Convém muito ter amigos.
Se tentaste fazer alguma coisa e falhaste, estás em bem melhor posição que aqueles que nada ou pouco tentam fazer e alterar e são bem sucedidos. O diálogo é a ponte que liga duas margens. Para o mal triunfar basta que a maioria se cale. E nada nem ninguém me fará abandonar o direito ao Pensamento e à Palavra. Nem ideias são delitos nem as opiniões são crimes. Obrigado por me visitar
quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
Não é de agora, seja por ocasião de disputas eleitorais, seja ao longo dos anos com as periódicas provas de vida política, como igualmente constantes enxurradas de propaganda a propósito das mais variadas questões, por todo o lado são colocados e se mantêm muitas vezes meses e meses, cartazes e outras manifestações de autêntica e brutal poluição visual.
A PROPÓSITO da INARRÁVEL MINISTRA
Tenho andado a olhar e a reflectir sobre o que mais recentemente se vem passando na instituição militar, nas Forças Armadas (FA).
Tenho andado a rever coisas que escrevi no passado, a reler muitos artigos de opinião e documentação oficial sobre os vários temas respeitantes às FA, muitos discursos designadamente dos Presidentes da Republica.
Olhando para o meu arquivo pessoal, que inclui muitos jornais, dei de caras com uma vacuidade da actual ministra formalmente da defesa nacional. Tem a data de 1 de Julgo de 2022.
Dizia a criatura nessa altura, designadamente esta pérola - Helena Carreiras, manifestou-se hoje esperançada de que, com mais mulheres em cargos de decisão nas Forças Armadas, seja “mais difícil” haver “pessoas incompetentes” nesses lugares.
Isto não explica tudo o que vem acontecendo.
Mas ajuda muito a perceber.
Será que por via indirecta apontava às incompetências do governo que integrava?
AC
- terminou os 3 anos à frente da instituição - venha cá, leva medalha
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
Muitas citações existem, por esse mundo fora, e várias creio que mantêm actualidade, continuam pertinentes.
PALHAÇOS
"Portugal tem contribuído galhardamente para a transformação do debate político em luta livre sem conteúdo político. Só com adjectivos e sem discussão relevante. Elevação e respeito pelo eleitorado são géneros raros na caixa de ferramentas dos candidatos. É só minas e armadilhas (J.Rentes de Carvalho)
28 DE FEVEREIRO
Habitualmente, hoje seria o último dia do mês de Fevereiro.
Não não, o último é amanhã, 29 de Fevereiro.
E, assim, de quatro em quatro anos, os nascidos em ano bissexto portanto a 29 de Fevereiro, podem celebrar.
E, assim, recebem prendas e bolo de aniversário!
A vigarice é que todos os anos contam, seja um Fevereiro de 28 ou de 29 dias!
Mas, como há ainda muita gente decente, famílias e amigos compram as prendas para 28 e esperam comer bolo e beber um copo, e desejar muitos mais anos de vida com a melhor saúde possível.
AC
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
VISITAR os ARQUIVOS
Há imensos anos que aprecio visitar os arquivos. Refiro-me aos disponíveis ao grande público e aos meus, digitais e muitos em papel e fotografia analógica.
Vem isto a propósito de num dossier dos meus arquivos em papel ter dado com isto.
E pensei, quanto do que aqui está escrito, está desactualizado?
alguma parte:
Estar "ao leme" tem um significado que na gíria comum, na vida em sociedade, que indica às pessoas/ aos cidadãos que alguém - "está a tomar conta de", "a conduzir como deve ser".
Daquilo a que vou assistindo, cada dia que passa me interrogo mais:
- o que é verdade, ou falso?
- que posição têm os titulares de órgãos de soberania?
- que interesses por trás disto tudo?
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
A CGTP elegeu um novo chefe, Tiago Oliveira.
Relativamente ao futuro, sem novidade, atacou interesses dos accionistas de empresas como a Galp (que, de facto, têm lucros pornográficos), elegeu a luta que se deve travar entre o trabalho e o capital.
Parece desenhar-se um modo de ataque por parte de certos partidos
Por exemplo, ia jurar que ouvi o BE começar a levantar o velho problema da Troika.
Antes da perigosidade falemos de vencimento base, subsídios alcavalas, etc. Convém tentar ser rigoroso.
"Quem não tem passado não tem futuro"
os palradores fogem como diabo da cruz de imensos temas, de imensos assuntos que continuam por resolver no Portugal democrático.
Uma das coisas que me diverte no nosso país é observar o que debitam certas criaturas.