DOMINGO
"Colhamos flores.
Molhemos leves
As nossa mãos
Nos rios calmos,
Para aprendermos
Calma também."
AC
Se tentaste fazer alguma coisa e falhaste, estás em bem melhor posição que aqueles que nada ou pouco tentam fazer e alterar e são bem sucedidos. O diálogo é a ponte que liga duas margens. Para o mal triunfar basta que a maioria se cale. E nada nem ninguém me fará abandonar o direito ao Pensamento e à Palavra. Nem ideias são delitos nem as opiniões são crimes. Obrigado por me visitar
TENHO de IR VER . . .
Tenho de ver se consigo verificar da veracidade disto:ORA IMAGINEM LÁ
AS NULIDADES
Peguem em várias nulidades.
Apenas porque têm a cor do partido, apenas porque começaram como "jotinhas", coloquem-nas em certos cargos, certos gabinetes, certas delegações, certos postos chaves da máquina do Estado, ou façam as nulidades rodar por junta de freguesia, depois câmara municipal, novamente assessoria, e rapidamente por uma distrital do partido, ou mesmo colocar as nulidades como deputados/as, e………………. esperem pelos resultados.
Os resultados?
Maus?
Não é de admirar, mas a culpa dos maus resultados, das broncas, dos lapsos, das vigarices, etc., nunca é das nulidades, é dos serviços e dos porteiros.
Só diz o contrário quem é do contra, como eu, certo ?
AC
PAZ, GUERRA, PAZ
Não é pelo facto de estarmos formalmente em paz que podemos abandonar conceitos de defesa e de segurança.
Tal como não é por os carros serem hoje mais seguros que devemos esquecer as boas regras da condução.
Tal como não é por haver vacinas para praticamente tudo que devemos ser descuidados com a nossa saúde e segurança física.
Ah, a propósito de vacinas para quase tudo, há de facto para quase tudo, infelizmente não há para tudo.
Não existem, por exemplo, vacinas para afastar certos energúmenos que nos infernizam a vida e nos entram em casa através das TV e Internet.
Infelizmente, não há vacinas de decência e dignidade para inocular a gentalha habituada a servir-se em vez de servir a sociedade.
AC
INSTITUIÇÕES, SEMPRE A FUNCIONAR
Parlamento prepara-se para adiar candidaturas ao Conselho de Estado, Provedor de Justiça e TCPOLUIÇÃO VISUAL - LIXO
Dirão alguns, eh pá que chato, a 2ª volta foi há 12 dias apenas, ainda não tiveram tempo de remover tudo.
OK, veremos então a 8 de Março e outra vez a 8 de Abril.
A experiência de décadas passadas diz que muitos meses depois de eleições os cartazes perduram em muitos locais. Poluição visual.
Uma sociedade que, numa coisa tão simples, demonstra há décadas inépcia, desleixo, desrespeito pelos concidadãos, desrespeito pelo ambiente, ausência de organização, é capaz de resolver coisas mais difíceis?
Como limpeza regular de sarjetas, como poda das árvores em tempo devido para evitar desgraças como as recentes em várias ruas do país, como agora a urgente necessidade de remover as centenas de milhar de árvores tombadas antes que chegue Junho /época de incêndios?
Ou como muitas chamadas casas (??) construídas ilegalmente por todo o país, ou como a desorganização do lixo em que as câmaras municipais se mostram impotentes para criar regras e procedimentos de modo a evitar que as pessoas coloquem tudo na rua quando podiam reter muita coisa em casa até data definida para recolha de monos por exemplo?
ETC. ETC. ETC. ETC. ETC. ETC.
AC
21 FEVEREIRO 2026
RECORDANDO
SISMOS/ TERRAMOTOS
Registaram-se pouco depois do meio dia de hoje dois abanões que marcaram 4,1 de intensidade.
Presumo que, felizmente, não houve registo de pessoas magoadas.
Presumo, também, que poucos ou nenhum danos físicos/ materiais existirão em consequência do abanão.
Não sou "sapiente" destas coisas mas arrisco dizer que estes abanões constituem um pequeno relaxar das tensões que se processam debaixo dos nossos pés, lá nas entranhas da terra.
Não sou "sapiente" destas coisas mas arrisco dizer que desde que não ultrapasse o valor de 5,0 não teremos problemas especiais.
Acima disso é que creio começa a ser complicado.
Era simpático que a mãe natureza nos poupasse a coisas dessas.
Bem basta o que tivemos nas últimas semanas, e atingiu centenas de milhares de concidadãos.
Bem basta ter de continuar a ouvir o Ventura e os centuriões, e mais uma série de palhaços em todos os partidos sem excepção.
AC
O PENICO
Este penico é nosso, é de louça, e está em excelentes condições de conservação (nunca terá sido usado para os fins próprios).
Mas lembrei-me do penico ao pensar no que por cá vai, e no que lá por fora se passa.
E vai daí fui procurar nos milhares de fotografias arquivadas no computador e encontrei.
Voltando portanto ao penico.
Como disse, está em óptimas condições, está a ajudar a decoração num canto da sala na casa na aldeia.
Tem uma história que eu conheço.
Era da casa da irmã (já falecida) mais velha da minha falecida sogra, que vivia em Penamacor, num casarão imenso a dois passos do edifício da câmara municipal.
A senhora não tinha filhos e quando o tio Júlio faleceu (marido) várias coisas ela passou logo para as irmãs; a maior parte do espólio e do património reverteu para as irmãs no seu passamento cerca de dois anos depois.
Em vida, depois do tio Júlio nos deixar, entre outras coisas "cacei-lhe" este penico. Ela garantiu nunca ter servido os "propósitos". Acredito, pois estava numa salinha de uma outra casa dos tios com outras coisas a decorar o compartimento.
Terá sido de um avô do tio Júlio que, dizia-se na família, gostava apenas daqueles "célebres" penicos altos, de esmalte ou de zinco, com tampa de madeira. Autênticos sofás privados de um só lugar!
Conheci um desses, em Portalegre, em casa da irmã mais velha da minha avó materna (eram sete salvo erro, e um irmão); terá sido algures cerca de 1957, era eu pequenito mas impressionou-me.
Este nosso penico de louça terá portanto pelo menos qualquer coisa como 120/ 130 anos.
Tem uma outra história/ faceta: está de lado como se pode ver na fotografia, para não deixar dúvidas quanto a que objecto será.
Uma coisa é certa, é uma bela peça de louça, tem inestimável valor sentimental, pessoal, familiar. Há já bastante tempo que mostra orgulhoso a asa!
António Cabral (AC)
(*) recordo-me como se fosse hoje: Capeto construiu a cantoneira, a nossa (mesmo nossa) primeira cama de casal com um desenho fantástico, as duas mesas de cabeceira extremamente originais, a mesa da sala de jantar (o tampo tem uma espessura de praticamente 4,5 cm, tem de diâmetro 120 cm sendo duas meias luas pois pode levar ao meio uma tábua de 45 cm), seis cadeiras com fundo e costas em cabedal a sério, uma pequena cómoda e dois varões para cortinados. Tudo, custou uns na altura não exactamente baratos 17,5 contos. Está quase tudo na aldeia.