Se tentaste fazer alguma coisa e falhaste, estás em bem melhor posição que aqueles que nada ou pouco tentam fazer e alterar e são bem sucedidos. O diálogo é a ponte que liga duas margens. Para o mal triunfar basta que a maioria se cale. E nada nem ninguém me fará abandonar o direito ao Pensamento e à Palavra. Nem ideias são delitos nem as opiniões são crimes. Obrigado por me visitar
quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
OBJECTIVOS PARA O ANO 2021
1º - saúde para toda a família directa e para a mais afastada; já temos sustos que cheguem (em 4 famílias). E para os amigos. É voto global.
2º - estabilidade profissional para todos os nossos que estão na vida activa e estabilidade para os idosos.
3º - que não sobrevenham catástrofes, bem basta o que já aí temos.
4º - na família ninguém fuma a não ser uma sobrinha. Deixar de fumar é importantíssimo. Não precisava de ver a desgraçada degradação de saúde de um dos meus melhores amigos para o saber. Temo bem que 2021 seja o seu último ano de vida. NÃO FUMEM.
5º - E que mais? Nada a esperar da canalha, portanto, muita paciência, resistência, puxar pela alegria, e oxalá possa retomar caminhadas mais longas e andar por aí, que bastantes saudades tenho. E ajuda a disfarçar este pantanal.
AC
Há um ano a China reconheceu oficialmente a existência de um vírus danado, semelhante a uma pneumonia, difícil de tratar, e com aparente origem no mercado de peixe de Wuhan. Caiu lá por acaso, digo eu.
Depois carimbaram o bicho - COVID - 19, aparentemente uma variante mais chata de outras SARS. Por cá, desde Março até agora temos a cantar periodicamente, Marcelo, Graça, Costa, Temido, etc.
VOTOS de BOM ANO
O meu melhor amigo militar desejou-me as maiores venturas para 2021.
Partilho com os meus amigos e com os que gentilmente visitam este modesto blogue o cartão que lhe enderecei a agradecer e, tal como para ele, a todos desejo as maiores felicidades no ano que se aproxima. Com saúde adequada à idade, pois não é possível continuarmos fisicamente sempre jovens. Saúde, o verdadeiro Euromilhões da vida.
AC
31 DEZEMBRO 2020
ÚLTIMO DIA DO ANO
> 1506 - Início da batalha de Cananor
> 1870 - EUA, New Jersey, demonstração da lâmpada incandescente levada a efeito por Edison
> 1946 - A TAP inaugura a chamada linha Aérea Imperial, Lisboa-Luanda-Lourenço Marques
> 1954 - António Champalimaud ganha a concessão para a siderurgia nacional, inaugurada em 1961
> 2020 - Faleceu Carlos do Carmo
AC
GUERRA DO ÓPIO (1839-1842)
EM 1839 O GOVERNO IMPERIAL CHINÊS PROIBIU A ENTRADA DE ÓPIO. FORAM QUEIMADAS GRANDES QUANTIDADES QUE EXISTIAM ARMAZENADAS EM CANTÃO; ESTE NA ESSÊNCIA, O FACTOR IGNIDOR DA DITA GUERRA.
COM ASSERTIVIDADE EÇA DE QUEIRÓS DISSE MAIS TARDE - ....ÓPIO QUE O GOVERNO DA CHINA NÃO QUERIA ADMITIR PELA RAZÃO VERDADEIRAMENTE INTOLERANTE DE QUE O ÓPIO ENERVA, ENVENENA, DESTRÓI, DESMORALIZA AS RAÇAS. (In CARTAS FAMILIARES)
AC
quarta-feira, 30 de dezembro de 2020
AVES. AVES INVERNANTES
No concelho de Idanha - a - Nova (IDN) é possível observar a coruja, o tartaranhão, o lugre, a petinha, o tordo, o pisco, a carricinha, e o estorninho. O tordo gosta de por cá comer bagas e até azeitonas, o que lhe traz grandes inimizades por parte de agricultores.
EU, que venho ao concelho desde 1969, nunca consegui observar corujas senão por duas ou três vezes, e uma vez um tordo através da objectiva 500. Certa caçada fotográfica não é nada fácil.
AC
A PROPÓSITO DE JUSTIÇA E TRIBUNAIS
Em meados de 2006, já Portugal estava condenado pela 3ª vez pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) em Estrasburgo, condenação por mais uma violação de liberdade de expressão.Será que se pode concluir que no grupo dos primeiros violadores dos direitos humanos estão........exactamente...... os próprios tribunais, órgãos de soberania que deveriam ser os primeiros garantes dos nossos direitos fundamentais, e os próprios juízes?
CURIOSIDADES HISTÓRICAS
Interessante livro sobre o continente Norte Americano, com maior ênfase na região/ nas regiões que viriam gradualmente a constituir-se como o país que hoje conhecemos como Estados Unidos da América. Acaba em 1870 mas começa em 20 000 AC. Mas tem referências interessantes a aspectos geológicos, identificando que por alturas da "Ice Age", 97 % do que é hoje o Canadá e grande parte do Norte e Leste do que é hoje o país EUA, estavam cobertos por uma camada gelo que teria uma espessura de uma milha.
AC
30 DEZEMBRO 2020
> 1852 - Criado por D. Maria II o Instituto Industrial de Lisboa que viria a ser mais tarde o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
> 1922 - Lenine proclama o nascimento da URSS, nessa altura juntando Rússia, Bielorússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão e Arménia
> 2006 - Saddam Hussein executado
AC
terça-feira, 29 de dezembro de 2020
OS PORTUGUESES E AS ELEIÇÕES
De eleição para eleição a abstenção vem subindo, assustadoramente.
Na família, sobretudo com os idosos já desaparecidos, que se queixavam de como as coisas estavam (estou por exemplo a referir-me aos desabafos deles por volta dos finais dos anos 80 do século passado) sempre lhes disse - não vai votar e agora queixa-se, não me parece que tenha moral para falar assim - ficava silencioso, fuzilando-me com os olhos.
Os analistas e sabedores (!?!?) destas coisas avançam com as causas sociais e culturais as mais diversas. Salvo melhor opinião, nunca vi uma campanha a sério protagonizada pelos poderes públicos que estão na altura em cada eleição, presidenciais, legislativas, autárquicas, regionais. NÃO LHES INTERESSA NADA COMBATER A ABSTENÇÃO, É A MINHA OPINIÃO !
Mas é pena as pessoas não atentarem nas coisas da vida, porque lhes afecta a vida, e não mostram querer mudar de postura. Depois queixam-se. Deviam atentar nesta explicação simples. Está em espanhol, mas percebe-se lindamente.
É que em 2021 chegam as presidenciais e mais para o fim do ano as autárquicas. Veremos quantos portugueses vão decidir, pela sua inação e bovinidade e mansidão e conformismo, continuar a comer a m...... frita. Aposto que vão ser imensos. Queixam-se depois!
PORTUGAL em SELOS (1)
Durante vários anos os CTT editaram anualmente (desde 1986 ?) uma brochura bem encadernada sobre selos portugueses, remetendo para certos dos nossos passados.
Pessoalmente só tenho a de 2006. De certa forma pode viajar-se pelos tempos através dos selos. Há verdadeiras preciosidades filatélicas. Neste Portugal em selos 2006, os soberbos selos que integra levam-nos aos 500 anos da nossa chegada a Ceilão (assim se chamava dantes), ao nascimento de S. Francisco Xavier, a centenários de nascimento de ilustres como Humberto Delgado, Rómulo de Carvalho/ António Gedeão, aos 50 anos da Fundação Calouste Gulbenkian, aos 150 anos da inauguração do primeiro troço de caminho de ferro entre Lisboa e o carregado, à CPLP, à nossa arquitectura, etc. Facetas do nosso Portugal. Um pequeno livro que muito estimo e me foi oferecido em 2006. Voltarei ao tema e ao livro.
AC
segunda-feira, 28 de dezembro de 2020
O ESTADO a QUE JÁ SE CHEGOU
MAS É CAPAZ de VIR A SER AINDA PIOR
E se calhar culparão a COVID-19 e particularmente a variante detectada no UK. Vem isto a propósito destes titulares de órgãos de soberania que temos há anos, a propósito da GNR, a propósito da PSP, a propósito dos guetos habitacionais que os autarcas TODOS e os governos TODOS e os PR TODOS deixaram criar sobretudo no Continente, e da vacina e da sua distribuição.
Há poucos dias escrevi um texto pequeno depois de ter visto uma notícia sobre festas ou festa na zona de Alter-do-Chão, descontrolada, e que a GNR não controlava aparentemente há cinco dias. Os festeiros eram quase de certeza de etnia cigana.
Entretanto a GNR impôs uma ordem para fechar os postos à noite, todo o pessoal passar a andar com colete à prova de bala, e isto porque se temem represálias tipo ajustes de contas por coisas já passadas. É o que consta.
Hoje, a distribuição de vacinas para a COVID-19 teve um episódio caricato e que é bem revelador do país contemporâneo que verdadeiramente é afinal este Portugal, dito modernaço, integrado na UE, com embaixadores comentadores e ministros vários a tecer loas à UE e à união que grassa.
O caricato foi descrito nas TV e resume-se à vergonhosa atitude de pessoal da PSP (que ordens teriam?) barrando as viaturas escoltadas pela GNR, escolta que para todo o País foi determinada pelo governo PS. De Lisboa chegou depois de pouco mais de 30/40 minutos de impasse a Salomónica decisão - a viatura com vacinas seria escoltada em duplicado, pela PSP e pela GNR. LINDO DE MORRER! Ah, mas Cabrita determinou ao mesmo tempo um inquérito urgente à palhaçada ocorrida em Évora. Este é um dos verdadeiros Portugais.
Que dizer, depois DE MAIS ISTO, quanto à saúde do nosso estado de direito, quanto à nossa segurança, quanto ao banditismo que alastra e está a fazer, segundo parece, as forças de segurança recolherem-se cautelosamente, em vez de muito à bruta se fazerem buscas alargadas e prender malfeitores que estejam armados ou detentores de armamento escondido, sejam ciganos ou outros como os que andam em gangues a assaltar viaturas e etc., ou seja, enfrentar a canalha e levá-los à justiça?
A que deplorável estado já se chegou? E o que dizem disto tudo os candidatos ás eleições de 24 de Janeiro 2021? Marcelo ficará caladinho que nem um rato, na rigorosa observação da separação de poderes!!!!
É como estamos, desgraçados de nós.
António Cabral (AC)
COGUMELOS
Há muita variedade. E há aquela qualidade famosa e "muito barata" que os grandes chefes de cozinha por vezes utilizam. E vários são venenosos ao ser humano. Dizem os entendidos que os cogumelos têm até, também, um papel importante nos ecossistemas naturais.
Mas em termos gastronómicos são bastante utilizados. Na "minha" aldeia, por exemplo, como-os amiúde, particularmente muito bem confeccionados como entrada pelo "chef" Nuno.
Podem comer-se grelhados, salteados em azeite, com ovos mexidos, etc. No concelho de Idanha-a-Nova são comuns, a criadilha (um dos melhores para comer com ovos mexidos e batatas fritas), a sancha, o tortulho, e o boleto.
AC
28 DEZEMBRO 2020
> 1775 - Nasce João Domingos Bomtempo
> 1889 - Faleceu D. teresa Cristina de Bourbon
> 1895 - Primeira sessão de cinema paga organizada por Auguste e Louis Jean Lumiére
> 1895 - Gungunhana capturado por Mouzinho de Albuquerque
> 1911 - Fundada a Sociedade Portuguesa de Química
> 1922 - Nasce Mariana Rey Monteiro
> 1923 - Faleceu Alexandre Gustave Eiffel
> 1935 - Nasce Fernando Lopes
> 2010 - Campo da Batalha de Aljubarrota declarado Monumento Nacional
AC
domingo, 27 de dezembro de 2020
A VACINA E O ATAVIO
Creio que era Ana Bola que tinha um momento de humor em que a dada altura dizia qualquer coisa como isto - que querem, faz-me espécie.
Eu estou um bocado nessa, faz-me espécie, sobretudo quando estou farto de ser vacinado e nunca precisei de ficar em tronco nu ou meio tronco nú, fosse de Inverno ou no Verão, tudo se arregaça facilmente até ao ombro.
E o que me faz espécie? O que me parece despropositado, faz-me espécie estas constantes cenas de uns quantos a "mostrarem-se" durante o acto de vacinação.
Vi há pouco uma sra enfermeira com o braço à mostra até ao cimo do ombro a ser vacinada normalmente, sem nenhum aparato disparatado como se tem visto amiúde, de que Marcelo foi um dos exemplos mais patéticos e caricatos. Até a encomenda do PM de Israel se mostrou a ser vacinado com compostura.
Dirão uns quantos e particularmente os polícias das mentes e do politicamente correcto - "é para transmitir confiança às pessoas".
Valha-me a santíssima!!!
AC
A GNR e o POLITICAMENTE CORRECTO,
Ah e já agora, o desaforo do costume!!
Quando se passam os olhos pelas gordas nos online, surgem sempre títulos interessantes. Aparentemente, cerca de 50 pessoas, que eu suspeito serem de uma certa etnia, intocável, na zona de Alter-do-Chão, estarão em confraternização há vários dias, contra todas as regras impostas pelo governo. A isto nada diz o sr Eduardo Cabrita, a isto nada diz o sr António Costa, a isto nada diz o sr Marcelo Rebelo de Sousa.
A isto, pelo que se lê, a GNR terá dito mais ou menos o seguinte - ah, não temos meios!!!!!!!!!
Não estão a ver a rapaziada ministerial a mandar cumprir as normas por si decididas, pois não?
Não estão a ver o Comandante - Geral da GNR a mandar cumprir essas normas, e a perigar o seu cargo, pois não?
A vida não está fácil e há que salvaguardar o emprego. E assim os esquerdalhos e os direitalhos ficam todos calados e satisfeitos.
É Natal, ninguém leva a mal.
AC
De acordo com o que se lê nas gordas dos jornais online, Marta que a saúde teme estará neste Domingo pelas 1000 horas no Centro Hospitalar Universitário do Porto, onde a primeira vacina será administrada. Nesta unidade hospitalar, Marta ajudará a enfermeira segurando na seringa enquanto a enfermeira prepara o frasquinho.
Na segunda-feira, Marta vai estar nos hospitais Curry Cabral e Santa Maria, em Lisboa, para seguir de perto a inoculação das primeiras doses da vacina contra a Covid-19. Aqui ajudará o pessoal de enfermagem na escolha das agulhas e seringas, e segurará um dos fresquinhos de onde sairá a primeira dose da vacina nesses hospitais.
B A C A L H A U
É conhecida aquela "tirada" - mil e uma maneiras de confecionar bacalhau. Em muitos lares continuará a ser tradicional na consoada servir bom bacalhau cozido, acompanhado com várias coisas ao gosto de cada um, batatas, couves, ovo cozido, grão, etc. Um azeite bom para temperar, havendo quem por vezes recorra ao azeite temperado com alho, bem aquecido até as lascas grossas de alho ficarem bem louras e regar depois por cima ao gosto de cada um. Há quem em vez das postas ou meias postas sirva o bacalhau cozido já meio esmagado, com as lascas grossas soltas. Adiante.
Abrindo uma pequena excepção quanto a coisas privadas e sem qualquer intuito de maçar quem aqui me visita, na nossa consoada tem havido sempre bastante e bom bacalhau, felizmente, e sempre muitos familiares reunidos. Este ano andaríamos pelos 30, salvo erro. Esta consoada e neste passado almoço de 25DEZ nada disto se passou. Adiante.
Ao longo dos anos alternou-se o bacalhau cozido com outras formas de o apresentar.
Fui eu que fiz o bacalhau da consoada e levei-o já pronto para a casa onde nos podíamos reunir e jantar, poucos, por ser maior, e com separadores acrílicos à mesa. 10 minutos de trajecto a partir daqui, ficou lá no forno a aguentar o "quentinho" enquanto nos preparámos. E SIM, fui eu o cozinheiro! Ninguém se queixou!
Usei boas postas do bicho, que comecei a demolhar dois dias antes.
No fundo do tabuleiro, tabuleiro ao tamanho do forno e que tem de altura 5 dedos bem medidos, coloquei uma bem espessa camada de rodelas de alho francês misturadas com cebola roxa que previamente refoguei com bastante azeite, mas só até ao ponto de ficaram ligeiramente moles.
Depois do bacalhau cozido e separado de peles e espinhas, desfiei-o de modo a ter pequenos pedaços. Como era muito bom bacalhau, algumas lascas foram partidas em duas.
Num tacho grande coloquei molho Bechamel da Parmalat, misturado com molho Bechamel feito na BIMBY, molho este em que fiz batota na receita para o obter mais liquefeito. A razão, o molho Parmalat é muito espesso, e eu quero uma mistura que fique bastante menos espessa por causa do que vou indicar em seguida. Se muito espesso, o resultado final é um prato demasiado consistente.
Tendo pronto o previamente aquecido molho Bechamel (cuidado para não deixarem queimar no fundo, lume muito brando), o bacalhau desfeito, e pacotes de batata frita daquela em palitos pequeninos, socorro-me de uma vasilha grande, no meu caso um tuperware de guardar sopa, e nele vou colocando porções de batata frita e bacalhau que envolvo com o molho previamente aquecido. Com este preparado, feito em várias vezes, encho completamente o tabuleiro, por cima da cebola e alho francês. O objectivo ao misturar os ingredientes (bacalhau, batata frita e molho), é que o preparado fique no tabuleiro já bem homogéneo. Depois, com o molho que sobrou e que deve ser de pelo menos cerca de 4 a 5 chávenas grandes de pequeno almoço, regar todo o preparado final.
Com o forno pré aquecido a 180/190º C, o tabuleiro vai lá para dentro, depois de colocar por cima uma camada fina de broa de milho triturada ligeiramente grossa. No meu forno (eléctrico), nos primeiros 10/ 12 minutos é regulado para ter calor por cima e por baixo. Passado esse tempo, calor apenas por baixo a 170º C. Se a quantidade de molho Bechamel tiver sido a adequada, passado mais uns 20 a 25 minutos deve começar a notar-se o molho a borbulhar junto das paredes interiores do tabuleiro.
Depois, é controlar os tempos para deixar aloirar a broa.
No nosso caso, houve garrafas de antiguidade diferente de "Monte das Servas" e uma "Assobio", tudo tinto. Afogaram-se as tristezas pelos que não puderam estar connosco este ano.
AC
27 DEZEMBRO 2020
> 1571 - Nasce Johannes Kepler
> 1703 - Tratado Methuen
> 1820 - Portugal, primeiras eleições, para juntas de freguesia, de comarca e de província; os eleitos de comarcas escolheram depois os deputados ás cortes constituintes. Processo pré-Constituição 1822
> 1904 - Estreia da peça "Peter Pan"
> 1945 - Criação do FMI
> 2020 - Início da vacinação contra COVID - 19
AC
sábado, 26 de dezembro de 2020
TÃO POUCACHINHOS, TÃO PIROSOS
A minha mulher disse-me que mostraram imagens da chegada de um lote de vacinas para a COVID - 19, num veículo escoltado pela GNR, para ficarem guardados num lugar super secreto em.....chiu.....não digam a ninguém,.........é em Montemor-o-Velho.
Mostraram também a Marta que a saúde teme e pegar num frasquinho.
Perguntei à minha mulher se se tinham ouvido gritinhos histéricos de contentamento. Disse-me que não.
AC
Projecto de central fotovoltaica na herdade da Azambuja suspenso por ministro. Matos Fernandes tem defendido que matança de animais não pode estar relacionada com projecto de produção de energia, mas da manhã para a noite mudou de discurso e equaciona agora reformulação de estudo de impacto ambiental.
PRENDAS do PAI NATAL 🎅
Estou triste com o pai Natal, muito triste.
Acabo de saber que ele não entregou as prendas que eu lhe tinha pedido a bem da melhoria da sanidade mental da vida pública na sociedade portuguesa.
Ao António Costa ofereceu, e ele ficou contentíssimo, uma Bíblia com mil folhas, todas em branco, para ele ir virando uma cada semana. CHIÇA!
Por outro lado, como não lhe arranjou a tecnologia que eu tinha indicado para deixarem de nos aldrabar, está à vista o resultado: basta ouvir duas vezes o discurso/ mensagem de Natal da criatura.
Quanto a todos os titulares dos órgãos de soberania é de temer o pior, dado que o pai Natal não atendeu ao meu pedido para que lhes distribuísse kits de juízo.
Por outro lado ainda, como não recebi os comprimidos para a paciência e para as náuseas vou ter que cortar ainda mais nas poucas vezes que ligo o televisor e olhos para jornais e revistas.
Só de me lembrar da cara e do nome de vários deles fico com náuseas!
AC
sexta-feira, 25 de dezembro de 2020
25 DEZEMBRO 2020
NATAL
> 336 - A Igreja Católica Romana comemora neste dia, pela primeira vez, o nascimento de Cristo
> 800 - Coroação de Carlos Magno como imperador Romano Ocidental
> 1642 - Nasce Isaac Newton
> 1868 - EUA, perdão presidencial, incondicional, para todos os soldados Confederados
> 1910 - Portugal, Lei da Família, e instituição do casamento civil
> 1926 - Hirohito é imperador do Japão
> 1932 - China, terramoto de intensidade 7,6
> 1947 - Constituição da República Popular da China
> 1953 - Nova Zelândia, avalanche do vulcão Ruapuehu
> 1977 - Faleceu Charlie Chaplin
> 1989 - Execução de Nicolae Ceausescu
> 1991 - Gorbachev anuncia o fim da URSS, demitiu-se em seguida
AC
quinta-feira, 24 de dezembro de 2020
PEDIDO ao PAI NATAL 🎅
Oh meu estimado Pai Natal, eu sei, está um bocado em cima da hora mas aceita lá este meu pedido de última hora:
> traz se faz favor, para distribuir sem excepção a todos os titulares de todos os órgãos de soberania, aquela invenção da tecnologia que parece fará com que deixem de nos aldrabar e mentir constantemente;
> traz se faz favor aquele "Kit" de juízo para distribuir também a muitos titulares de órgãos de soberania, para evitar que um destes dias, por exemplo, algum deles troque de cuecas em frente a câmaras de TV;
> traz um livro novo para o António Costa para ele poder continuar a virar a página;
> e traz-me mais comprimidos para a paciência, para conseguir ainda que com esforço aturar esta canalha, e comprimidos para as náuseas ainda que eu esteja a ver cada vez menos TV e a ler poucos jornais e assim diminuo as oportunidades de ver a tromba desta gentalha ordinária que nos desgraça.
OBRIGADO
Saúde também para ti.
AC
CONSOADA, NATAL
Não sou melhor nem pior que a média dos meus concidadãos.
Não me guio pelas emoções e comoções.
Normalmente reuníamos em casa de cada um dos quatro irmãos, com filharada e netos e os idosos sobreviventes (só a minha mãe actualmente). Seríamos 29 ou 30. Impossível este ano, nem a minha mãe nem alguns de nós, cada um no seu canto. Sendo portanto escassos no jantar de consoada e escassos no almoço de 25, e a mesa tendo 3,10 mts, ainda assim este "jeitoso" não se dispensou de ir ao Le Roy Merlin, chapas de acrílico de 50 por 50 , e uma manhosa base para os manter direitos. Sentados, ficamos com o topo acima da cabeça. Mal saiamos da mesa, sempre máscara e afastados. Merecemos ser salvaguardados, temos juízo e não é só de agora!
Boa consoada, feliz Natal
AC
AS PENEIRAS
Peneira era muito utilizada para “filtrar” as farinhas. Ainda é.
Peneiras, verte também para as vaidades de certas pessoas.
Peneiras são igualmente conceitos como, a verdade, a bondade, e a necessidade, conceitos pelos quais podem e devem ser analisados os factos em sociedade. Sobretudo numa fase da vida em que muita pouca vergonha se desenrola e muita não se consegue provar, numa fase em que a tentação para falar dessas coisas muitas vezes roçando os boatos, as informações não confirmadas, as insinuações.
Estamos, creio bem, numa fase muito complicada da nossa vida colectiva, com indícios claros de que a corrupção vai alastrar, "BAZUCALMENTE".
Sairão depois as indignações do costume, de ultrajante, indigno e todos de consciência tranquila.
Uma coisa é certa, uma dada senhora, quando o pai faleceu, ficou espantada por o pai ser proprietário de tantas garagens e andares, apenas um por prédio. A irmã, casada com quem anos a fio desempenhara lugares importantes disse-lhe - "ah não, isso é nosso"
NOSSO? Pois olha, ou metade passa para mim, ou vou já ao MP e PJ!
E não é que passou, sem qualquer problema ou demora? Claro que é história de Natal, não é?
Tenham uma boa Consoada.
António Cabral (AC)
24 DEZEMBRO 2020
Consoada
> 1524 - Faleceu Vasco da Gama
> 1768 - D. José cria a Impressão Régia ou Régia Oficina Tipográfica, que deu origem anos mais tarde à Imprensa Nacional
> 1779 - Criada a Academia Real das Ciências de Lisboa
> 1865 - EUA, fundação da horrível Ku Klux Klan
> 1868 - Criado Comando Único para as Guardas Municipais de Lisboa e Porto
> 1901 - Publicado o Regulamento Geral dos Serviços de Saúde e Beneficência Pública
> 1942 - Testada a bomba alemã V1
AC
quarta-feira, 23 de dezembro de 2020
A PESSOAS COMO EU
Imensa gente chama-nos conservadores. Muitas vezes com ênfase acintosa, desprimorosa, mesmo com intuitos reprovadores e com a habitual e arrogante crítica dos doutrinadores do politicamente correcto, dos polícias das mentes, sendo nós os incorrectos. Para eles.
Eu, certamente como muitos mais, respeitamos as diferenças, procuramos argumentar. Mas continua a parecer-me e provavelmente a muito mais pessoas, que certas coisas não deviam acontecer como se observa.
Por exemplo, de figuras públicas a titulares de órgãos de soberania que também são figuras públicas alguns são mesmo uns figurões, por cá e lá por fora também, acontecem coisas e observam-se situações que me parecem deslocadas, de evitar, particularmente no que se refere a pessoas que, para lá da sua vida privada, com as suas acções arrastam as instituições onde temporariamente desempenham funções.
Muitos advogam que é a vida moderna. Por exemplo, o recurso de titulares de órgãos de soberania a redes sociais para dar conta dos seus estados de alma e muitos vezes para comunicar assuntos, temas e decisões de natureza política. Que têm o seu lugar próprio, a sua norma institucional, as regras.
Por cá muitos seguem o tipo de gestão de Trump, que despede e nomeia via Twitter. Haverá quem concorde, haverá quem lhe pareça que estas questões ligadas à vida institucional e máquina do Estado devem ser tratadas com alguma formalidade e pelos canais adequados.
Agora, também o sr Biden se mostrou a ser vacinado. Com mais recato, sem mamas à mostra. Respeito estas decisões e posturas mas parecem-me deslocadas, populismo serôdio. Qual é a fronteira? Porque não se deixam a filmar em casa a tomar o pequeno almoço, ou a vestir o pijama, para mostrarem que são como os restantes humanos? Porque não se deixam filmar na casa de banho, sentados na sanita?
Enfim, admito que possa não estar a ver as perspectivas todas mas, confesso, não descortino grande utilidade nestas "mostras". Não descortino utilidade alguma no informar a população de que vai jantar com X, almoçar depois com Y, cear com Z ou, afinal, nada disso mas apenas pequeno almoço. Que piroseira. Populismo? Talvez, mas é mesmo rasteirinho, ou não?
Das raras coisas com que concordo com Cavaco Silva, é que a política não deve ser bem um circo, uma palhaçada. Mas atentem no que se passa. Gostam? Respeito. Eu não.
AC
ESTOU MENOS ANSIOSO MAS........
ESTOU MENOS ANSIOSO, A BEM VER SÓ LIGEIRAMENTE MENOS, POIS CONTINUO QUASE ÁS ESCURAS QUANTO A SABER COMO MUITOS, QUE REFERI NO MEU TEXTO ANTERIOR, PASSARÃO O SEU NATAL.
SOUBE PELO PRIMO DO CANALIZADOR JOSÉ LUÍS, O CANALIZADOR SÉRGIO, QUE O ZÉ LUÍS JÁ NÃO VAI TER VÁRIOS ALMOÇOS E JANTARES COM FAMILIARES E AMIGOS MAIS CHEGADOS, ENTRE HOJE À NOITE E 26 AO FIM DO DIA, COMO TINHA ANUNCIADO NO INSTAGRAM NO TWITTER E NO FB. DIZ-ME O SÉRGIO QUE ELE VAI MANTER TUDO COMO ANTES COMBINADO, MAS PASSOU OUTRA MENSAGEM PARA AS REDES SOCIAIS, APARENTEMENTE CORRIGINDO AQUILO QUE MUITOS OBVIAMENTE CONDENAM.
LÁ NA CÂMARA MUNICIPAL, ONDE ELES TRABALHAM, TODA A GENTE SABE O QUE SE PASSA E COMO VAI SER, ATÉ PORQUE A MAIOR PARTE DA MALTA QUE ANDA NAS REDES SOCIAIS SÃO INCAUTOS E UM BOCADO BRONCOS QUE ACREDITAM EM TUDO NO QUE O ZÉ LUÍS DIZ.
ENFIM, OXALÁ O VIRÚS PERCEBA O ZÉ LUÍS, E NÃO SE APROVEITE.
AC
A PROPÓSITO DA VACINA DA GRIPE
A propósito da vacina da gripe, neste ano aziago de 2020, várias coisas correram mal até agora, obviamente, apesar da propaganda governativa levada a cabo pelo "spin doctors", apesar das sucessivas mentiras e promessas. Outras e para certas pessoas, correram bem. É o meu caso.
Era por demais evidente que, com a porcaria da COVID haveria uma maior corrida à vacina da gripe.
Como comecei a fazer desde que entrei na fase de anualmente me vacinar contra a gripe, na segunda semana de Agosto passado, na farmácia onde habitualmente me vacino e compro medicamentos, encomendei a vacina para mim e minha mulher.
"Esteja descansado senhor António (apelido é coisa que se deixou de usar neste desgraçado País, somos todos Antónios, ou Silvas), a previsão é chegarem no início/ meados de Outubro, telefonamos assim que chegar". E fomos vacinados dentro da previsão anunciada. E o enfermeiro, nessa altura, em conversa amigável, fez-me saber que tinham sido distribuídas às farmácias menos doses que o por elas pedido. Resultado, todos aqueles com inscrições feitas mais tarde ou não feitas.....tramaram-se.
Mas o senhor "Ramos" dá a entender que as farmácias são uma cambada de vigaristas!!! O senhor Ramos é capaz de não conseguir explicar como é que tendo o governo rateado a coisa faltaram vacinas e faltam nos centros de saúde.
Outras coisas notáveis são, por exemplo, as tontices discursivas protagonizadas por Marcelo Rebelo de Sousa a este propósito, pondo-se a jeito para levar remoques até do inenarrável marido da Marta que a saúde teme. De facto, parece estar com a tendência para se igualar a certas tristes personalidades. Será que ainda não percebeu que certos silêncios têm um valor incalculável? Eu vou acabar por votar nele, mas porque os outros são, para mim, um desastre, apenas por isso.
Outro exemplo típico de certos portugueses que me palpita que são milhões, é o caso que bem conheço, um caso cada vez mais triste, de um homem que infelizmente tem um problema grave, há quatro anos tirou certa de 2/ 3 de um pulmão e no presente, em que as coisas indiciam estar a haver novos problemas respiratórios, não consegue vacinar-se contra a gripe, porque não há. Não há. E no maravilhoso centro de saúde da zona tem sido atendido maravilhosamente!!!!
São portanto várias as facetas deste assunto, muitas a correr bem, pessoas a planearem a vida, coisas a correr mal, pessoas que não tratam da sua vida com antecedência, farmácias e centros de saúde OK, outras e outros não. São questões de rigor, mas que para o Costa e geringonças está sempre tudo bem. NÃO.
Não, não está tudo bem, como não está tudo mal. Não está tudo mal lá porque o governo é PS, e Costa e muchachos serem uns vigaristas mas, apesar disso, há muita coisa que está bem. Será difícil dizer as coisas todas? IRRA!
AC
terça-feira, 22 de dezembro de 2020
Estou muito ansioso, muito..............
Ainda não sei como vão passar o Natal (sublinhadas as pessoas verdadeiramente importantes):
Cristina Ferreira, António Costa, os directores dos jornais, Ferro Rodrigues, José Sócrates, Miguel Sousa Tavares, Passos Coelho, o guarda noturno da minha zona, Catarina Martins, António Guterres, Francisco Louçã, João Jardim, Fernanda Câncio, o Pai Natal, Mariana Mortágua, José Relvas, os 4 chefes militares, o chefe do SEF, Jorge Sampaio, Durão Barroso, a Ana cabeleireira, Santana Lopes, o director da PJ, a PGR, os juízes do tribunal Constitucional, António Vitorino, Azeredo Lopes, as chefias da GNR e da PSP, Rui Moreira, a Etelvina varredoura da câmara municipal, Fernando Medina, o Zé das iscas, Rui Rio, Augusto Santos Silva, Ana Gomes, André Ventura, Jerónimo de Sousa, o Zé da papelaria dos jornais, Carlos Carvalhas, Arménio Santos, Bataglia, Paulo Portas, Ricardo Salgado, o meu barbeiro, Duarte Lima, Jorge Jesus, Pacheco Pereira, Armando Vara, João Galamba, Mário Centeno, Graça Freitas, Marta Temido, João Leão, Duarte de Bragança, a sra Luísa da praça, Marisa Matias, Rui Machete, Carlos César, Cavaco Silva, Eduardo Catroga, Capoulas Santos, o António dos Petiscos, Vital Moreira, Américo Aguiar, a Aninhas do peixe, Bagão Felix, Sampaio da Nóvoa, Tino de Rans, Pedro Nuno Santos, o director comercial da Porsche em Portugal, Vasco Lourenço, Nuno Vasconcelos, Rui Rangel, António Mexia, Marinho Pinto, Marques Mendes, a D. Fátima modista, o cardeal patriarca, a Sandra da pastelaria, Manuel Alegre, Mourato Nunes, Jorge Coelho, Jorge Lacão, Pinto da Costa, o Pedro coveiro lá na aldeia, Cristiano Ronaldo, Ramalho Eanes, Padre Melícias, João Oliveira, João Soares, Eduardo Cabrita, o meu sapateiro, Rui Paula, Pedro Simas, Ribau Esteves, Bruno de Carvalho, o canalizador José Luís, João Miguel Tavares.
António Cabral (AC)