quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Madeira disponível para ajudar no combate aos fogos no continente
A secretária esclarece que a disponibilização da força regional foi concretizada após avaliação das condições meteorológicas na Região Autónoma da Madeira, que se mantém com "risco reduzido de incêndios nos próximos dias
"

Está bem posicionada para o concurso - anedota da semana
AC

CONTORCIONISMO

Contorcionismo é uma actividade de grande parte de políticos, elites, titulares de órgãos de soberania, jornalistas, comentadores, etc.

Contorcionismo que, na maioria das vezes, se veste de demagogia, de mentira descarada, de selectiva ausência de memória, de deturpação, de narrativa desavergonhada.

Estou a lembrar-me do tema habitação e, por exemplo, dos pequenos videos onde se relembra a despudorada ausência de vergonha na cara de António Costa e as suas promessas, como já recordei em postal separado, e sucessivamente repetidas ao longo dos seus governos.

Estou a lembrar-me do tema SNS, em que uns quantos berram/ bramam/ gesticulam/ esganiçam-se em defesa do SNS mas, depois, tiveram um rapazote amigalhaço a cortar verbas umas atrás das outras, com as inerentes e funestas consequências para o SNS e, claro, utentes.

Estou a lembrar-me do tema ensino, desde os desavergonhados/as que rasgam as roupas pela escola pública mas metem os filhos na escola Alemã e outras, para lhes abrir horizontes, a Nuno Crato e as suas sucessivas mais que discutíveis posições, a João Costa e a sua inacreditável ausência de vergonha na cara.

Estou a lembrar-me dos incêndios que não se podiam repetir senão . . . .agarrem-me que me vou embora.

Estou a lembrar-me das Forças Armadas (FA), onde sucessivos governos PSD e PS rebentaram com a instituição militar e, 50 anos depois, ainda não conseguiram definir que FA o país deve ter.

Estou a lembrar-me do caos inerente à extinção do SEF, do caos que se vive ao mesmo tempo que os do costume berram irados pela integração e etc.

Estou a lembrar-me, por exemplo também, de um artigo de 2016 em que uma conhecida jornalista referia a louvável democrática e humanista organização que havia sido a LUAR.
Aliás uma coisa interessante, conferindo com condecorações outorgadas a algumas eminências dessa organização. 

A propósito aliás de certas "organizações", o Estado Novo, o regime antes do 25 de Abril era, no mínimo, deplorável em vários aspectos. 

Mas, se não estou enganado, quanto a assassínios sobretudo a PIDE e a sucessora DGS, eram umas "especialistas".

Mas lembro, também, que depois de 25 de Abril e já com o regime felizmente bem consolidado, repito, já com o regime felizmente bem consolidado, aconteceram assassinatos, sendo um dos mais notórios o do então director-geral Castelo Branco.

Enfim, sempre me pareceu e continua a parecer que há muita  gentalha que continua com conversa da treta, quase nada solucionando, esquecendo que a primeira coisa a ter em conta numa casa é tratar das necessidades das pessoas dessa casa. Mas n realidade e não no mundo das proclamações politicamente correctas. Básico!

Na "casa" Portugal, como se continua a tratar das necessidades das pessoas dentro desta "casa"?

Boa sorte, boa semana, saúde.
AC

18  SETEMBRO  2024
> 1499 - Vasco da Gama chega a Lisboa de regresso da Índia
> 1793 - EUA, George Washington coloca a primeira pedra no início da construção do Capitólio
> 1851 - Primeiro número do jornal New York Times
> 1865 - Porto, inauguração do Palácio de Cristal
> 1877 - Faleceu Alexandre Herculano
> 1948 - Faleceu Ângelo Cottinelli Telmo
> 1956 - Fundação do PAIGC
> 1970 - Faleceu Jimi Hendrix
> 1981 - França, abolida a execução por guilhotina
AC

terça-feira, 17 de setembro de 2024

PORTUGAL
O costume.
Os incêndios. 
O costume.
A miséria, a tragédia.
O costume.
Os negócios com os incêndios.
O costume.
Como em 2017 com os "rosáceos", supervisionam!
O costume.
Não devem tardar umas declarações do papagaio-mor.
O costume.
Desgraçado Portugal.
O costume.
AC

Isto acima escrevi há mais de 30 horas.
Estou sentado no sofá, acabado de almoçar, em casa, uma bela Lasanha.
E estava aqui a pensar, haverá neste momento algum distrito onde porventura não esteja alguma coisa a arder?

Lembrei-me do Algarve.

Será que os pirómanos, perdão, as alterações climáticas já repararam nisso?
Toca a atear fogos pela calada da noite, perdão, oh alterações climáticas provoquem lá um incendiozito! Só mais um!
AC 

O  PEIDO . . . . . . 

. . . . "o peido que esta senhora deu, não foi ela, fui eu!

Ouvindo tanta vacuidade, tanta pouca vergonha, tanta desfaçatez, tanta falta de carácter, lembrei-me dele, do autor, e da frase.

Tenham um bom dia. Saúde.
AC

MEMÓRIAS
Não sei bem porquê recordei-me dos geringonços e das geringonças, sempre defendendo a escola pública mas com os filhos nos colégios particulares, "para lhes abrir horizontes", e lembrei-me a seguir e com bastante saudade de algumas coisas de quando andei no então chamado Liceu Nacional de Oeiras. 


Fernão Lopes, entre outras coisas guarda-mor das escrituras da Torre do Tombo no seu tempo, cronista e historiador, Gil Vicente considerado salvo erro o fundador do teatro português, João de Barros, cronista-mor do reino, Damião de Góis que muito se entregou a missões comerciais e diplomáticas e foi também cronista, Pêro Vaz de Caminha e a sua carta do "Achamento do Brasil", Fernão Mendes Pinto e a sua "Peregrinação", Luís de Camões e os "Os Lusíadas", Rodrigues Lobo, poeta e prosador, Padre António Vieira, grande orador, vasta obra de sermões e muitos outros escritos, Nicolau TolentinoBocage com os seus sonetos e poesias, Almeida Garret, poeta, dramaturgo, romanceiro, Alexandre Herculano, romancista, polemista, investigador e historiador, Camilo Castelo Branco escritor de inúmeras obras, Júlio DinisJoão de Deus e a sua famosa "Cartilha Maternal", Antero de Quental e os seus sonetos, Eça de Queirós uma vida recheada de cargos e viagens e senhor de uma prosa fina e acutilante, Ramalho Ortigão, o historiador Oliveira Martins, poeta Cesário VerdeGuerra Junqueiro e o seu célebre "Finis Patriae", Júlio DantasFernando Pessoa e a sua "Mensagem", Florbela EspancaFerreira de Castro e a sua "Selva", Miguel Torga os seus poemas livros de contos  e novelas, José Régio poeta romancista dramaturgo.

Já lá vão muitas décadas.
AC

AMIGALHAÇOS
Todos tão amigos. 

Em todos os partidos. 

E todos lembram sempre, "é um partido plural".
AC

17  SETEMBRO  2024
> 1710 - Faleceu o Padre Manuel Bernardes
> 1768 - Faleceu o arquitecto Manuel da Maia, criador do Aqueduto das Águas Livres e coordenador da reconstrução de Lisboa pós terramoto de 1755
> 1787 - Filadélfia, delegados de 12 estados (Rhode Island não se fez representar) assinam a Constituição dos EUA
> 1850 - Nasce Guerra Junqueiro
> 1853 - Início da construção da linha ferroviária de Lisboa à fronteira com Espanha
> 1901 - Nasce José Régio
> 1961 - Despenhou-se sobre a Rodésia do Norte (futura Zâmbia) o avião que transportava o Secretário-Geral da ONU Dag Hammarskjold
AC

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

PORTUGAL
O costume.
Os incêndios. 
O costume.
A miséria, a tragédia.
O costume.
Os negócios com os incêndios.
O costume.
Como em 2017 com os "rosáceos", supervisionam!
O costume.
Não devem tardar umas declarações do papagaio-mor.
O costume.
Desgraçado Portugal.
O costume.
AC
FOTOGRAFIA
Aqui amarraram muitos barcos, muitas embarcações, num passado longínquo
AC
O  COSTUME
E arde, arde, arde, arde, arde, arde, . . . . não devem tardar as explicações e irritações do senhor ex-ASAE e outros do mesmo calibre, e entretanto . . . oh Europa venham cá ajudar.

E isto com uma estimativa de que fogos com este vento seriam dois dias.
Se fossem mais dias . . . .

A pedido da minha mulher vim à sala olhar o televisor: imagens dantescas e obviamente identificativas de país do terceiro mundo.

Claro que os ditos "importantes" (????) falam (e mentem), comportam-se e levam a vidinha à moda de 1º mundo desenvolvido, 
É Falcon para lá e para cá, almocinhos e jantarinhos à conta de todos nós, aberturas de anos disto e daquilo, e inaugurações, e encerramentos disto e daquilo, vacuidades e imbecilidades sem fim à vista.

Entretanto, enquanto lhes servem ou não a "Vichyssoise" nos palácios e nas pomposas salas de jantar perto dos gabinetes, arde e arde e arde e arde e, infeliz e tragicamente, pessoas a falecer devido aos incêndios.

O Portugal do Marcelo, do Barroso, do Augusto, do Pedro, do António, do Rodrigues, do Tavares, do António, do César, do Lopes, do Mário, da Mariana, da Martins, do Raimundo, do André, de tantos do mesmo calibre em que só na semântica são distintos.

Aguardemos.

Cuidem-se, saúde, tenham o melhor dia possível.
AC
Pedro Nuno Santos afirma que PS lutará para defender e continuar a investir no SNS. 
Pedro Nuno Santos publicou mensagem nas redes sociais destinada a assinalar os 45 anos do SNS que diz ser "uma das maiores conquistas coletivas da nossa sociedade"
.

Sr Pedro, enquanto durante anos o seu colega de partido (ou não é de facto, em termos práticos, concretos?) cativou e cativou e cativou verbas, e os serviços como o SNS sofreram sofreram, sofreram e estão ainda a sofrer, o que é que o sr Pedro fez, quanto se indignou o senhor?
Era só para eu saber!

AC
FOTOGRAFIA
AC


Guerra  RÚSSIA - EUA (via Ucrânia)
Já o escrevi diversas vezes, mas nunca é demais repetir: não há história, passado de séculos, laços profundos culturais, sociais, étnicos  etc., que justifiquem no século XXI uma invasão, uma agressão militar.

Vem estas linhas a propósito do que li via internet e que agora reproduzo:
- NATO em guerra contra os russos? 
Alerta de Putin é "forma de criar medo na totalidade dos países" da aliança atlântica.
As explicações são de Arnaut Moreira. 
Em declarações à TSF, o major general refere que a afirmação do presidente russo faz parte da estratégia da "guerra psicológica" de Putin.

Cidadão comum e ignorante destas coisas, e ainda por cima esmagado pela sapiência da maioria dos comentadores civis e militares sobre este assunto e outros conflitos, quem sou eu para discordar de tão doutos pareceres.

De qualquer modo, nesta guerra e, creio, que particularmente desde o início de 2023, uma das coisas que está no auge há meses e sempre a ferver é a guerra psicológica, quer por parte do inarrável Putin quer por parte do não menos inarrável Zelensky.

Muita gente estará esquecida, ou é ignorante, e as camadas mais jovens é quase certo que desconhecem.
Até à queda do muro de Berlim, até ao desmantelamento do Pacto de Varsóvia, houve uma guerra latente iniciada logo depois do fim da II GG.

A URSS abocanhou os "Bálticos" e, à sombra do Pacto de Varsóvia, aquilo que hoje é a Federação Russa, mais os vários países acabados em "Tão", mais Hungria, Polónia, Roménia, a então Checoslováquia, a então Alemanha Oriental (democrática . . . ??) (esqueci algum?) 
estava sob a "democrática pata" moscovita, uma santa irmandade, sendo que a Albânia e a então Jugoslávia viviam uma ligeira e suportada autonomia face a Moscovo.

Checoslováquia e Hungria tiveram a dada altura uns arroubos de independência . . . . foram . . . . "democraticamente acalmados"! 

Do lado dos EUA, não houve invasão de países Europeus, mas a NATO estava/ esteve às portas do "Urso". A designada Europa Ocidental estava (e continua) subordinada aos ditames e interesses dos EUA, a Europa viveu/ vive sob o "protector chapéu nuclear americano".
Houve mísseis americanos estacionados na Alemanha, mísseis americanos estacionados na Turquia etc. Do lado de lá, equivalência.

Houve uma guerra, uma guerra fria, teoricamente entre o Ocidente (EUA+Europa+Canada+ Austrália+ Nova Zelândia) ou com outra semântica essencialmente EUA contra URSS.
Essa guerra viveu alguns momentos muito perigosos mas, felizmente, não se chegou a puxar o gatilho. De nenhum dos lados.
E houve muita guerra psicológica, muita propaganda, muito estímulo para o crescimento do sistema militar industrial sobretudo americano.

Não caíram mísseis em qualquer das duas grandes partes opositoras.
Mas houve nesses anos coisas curiosas nunca esclarecidas.
Quantos submarinos americanos e da URSS desapareceram sem uma explicação plausível, confessada? Talvez danos colaterais, adiante.

Dizem os comentadores caseiros que é tudo guerra psicológica do Putin. Há muita, obviamente mas, e do Zelensky, e do lado ocidental?

Não é por acaso que, se lá no fundo aos EUA apetecerá imenso dizer - oh Zelinho, podes atirar alguns dos nossos mísseis, não muitos, e não para Moscovo nem centrais nucleares - estão e continuam muito renitentes e a ponderar o assunto pois, certamente, assim que começassem a cair mísseis mais perto de cidades importantes ou mesmo dentro de Moscovo, Putin não iria ficar muito calmo, pois não? 

Qual seria o salto na escalada militar, do lado de Putin?
Oh, como dizem os famosos especialistas caseiros, Putin ficar-se-ia pela PSIQUE?
Hummm . . . . .

Aguardemos, e aguardemos que haja ponderação, ou estaremos fritos.
AC
CONTEXTO
CONTEXTO - encadeamento das ideias de um escrito ou discurso ; argumento; composição; contextura.

Será surpresa para alguns mas para muitos como eu, não é surpresa.
Não é surpresa nenhuma. 
NENHUMA.

Vem isto a propósito de dislates sucessivos a que há décadas certas criaturas se permitem, com a descomunal ausência de vergonha na cara que lhes é conhecida e a que juntam, normalmente, arrogância, incompetência, ordinarice, falta de educação, e a mais completa ausência de noção das responsabilidades e de sentido de Estado.

Claro que todo o pequeno deslize é logo aproveitado pela gentalha da comunicação social, mesmo pequeno deslize sem intenção de ser uma proclamação bacoca/ patética.
Mas, lá está, há uma diferença enorme entre ser estadista e Betinho patético.

É como estamos.
Desgraçado Portugal, desgraçados de nós cidadãos comuns com este tipo de gentinha tão "piquena" (Manuela dixit).
AC
16  JULHO  2024
DIA INTERNACIONAL para a PRESERVAÇÃO da CAMADA de OZONO
> 1732 - Explode o paiol de pólvora do castelo de Campo Maior
> 1769 - D. José I atribui o título de Marquês de Pombal a Sebastião José de Carvalho e Melo
> 1855 - Lisboa, inauguradas as primeiras estações de telégrafos, no Terreiro do Paço, nas Cortes e Palácio das Necessidades
> 1855 - Aclamação de D.Pedro V
> 1920 - Nova Iorque, Wall Street, ataque à bomba causa dezenas de mortes e centenas de feridos
> 1932 - Ghandi faz greve de fome em protesto contra a decisão Britânica de separar o sistema eleitoral por castas
> 1977 - Faleceu Maria Callas
AC

domingo, 15 de setembro de 2024

G7 condena exportação de mísseis
G7 condena exportação de mísseis iranianos para a Rússia
Ministros alertam para o desprezo das autoridades iranianas que "representa uma nova escalada do apoio militar iraniano à guerra".

Não saímos disto.

Se é o Irão, a China, a Coreia do Norte, ou outro qualquer a fornecer material à Rússia , EUA, G7, Europa Ocidental, NATO, logo berram "aqui d'El Rei"!

Se é EUA, Reino Unido, Alemanha, Polónia, Turquia, França, ou outro qualquer a fornecer material à Ucrânia , logo Putin berra "aqui d'El Rei"!

Não saímos disto.
AC 
C  U  L  T  U  R  A
Calçada de Carriche
Luísa sobe,
sobe a calçada,
sobe e não pode que vai cansada.
Sobe, Luísa,
Luísa sobe,
Sobe que sobe,
sobe a calçada.

Saiu de casa
de madrugada;
regressa a casa
é já noite fechada.
Na mão grosseira,
de pele queimada,
leva a lancheira 
desengonçada.
Anda Luísa, 
Luísa sobe
Sobe que sobe,
sobe a calçada
. . . . . . . . 
(António Gedeão)
AC
A  PROPÓSITO . . . .

Bom dia.

A propósito do que corre por aí, lembrei-me daquela máxima - o político honesto pergunta o que é que recomenda uma dada pessoa; já o político corrupto, QUEM!

Tenham um bom Domingo.
Cuidem-se, saúde.
António Cabral (AC)
C Ã O  ????
AC
No Porto, na sexta-feira, o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, defendeu que a construção de 59 mil casas até 2030 anunciada pelo Governo traduz "um recuo face àquilo que estava previsto" pelo anterior executivo.

Um recuo face a quê?

Eu não faço a mínima ideia se este anúncio do actual governo é uma coisa com pés e cabeça, ponderada, equilibrada, ou se é mais uma aldrabice dos políticos.

Mas esta criatura sem vergonha na cara estará a pronunciar-se com referência por exemplo a isto?
AC
15  SETEMBRO  2024
> 1765 - Nasce Bocage
> 1793 - Portugal ajuda na Campanha do Rossilhão
> 1900 - Primeiro número do jornal "O Mundo"
> 1916 - IGG exército britânico emprega pela primeira vez veículos blindados
> 1978 - Muhammad Ali vence Leon Spinks troando-se pela terceira vez campeão mundial de boxe de pesos pesados
> 1979 - Criação do SNS
> 2008 - Banco Lehman Brothers implode
> 2012 - Portugal, manifestação - que se lixe a Troika

sábado, 14 de setembro de 2024

LAREIRA
Foi limpa em Maio. Está pronta para a nova época, a começar por volta de meados /final de Outubro, dependendo das "ofertas dos deuses atmosféricos"


AC
SEXTA FEIRA PESADA
Podem com toda a legitimidade considerar o título entre o esquisito o estranho ou outra coisa qualquer.

É uma questão de semântica, de contexto, é porque sim 😎!

Uma senhora conhecida da minha mulher, e uns anos mais velha, convidou-nos para o seu jantar /festa de aniversário de celebração de 80 anos de vida.

Portanto, "pesada" porque obrigando a certos preparativos, particularmente do lado feminino, "pesada" devido a despesas não "orçamentadas" apenas muito ligeiramente aliviadas porque a "janta" foi à borla, "pesada" porque na mesa de 10 nem todas as companhias eram as mais convenientes ou desejadas, enfim, se houve momentos de grande risada por inerente boa disposição a realidade é que foi uma "estucha"!

Por estas e por outras fujo o mais que posso deste tipo de celebrações, em que este decorreu como outros no passado, em que colocam uma pessoa a tentar-se com salgados e bebidas a partir das 1900/ 1930 horas (eu defendo-me, mas é uma chatice, bebi água, comecei a dar ao dente apenas já sentado na mesa) e tens 40 a quase 50 minutos entre pratos e por isso, como ontem, mando sempre às urtigas uma boa parte dos comestíveis, entradas nada, e depois, fico-me por um prato, e bolo final e a porcaria do espumante deixo para outrem.

Uma estucha!
É a vida, já dizia o "pastoso".
AC
EM QUASE TUDO NA VIDA, 
ENTRAR É MAIS FÁCIL QUE SAIR

5 QUISERAM PROVAR QUE NÃO É EXACTAMENTE ASSIM!

BOM SÁBADO. SAÚDE
AC
P O I S
AC
14  SETEMBRO  2024 
> 1563 - Brasil, portugueses e índios Tamoios assinam o armistício de Iperoig
> 1843 - Nasce Henrique Barros Gomes
> 1852 - Faleceu Arthur Colley Wellesley, 1º Duque de Wellington
> 1867 - Suposta data de lançamento do livro O Capital de Karl Marx
> 1928 - Alexander Fleming descobre a penicilina
> 1982 - Faleceu Grace Kelly
> 2003 - Faleceu Vitor Damas
AC
EXACTAMENTE  
. . . o problema deles é mesmo falta de carácter.

Entre outras coisas, acrescento.
AC
FOTOGRAFIA
AC

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

N

ACPN - autoridades competentes de porra nenhuma!

Persistem, há décadas e décadas e décadas, desgraçado Portugal.
Cada vez que olho à nossa historia desde 1700. . . . .

É a vida, já dizia o pastoso.

Tenham um bom final de semana, tenham um bom fim de semana.
Saúde.

António Cabral (AC)
PRESIDENTE  da  REPÚBLICA 
Nestes 50 anos da nossa história mais recente, tivemos um primeiro PR por força das circunstâncias isto é, teve que ser, pois os que queriam o outro resignaram-se, temporariamente, mas o ego dele e o não perceber completamente ou não aceitar os tempos diferentes  decidiram-no a fazer asneiras e depois a sair, e então, o outro passou a exercer o cargo.

Esse outro, muito mal disseram dele, insultaram-no insolentemente muitas vezes mas, na realidade e é obviamente a minha opinião, era um homem muito inteligente, sagaz, esperto, e bem conhecia a maioria dos que o rodeavam, e dos que o queriam sacanear e sacanear o país.

É minha opinião que a sua acção persuasiva e persistente sem arroubos de ego salvou o país de tempos muitos complicados.
E veio finalmente a Constituição.

Tivemos então um que as décadas depois confirmaram o que se sabia, como qualquer um de nós tinha/ tem defeitos e qualidades, e muito contribuiu para o sossego no país. As décadas mostraram a sua elevada estatura moral e ética e tem sido sua regra de vida servir e não, servir-se.

Seguiu-se-lhe quem como nós tinha defeitos (terríveis) e qualidades (algumas notáveis) e sempre se pautou por uma atitude de monarca absoluto.

O seu sucessor soube inteligentemente alcandorar-se ao "podium" causando grande azia ao pastoso conspirador de sótãos, que teve de resignar-se.
Independentemente de não se concordar com tudo o que protagonizou,
demonstrou sobejamente ser um homem educado e decente.
Posso estar enganado, mas a independência de Timor-Leste a ele muito deve, e recordo a extraordinária intervenção dele em inglês que arrasou tudo e todos. Simplesmente brilhante.

O seguinte, com defeitos (alguns bem terríveis) e várias qualidades, é daquelas pessoas que causam paixões e ódios. Polarização extrema que, creio, pouco justificável, num polo e no outro.
Pessoalmente, creio que nenhum justifica um exacerbar como por vezes se vê. Crítica dura sim, e eu sou dos que já escrevi sobre ele coisas bem assertivas e duras, e creio que assistindo-me muita razão. 
Fez bem obrigar Costa e geringonças a assinarem um acordo.

E eis que entrou o comentador.
O Palácio de Belém tem, se não estou enganado e entre muitas coisas, o pátio dos bichos.
Fica assim bem um papagaio a palrar a toda a hora.
Mas deixando a piadola, defeitos e qualidades como todos nós, como os seus antecessores.
Votei nele para o primeiro mandato. Votei Branco nas eleições em que ganhou o 2º mandato.

Lamentavelmente do final do 1º mandato até agora tem piorado sempre. As sondagens bem o mostram.

Inconsequente em muita coisa, estragou de certa maneira uma coisa que fez muito bem e era necessária: fez com que se olhasse para as instituições, creio que tentou e em grande parte conseguiu que os cidadãos se alheassem menos da política, das instituições.

Outra coisa deplorável é a sua permanente tentativa de manipular orgãos, como por exemplo o Conselho de Estado.
Oxalá não faça muitas asneiras até se ir embora.

Até aqui e a partir da entrada em vigor da Constituição tivemos portanto, um militar de ilustre decência e dignidade, dois juristas de qualidade e postura diferentes, um economista, e agora desde 2016 um jurista constitucionalista que não precisa do TC para nada.

E em 2026 teremos outro inquilino no Palácio de Belém.
Perfilam-se já uns quantos candidatos.

Presumo que terá passado pela cabeça de um sentar-se em Belém, um que ansiava voltar a lecionar mas, "coerentemente" (???), sempre se agarrou ao poleiro.
Creio que, felizmente, o seu partido não o quer para tal função.

Temos um "pequenote" que parece ter-se convencido que seguir as mesmas pegadas de Marcelo lhe granjeariam poder para se lançar seriamente na corrida, e que muitos se curvariam.
Não estou convencido que tenha sorte e o partido o indique.

Na mesma zona de influência encontramos quem se diz mais que bem preparado para o cargo. Mas, francamente . . . . 

Avançam alguns e as sondagens por enquanto não lhe estão desfavoráveis, que o herói (???) das vacinas seria um grande candidato embora para muitos fosse um retrocesso civilizacional. 
Respeito essa opinião, mas discordo liminarmente. 
Mas se discordo quanto ao dito retrocesso, também não o quero para Presidente desta estropiada República.

Depois, em outra zona de influência aparece outro Mário.
Um economista, um financeiro, um perito em cativar verbas do OE. Mas as consequências dessas cativações nos serviços públicos e que graves foram, foi tudo culpa de Passos Coelho, nenhuma culpa ele teve. Até por isso um excelente potencial candidato a Belém.

Mas a procissão ainda nem esta alinhada quanto mais no adro da igreja.
Claro que os inarráveis homens das sondagens e os seus amigos que depois muito comentam, falam constantemente de todas as hipóteses teóricas, várias absurdas, incluindo Guterres, Leonor Beleza etc.

Claro que o pastoso mantêm-se calado mas aposto que nem de perto quer política nacional.
Pela minha parte, quero-o bem longe.
Leonor Beleza não está para aturar ao que isto chegou.
Como ela haverá muitos e muitas mais.

Aguardemos.
António Cabral (AC)
ESTAMOS na I REPÚBLICA, parece
Que outra coisa se pode concluir quando, 
- desde que ficaram no poder a partir do início de 2016, os socialistas tudo fizeram para ainda mais amesquinhar as Forças Armadas (FA),
- desde 2016, os socialistas ainda mais "pedras" puseram em cima do processo de amesquinhamento das FA levado a efeito por PS e PSD/CDS sobretudo a partir de 1991,
- quando se ouvem sindicalistas da PSP e GNR publicamente declararem que é um insulto à PSP e GNR as decisões do actual governo sobre aumentos nas FA,

sim, sinceramente, digam-me lá por favor, que outra coisa se pode concluir?

Se estivesse entre nós, facilmente José Medeiros Ferreira explicaria a invocação da I República.
Leiam.
AC

13  SETEMBRO  2024
> 1107 - Possível data de nascimento de D. Raimundo primo de D.Henrique, o pai de Afonso Henriques
> 1276 - Pedro Hispano eleito Papa com o nome de João XXI
> 1321 - Faleceu Dante Alighieri
> 1871 - Fontes Pereira de Melo torna-se Presidente do Conselho de Ministros da Monarquia Constitucional 
> 1923 - Espanha, Primo de Rivera impõe uma ditadura
AC

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

EUTANÁSIA e a DESFAÇATEZ 
A Lei n.º 22/2023 de 25 de Maio regula as condições em que a morte medicamente assistida não é punível, e altera o Código Penal. 

Ora a "técnica" legislativa mais a "técnica" jurídica fazem com que sejam elaboradas leis e, depois, porque muito convenientemente as leis ficam-se pelo genérico ainda que muitas sejam lençóis descomunais, torna-se necessário complementar e daí as usuais regulamentações.

Claro que os juristas virão dizer - não percebe nada do assunto - mas a realidade é que muitas leis da nossa história recente ficam anos por regulamentar ou seja, tenho o legítimo direito de pensar que muitos "artistas" na Assembleia da República e nos sucessivos governos cedem imensas vezes a legislar sobre um determinado assunto, para contentar clientelas e calar por momentos oposições mas, depois, na prática nada passa a ser realidade. Falta a regulamentação.

Salvo melhor opinião a leu da eutanásia inclui-se neste esquema.
É de 25 de Maio de 2023.

Ora sendo eu fraco em matemática, ainda assim parece-me que:
- de 25 de Maio de 2023 em diante podemos contar 6 dias desse Maio, mais os restantes meses de 2023 (6+30+31+31+30+31+30+31= 220) e mais Janeiro e Fevereiro e 9 dias de Março de 2024 (68);
- ou seja, e espero não me ter enganado nas contas, o virador de páginas e aldrabão político supremo teve 288 dias para começar a tratar da regulamentação desta lei de 2023.

Mais me parece o seguinte:
- de 10 de Marco deste ano até hoje 12 de Setembro, creio que são 186 dias,
- e como acontece com todos os governos nos primeiros tempos andam parcialmente aos papéis, andam a lidar com as broncas que surgem de repente e com as que provocam, e por isso se diz e fala nos tais 100 dias de estado de graça.

Mas ainda mais me parece, 
- que o PS conseguiu que a lei saísse em DR mas no dia a seguir não quis saber mais do assunto, típico de Costa e PS's,
- este assunto, esta lei, tem enorme complexidade,
- creio legítimo que o actual governo queira esperar pelo TC, ainda que a consulta ao TC não imponha o "suspensivo", pelo que o actual governo está a aproveitar-se para ir fazendo "pés duros" no assunto,
- o actual governo irá demorar o mais possível na regulamentação.

Finalmente, tendo deixado claro que olho para este governo quer nesta matéria quer em muitas outras com um sobrolho muito carregado, não posso deixar de perguntar-me porque é que que os incomodados, os enervados, os ansiosos que por aí vejo a berrar contra esta inacção do actual governo, não se zangaram até 10 de Março passado?

Ou rasgaram o ante-projecto de regulamentação da lei para que Luís Montenegro e muchachos tivessem que começar do zero?

Ah, já sei, não tiveram tempo para virar essa página, e a 7 de Novembro passado a criatura ficou formalmente zangada mas muito contente por se poder pirar.

Desfaçatez, reles, ordinários, e intelectualmente desonestos, talvez se possa aplicar, não?
Aos que bramam e são muito desmemoriados, e aos que não querem fazer o que têm a obrigação de fazer.

Tenham um bom resto de dia e semana, amanhã começa o fim de semana. Saúde.
AC
MARINHAS  de  COMÉRCIO.  MAR 
Sou um entusiasta pelo mar, pelas coisas do mar.

Lembrei-me de escrever "duas ou três linhas" sobre isso agora que  bloquistas peroraram sobre um navio aparentemente com bandeira portuguesa, eventualmente transportando material militar, eventualmente destinado a Israel. 

Desconheço completamente se isso é real isto é, se anda/ andou por aí a navegar um navio como os bloquistas afiançam.

Não tenciono entrar no assunto que inflama os bloquistas, apenas acrescentar que o MAR, o mar territorial português, a ZEE dentro da qual Portugal tem jurisdição em conformidade com legislação internacional e nacional diversa, e mais o desejado alargamento da plataforma Continental, em que o nosso pedido está morto na burocracia paralisante da ONU e, certamente, tem Guterres muito atento ao assunto pois o pedido só lá está desde 2013, as actividades marítimas têm coisas curiosas e que a esmagadora maioria das pessoas desconhece.  

Por exemplo, muitos conhecem de vista os monstruosos navios porta contentores mas desconhecem provavelmente que a sua capacidade se mede em TEU's, ou seja, a quantidade de contentores de 20 pés que um dado navio pode transportar (TEU = twenty equivalent unit).

Já para os enormes navios que atravessam os mares de continente para continente transportando automóveis, a capacidade desses navios é definida em CEU's (CEU = car equivalent unit).

E esta, hein, como diria o saudoso Pessa!
AC
POETAS
Poetas são aqueles que nunca perderam a capacidade de sonhar. . . . (D.António Ferreira Gomes)

AC
CULTURA
. . . . 
Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.
. . . . . . 
(Alexandre o'Neill)

AC 
SEGURÍSSIMO
Montenegro elogia ministra da Justiça e diz que Portugal "é um dos países mais seguros do mundo"

Exactamente por isso que refere, sr PM, é que na cidade onde vivo e em todo o lado por onde ando encontro quase todas as portas de prédios com este tipo de chamada de atenção que aqui anexo.
Hoje em dia, só não se deixa a chave na porta como sempre acontecia nas aldeias até há cerca de 30/35 anos, por pura e genuína distração.
Seguríssimo!
AC
12  SETEMBRO  2024
> 1297 - D. Dinis e Fernando IV de Leão e Castela assinam o Tratado de Alcanizes fixando as fronteiras
> 1383 - D. Feriado cria os Quadrilheiros por D.Fernando para que os proprietários nos concelhos contribuíssem na manutenção da ordem
> 1792 - Em França vigora a República
> 1871 - Faleceu Júlio Dinis
> 1937 - Fernando Peyroteo inicia a sua carreira no Sporting
> 1944 - Protocolo de Londres
> 1974 - Etiópia, Hailé Selassie é deposto
AC

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

ESSA  AGORA . . . 
Perguntaram-me hoje de manhã - viste o debate entre o Trump e a Kamala? 

Devo ter feito uma cara um pouco feia e carregada segundos antes de responder - pelos vistos achas-me com cara de desperdiçar uma boa parte das minhas habituais 7/ 8 horas de bom sono para observar uma coisa daquelas! Claro que não, dormi lindamente.

AC
LINGUAGEM CIFRADA
China reforça relações com África na busca da modernização.
Conteúdo patrocinado por Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China.

LINGUAGEM DESCODIFICADA
China reforça relações com África na busca da modernização.
Conteúdo patrocinado por Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China, para estabelecer melhores alicerces que viabilizem mais fácil acesso às matérias primas e crescente estabelecimento de contractos no campo industrial, comercial e de construção.
Temos que melhorar o desastre que foi a nossa entrada em África por exemplo há décadas e a péssima qualidade na construção civil.

Tenham um bom dia, saúde.
AC
ALMIRANTE  GOUVEIA  E  MELO
Um bom amigo alertou-me para uma parte do jornal da tarde, de 2ª Feira, na CNN, cerca das 1924 horas.

Usei a tecnologia, andei para trás e fui ver.

E vi e escutei dois jornalistas/ comentadores desancarem o "homem da logística das vacinas".

O jornalista passa a chamá-lo também de "homem dos ajustes directos" o que, parece, com alguma razão.

Foi a propósito das eventuais candidaturas para as eleições presidenciais para encontrar novo inquilino para o Palácio de Belém.

Em síntese, houve um zurzir violento no homem, creio que com alguma justiça quanto a sinais de, arrogância, autoritarismo, ego desmesurado.

Houve um zurzir violento no homem quanto a capacidades esperadas para um putativo Presidente da República.

O jornalista teve a decência de sublinhar que Gouveia e Melo pode obviamente candidatar-se no quadro do que estipulam quer a Constituição quer as leis que enformam a instituição militar e os militares.
Já aqui falei em detalhe sobre isto.

O jornalista entrou por comparações e outras divagações e considerou que a eventualidade de um militar, GM ou outro, aceder à primeira figura do Estado, isso configura um retrocesso civilizacional.

Como sempre, respeito as opiniões de outrem e, concretamente, a deste jornalista que, dizem, é muito próximo de certos políticos, legitimamente, diga-se.

Mas discordo do jornalista nesta questão do retrocesso civilizacional.
Para ele, provavelmente, não é um retrocesso civilizacional ter como Presidente da República por exemplo, Augusto Santos Silva, Carlos César, Marques Mendes, Santana Lopes, Ferro Rodrigues, Júdice, e outros de calibre semelhante.

Não seria certamente um retrocesso mas, opinião pessoal naturalmente, ficaríamos muito mal servidos.
AC
A ministra do Interior alemã, Nancy Faesar, anunciou esta segunda-feira um controlo em todas as fronteiras terrestres do país. A medida é implementada com o intuito de limitar a imigração ilegal, ameaças terroristas e passagem de organizações criminais.

Obviamente que esta medida vai começar a ser mais frequente na Europa. 
Há que combater organizações terroristas.
Há que combater máfias do tráfico de seres humanos.

Mas devia tudo fazer-se para ajudar os países em África e na Ásia a combater essas máfias.
AC

RELEMBRANDO  PROSAS  INTERESSANTES.......QUE MANTÉM ACTUALIDADE
texto de 7 de Março de 2002, Visão, página 68.

"1. Perplexidade - É difícil explicar a estrangeiros porque se demitiu um primeiro-ministro após eleições locais, e ainda mais porque todos desistiram de encontrar soluções no quadro parlamentar, como é difícil dar razões racionais para um governo semiparalisado - o estranho e vago conceito de <<governo de gestão>> - durante cerca de cinco meses, num tempo de crise económica em que a prioridade seria agir. Não pode questionar-se a legitimidade de seja quem for se demitir de um lugar político, admitindo que se trata de uma decisão pessoal e não de uma jogada política. Mas um sistema que funciona tão mal precisa de grandes obras...."

Este texto é de António de Sousa Franco. 

O visado é António Guterres, integraram o mesmo governo, um como PM e o outro seu ministro das finanças.
Como se foi verificando, António Guterres não esteve para perder mais tempo com minudências portuguesas. 

Não foi jogada política. . . . . . (??). . . 

Sousa Franco foi um Senhor.

António Cabral (AC)