sábado, 31 de maio de 2025

Eu explico o que são esquemas a sério
por henrique pereira dos santos, em 31.05.25
Há bastante anos (1998), Pedro Santana Lopes era presidente de câmara da Figueira, em exclusividade de funções, e, ao mesmo tempo, escrevia uns artigos para um jornal desportivo, e fazia comentário aqui e ali, pelo que recebia uns trocos a mais.

A Direcção Geral da Administração Autárquica achou que estava a violar os seus deveres de exclusividade e, em conformidade, cortou-lhe o ordenado para metade (os presidentes de câmara podem não exercer o cargo em exclusividade, ganham é bastante mais quando o exercem em exclusividade).

Santana Lopes não achou bem, reclamou para o Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra (em 2003, já era, então, presidente dacâmara de Lisboa) que lhe deu razão "por tal actividade revestir natureza artística ou literária", isto é, por essa prestação de serviços ser, fraudulentamente (digo eu), cobrada como direitos de autor.

O Estado poderia ter recorrido da sentença mas eis que surge António Costa, o responsável político que na altura tinha o poder de decidir recorrer (era então ministro da administração interna, portanto, com tutela sobre as autarquias), e decide não recorrer.

Santana Lopes recebeu 75 mil euros de ordenados que tinham sido reduzidos a metade.

Até aqui é tudo bastante melancólico mas, apesar de tudo, aceitável.

O esquema verdadeiro começa no facto desta sentença, da qual António Costa decide não recorrer, abrir um precedente sobre o entendimento do que é a exclusividade dos autarcas e da classificação de prestação de serviços de comentador como direitos de autor.

Surpresa, surpresa, anos mais tarde, António Costa ganha um pouco mais de cinco mil euros como presidente de câmara de Lisboa, em exclusividade de funções, acumulando esse rendimento com 7 700 euros provenientes de "direitos de autor", pela participação num programa de comentário político na SIC.

Por que razão uma televisão paga a um político 7 700 euros por mês para o promover num programa televisivo, mesmo considerando que um dos homens fortes dessa televisão é um irmão do dito político, eu não quero discutir (mesmo estando a fazer um post sobre o que é um esquema), a mim só me interessa o facto do dito político aceitar pacificamente um precedente mais que duvidoso, impedindo o recurso de uma decisão judicial, de que anos mais tarde beneficia directamente.

Que a comunicação social, enterrada até às orelhas em esquemas manhosos deste tipo, se tenha esquecido de escrutinar o assunto (o escrutínio foi essencialmente feito por um blog, o "Porta da Loja") mas agora rasgue as vestes pelos esquemas de Montenegro, é uma boa demonstração de que não é a exigência ética que está na base do ataque permanente a que a comunicação social se dedicou nos últimos meses, e que acabaram com a sua (sua, da comunicação social, não de Montenegro) derrota estrondosa nas eleições de 18 de Maio.

O PS saiu abalado destas eleições, mas pode, com propriedade, usar a velha piada "mas nem imaginas como ficou o outro", referindo-se à comunicação social.

ASSINO  POR  BAIXO
Sublinhados da minha responsabilidade

António Cabral (AC)
COM ELE, SE SABE COM O QUE SE PODE CONTAR
Creio ser inteiramente verdade.
Pode contar-se com o cinzentismo do costume, com o respeitinho serôdio do costume, com a defesa dos interesses instalados.
O costume, o mesmo de sempre, como até aqui.

Como sempre, admito poder estar a ser injusto.
AC

 BOM  DIA

Um Sábado o melhor possível, saúde e boa sorte

AC
Erro da tutela: mais de 250 oficiais de justiça notificados para devolver salário recebido a mais
Em causa está um erro da tutela
.

Imagino que este estorno ajude a pagar certos salários de fim de semana!
AC
CULTURA
. . . . . . . . 
Pois era uma bonita mulher, a tia do senhor Dom Gaspar! - murmurou José Ernesto, que ficara defronte do retrato e que continuava a interessar-se por aquela face meio desbotada, pequena e fina, tão doce no seu sorriso.
. . . . . . . .
(Eça de Queirós, Contos - Um dia de chuva)

Ao reler este pedaço do Conto - Um dia de Chuva - recordei o calor imenso desta 6ª Feira, e os sorrisos patéticos que me entram em casa pelo televisor nos poucos momentos em que o olho ao entrar na sala.
AC


25  MAIO  2025
DIA NACIONAL DO ASSOCIATIVISMO
DIA MUNDIAL SEM TABACO
DIA DO PESCADOR
> 1780 - Portugal, criadas 18 escolas femininas
> 1902 - África do Sul, Pretória, assinatura do "Peace Vereening" cessando o conflito que opunha o Reino Unido aos "Boers"
> 1926 - Presidente da República Bernardino Machado renuncia
> 1961 - Benfica conquista a sua primeira Taça do Clubes Campeões Europeus
> 1969 - Porto, convenção socialista, com a presença de Mário Soares, Salgado Zenha, Raul Rego e outros
> 1982 - Malvinas/ Falklands, Port Stanley rendeu-se às forças britânicas
AC

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Licínio Pina terá ordenado de 9500 euros por dedicação de “cinco a seis dias por mês” ao Crédito Agrícola
Gestor sai do conselho de administração da Caixa Central de Crédito Agrícola, mas ganhará 9450 euros mensais como presidente de órgão consultivo. O normal seriam 1650 euros por presença em reuniões
.

Não era esta instituição (??) que andou anos e anos com problemas vários, desde liquidez a chefias digamos . . . . estranhas?
Não era nesta instituição onde também por lá andava um traje longo acastanhado?
Estou enganado?

Estou a ver o Ventura a apontar mais um caso, e a rir-se!
AC

 

AC

A  VIDA

Por experiência própria, sei-o bem: a vida é quase sempre muito dura.

O ano de 2024, por exemplo, foi um ano muito complicado, foi um ano terrível no plano familiar e no plano dos amigos mais chegados.

Em 22 JUN2024 perdi um dos meus melhores amigos. Depois de lhe ter sido tirado quase um pulmão e sucedendo-se as complicações, durou quase oito anos. Eu recuperava de uma intervenção cirúrgica, em 3 de Junho, fiquei abaladíssimo.

Foi mais uma ocasião, das várias que se vinham verificando desde um pouco antes da pandemia, em que verifiquei um facto insólito: não consegui chorar, na morte de um dos mais chegados amigos. Não foi a primeira vez.

Devo ter esgotado as lágrimas em 27 de Agosto de 2009, e nos dias seguintes: o meu irmão Jorge partiu, ao fim de oito meses e oito dias após diagnosticada uma leucemia das mais agressivas.

Desses amigos mais chegados, entre civis e alguns militares, já tinha perdido há anos um deles, o Luís, professor catedrático de história.

O resto do 2024 não foi nada brilhante, familiarmente muito difícil.

O início de 2025 começou pessimamente, funerais atrás de funerais, até finais de Março.

O mais trágico, o do meu melhor amigo (desde 1969), médico, viúvo desde Janeiro de 2014. 

Homens da minha profissão, sobretudo mais velhos mas também pelo menos um mais novo, têm falecido. 

Acabo de saber que faleceu um dos do meu curso.

António como eu, um homem de sorriso aberto e franco. Há muito que o não via. Quando nos encontrávamos, sorriso rasgado e para começar dizia-me sempre - homónimo, estás bom?

Partiu mais um, dos meus. É uma notícia muito triste.

Nem uma porra de uma lágrima me assoma aos olhos.

Descansa em paz, António José.

AC

DESFAÇATEZ

Desfaçatez - falta de vergonha; descaramento; cinismo; impudência; atrevimento.


Bom dia.
É só para recordar.

Tenham uma boa 6ª Feira. Bom início de fim de semana.
Saúde e boa sorte.
António Cabral (AC)
AC

TEMOS  HOMEM
Carlos Cortes avisa novo Governo: "Próximo mandato da Ordem dos Médicos vai ser de tolerância zero à passividade"
À TSF, o bastonário salvaguarda que há uma "via sempre privilegiada": a do diálogo. E prefere creditar que existe "muito boa vontade das pessoas que têm responsabilidades políticas". Ainda assim, garante que há "outras vias de intervenção" a que está disposto a recorrer, caso o diálogo "não funcione".

Este senhor prefere acreditar que existe muito boa vontade das pessoas que têm responsabilidades políticas.

Pois eu, desde 1991, que me deixei disso. Com raríssimas excepções, não acredito.
Sejam ligados, sem cartão, ou mesmo militantes dos partidos, não acredito.

E ainda menos acredito nos sucessivos titulares, dos reguladores, das ordens e, neste caso da saúde, nas ordens dos médicos e enfermeiros, como não acredito nos sindicatos.

Todas as pouca-vergonhas que há anos acontecem no âmbito dado sistema de saúde têm tido sempre o cinzentismo da maioria das gentes nas ordens e dos sindicatos. 
Muita berraria, muito paleio, tudo inconsequente e quase sempre  incoerente.
É a minha opinião, naturalmente, e discutível como todas as opiniões, mas a respeitar, como todas. Depois, concorda-se ou discorda-se.

Vou registando as posições. 

Por exemplo, a sempre furiosa sra Dra da FNAM não diz nada sobre as cirurgias, sobre os ganhos pornográficos que se vão sabendo, ganhos SEMPRE APANHANDO SURPREENDIDOS, os funcionários e chefias dos sistemas informáticos no âmbito do SNS, SEMPRE APANHANDO SURPREENDIDAS todas as administrações hospitalares?

Enfim, o costume.
Depois gritam, ai que vem aí o fasssissssmmooooo!
AC

REFLEXÃO

Reflexão - Acto ou efeito de refletir-se; mudança de direcção, ou mudança de sentido na mesma direcção; desvio, ponderação; comentário; pensamento; ideia.

Reflectir - fazer retroceder, desviando da primitiva direcção, quando a incidência não é perpendicular à superfície reflectora; reenviar; repercutir; exprimir; revelar; ponderar; meditar.

É só para recordar!

AC

30  MAIO  2025
Feriado Municipal, Beja, Estremoz
> 1232 - Santo António de Lisboa é canonizado pelo Papa Gregório IX
> 1431 - Joana d'Arc morta na sequência de acusação de bruxaria
> 1834 Joaquim António de Aguiar (o Mata-Frades) promulga a lei que declara extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e quaisquer outras casas das ordens religiosas regulares
> 1854 - Nasce Venceslau de Morais
> 1926 - Mendes Cabeçadas é o 9º Presidente da República, cargo que ocupará apenas por 17 dias
> 1958 - Pacto de Cacilhas, entre Humberto Delgado e Arlindo Vicente, em que este abdicaria de se candidatar e apoiando o primeiro na candidatura à Presidência da República
> 1967 - Secessão do Biafra
> 1972 - Ataque terrorista no aeroporto de Telavive
> 1996 - Portugal, aprovado o rendimento mínimo garantido
AC

quinta-feira, 29 de maio de 2025

É hoje, É hoje, É hoje . . . 

Segundo parece será hoje à noite que o PSD mais formalmente lhe dirá - avança pequenote, força pequenote, atira-te a eles


AC

 A   SAGRES

AC
O PERDÓCIO
O "PERDÓCIO" de hoje tem este artigo de opinião.
É o que consigo ler, não sou assinante, não compro.

André Ventura autoproclama-se líder da oposição e promete que “nada será como antes”
Chega reclama a liderança da oposição, fala numa “vitória estrondosa” nos círculos da emigração e promete “responsabilidade”.
Filipe Santa-Bárbara28 de Maio de 2025
.

Antes de continuar, deixar bem claro: não suporto André Ventura/  sequazes/ partido Chega.

Mas, a realidade é que imensos dos meus concidadãos, pelas mais diversas e diferentes razões, LEGÍTIMAS, votaram nele.
Razões que, muitas, imagino quais sejam e se estou a acertar, discordo de várias.

E acrescento, respeitosamente, mas é a minha opinião discutível como todas, há muita falta de conhecimento, cultura, formação.

Isto referido, considero lamentável a continuada postura da esquerdalhada como o "perdócio", postura que só vai engordando o Chega. E como eles adoram, e de certeza que se riem.

Goste-se ou não e eu não aprecio, Ventura teve uma estrondosa vitória. De 50 passou para 60 deputados: é ou não é uma subida enorme?
Cresceu 20 %! Ou enganei-me nas contas?

Goste-se ou não e eu não aprecio, o Chega é ou não a segunda força política? É, goste-se ou não, e eu não aprecio.
Ventura não precisa de se autoproclamar. 
Não suporto os seus espectáculos, como o de ontem.
É a realidade. Lamentável, para mim naturalmente.

Este artigo do "perdócio" parece dar a entender que a criatura está a usurpar alguma coisa.
Não está, ganhou estrondosamente, e eu não aprecio. 
Não aprecio nem a vitória nem o estilo, mas democraticamente respeito.

O PS teve uma derrota esmagadora, monumental, mas Mariana, Pedro, Adão, Isabel, Leitão, Ana, e tantas e tantos das elites (???) das quatro maiores cidades não querem perceber a trampa que têm feito desde 1995.

Então particularmente desde 2015, maltratando o PSD (que também têm muitas culpas no cartório, designadamente desde 1991) aí têm o brilhante resultado do seu insano trabalho.

E chegam agora ao desplante de invocar razões históricas.

E que tal lembrarem-se por exemplo disto:
- a porcaria que fizeram, durante décadas não resolverem muitos dos problemas das pessoas, das famílias, 
- com um a tratar da vidoca como fez toda a vida enojado de pântanos, 
- com outro a estoirar com o país e rodeado de amigos vigaristas, 
- com outro sempre só a pensar nele desde pequenino e sempre rodeado também de canalha,
- sempre ufanos de malhar à sua direita,
- ufanos porque no PSD também canalha de alto coturno, também alguns enfadados com pântanos, também pirando-se lá para fora,

AGORA admiram-se que apareçam Venturas,  Rochas e Tavares?

Há muito que o disse, quando na vida activa, quando com amigos, quando com conhecidos, quando fora da vida activa, verbalmente, por escrito, em documentos, em blogues, em cartas ao director.

E o que disse e escrevi?
Que Portugal começou a entornar-se depois de 1991, início da 2ª maioria de Cavaco Silva.

Como sempre, admito estar a ver tudo mal.

Que Sócrates, Guterres, Cavaco, Costa, Barroso, e um ETC. que nunca mais acaba sempre foram e são, das pessoas mais sérias e impolutas, sempre serviram a sociedade Portuguesa e NUNCA mas NUNCA se serviram dos cargos,SEMPRE SÓ PENSARAM EM NÓS! 

Eu é que sou pateta, e não reparo em muita coisa, como por exemplo, a excelente cotação de Portugal em todos os "rankings" possíveis e imaginários.
 
E, portanto, nada de refilar, nada de revoltas, cara alegre e aguentar  com o, Rocha, mais o Ventura, Montenegro, Carneiro, Real, Mortágua, Raimundo, Marcelo e etc. Bico calado! 
AC 
Adão e Silva: “O poder local é o último reduto de confiança nas instituições políticas”
Pedro Adão e Silva, que em conjunto com Isabel Flores liderou a realização do estudo do Iscte, nota que a proximidade do poder é um factor que induz confiança aos cidadãos

Só maldosos como eu torcerão o nariz ou franzem as sobrancelhas ao facto deste "estudo" ser originário desta famosa "madrassa" dirigida por bem conhecida pessoa e, a mais dois factos também:
- o poder autárquico estar normalmente mais ligado ao PS, mais vezes tem tido a presidência da associação nacional de municípios, 
- o PS ter perdido estrondosamente as eleições em 18 de Maio.

É apenas uma inocente coincidência. 
E a amostra deve ser muito relevante. 
No mínimo, dizem eles, são pelo menos 71% dos portugueses que seguem o ISCTE, o Adão, a Lurdinhas e a "madrassa".

Agora, faça-se um outro exercício: imaginem que o poder autárquico estava mais nas mãos do PSD e não no PS, e até, apesar de democraticamente o respeitar para mim seria de lamentar, que parte da autarquias até tinha já presidentes de câmara do Chega (veremos em Outubro próximo).

Será que o estudo iria ter esta indicação? 
Iria no sentido de apelar - vamos às autarquias porque os portugueses confiam é no poder local?

Como SEMPRE, admito poder estar a ver mal a questão, até a ser injusto.

AC

 AVIÕES NO CÉU DA BEIRA-BAIXA

AS ROSAS A COMER A CRUZ
AO CAIR DA TARDE
BOM DIA

Tenham uma boa 5ª Feira.
Saúde e boa sorte.
AC
FINALMENTE

Segundo notícias que foram caindo ao longo de muitas semanas já passadas, e relativamente à célebre meta dos 5% do PIB para a defesa,  tem havido reações diversas e diferentes de países /membro OTAN/ NATO.

Por exemplo, e para ficar por agora na Tugolândia, 5% é uma meta que foi considerada impensável porque, entre outras coisas, isso seria incomportável orçamentalmente e, sobretudo, pelas implicações / impactos sobre o designado Estado Social. O lençol é curto.

Lá fora mas sobretudo na Tugolândia, têm havido comentários, análises, posições, etc. de vários quadrantes e personalidades. 
Civis e militares. 

Mas para lá disso, dos discursos escritos ou verbalizados, e como de costume, temos sempre a conversa da treta. Opinião pessoal naturalmente.

5% é meta acomodável'
Claro que é.
Basta tão só seguir o exemplo socialista de décadas e muito também do PSD.

Basta seguir esses exemplos, e ver como contabilizaram ano após ano as despesas de defesa. 

Fossem, peixes de águas profundas ou carapaus de corrida, todos sempre tiveram a lata de dizer que andávamos pelos 2%. 
Rotunda aldrabice.
Mesmo juntando (como sempre fizeram) a GNR.
Não foi aliás nada inocente que um dia tenham passado estatutariamente a designar os elementos dessa força de segurança como militares. 

Mas vindo aos 5%, volto a afirmar que os 5% do PIB para defesa é coisa alcançável.
Como?

O fofinho do Rutte já explicou. Só os desatentos não perceberam.

Basta somar à despesa com a estrutura do ministério da defesa  chamada nacional (que é coisa que nunca foi, continua a ser apenas o ministério da tropa), a despesa total com as forças armadas que admito venha a ter algum incremento orçamental, mais a despesa com toda a estrutura do sistema de protecção civil, mais a despesa com o INEM, mais a despesa (como sempre têm feito) com a GNR, mais a despesa com a PSP, mais a despesa com a estrutura de controlo de fronteiras, mais a despesa de funcionamento das empresas portuguesas por exemplo lançadas na produção de drones.

Ah, e se somarem a despesa com Marcelo Rebelo de Sousa, perdão, com a Presidência da República. . . . .

Vão ver que não vai ser difícil. 
É só um pouco de imaginação.  
Aliás, não é por acaso que na Tugolândia, já não se encontram oposições frontais aos 5%, apenas preocupações!  

A engenharia financeira terá que estar pronta até à reunião NATO em finais de Junho próximo. Não vai ser difícil!
António Cabral (AC)
Cultura
. . . . .
Vilaça e Eusebiozinho conversavam no corredor, sentados numa das arcas baixas de carvalho lavrado.
- A fazer política? - perguntou-lhe o marquês ao passar.

Ambos sorriram; Vilaça respondeu jocosamente:
- É necessário salvar a pátria!

Eusébio pertencia também ao Centro Progressista, aspirava a influência eleitoral no círculo de Resende, e ali às noites no Ramalhete faziam conciliábulos.
. . . . . . . 

lembrei-me disto, agora que tantos estão ressentidos, com sentimentos de ingratidão para com o povo que neles não votou.
Tantos de repente a pensar no povo, os que perderam e os que agora anunciam que chegam e é para salvar Portugal.

A fazer política, pensam todos!

AC 
29  MAIO  2025
DIA MUNDIAL DA ENERGIA
DIA INTERNACIONAL DOS SOLDADOS DA PAZ (ONU)
> 1453 - Otomanos conquistam Constantinopla
> 1500 - Faleceu Bartolomeu Dias
> 1917 - Nasce John Kennedy
> 1953 - Edmund Hilary e Tenzing Norgay atingem o cume do Everest
> 1980 - Faleceu Maximiano de Sousa (Max)
> 1987 - Porto, Casa de Serralves abre ao público
AC

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Rússia propõe nova ronda de negociações com Ucrânia para a próxima segunda-feira em Istambul.

Mal que pergunte, que fantásticos resultados sairam da primeira ronda de negociações (??) também acontecida na Turquia?
AC

AUSÊNCIA  DE QUASE TUDO

Casualmente, estou a olhar para o televisor, para ver se ouço os resultados finais do apuramento que falta para definir os quatro mandatos, Europa e fora dela.

Comecei por estar a ver a RTP3 e apareceu-me um senhor do PS, Pedro Vaz.

Ouvi-o . . . . foi só mais uma confirmação de que estão a leste da realidade. 

Não perceberam, não percebem e, creio, não vão perceber. 

A linguagem do costume, responsabilidade do PS como sempre foi, responsabilidade do PS como sempre foi . . . 

Que tristeza de paleio. Lamentável.

AC

TURISMO  NA  ALDEIA 

Autocarros: Sábado, até às1600 horas vi chegarem 9 autocarros.
Adicionando as constantes chegadas de carros e motas. . . . . .
muita gente . . . . . 
Dizem-me, e parece que corresponderá à realidade, que a esmagadora maioria dos asiáticos aterra em Madrid e vem à Beira-Baixa (Monsanto, Idanha-a-Velha, Penha Garcia) de Autocarro. E regressa.
AC

AC

GRUPOS  de  PESSOAS

Uma médica foi ameaçada e uma enfermeira empurrada esta segunda-feira no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, adiantou fonte da PSP à TSF.
De acordo com as autoridades, as agressões aconteceram depois de um confronto entre oito pessoas da mesma família devido à morte de um familiar.

PESSOA - Criatura humana; personagem; indivíduo considerado em si mesmo.

GRUPO - Conjunto de pessoas ou coisas que se abrangem no mesmo lance de vista; conjunto de seres vivos com certos caracteres comuns que servem de base à constituição  das categorias sistemáticas (espécie, género, família, etc.)

Tem havido por aí uma série de gente a recriminar que, relativamente a acontecimentos graves ocorridos no Hospital Curry Cabral incluindo agressões graves a pessoal do hospital e destruição de equipamentos no dito hospital, nenhum orgão de comunicação social tenha referido especificamente a autoria desses distúrbios e agressões.

Ora se pensassem um bocadinho, se tivessem um bocadinho de cultura e conhecimentos, verificariam que estavam a ser incorrectos e injustos.

Como se pode verificar pelas definições que acima recordo, era  extremamente difícil ser rigoroso neste caso.

Reparem:
- Como se poderia ter a certeza se foram pessoas ou se foram indivíduos, ou se foram personagens, ou se foram coisas?

- Como se poderia com rigor afirmar que dos oito referidos nas notícias, quais eram seres vivos ou coisas? Além do mais teriam caracteres comuns?

Os portugueses são mesmo insuportáveis. Tadinhos dos OCS.

Tenham uma boa 4ª Feira. Saúde.

E boa sorte, pois às vezes podem cruzar-se com certas pessoas, ou com certos indivíduos, ou com certas coisas, ou com certos personagens, e é então preciso ter muito cuidado, e distinguir bem quem nos aparece pela frente. Porque, legitimamente, fica-se com dúvidas.

AC

 

AC

HISTÓRIAS

AC

28  MAIO  2025
> 1905 - Lisboa, inauguração do jardim Zoológico
> 1908 - Nasce Ian Fleming
> 1922 - Nasce José Craveirinha
> 1926 - Portugal, revolução do 28 de Maio, queda da I República
> 1952 - Porto, inauguração do estádio das Antas
> 1961 - Londres, fundação da Amnistia Internacional
> 1963 - Desaba a cobertura das gares da estação ferroviária do Cais do Sodré provocando muitas dezenas de mortes e feridos
> 1979 - Grécia assina tratado de adesão à CEE
AC

terça-feira, 27 de maio de 2025

FLORES NA ALDEIA
No meu balcão.
António Cabral
AC
POR  AÍ
AC

Bom dia.
Estive a olhar de novo para este meu livro e, creio, Putin, Zelensky, Trump, Macron, Metz, Starmer e outros, se calhar riem-se dele!
Estarei enganado?

Tenham um bom dia, saúde e boa sorte.

AC
PORTUGAL
DEMOCRACIA  e  REALIDADE
Os Homens, as Coisas, as Palavras

"Entre os homens e as coisas estão as palavras.
Há muitos que usam as palavras supondo que são as coisas!
Quem usa as palavras supondo que são as coisas ilude-se, apenas, ou também pretende iludir.
Mas nem todos os que ouvem as palavras se iludem".

AC

FERNANDO  NAMORA

AC

DRAGÃO 

Estes cinco são apenas alguns dos vários cartazes em tela que foram colocados na aldeia depois das filmagens desta conhecida série. Já lá vão uns tempos.

Houve uns selvagens que cortaram muitos dos cartazes. São poucos os que deixaram incólumes.

Aparentemente, admito que terá havido quem tivesse tido a decência e coragem de se chegar a uma criatura que por cá anda há anos, e dar-lhe a entender que se mais cartazes fossem cortados mesmo não havendo provas ou apanhado alguém em flagrante, haveria maneira de se fazer justiça por mãos próprias e também sem testemunhas sobre quem se desconfiava. Fosse justo ou injusto.

Desconheço se isto tem alguma correspondência com a realidade.
Uma coisa é certa, mantêm-se intactos uns quantos cartazes.
AC