quarta-feira, 18 de outubro de 2017

DESARMADO, OU............ ENGARRAFADO?
Tempos atrás, um homem da minha profissão, mais velho, e que há muito prezo, utilizou a expressão supra para, suponho eu atrevidamente, querer chamar à atenção dos colaboradores do blogue que ele administra para um crescente e evidente marasmo, ausência de colaboração, sendo evidentes duas honrosas excepções, acho eu!.
O meu ponto aqui não é acerca desse blogue, mas sobre o momento que Portugal vive.
Portugal está desarmado, e não é por causa do que desapareceu ou não de Tancos e agora curiosamente uma parte apareceu hoje numa zona perto da Chamusca, depois de uma denúncia que, julgo ter percebido, envolveu a colaboração da GNR de Loulé. 
Portugal está fragilizado.
A sociedade portuguesa está esfrangalhada.
Como ouvi hoje dizer e concordo plenamente, continuam por aí várias com faro táctico político mas visões curtas isto é, que se vão safando e safando os seus amigos, correligionários, alguns dos seus familiares, as suas máfias. Situação generalizada e com todos os matizes de cores políticas.
Mas existem uns mais que outros, e é observar a ninhada iniciada no tempo de Mário Soares, sim, Macau. E que prolifera.
Atente-se na gestão da crise de hoje e repare-se no curriculum das criaturas, onde e como começaram. Não estou a inventar nada.
Portugal está doente, há muito tempo, e todos o sabem.
Agora, ontem á noite, o Presidente da República falou e iniciou, porventura, uma pequena revolução. 
Ou melhor, creio que quer que ela se faça.
Estou céptico que uma grande reviravolta venha a acontecer. 
Vou aguardar.
Até porque, centrando-me apenas na questão da floresta, todos mentem, todos esquecem rapidamente, todos falam com muita elevação e quase choram na AR mas,...........enganam sempre e continuamente os portugueses.
Melhor, continuam a enganar a esmagadora maioria dos portugueses. 
Eu não me calo, por muito que António Costa me considere infantil e até, se falasse comigo, me pudesse atirar com aquele ar tonto - não me faça rir.
Ah, os grandes autarcas......sim, muitos revolucionaram os seus concelhos e as suas freguesias. Houve muita obra e melhoria.
Mas, ficando-me na floresta e nos campos, quantos presidentes de câmara e de junta de freguesia ao longo das décadas trataram de obrigar cidadãos a limpar terrenos? Coercivamente, metendo queixas, GNR e por aí fora? A limpar matas? Quantos denunciaram o desconhecimento dos donos de terras nos seus concelhos e as inerentes consequências disso? Etc. 
Não, não me venham com conversas, quero ver documentos carimbados, datados e respostas obtidas ou não.
Sim, porque "incomodar" os cidadãos poderia criar um gradual problema de votos, certo? CERTO???
E depois, não é, a base dos partidos está muito pelos autarcas, depois pela associação de freguesias, e de municípios, etc.
O Presidente Marcelo sabe isto, certo?
Os políticos idem, certo?
Onde estão os registos da AR que comprovem as batalhas promovidas ao longo dos últimos 25 anos pelo PCP, pelo BE, para aumentar drasticamente, exponencialmente, as verbas nos OE para prevenção de fogos, para gestão de combustíveis/ biomassa, para formação de pessoal? 
Estou completamente farto de arautos da soberba. 
PS, PSD, CDS, também bem podiam estar mais calados.
E este é o problema, o compadrio, o nepotismo, a promiscuidade, a corrupção, a nomeação de incompetentes como o que começou abençoado por um CAPO, e como o CAPO subiu no partido e na vida ele foi atrás, e acabou num alto poleiro, mas também acabou de forma patética. 
O CAPO deve andar caladinho, a fiscalizar e a tratar de outras coisas, as outras coisas, das várias.
De maneira que, lembrando-me do meu prezado amigo, vou usar a expressão e a fotografia dele. 
Portugal está engarrafado e, temo muito, que nos queiram colocar na boca a rolha da garrafa. Vamos aguardar.
Eu não me calo.
António Cabral




Sem comentários:

Enviar um comentário