sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

CAMINHADA   DIURNA
AC 

. . . CONTINUAÇÃO . . . 

AC

(do sítio da Presidência)


Eh Pá . . . . tão felizes que nós éramos, . . . agora este rural dá cabo de mim . . . 

AC

ALDEIA, . . . . LEMBRANÇAS 
Em 1938, depois de uma 1ª fase, foram a concurso as aldeias acima indicadas: Aljubarrota, Oleiros, Azinhaga, Pêgo, Almalaguês, Colmeal, Boassas, Merujal, Vila Chã, Buco, Alturas de Barroso, Lamas de Olo, São Julião de Cambra, Manhouce, Paul, Monsanto, Peroguarda, Salvada, N.Sra de Orada, S.Bartolomeu do Outeiro, Alte e Odeceixe.

Da final, Paul e Monsanto, esta saiu vencedora como a Aldeia mais Portuguesa.

Tenham um bom dia, bom início de fim de semana, saúde.
AC
 
PARA REFLEXÃO : 
* TRÊS ESTÁGIOS DE ELIMINAÇÃO NA VIDA*

Três Estágios de Eliminação na Vida:

Aos 60 anos, o local de trabalho começa a eliminar você. 
Aos 65 anos Você não terá mais espaços no seu trabalho, apesar da sua experiência e de suas realizações prodigiosas ao longo da vida. Não importa o quão bem-sucedido ou poderoso você foi durante sua carreira, você voltará a ser uma pessoa comum.

Portanto, não se apegue à mentalidade e ao senso de superioridade do seu trabalho anterior, deixe de lado o seu ego, ou você pode perder a sua tranquilidade, procure manter o seu foco na disciplina, no método, na determinação, na experiência e na sua capacidade de passar os ensinamentos aprendidos!

Aos 70 anos, a sociedade gradualmente irá eliminar você.

Os amigos e colegas que você costumava encontrar e socializar, se tornam cada vez menos presentes e dificilmente alguém o reconhecerá no seu antigo local de trabalho.

Não diga, "Eu costumava ser...", "Eu era..." ou “Eu fiz” porque a geração mais jovem não o reconhecerá e você não deve se sentir desconfortável com isso em nenhum momento. Você verá que só os amigos de bom papo e que você gosta de estar e escutar serão seus companheiros.

Aos 80/90, será a família que lentamente eliminará você.

Mesmo que você tenha muitos filhos e netos, na maior parte do tempo você estará vivendo com seu cônjuge ou sozinho, talvez rodeado por filhos e netos, mas irá verificar que eles falam mais entre eles do que com Você, não importa o chefe de Família que Você tenha sido, nem o quanto de prosperidade trouxe a sua Família. Quando seus filhos o visitarem ocasionalmente, será uma expressão de afeto e respeito, e então não os culpe por virem menos frequentemente, pois eles estão ocupados com suas próprias vidas, com seus próprios filhos. Novamente aqui só os velhos amigos que Você sempre se identificou e era prazeiroso estar e conversar com eles é que irão lhe procura.

Depois dos 90, a Terra é que buscará eliminar você.

Nesse ponto, não fique triste ou desanimado, pois esse é o curso natural da vida e todos os previlegiados por Deus com vida longa, certamente seguirão esse caminho.

*Do pó viestes e para o pó voltarás!*

Portanto, enquanto nossos corpos ainda são capazes, temos boas energias, estamos lúcidos e ainda admirado pelos velhos amigos e companheiros de luta, vivamos a vida ao máximo, principalmente sempre encontrando quem gostamos!

Participe dos encontros, coma o que você quiser, beba o que desejar, brinque e faça as coisas que você ama.

Mas o importante é lembrar que aqueles que nunca irão eliminar você serão, provavelmente, o seu grupo de amigos.

Então, participe mais em sua vida encontrando os amigos, cultivando a amizade mesmo na velhice, participando nos grupos de amigos e suas redes sociais, mande um bom dia e diga um olá sempre, mantenha sua presença, seja feliz e não tenha arrependimentos!"

Afinal Você será sempre lembrado se for Luz por onde passar!

Dedicado aos Amigos de longa data…


Este texto não é meu. 
Partilho de quase tudo o que expõe.

Este texto foi-me endereçado por um homem da minha profissão, que sempre considerei, que estimo, que respeito.
Creio que sei quem é o autor, e se estou certo, um Homem que igualmente respeito e considero.

A vida é bela, mesmo quando nos "assalta" com coisas terríveis.
Há que a viver o melhor possível, e agradecer a vida que temos.

AC
70
Foi um jantar gastronomicamente pesado.
Os dentes começaram a trabalhar passava muito, mas muito, das 2200 horas de 30 de Dezembro de 2024.

O Zé fazia 70 anos a 31 e não sabia do jantar. 

Foi uma surpresa que se conseguiu manter, e quando ele chegou pensando que jantaria com a mulher filhos e netos e viu 75 x 2 pernas, 75 cabeças a sorrir e a vê-lo espantado e a ficar lacrimejado, foi divinal foi muito bom!

Minutos depois das 2400 horas, foi então o "clímax".
Oxalá ele repita por muitos e bons anos. E nós a ver.
AC
LEIO . . . . 
Leio que há por aí quem se tenha debruçado sobre que países serão mais atrativos para passar os anos restantes de vida como reformado.

Leio ser esta a lista:

1 – Panamá

2 – Portugal

3 – Costa Rica

4 – México

5 – França

6 – Espanha

7 – Malásia

8 – Grécia

9 – Itália

10 – Tailândia

Admira-me Marcelo ou o PM não terem feito referências a isto nos seus (dispensáveis, opinião pessoal naturalmente) discursos de boas festas e ano novo.
Discursos que basicamente não passaram de umas vacuidades.

Isto fez-me lembrar a visão do copo meio cheio ou meio vazio.
Estamos atrás do Panamá! 
À frente de Europeus. Que bom!

Importa-me mais: 
- que benefícios verdadeiros para a economia nacional?
- que reflexos no mercado de habitação?
- que controlo sobre eventuais ligações a máfias e etc? Ou aquele "comando brasileiro" que dizem estar cá bem instalado, é ao nível do pé descalço?
Aguardemos.
AC
3  JANEIRO  2025
> 1521 - Papa Leão X excomunga Martinho Lutero na sequência das 95 teses que escreveu onde se opunha às indulgências
> 1960 - Álvaro Cunhal e outros evadem-se do forte de Peniche
> 1980 - Sá Carneiro nomeado PM do VI governo Constitucional
AC

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

HONESTIDADE INTELECTUAL. VERDADE.
Em Democracia, quando não há caráter, há canalhas.
AC
"Não há explicação possível para o serviço do MP ter chegado ao ponto catastrófico a que chegou, em 2018, por responsabilidade direta da arguida, é certo, mas com o grande contributo da inércia e da displicência da hierarquia"
Acórdão do STJ

Palavras para quê?
É só mais um dos casos, fora os muitos que não chegam a público, sobre os do MP, sobre os juízes.
Lembram-se dos casos sobre juízes que estão a marcar passo? 
Lex, . . . 

Tenham uma boa 5ª Feira. 
Muita paciência, saúde.
AC
 . . . . . CONTINUAÇÃO . . . . 

AC

A TAL DE SECRETARIA GERAL . . .  

Vai começar a trabalhar sem . . . . chefe.

Poderão suceder cenas destas?

AC

(nota: desenhei este boneco em 1971, estava eu na guerra, na Guiné)

2025

Tanta incerteza pela frente . . . .

Não nos ralemos demasiado . . . .

AC 

PÚBLICO, 23DEZ2024
No jornal Público acima indicado saiu um artigo/ notícia que se transcreve parcialmente. Sublinhados da minha responsabilidade.

Vasco Lourenço
“Continua a haver muita coisa para dizer”


No dia 25 de Abril de 1974 centenas de jovens militares, a maioria deles com idades abaixo dos 30 anos, uniram-se para derrubar o regime. E houve um homem que esteve no centro desse furacão: Vasco Lourenço.

Nascido em 1942 na Lousa, em Castelo Branco, . . . . .. . 
. . . . . . . . . .
Foi o momento de perceber que tudo valera a pena. Todos os riscos tomados foram premiados com uma vitória no momento mais importante da História do Portugal contemporâneo. Logo após a Revolução, surgiram as publicações editoriais com variadas perspectivas dos acontecimentos. “Algumas dessas publicações são pouco tratadas, pouco trabalhadas, vê-se que foram escritas sob pressão, mas tiveram grande importância”, refere o actual presidente da Associação 25 de Abril.

As dúvidas daqueles que planearam a queda do regime foram-se esbatendo à medida que passos mais sólidos iam sendo dados, mesmo que a politização dos militares fosse, nalguns casos, bastante insípida. “Estávamos absolutamente convencidos de que íamos fazer aquilo que a generalidade dos portugueses queria que zéssemos. E, portanto, questionávamos pouco. A politização era muito fraca, havia ausência de politização na maior parte de nós.”

O amparo que depois sentiram nas ruas, a euforia entrelaçada com o agradecimento popular validou toda a acção contra o poder instituído.

Os livros desta colecção avivam estas memórias, mas existem ainda assuntos que, passados 50 anos, estão por revelar, sublinha Vasco Lourenço: “Continua a haver muita coisa para dizer e muitos mitos criados”, que a História ainda haverá de desfazer.

Não por acaso, o militar de Abril tem em mãos a conclusão de um livro de memórias que se dedicará ao assunto. “O livro está praticamente pronto. Conto episódios que colocarão em causa alguns mitos que foram criados. Tenho andado num conito pessoal porque sei que, quando o publicar, vou dar desgostos a algumas pessoas. Vou desfazer alguns mitos. No mínimo, ca escrito para memória futura.”

Se dúvidas existissem, sobre o 25 de Abril ainda não se disse tudo. Fica aqui a prova dada por um dos maiores e mais legítimos protagonistas da Revolução. “Por vezes revolta-me ver situações concretas, pessoas a aceitarem protagonismo de coisas de que não foram protagonistas. Desgosta-me ver a hipocrisia que é, por exemplo, as forças que foram vencidas no 25 de Novembro quererem comemorar a data como se tivessem sido elas as vitoriosas.

Sem se escusar à polémica, Vasco Lourenço refere, sem rodeios, que o grande vencedor dos acontecimentos do 25 de Novembro foi “a Constituição da República Portuguesa”, um documento que “só foi possível aprovar e pôr em vigor porque houve” este contragolpe.

. . . . . . . . . o 25 de Abril, por contraste, é um símbolo de liberdade. Foi e continua a ser”.
. . . . . . . .

Será que vai ser desta que acabam com mitos e sobretudo com certos mistérios? Vai mesmo ser tudo dito? Hummm . . . 
Aguardemos.
AC
2 JANEIRO 2025 
DIA DE SÃO BASÍLIO
> 1554 - João Manuel, filho de D. João III, torna-se príncipe de Portugal, após morte dos seus quatro irmãos mais velhos, tendo-se casado e tido o filho D. Sebastião, que veio a assumir o trono ao fazer 14 anos; aos 24 anos, D.Sebastião desaparece numa desastrosa aventura em Marrocos
> 1941 - "Le Soir Jeunesse" apresenta pela primeira vez o "capitão Haddock", da banda desenhada Tintin
> 1950 - Militão Ribeiro morre na penitenciária de Lisboa
> 1953 - Inaugurado o Centro de Aviação Naval Comandante Sacadura Cabral no Montijo
AC

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

1 JANEIRO 2025

O que aí virá?


Não sabendo, a garrafa do tinto das Vinhas Velhas aberta para o almoço do primeiro dia do ano serviu para acompanhar o excelente repasto caseiro, e serviu para ajudar a recordar algumas coisas que passaram, e a ponderar o que por aí poderá aparecer pela frente.

2024 não me deixou saudades, NENHUMAS!

Aguardemos.

AC

PORTUGAL
Portugal . . . . como tem sido o país nos últimos 30 anos?
Quem mais tempo o tem (des)governado?

Não há (opinião pessoal, naturalmente) Democracia real, verdadeira, 
- sem que os titulares dos órgãos de soberania e os cidadãos respeitem verdadeiramente a Lei Primeira (CRP), as leis e os símbolos nacionais que são, a Bandeira Nacional e o Hino Nacional,
- sem que TODOS interiorizem que se deve servir a sociedade e não, servirem-se dos cargos e dos postos de trabalho,  
- sem partidos políticos, 
- sem comunicação social livre e independente, e NÃO encapotadamente SUBORDINADA a ideologias, 
- sem sindicatos que defendam os trabalhadores em vez de servirem   partidos políticos,
- sem instituições que cumpram de facto o seu papel,
- sem reguladores SÉRIOS e verdadeiramente independentes, que se oponham aos desvarios de governos e aos escandalosos e exorbitantes preços dos bens essenciais nomeadamente, alimentação, habitação e energia,
- sem associações, 
- sem respeito pela língua, cultura e tradições portuguesas,
- sem um sistema de justiça digno desse nome,
- sem se respeitar a opinião de outrem, concorde-se ou discorde-se,
- sem a igualdade entre todos, homens e mulheres, e a proteção das crianças.

Os portugueses, como todos os cidadãos à superfície terrestre, são todos feitos da mesma "MASSA". TODOS.

Mas é importante ter presente a realidade da vida. 
Se somos todos da mesma massa, não vimos todos de berços iguais. Todos nascemos da barriga das mães. Os berços são diferentes.

E em Portugal, como aliás por toda a superfície terrestre, o indispensável é que todos devemos ser iguais perante a Lei.
Sem discriminações.

A todos, os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais.
A todos, é devida a dignidade da pessoa humana.

A todos, se deve garantir os direitos, as liberdades fundamentais, e o respeito pelos princípios de um Estado de Direito Democrático.

Para todos, se deve promover, VERDADEIRAMENTE, o bem-estar, a qualidade de uma vida digna, os direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, e assegurar o ensino e a valorização permanente.   

Respeito, SEMPRE, a opinião de outrem.

A minha é de que sempre houve e sempre haverá classes sociais, e sempre existirão tons de pele diferentes, e seguidores e defensores de fé e religião diferentes.

Mas tudo o que listei acima é que, se respeitado verdadeiramente, faz com que possamos TODOS conviver dignamente, com respeito pelo outro e pelas diferenças naturais da vida.

E por isso discordo, como sempre discordei, do texto do Art. 1º da Constituição da República Portuguesa de 1976 aprovada em 2 de Abril desse ano - Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na sua transformação numa sociedade sem classes

Respeito, SEMPRE, a opinião de outrem.

Mas adoro, verdadeiramente, a coerência dos defensores daquele articulado - sem classes - e vê-los por exemplo no Palácio Galveias em Lisboa, em apresentações de livros e outros eventos.

É lindo aí ver a ausência de classes, desde as que têm passado a vida em Estrasburgo e Bruxelas, vários das portas giratórias, vários e várias das promoções de festivais no CCB à borla, os selectivamente desmemoriados e desmemoriadas, as que visitam os bons restaurantes e alojamentos de 5 estrelas, as que assiduamente passam noites e noites a conviver com os concidadãos dos bairros periféricos das grandes cidades, e um longo etc. Enfim, as "bolhas".

Pessoalmente prefiro o articulado do actual Art. 1º - Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

E lamento que, ao longo dos 11 artigos dos Princípios Fundamentais, se refira o Estado sem nunca explicitar o que é e quem o materializa.

E, creio, também por esta ausência, MUITO convenientemente, os titulares dos órgãos de soberania estejam sempre - o Estado para aqui e para ali - sendo que mais as esquerdas quando no poder usam - o Estado - mas quando na oposição é o governo que não faz isto e aquilo. 

Creio que, também por isso, estamos no estado em que estamos.

Que 2025 não seja adverso.

António Cabral

 CAMINHADA  NOTURNA

Fresco a sério, pequena aragem. . . gelada, caminhada agradável.
Tenham um bom início de Janeiro.
Saúde, felicidades, boa sorte.
António Cabral

. . . . . CONTINUAÇÃO . . . . 


AC
 

DEGRAU . . .  A  . . . DEGRAU . . . . 

DE ESCALADA . . . EM . . . ESCALADA . . . 

EM SETEMBRO DE 2022 o Ocidente destruiu o gasoduto Russo.

Ninguém se confessa, ninguém assume.

Para mim, que já li muita coisa, e tenho como meu melhor amigo militar um almirante reformado da Marinha, que prestou serviço no estrangeiro por vários anos e nomeadamente nos EUA, Bélgica, Alemanha, Reino Unido e Holanda, e que foi sabendo de muitas coisas nos "basfond" das áreas mais reservadas, ninguém me tira da cabeça que por trás desse acto terrorista estiveram os EUA com ou sem ajuda do seu fiel serviçal na Europa.

2022 e 2003 passaram, os horrores a aumentar.

Cada vez mais mísseis, e drones, para cá e para lá.

Há poucos meses a Ucrânia passou a dispor de mais armamento e passível de chegar mais longe.

Neste início de Inverno as infra-estruturas de energia na Ucrânia parece que estão a sofrer severo e crescente ataque Russo para deixar a Ucrânia com frio.

Agora começam a cortar-se cabos no fundo dos mares.

Agora um avião comercial foi abaixo, porventura por erradamente ter sido imaginado (??) como arma Ucraniana.

Sou eu que estou a ver isto mal, ou já faltam poucos passos para se entrar na espiral da loucura final?

AC

ESTOU CADA VEZ MAIS DESCRENTE DA PROPALADA BONDADE HUMANA.

2025 fará mudar-me de opinião?

António Cabral 
1  JANEIRO  2025
DIA MUNDIAL DA PAZ
DIA DE ANO NOVO
> 1502 - Gaspar de Lemos chega à baía de Guanabara, imaginando ser a foz de um rio, e daí o nome Rio de Janeiro
> 1707 - D. JoãoV é rei
> 1801 - Irlanda é integrada na Grã-Bretanha
> 1863 - EUA, formalmente, todos os escravos são emancipados
> 1868 - Janeirinha, movimento contestatário que leva à queda do governo e inspira a designação do Jornal, O Primeiro de Janeiro
> 1877 - Rainha Vitória proclama-se imperatriz da Índia
> 1892 - EUA, abertura de "Ellis Island", por onde começaram a entrar milhões de emigrantes
> 1912 - Criada a República da China
> 1958 - Bélgica, França, Alemanha Ocidental, Itália, Luxemburgo e Holanda constituem a CEE
> 1959 - Fidel de Castro toma o poder em Cuba
> 1973 - Reino Unido, Dinamarca e Irlanda aderem à CEE
> 1979 - China e EUA estabelecem relações diplomáticas
> 1981 - Grécia adere à CEE
> 1982 - Criada a Internet
> 1986 - Portugal e Espanha aderem à CEE
> 1987 - Início da actividade da LUSA
> 1993 - Criação do mercado interno Europeu
> 1993 - Checoslováquia divide-se pacificamente, Eslováquia e república Checa
> 1995 - Áustria, Finlândia e Suécia aderem à CEE
> 1999 - Começou o Euro
> 2002 - Entra em circulação o Euro
> 2008 - Portugal, início da proibição de se fumar em espaços públicos
> 2011 - Dilma Roussef empossada como presidente do Brasil
> 2022 - Entra em vigor a Parceria Económica Abrangente Regional englobando, China, Japão, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Indonésia, Singapura, Tailândia, Malásia, Filipinas, Vietname, Birmânia, Camboja, Laos e Brunei
AC