pacotinho de sanções.
As notícias sobre as vacinas para Covid-19 e os inerentes desperdícios por essa Europa fora mais me fazem refletir sobre isto tudo, sobre este doido mundo.
Mais um pacote de sanções no horizonte, pacotinhos de sanções que já se aproximam dos 12.
Ninguém se interroga, a sério, sobre a sua real eficácia?
Ficamos pela propaganda, e demagogia, e guerra de informações?
A Rússia está a ajoelhar, ou não?
Na nossa comunicação social, a menos que eu esteja muito distraído, não vejo discussões e análises sérias sobre isto.
Não é preciso ser comentador militar nas nossas TV para ponderar duas coisas:
1º - ou as sanções produzem efeitos brutais sobre a economia Russa o que se refletiria então já nesta fase da guerra, sem sombra de dúvidas e, então, devem manter-se e provavelmente aumentá-las,
2º - ou a Rússia continua a vender petróleo, cereais, fosfatos, etc. sem problemas de maior e, neste caso, haveria então que ponderar tudo.
Por exemplo, quantas empresas que há um ano informaram o mundo de que iam sair da Rússia, sairam mesmo?
Mas, admito como sempre, que poderei ser eu que estou a ver tudo isto distorcido, ou mesmo mal. Ainda me arrisco a ser apontado Putinista, o que me daria uma doida vontade de rir.
Ah, longe de mim atrever-me a chamar à atenção de que os países se movem por interesses, INTERESSES. O que por aí circula não é propaganda, demagogia, mentira, modas, poeira para os olhos, não é verdade?
"Pour épater les bourgeois"
Aguardemos.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário