terça-feira, 31 de agosto de 2021

METEOROLOGIA

A previsão para esta 4ª Feira não é famosa. Não deverá estar este Céu, forte possibilidade de trovoadas, nebulosidade, provavelmente alguns chuviscos. Depois deverá melhorar.

AC

31 AGOSTO 2021

Dia Internacional da Solidariedade

> 1833 - Portugal, publicado decreto das indemnizações

> 1852 - Brasil, baile oferecido pelo imperador D. Pedro

> 1890 - Braga, início da construção do Santuário do Sameiro

> 1901 - Lisboa, primeiro carro eléctrico circula na cidade

> 1936 - Nasce Otelo Saraiva de Carvalho

> 1941 - Lúcia revela ao Bispo de Leiria os dois primeiros segredos de Fátima

> 1951 - Surge o primeiro LP, apresentado pela Deutsch Grammophon

> 1958 - Che Guevara parte em direcção a Havana

> 1990 - Berlim, RFA e RDA assinam o tratado de união

> 1997 - Paris, acidente rodoviário mata Lady Di

> 2018 - Aldeia de Monsanto, inaugurado o "Espaço do Cidadão"

AC

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

 POR AÍ

AC

TODOS,  TÃO  BONS  RAPAZES
Mas, são mesmo, TODOS, uns bons rapazes.
Por exemplo, Ricardo Salgado, João Rendeiro, Duarte Lima, Armando Vara, José Sócrates, Zeinal Bava, Henrique Granadeiro, José Berardo, Nuno Vasconcelos, etc. ETC porque, são TANTOS..............!

Por exemplo, quanto ao sr João Rendeiro, o Tribunal Constitucional (TC) voltou recentemente a decidir que o recurso apresentado por ele  e outro no âmbito de uma aparente pouca vergonha à volta do Banco Privado Português (BPP), é inadmissível.
Mas, aconteceu-lhe alguma coisa? NÁ!
Continua na maior, a viver por cá e a viajar, e passam-se os anos e as penas a que foi condenado ..........!
Pelo que se diz por aí, em liberdade continuará pelo menos até Setembro ou Outubro próximos, porque a lei, repito, a lie, permite-lhe - uma aclaração. Uma aclaração! Se calhar, ainda outras coisas.

Quanto ás coimas a que está condenado pelo Banco de Portugal e pela CMVM, naturalmente, que continua a não desembolsar um cêntimo. Qual fraude fiscal, qual branqueamento de capitais, qual abuso de confiança, qual ter retirado uns milhões do banco, são tudo falsidades propalas por uma cambada. 
Coitadinho! 
Tal como outros coitadinhos, a quem lhes fizeram tantas maldades semelhantes, ao ponto de uns, para recuperarem das violências a que foram injustamente submetidos, terem de se refugiar no Brasil. 
Mas outros, mais afortunados, nem isso precisam de fazer, pois têm amigos muito bem colocados na máquina do Estado e, por isso, se limitam a passear por ilhas estrangeiras para recuperar.

Tudo isto a par (opinião pessoal naturalmente) de um curioso sistema de justiça, que é uma autêntica vergonha. 
AC

DOMINGO, 29 AGO 2021, FIM de TARDE


AC 

30  Agosto  2021

> 1852 - Fontes Pereira de Melo é ministro das Obras Públicas

> 1893 - João Franco remodela a máquina do Estado e cria o lugar de juiz de instrução criminal

> 1939 - Pré-início da II GG

> 1941 - Início do cerco a Leninegrado

> 1974 - Reconhecimento final da independência de Cabo Verde e da Guiné por parte de Portugal

> 2016 - Marcelo Rebelo de Sousa nas Selvagens

AC

 DIREITOS

"A manifestação é um direito, a pessoa está descontente e manifesta o seu descontentamento. Mas há uma coisa de que eu tenho muita pena, é de que boa parte destas manifestações, com clareza ou de forma escondida, tenham partidos por trás. Tenho muita pena e também me causa muito desânimo ver esta multiplicidade de greves que se organizam e que são fruto de organizações corporativas, que mais se preocupam com os seus interesses do que com os direitos dos outros".

(D. Manuel Martins, que foi bispo em Setúbal, excerto de uma entrevista ao Expresso)

AC

domingo, 29 de agosto de 2021

TURBILHÃO

E eis mais um turbilhão de promessas, descaradas, de "garante que", de visões de futuro. Vergonhoso. E está a caminhar-se para o dramático. É como estamos.

AC

A  GOVERNAÇÃO  MODERNA  DELES
Pelo que se ouve por aí ainda não alcançámos em Portugal uma governação moderna
Se bem percebi o que li como atribuído a um socialista muito conhecido não pelas melhores razões (opinião pessoal, naturalmente),  os valores socialistas não estão ainda presentes em todos os cantinhos de Portugal, não têm sido respeitados nem pelo actual inquilino do Palácio de Belém nem, imagino eu, por muitos portugueses. Uma maçada, senão mesmo uma enorme desfaçatez! 

Uma das coisas que achei engraçada, foi a referência a que havia um grupo de tantos ministros desde há pelo menos 20 anos de onde poderia ter saído alternativa a Marcelo para a presidência. 
A criatura esqueceu-se de um pormenor: esqueceu-se de referir e lamentar que a maioria desses tais preferiu entregar-se aos negócios privados. Uns mariolas, que se esqueceram dos tais valores socialistas! Particularmente um, pequenino, matreiro, voraz pelo negócio e pelo dinheirinho, que nunca esteve para aturar o pântano!

Se bem percebi, creio poder concluir que a boa governação moderna será atingida quando, na Presidência da República, na Assembleia da República, no Governo, em todas as câmaras municipais, todas as freguesias, todas as empresas públicas, todos os órgãos de comunicação social, todas as chefias das Forças Armadas desde os chefes até aos postos de Capitais de Fragata/ Tenente-Coronel, todas as chefias das forças de segurança, todas as chefias das erradamente chamadas "secretas", todas as chefias principais da Polícia Judiciária, todas as chefias do Ministério Público, todas as chefias das instituições do sistema de justiça, todas as chefias da proteção civil, todas as centrais sindicais e todos os sindicatos, (devo estar a esquecer-me de muita coisa), quando tudo for "cor de rosa".

Aí sim, depois de tudo estar bem seguro pelos ortodoxos do artigo 6º, aí sim, Portugal terá atingido a democracia plena, a liberdade plena, a verdade socialista reinará e, nessa altura Portugal todo estará ungido da famosa ética republicana socialista da I República que tão bons resultados trouxe ao País. Essa República que abriu caminho a uma curta ditadura militar e logo a seguir a Salazar e depois Caetano. 
Umas jóias de rapazes.
A bem da Nação, disse.
António Cabral (AC)

Ps: como a memória da maioria dos meus concidadãos é péssima ou inexistente,  recordarei que a criatura que refiro foi várias vezes ajudante de Estado, pulava anos atrás e quase dava beijinhos ao chefe, e é um dos serventuários que o chefe usa para dar caneladas públicas enquanto ele, o chefe, elogia e aplaude quem finge gostar mas a quem manda dar as caneladas. Como se fossemos todos muito burros e não percebêssemos estas jogadas. Infelizmente, nisto, ele têm muita razão, e por isso ele reina desta maneira e por isso o acham tão habilidoso.

Tenham um bom Domingo.

29  AGOSTO  2021

> 1533 - O espanhol Pizarro elimina o último imperador Inca

> 1825 - Tratado de Paz e Aliança, Portugal reconhece o Brasil

> 1933 - Criada a PVDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado), antecessora da futura PIDE 

> 1949 - A URSS detona a sua primeira bomba atómica

> 1959 - Portugal, método de eleição do Presidente da República alterado, passa a ser escolhido por um colégio eleitoral 

> 1966 - EUA, S. Francisco, último concerto dos Beatles

> 2005 - EUA, cidade de New Orleans atingida pelo furacão Katrina

AC

sábado, 28 de agosto de 2021

 POR AÍ

AC

O  ARTIGO  6 º
O actual inquilino em Belém, em mais um excelente exemplo de coerência (opinião minha naturalmente), uns tempitos depois de ter promulgado a "carta" decidiu querer ouvir a opinião do Tribunal Constitucional sobre o famigerado artigo que titula este comentário. Primeiro promulga mas, ouvindo depois vozes de revolta - oh TC?

Desde aí, creio que todos os portugueses comuns se sentem completamente protegidos da barbárie que pode por aí aparecer em órgãos de comunicação social e redes sociais. Sei lá até se mesmo os discursos de civis e militares em cerimónias não passará a ser escrutinado pelos sicários dos ortodoxos falsamente convertidos.

Por exemplo, e para referir um dos últimos casos de que me apercebi, o jornal Público eliminou da sua edição "online" um artigo de Pedro Girão, fazendo-o desaparecer depois num acto de grande coragem cívica para nos proteger de malfeitores. Artigo que não subscrevo, mas que tens aspectos que considero pertinentes.

Depois, a pouco e pouco, para lá e nos quererem proteger, vão impondo o respeitinho serôdio de antigamente. Deplorável.

Isto tudo é, no mínimo, uma vergonha, e devagarinho esta democracia está cada vez mais formal e com laivos do antigamente. Mas as Catarinas e as Anas catarinas, as Isabéis, os Ascensos, os Jerónimos, os Fernandinhos e etc., aplaudem. É como estamos.

AC

28 AGOSTO 2021

> 1513 - Batalha de Azamor

> 1578 - Crise da sucessão, D. Henrique aclamado rei, durou pouco tempo, até os espanhóis chegarem

> 1924 - Vários revoltosos são presos no castelo de S.Jorge

> 1963 - EUA, Washington, Martin Luther King encabeça uma marcha  de milhares e milhares e profere depois o seu célebre discurso - "I Have a Dream"

> 1981 - EUA, descoberta da SIDA, sarcoma de Karposi, HIV

AC

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

PARA QUE SERVEM OS SOLDADOS ? ou,
como dirão muitos TUGAS, para quê a TROPA ?
"...É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar..."
BARACK OBAMA nas cerimónias do
MEMORIAL DAY (durante a cerimónia do Dia do Veterano).

Alguns lembram, de novo, e bem, esta proclamação do então presidente dos EUA. Algo que deve ser explicado a todos aqueles que perguntam “Para que servem os militares? Algo que devia ser sempre lembrado. 
E, sobretudo, não só lembrado como atirado à cara de uns quantos farsolas, pois foi graças aos militares portugueses e em particular a uns quantos capitães que vivemos felizmente em democracia e por isso mesmo podemos votar, todos, incluindo os farsolas que desdenham, que amesquinham, que desprezam os militares. 
Esses farsolas rodearam-se de uns amigos que têm passado o tempo com grandes proclamações enquanto lentamente vão destruindo a instituição militar. 
Muitos militares, e penso concretamente em vários oficiais de maior antiguidade militar e, em particular, várias e sucessivas chefias militares, esqueceram muitas coisas, até confraternizaram, e muitos fingiram que não sabiam ou não imaginavam o que por aí viria. Agora admiram-se.
Admiram-se que uma grande maioria desta classe política que gradualmente se apoderou das instituições e da máquina do Estado com, amiguismos, sicários, familiares, serventuários, tenham um asco profundo aos militares, à instituição militar, coisa que disfarçaram até mais ou menos 1991.
António Cabral (AC)

 27  AGOSTO  2021

> 1758 - Faleceu Bárbara de Bragança que veio a ser rainha de Espanha

> 1810 - Almeida, explosão de paiol de munições, destrói partes do castelo, igreja, etc., causando centenas de mortos

> 1859 - EUA, perfurado o 1º poço de petróleo

> 1965 - Faleceu "Le Corbusier"

> 1975 - Madeira, uma bomba destrói o carro de um bancário

> 1975 - Madeira, FLAMA anuncia constituição de um governo na clandestinidade para a Madeira livre 

> 1979 - Lord Mountbaten assassinado com uma bomba colocada no seu iate

> 2007 - Nelson Évora é campeão mundial do triplo salto

AC  

 POR AÍ

AC

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

O R D E N S

Ao tempo, meados do século XIX, parece que era assim.

No presente, existem as Ordens Honoríficas Portuguesas, que a Lei n.º 5/ 2011, publicada no Diário da República n.º 43/ 2011, Série I de 2011-03-02, estabelece e detalha.

O quantitativo de imposição de condecorações por parte de todos os Presidentes da República ascende a números estratosféricos. O actual inquilino de Belém vai dando sinais claros de, ao fim de dez anos a viver no palácio em Belém, querer neste concurso ultrapassar todos os seus antecessores.

A lei confere-lhe o direito de decidir o que fazer, condecorar, e quando condecorar.

Mas somam-se sinais que, provavelmente para mim apenas, são de alguma incredulidade. Concretamente, estava habituado a observar imposições de condecorações a alguém que tivesse acabado uma missão, um projecto, que tivesse terminado a sua vida activa, um catedrático ou juiz jubilado, portanto, um reconhecimento do que fora feito de forma assinalável ao longo de uma vida.

Mas não, começa a ver-se a atribuição de "prebendas" a meio de missões. É como caminhamos.

AC

Ps: claro que para 99,99999999% dos portugueses este é um não assunto. Importa-lhes NADA que se atropele legislação em vigor para preparar a entronização de alguém. Marcelo continua a pensar que somos todos burros. Que não percebemos que vai "obrigar" alguém a sair de jogo antes de tempo, esse alguém a pedir formalmente para sair depois da pressão intolerável, e com aquela nojenta justificação dos sempre ponderosos e inadiáveis motivos pessoais, que ele magnanimamente atenderá, para assim abrir caminho a outro, e formalmente de nada poder ser acusado. 

Muito poucas colunas vertebrais. DEPLORÁVEL.

 26 AGOSTO 2021

> 1595 - Faleceu Prior do Crato

> 1789 - França, Assembleia Constituinte vota a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

> 1910 - Nas a futura Madre Teresa de Calcutá

> 1927 - Portugal, dominada uma revolta militar, muitos mortos e feridos

> 1974 - Argel, assinatura de acordo preliminar de Portugal com o PAIGC

> 1988 - Faleceu Carlos Paião

AC

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

 POR  AÍ

AC

25 AGOSTO 2021

> 1580 - Batalha de Alcântara 

> 1851 - Palácio da Bolsa, Porto, rei D. Pedro V inaugura exposição industrial portuguesa

> 1959 - Carro "Mini" posto à venda

> 1960 - Partido comunista soviético declara-se contra Mao Tse Tung

> 1988 - Lisboa, incêndio do Chiado

AC

terça-feira, 24 de agosto de 2021

O  DOURO  e  "ACOMPANHANTES"

AC

CLUBE de PESCA e TIRO de MONFORTINHO

Continua muito agradável, e a servir muito boas refeições. Está um local muito aprazível. Com o Sol quente, podem fruir-se muitas horas de lazer na piscina e relvados circundantes. E o rio é outra possibilidade.

AC

24 AGOSTO 2021

> 79 - Erupção do Vesúvio arrasa Pompeia e Herculano

> 1456 - Gutenberg imprime a sua primeira Bíblia

> 1511 - Afonso de Albuquerque conquista Malaca

> 1794 - De Lisboa a Vendas Novas, Vincenzo Lunardi viaja de balão

> 1820 - Revolução liberal no Porto

> 1879 - Lisboa, início da construção da Avenida da Liberdade

> 1911 - Manuel de Arriaga é Presidente da República

> 1954 - Getúlio Vargas suicida-se

> 1958 - Porto, prova de formula 1, vence Stirling Moss

AC

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

UM  DOS  VÁRIOS  SEGREDOS

AC

O  TEMPO  QUE  FAZ

Aqui, ás 2130h, mais que à sombra ......... 31º C !

Ás 1745 o pico que registei ............ 38,5º C, lá fora !

Às 1400 h quando chegámos, pela primeira apanhámos a casa com 30,6 º C. Nunca tínhamos tido tal temperatura. E saímos daqui há 15 dias, e a casa ficou com 23,5º C. CANÍCULA!

Às 2100 h começou uma violenta ventania que não parou ainda. Trágico, se pegam fogo a algum sítio.

Na A23, cerca das 1100h, algures entre Abrantes e Castelo Branco, uma neblina escura no horizonte, estranha, esquisita. Fogos? Califórnia?

O tempo que faz é estranho, é uma trampa! Anunciam trovoada para o final de amanhã e 4ª Feira. Imensas nuvens neste momento (2300h)

AC

SAÚDE.  SAÚDE PÚBLICA.  MEDICINA.

Por mais de uma vez aqui referi que as circunstâncias da vida fizeram com que eu tenha tido ao longo dos anos algum privilégio no âmbito dos serviços públicos e privados de saúde, dos médicos, da medicina. Se em 1970 quer do meu lado (2) quer sobretudo do lado da minha mulher em que havia imensos médicos, no presente (muitos faleceram) temos 6 médicos na família, 3 enfermeiros no topo da carreira e uma especialista na melhor instituição de investigação no campo da saúde. Tenho uma noção razoável dos principais hospitais públicos de Lisboa e Porto, Cascais, Setubal, Vila Franca de Xira e Castelo Branco, alguns centros de saúde (Estremadura, Ribatejo, Beira-Baixa e Beira-Alta). Tenho alguma noção acerca de dois dos hospitais privados em Lisboa. E tenho amigos que são médicos. Não sou médico, nem enfermeiro, nem técnico de diagnóstico ou especialista de saúde, não sou portanto um profissional de saúde. 
Mas ouço o que me relatam, leio, converso, pondero factos, mais as notícias com que nos metralham, mais as pressões políticas. 
E raciocino pela minha cabeça. 
Na família, idosa mãe, filhos e conjugues, estamos todos vacinados há muito, e os netos em idade de o serem estavam já agendados, e foram vacinados esta tarde.

Isto dito, e falando frequentemente com os profissionais de saúde referidos, conhecendo casos e situações e dificuldades, não tenho a menor dúvida de que as posturas dos actuais Presidente da República e do governo particularmente nos últimos 4 a 5 meses confirmam que em Portugal a ciência anda ao sabor da agenda política. 
Deplorável.
A inarrável DGS, com as suas disparatadas conversas em 2020, as inconsistências, as suas inflexões, vem demonstrando que parece existir quase só para carimbar prévias decisões políticas, vergar-se à verborreia diária de várias excelências.
É como estamos, neste mar de ROSAS. 
Deplorável.
AC

23  AGOSTO  2021

Dia Internacional de Recordação do Tráfico de Escravos e da sua Abolição

> 1395 - D. João I promulga a organização do primeiro serviço de incêndios de Lisboa

> 1498 - Vasco da Gama sai de Calecute rumo a Lisboa

> 1833 - Formalmente, não mais escravatura nas colónias Britânicas

> 1893 - Primeiro cabo telegráfico submarino entre a Horta e Lisboa

> 1889 - Marconi transmite código Morse, sem fios através do canal da Mancha

> 1926 - Faleceu Rudolfo Valentino

> 1939 - Hitler e Estaline assinam pacto de não agressão

> 1942 - Ataque alemão a estalinegrado

> 1989 - Tim Berners-Lee coloca a primeira versão da World Wide Web

AC

domingo, 22 de agosto de 2021

A  PANDEMIA  COVID  19

É sabido que os números referidos a Sábados e Domingos é muito inferior aos números dos dias de semana. Porquê? O "bicho" descansa aos Sábados e Domingos? NÃO. Apenas porque se fazem muito menos testes.

Se quer aos fins de semana quer aos dias de semana o ritmo de testes fosse bastante maior mais infectados apareceriam.

Estamos a caminhar para o final de Agosto e, de acordo com o que leio nesta tarde de Domingo, foram registados REPITO, REGISTADOS, 2112 casos de infecção COVID. Registados, como é óbvio, não significa que sejam a realidade nua e crua. Os internamentos em enfermarias e em cuidados intensivos voltam a subir. E ainda só estamos a chegar ao fim de Agosto, com um calor enorme.

Não faço ideia o que nos reserva o período de Setembro a  Dezembro. Mas estou contente porque Marcelo continua a explicar-nos tudo, como se fossemos muito burros, designadamente as responsabilidades que cabem ao governo e à Assembleia da República. Elucidou-me que é a AR que determina o uso ou não da máscara. 

Obrigado Marcelo! O que seria de mim sem si! Desgraçados de nós cidadãos comuns com este políticos.

AC

INJUSTIÇA  SUPREMA
Jerónimo de Sousa acusou o Governo de "entravar" medidas aprovadas no Orçamento para 2021, e de "fingir que faz", mas não faz em "quase tudo" o que "não podia empatar".

Isto é de uma desfaçatez, é uma tremenda injustiça para com António Costa. Já lá dizia o outro, em política não pode valer tudo. Caramba.
Jerónimo de Sousa não tem estado atento, não lê as entrevistas constantes de António Costa? Não vê como o país está muito melhor? Não contou o número de páginas viradas? 
Que despudor, TADINHO do António Costa!
AC

22 AGOSTO 2021

Feriado Municipal Bragança 

> 1422 - D. João I determina o uso do calendário cristão

> 1775 - James Cook chega à Austrália

> 1848 - EUA anexam o México

> 1849 - Assassinado Ferreira do Amaral, governador de Macau

> 1877 - Serpa Pinto, Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens chegam a Luanda, com intenção de descobrirem o caminho até Moçambique

> 1922 - Assassinado Michael Collins, nacionalista Irlandês

> 1942 - Faleceu Alfredo da Silva

> 1975 - Madeira, bomba destrói os emissores da Emissora Nacional

> 1978 - Porto Santo, bomba explode antes de atingir o alvo, aviões Fiat da FAP; acção das Brigadas revolucionárias da Independência da Madeira, que são braço armado da FLAMA (Frente de Libertação do Arquipélago  da Madeira)

> 2004 - Atenas, Francis Obikwelu ganha medalha de prata na corrida dos 100 metros

AC

sábado, 21 de agosto de 2021

O CADA VEZ MAIS SERÔDIO RESPEITINHO

"UMA VACINA LONGE DEMAIS
Os argumentos que foram e continuam a ser utilizados publicamente acerca das vacinas em geral, e agora muito concretamente acerca da vacinação de jovens e crianças, são argumentos irracionais, emotivos e políticos.
Cada ciência tem a suas leis, as suas regras, o seu modo de fazer as coisas. As decisões decorrentes delas devem seguir as regras da ciência, impondo decisões lógicas e transparentes. Quando se trata de construir uma ponte, por exemplo, os detalhes técnicos não se debatem nos jornais, na televisão ou nas redes sociais. Não ouvimos “especialistas” de economia, ou de matemática, ou de sociologia, a defenderem que o betão do primeiro arco pode ou deve secar uma semana em vez das duas habituais. Não importa a urgência, a necessidade ou a bondade da obra: há normas de procedimento, há regras de segurança, há ciência. Fossem quais fossem as pressões, nenhum engenheiro aceitaria diminuir os prazos correndo o risco de que a ponte caia — eventualmente com carros e pessoas a atravessá-la.
Certamente, poderíamos dizer que a Engenharia é uma ciência bastante exacta — e a Medicina não o é. A Medicina é uma ciência aplicada, com graus de risco e de falibilidade que não são em geral bem compreendidos por quem raciocina sob o prisma das ciências exactas. A Medicina não é uma dessas ciências, mas tem igualmente as suas normas de procedimento, as suas regras de segurança. E não é a aparente urgência de tratamentos, exigidos diariamente pela loucura mediática e pelo pânico geral, que deve permitir ultrapassar as regras. No caso das vacinas em geral, antecipadas mais do que a segurança que sempre foi seguida impunha, e muito particularmente no caso da sua aplicação a crianças e jovens, não é isso que está a acontecer: a ciência médica está a ser ignorada, as regras estão a ser quebradas. Os argumentos que foram e continuam a ser utilizados publicamente acerca das vacinas em geral, e agora muito concretamente acerca da vacinação de jovens e crianças, são argumentos irracionais, emotivos e políticos. Isso é o pior que se poderia desejar para uma ciência que se pretende devotada a curar mas também, e antes de tudo, a não causar danos.
Os apelos recentes do Presidente da República e do responsável da vacinação (ambos excedendo de forma escandalosa e irresponsável as suas competências) são emotivos e políticos — dando de barato que possam ser “bem intencionados”. O vice-almirante, melhor do que ninguém, deveria saber o que pode acontecer quando se ignora a ciência militar e quando, pressionado por razões ou interesses de ordem política, se ordena uma ponte longa demais. A História lembra-nos como isso pode ser meio caminho andado para a tragédia; e, quer essa tragédia aconteça que não, esse tipo de decisão não deixa de ser uma irresponsabilidade. Colocar em risco a vida dos soldados, ou mesmo achar normal a existência de eventuais baixas e de vítimas colaterais, pode ser uma ideia com que as chefias militares convivam tranquilamente. Mas não são aceitáveis. E, convém lembrar, nós não somos soldados; e convém também frisar que recorrer a crianças como soldados não é tolerável.
Pelos mesmos motivos, a posição do Presidente da República nessa matéria é absolutamente escandalosa, parecendo baseada em conhecimentos débeis do assunto, em hipóteses duvidosas, em desvario emocional, ou em possíveis interesses. É pena constatar que ele não é actualmente o defensor dos portugueses, tendo-se progressivamente transformado num risco para os portugueses. E a posição de António Costa, congratulando-se com uma decisão final que ele próprio e as autoridades que ele tutela manobraram de forma palaciana, seria lamentável se não fosse apenas o seu registo habitual, cínico e falso.
Repito, os argumentos usados pelos (ir)responsáveis e pelos especialistas (alguns deles médicos) são emotivos e não-científicos. Deixemos a ciência ser ciência, sem pânicos, emoções ou estados de alma. Ou seja, paremos de fazer o que andamos a fazer há um ano e meio. Vacinar jovens e crianças com a motivação emotiva de que temos de salvar o resto da sociedade é um argumento revoltante. Insistir nessa ideia quando já percebemos que a eficácia das vacinas é muito relativa é uma atitude puramente disparatada. Não podemos usar os nossos filhos como escudo para a pretensa defesa da saúde dos adultos; e justificar a administração de uma vacina insuficientemente testada para o bem da saúde mental dos adolescentes é, em si mesma, uma ideia que remete para o questionar da saúde mental de quem a defende.
Pessoalmente, na covid como em qualquer outra doença, tomarei todas as precauções possíveis e farei todos os tratamentos adequados. Mas há limites, e a segurança dos meus filhos é uma deles. Se eu tiver que morrer por causa desse princípio, morrerei tranquilo; mas não submeterei os meus filhos a experiências terapêuticas e a riscos para me salvar. Sobretudo quando tudo indica que essa “solução” seja mais um fracasso e mais uma mentira a somar às anteriores. Sobretudo quando essas experiências se aproveitam do pânico de uma população desinformada e manipulada. Sobretudo quando essas experiências são exigidas e decididas por especialistas cobardes, por médicos cobardes, por políticos cobardes, por militares cobardes. Sim, porque só pode ser cobardia tentar usar crianças como um escudo humano. Deixem-nas crescer. E cresçam.
"

(os sublinhados são da minha responsabilidade)

Este artigo foi publicado no jornal Público e, depois, eventualmente após algum telefonema de um ou mais dos palácios, foi apagado.
Eu não escreveria este artigo, e não apenas por desconhecimento científico mas, sobretudo, porque alguns dos termos usados (cobardes i.e.) são no meu entender inadequados. Não subscrevo o autor nem as suas palavras. E estou à vontade ao escrever isto, pois considero que perante o que se passa no país as palavras fortes são para ser usadas. Como tenho feito.

Mas há umas questões que relevam disto, no meu entendimento naturalmente.
Parecendo-me que não há questões de cobardia, tenho as maiores dúvidas quanto aos consensos defendidos tanto pelo jornal como por vários dos titulares de órgãos de soberania cujo comportamento e coerência deixam cada vez mais a desejar.

As personalidades da vida pública e nomeadamente os diferentes titulares dos órgãos de soberania devem respeitar os cidadãos comuns e dar-se ao respeito. Sentido de Estado. A vida nacional está cada vez mais recheada de tristes exemplos que negam o que atrás refiro.

Concretamente, e este é o meu ponto essencial, quer os titulares de órgãos de soberania quer órgãos de comunicação social como o jornal Público persistem em tratar os cidadãos comuns como lorpas e patetas e incapazes de raciocinar e ter opinião.
Para muitos dos políticos e muitos órgãos de comunicação social ou seja, grande parte dos jornalistas, conta apenas a verdade deles, as suas opiniões ou os seus juízos. Tudo o que for diferente parece cada vez mais inaceitável para esta gentinha.

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa nem precisam de seguranças, basta-lhes o que se vai vendo. Para alguma coisa serviram os 15 milhões! Depois admiram-se do surgimento de populismos e extremismos, elementos mais que perniciosos e perigosos para a democracia.

Mas se não concordo com grande parte do artigo censurado pelo Público, por outro lado, tem elementos que fazem voltar a pensar na postura de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa quanto à pressão intolerável que fizeram sobre a DGS. Mas percebe-se tudo, basta ir ver a carreira de certas pessoas, percebe-se bem as sucessivas cedências.

O respeitinho é muito bonitinho, ........mas se as instituições devem ser respeitadas como respeitados devem ser os eleitos / titulares de órgãos de soberania, não respeito ninguém que não se dê ao respeito, que não tenha elevada postura de Estado, e que nas suas posturas decisões não me respeite enquanto cidadão comum. A censura hoje está quase como no passado. A diferença - mas é democrática. 

Atento, venerando e obrigado nunca fui na minha vida, e menos ainda na carreira. E cheguei muito longe da carreira. Pelo caminho, dois,.... não,..... foram três os que me quiseram derrubar e acabar cedo comigo. O terceiro na fase final da carreira. Mas enganou-se julgando que me fazia mal. Não fez contas!

Respeitinho serôdio, quase como antigamente. Deplorável. Tanto mais deplorável quando querem agora esse respeitinho outra vez, mas não têm pejo em dizer e escrever as maiores alarvidades e insultos sobre todos os que não perfilham as suas ideias. Tenham essas pessoas também tido ou não responsabilidades políticas como os actuais que tanto veneram. Uns democratas, ungidos de ética Republicana!

António Cabral (AC)
CADA  VEZ  MAIS

Se tentaste fazer alguma coisa e falhaste, estás em bem melhor posição que aqueles que nada ou pouco tentam fazer e alterar, e são bem sucedidos. 

O diálogo é a ponte que liga duas margens. 

Para o mal triunfar basta que a maioria se cale

E nada nem ninguém me fará abandonar o direito ao Pensamento e à Palavra.

Nunca tive colagénio em vez de coluna vertebral.

António Cabral (AC)

PRIORIDADES  dos  OCS  NACIONAIS

Um bom amigo lembrou-me, mais uma vez, o estado deplorável da nossa comunicação social.

Publicar e publicitar por exemplo, questões à volta da marquise de Ronaldo, ou "selfies" e outras coisinhas patéticas de certos figurões, transferências de jogadores de futebol, a ida de um jovem para jogar na NBA americana, condecorações ás dúzias pela mão de Marcelo Rebelo de Sousa (na senda dos antecessores, mas com ganas de os ultrapassar), o camuflado do herói das vacinas, ou as tiradas democráticas (??) e educadas (??) de certos autarcas e deputados e políticos, tudo isso dá títulos, dá boas primeiras páginas.

Agora, por exemplo, que no Japão estão a fazer emissão de selos comemorativos dos 450 anos da abertura de um porto (Kochinotsu) por navegadores portugueses isso, como diria o inarrável Sócrates - não interessa para nada.

É como continuamos, com belíssimos OCS, como o Público e não só.

António Cabral

21 AGOSTO 2021

> 1415 - Desembarque português em Ceuta. Início da expansão

> 1540 - D. João de Castro chega a Goa

> 1808 - Batalha do Vimeiro, termina a 1ª invasão Francesa

> 1822 - Abre ao público o Banco de Lisboa

> 1831 - Lisboa, vários fuzilamentos concretizam punição perante a revolta de um regimento de infantaria

> 1894 - Faleceu Oliveira Martins

> 1911 - Quadro Mona Lisa roubado do Louvre

> 1911 - Concluída a redação da Constituição de 1911

> 1968 - Pacto de Varsóvia reprime a Primavera de Praga

> 2008 - Nelson Évora ganha medalha de ouro no triplo salto 

AC

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

SNS.  MÉDICOS  de  FAMÍLIA
Escreve o "famoso" Jornal Público (online) - Mais de um terço das vagas para médicos de família ficaram por ocupar. Este foi o pior dos últimos 3 anos. Número de utentes sem médico de família continua a aumentar - em Julho ultrapassava um milhão e 150 mil, mais de 740 mil dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Ora, que tal lembrar aos cidadãos comuns as promessas e propaganda geringonças?
E explicações reais para isto? Quantas páginas viradas?
Mas isto interessa alguma coisa quando, muito mais importante, temos noites de glória no Dragão, ou nos da 2ª circular, ou o herói das vacinas, ou a marquise do Ronaldo? Ou, o divertimento dos portugueses com o inarrável/ vomitante Chega, ou o Augusto, ou o Cravinho, ou o Eduardo, que nos entretêm com os seus dislates?

Ah, e como tem sempre presente a separação de poderes, a excelência nada diz sobre esta vergonhosa situação, que se vai agravando!
AC

TOPONÍMIA

AC

20  AGOSTO  2021

N. SRA DE VIANA DO CASTELO

FERIADO MUNICIPAL ALCOBAÇA

> 1833 - Marechal Saldanha bate tropas Miguelistas

> 1837 - Revolta dos Marechais

> 1858 - Charles Darwin publica a sua teoria da selecção natural

> 1861 - Criação do Banco da União

> 1890 - Tratado de Londres, acordo entre Reino Unido e Portugal sobre as fronteiras de Angola e Moçambique

> 1915 - Angola, combate de Mongua

> 1968 - Primavera de Praga, início da repressão

> 1973 - DL 409/ 73 altera o DL 353/737 13 de Julho

AC

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

A  CANGA

A canga com que a geringonça nos esmaga

AC

DE FACTO UMA SOCIEDADE PARADOXAL

Faz e fazem o que querem, sem embargo ou vergonha na cara, mentem quase diariamente, a carga fiscal é como se vê, cativações a eito, não combatem a corrupção, mas……….parece que gostam deles. Como mais ou menos terá dito Torga, indignação a rodos, mas divertem-se e bebem e mantêm-se anestesiados com futebol e redes sociais, uns pacificos revoltados, portanto. Bovinidade impagável!
AC 

CAMINHADA MATINAL

Manhã cedo, o que se vê, e encontra.

séculos atrás houve aqui um cais de atracação
AC

19 AGOSTO, DIA MUNDIAL da FOTOGRAFIA

Evoco o dia desta forma.

António Cabral (AC)


19  AGOSTO  2021

Dia Mundial da Fotografia

> 1859 - Criado o Tribunal de Contas

> 1906 - João Franco é presidente do Conselho

> 1909 - EUA, primeira corrida de Indianápolis

> 1934 - Adolf Hitler é presidente da república 

> 1936 - Faleceu Frederico Garcia Lorca

> 1944 - Início da libertação de Paris

> 1948 - Presas todas as pessoas reunidas em casa de Norton de Matos

> 1954 - PIDE prende personalidades diversas, como Virgínia de Moura, Ruy Luís Gomes

AC 

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

PRONTO, ESTÁ RESOLVIDO!

Santos Silva diz que os Talibãs têm de cumprir regras e que o Afeganistão não pode ser um santuário de terrorismo.

Pronto, está resolvido, o mundo pode estar descansado!

AC

NINGUÉM PÕE FIM À POUCA VERGONHA

Dezenas deles, dezenas e dezenas!
AC

Elucidativo do estado do ESTADO

PUBLICO COMO RECEBI.  
JÁ TÍNHAMOS TIDO OUTRO CARICATO MINISTRO A INAUGURAR COISA RIDÍCULA.  AGORA ESTE.
SERÁ QUE AS SUBJACENTES CRÍTICAS SÃO INJUSTAS?
PELA MINHA PARTE NÃO EXISTE QUALQUER INTENÇÃO INSULTUOSA OU DE DESRESPEITO MAS, SOMENTE, VEJO ALGO QUE ME PARECE MUITO PERTO DO DESPROPOSITADO.  
INAUGURAM ESTAS COISINHAS PORQUE NADA DECENTE, GRANDIOSO, UMA FÁBRICA, ETC., EXISTE PARA INAUGURAR, PARA CELEBRAR?  SERÁ?  
É ISTO QUE ME PARECE E PREOCUPA. 
NEM DISCUTO A VERGONHOSA PROPAGANDA INERENTE A COISINHAS TÃO POUCOCHINHAS
MAS NÃO HÁ NESTAS COISAS INDÍCIOS DE FIM DE DECORO, DE AUSÊNCIA DE NOÇÃO DE PROPORÇÕES E DE RESPONSABILIDADES, DE AUSÊNCIA DE SENTIDO DE ESTADO?
É QUE DE FACTO, CADA VEZ MAIS ME PARECE LEGÍTIMO - O ESTADO A QUE ISTO CHEGOU!

AC 

18  AGOSTO  2021

> 1606 - Malaca, batalha do Cabo Rachado

> 1837 - Portugal, Cortes, aprovada legislação condenando oficiais "cartistas" ou seja, adeptos da Carta Constitucional de 1826

> 1897 - Faleceu Sousa Martins

> 1915 - Angola, combate de Mongua

> 1958  - Publicado o livro "Lolita"

AC

terça-feira, 17 de agosto de 2021

AUTARQUIAS.  E  OS  AUTARCAS?

COMO EM TUDO NA VIDA HÁ AUTARCAS E AUTARCAS.  QUER OS DO PCP, QUER DO PSD, QUER DO PS. HÁ PRESIDENTES DE CÂMARA MUNICIPAL E PRESIDENTES DE CÂMARA MUNICIPAL. HÁ PRESIDENTES E EQUIPA RESPECTIVA A QUEM SE RECONHECEM MÉRITOS PELO TRABALHO DESENVOLVIDO, ONDE SE RECONHECEM PRIORIDADES, EQUIPAS COM FIO DE RUMO EM PROL DO CONCELHO RESPECTIVO.  EM TODAS AS CORES POLÍTICAS.

E HÁ PRESIDENTES DE CÂMARA MUNICIPAL COM PRIORIDADES CURIOSAS. 

POR EXEMPLO, UMA CÂMARA MUNICIPAL QUE CONHEÇO BEM, MANTÉM HÁ ANOS OS PARQUES INFANTIS COM TERRA MISTURADA COM AREIA GROSSA. OU SEJA, MAIS OU MENOS UM PAVIMENTO SEM RIVAL DAQUELES EXISTENTES EM MUITO LADO, COM BORRACHA NO CHÃO. PARQUES INFANTIS QUE AINDA POR CIMA TÊM EQUIPAMENTOS MODERNOS COM TODAS AS PROTEÇÕES PARA AS CRIANÇAS. AQUI NÃO!

ESTE EDIL, UM SOBERBO AUTARCA, ACABA DE CONCLUIR UM RECINTO FECHADO PARA....................CÃES SE DIVERTIREM, SE EXERCITAREM. EXACTAMENTE O QUE MAIS ERA PRECISO AQUI NA ZONA! 

ANTES QUE PERGUNTEM, ESTE É DO PS.  O CONCELHO VIZINHO TEM UM EDIL PS, COM TRABALHO VISÍVEL, UM HOMEM PACATO, INTELIGENTE, E DO SEU TRABALHO E DA SUA EQUIPA OBSERVAM-SE RESULTADOS CONCRETOS, NOTÁVEIS.  PRIORIDADES QUE NÃO SUSCITAM DÚVIDAS.

AGORA IMAGINEM COM A BAZUCA.

AC

 


 POR AÍ

AC

DISTINÇÃO,   DISTINÇÕES
Quer na minha profissão quer, particularmente, quando se vasculham as prebendas outorgadas pelos sucessivos Presidentes da República, é fácil perceber que as justificações de muitas distinções são mais que  discutíveis. É ver, por exemplo, uns quantos marmanjos que por aí se pavoneiam, perdão, comendadores que por aí andam, ou recordar alguns militares com medalhas quase até ao umbigo. 
Contaram-me, entre muitos outros casos, um muito curioso, o de um oficial a quem um dia o então comandante, e dado que ele terminava a sua comissão de serviço e ia para ajudante do chefe da instituição, lhe deu um justo e bom louvor mas que não teve suporte do chefe hierárquico.
A curiosidade é que assim que passou um ano de estar como ajudante foi louvado pelo chefão! Era o mesmo exacto oficial, tinha decorrido apenas um ano. No resto da carreira coisas do género, e uma bem feia prejudicando outrem. E que resultadão no final da carreira.
Por estas e outras não é de admirar o que vem acontecendo no país, em variados sectores da sociedade. 
E se olharmos à carreira dos que saltitam de país para país? Bom, é melhor ficar por aqui.
AC

POR AÍ

Por aí, no Algarve, numa noite à espera da mesa para jantar, lá dentro. Espera razoável, mas belíssimo peixe que se "manjou"!
AC

DIGA-ME  O  QUE  FAZ  NA  VIDA

É uma pergunta que muitas vezes é feita entre cidadãos, do mesmo ou de outro país.

De acordo com José Tolentino de Mendonça, Simone Weil terá respondido um dia - "interesso-me pela humanidade".

Na sociedade contemporânea, é normal/ habitual interessar-me-nos pelo que fazem algumas pessoas como, banqueiros, políticos, governantes, titulares de órgãos de soberania, jornalistas, militares, autarcas, professores, investigadores, etc.

E quando nos interrogamos quanto ao que fazem certas pessoas, encontramos cada vez mais coisas e situações de bradar aos céus, como é uso dizer-se.

Um dos divertimentos possíveis nesta temática é, com assiduidade, vasculhar o diário da República da 2ª série, onde são publicados quadros de pessoal, nomeações etc.

Entre muitas coisas de chorar a rir nessas pesquisas é, por exemplo,  certo tipo de louvores. Em todos os tempos e com todas as cores políticas, tem havido louvores inacreditáveis, mas com os socialistas geringonças têm aparecido alguns casos de nos rebolarmos no chão a rir. Por exemplo, louvar chefes de gabinete, ou assessores, porque são muito queridos e seres humanos jovens mas já cheios de competências.

Depois, em outra perspectiva, há alguns que fazem da vida a apologia do bem (?) querendo que tudo se faça sem alarmes e facilitismos. Sempre em berço de oiro.

Algumas outras pessoas passam o tempo a contar a sua verdade em nome da dignidade, com artigos laudatórios nos grandes jornais, ainda que saibam que aquilo que contam ter acontecido não ocorreu como dizem. Indignidades aos pontapés, sempre a bajular e idolatrar "chefinhos" ou "ex-chefinhos". Arrastam-se e à sua pretensa dignidade pelo lamaçal da demagogia e da mais ordinária propaganda, quando não, essencialmente, pela mentira desavergonhada. Então no realçar, DETURPANDO, casos autárquicos, há por aí um festival de descarada ausência de vergonha na cara. Seres de saias e de calças!

AC

17  AGOSTO  2021

Feriado Municipal Coruche

> 1808 - Batalha da Roliça, primeira invasão Francesa

> 1836 - Montes da Piedade, são as primeiras caixas económicas

> 1899 - Rainha D. Amélia cria a Assistência Nacional aos Tuberculosos

> 1906 - Nasce Marcelo Caetano

> 1943 - Portugal concede aos Ingleses facilidades na ilha Terceira

> 1979 - Lisboa, início da construção da mesquita 

AC

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

DURAS   REALIDADES   da   VIDA
Passaram 20 anos, mais coisa menos coisa, e aí está um novo "espectáculo"!
Comentadores, mais os importantes emproados de que agora é o tempo dos diplomatas, mais os "espertos" e estrategos, etc.
E que pensarão, hoje, de novo, os familiares dos militares que para lá foram enviados no passado recente, e que lá faleceram?
No caso nacional foram pelo menos dois.
E como foram compensadas essas famílias destroçadas, como é que o país que cumpre tratados e mantém a palavra (como assim deve ser) agiu, que palavras e apoios decentes às famílias destroçadas? 
Que pensarão hoje essas famílias?
António Cabral

FICAR  SOB  VIGILÂNCIA

Escreveu o jornal Expresso, de 23 de Julho passado, que o funcionário que denunciou a isenção fiscal da EDP ficou "sob vigilância". Ainda segundo o jornal, esse funcionário teve uma averiguação interna, inquérito, no âmbito do "FISCO" e que, numa primeira informação para enganar o povão, terá sido arquivado. Mas se calhar não foi. O que deve corresponder à realidade é que esse e outros funcionários não mais receberão processos onde facilmente se poderiam descobrir os escandalosos favores do governo. Porque, não faltam os que acham que fizeram mal em vir para o serviço público porque, anos depois, é só ingratidão, só injúrias. TADINHOS.

Outra coisa é certa, com ou sem ortodoxos Josés, a vigilância é coisa que no Portugal formalmente democrático vai ficando, devagarinho, passo a passo, quase como antigamente. Claro que é uma vigilância democrática!

AC

16  AGOSTO  2021

> 1648 - Reconquista definitiva de Angola aos Holandeses

> 1862 - Portugal, tumultos sociais, designadamente em Braga e Aveiro, na sequência de aumento de impostos

> 1896 - Insolvência dos bancos Comercial de Viana e do Porto

> 1900 - Faleceu Eça de Queirós

> 1925 - Longa metragem de Charles Chaplin, "Em Busca do Ouro"

> 1977 - Faleceu Elvis Presley

> 1995 - E eis o "Browser" "Internet Explorer", da Microsoft

> 2008 - Jogos Olímpicos de Pequim, nadador Michael Phelps ganha sete medalhas de ouro

> 2018 - Faleceu Aretha Franklin

AC

domingo, 15 de agosto de 2021

ALMOÇAR  NA  ALDEIA

QUE BEM SE ALMOÇA NA ALDEIA

Entrada de cogumelos, paio e azeitonas, depois uma bochechas estufadas fantásticas, acompanhadas de lóculos, laranja e batata esmagada à moda local.
AC