terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Mas Que Interessa Isso, Não É ?

(Com a devida vénia ao autor)

AC

RECORDANDO

AC 

FRIOOOOOOO

1048 horas . . . . . 5º C! 

AC

FRIOOOOO

Está muito frioooooooooo
0800 horas ...... 0º C !

AC 

JUSTIÇA à "La PORTUGAISE"
Não sou jurista, mas desde designadamente meados dos anos 80 do século passado que crescentemente me interessei pelo direito. 
Meu falecido (vai para 12 anospai era um homem com vários (alguns terríveis) defeitos, mas com qualidades notáveis, extraordinárias. 

Tinha um sentido de justiça apurado, era intransigente quanto, à verdade e ao rigor, à igualdade, ao combate ás desigualdades sociais, ao respeito devido pelo próximo, à honestidade intelectual. 

Aprendi com ele, e do que aprendi em casa e, depois, com a profissão que escolhi e que era uma das melhores escolas do país, sedimentei valores, e tenho conseguido minimizar bastante alguns defeitos.

Vem isto a propósito de justiça, do sistema de justiça português, dos resultados palpáveis do dito sistema, e particularmente do Tribunal Constitucional.

Tenho tido a pachorra de ler muita coisa relativa a este/s assunto/s e particularmente o sítio do TC.

Repito, não sou jurista, mas não é preciso ser jurista para, ao ler por exemplo os últimos acórdãos do TC franzir um pouco o sobrolho.

Sei que a língua portuguesa tem aqui e ali a sua complexidade. Verbos, sujeito, predicado, interjeições, função sintática e outras, agentes, complementos, adjectivos, proposições, discursos, argumentos, conjunções, pronomes, substantivos, etc.

Sei perfeitamente que, infelizmente, na democracia portuguesa tem sido produzida legislação que deixa muitos alçapões, e etc. É minha convicção que muitas vezes é de propósito mas, em muitas outras, por lamentável incompetência de técnica jurídica. 
Compreensível, portanto, que o TC se preocupe que não passe legislação que infrinja a nossa Constituição, e que faça uso do maior rigor possível na análise dos textos que lhe são submetidos para apreciação no âmbito das suas competências Constitucionais.

Isto dito, este cidadão comum que sempre se interessou pelo que se passa no país tem ficado cada vez mais pensativo ao olhar as últimas "produções" do Tribunal Constitucional.
António Cabral (AC)
GUERRA DE MUNDOS ?
Com eufemismos e outras coisas, há uma certa mania de chamar as coisas reais com nomes suaves.
Guerra de mundos?
Não, guerra de interesses, como sempre foi ao longo da história. GUERRA.

As tensões sobem no mundo particularmente à conta do conflito em solo da Ucrânia, guerra iniciada com a invasão de forças da Federação Russa/ Rússia. Fez um ano no passado 24 de Fevereiro que o horror se iniciou.

Um dos lacaios de Putin veio agora mais uma vez com uma verborreia ameaçadora acerca das probabilidades de uma possível catástrofe nuclear.

Gorbachev terá acreditado em certas bondades, em certas propostas. Tramou-se, a URSS implodiu. 

Conveniente e habilmente, o chamado Ocidente intoxica exaustivamente as suas populações e, assim, a massa ignara desconhece e tem horror a quem conhece as diferentes reuniões durante a II GG e o que foi sendo combinado. Como desconhece com rigor o abocanhar de áreas na Europa a que Estaline se permitiu. Como desconhece tudo o que se passou dentro da Ucrânia até chegar ao poder o actual actor presidente ou presidente actor. Adiante.

Guerra dos mundos? 
Não, geopolítica pura e dura, brutal guerra de interesses, como sempre ocorreu ao longo da história da humanidade, coisas que a massa ignara mundial pouco ou nada entende, convencida que o dinheiro cai do céu, que as mordomias e as comodidades no Ocidente caem do céu, querem lá saber que o lítio está por exemplo nos seus telemóveis mas - exploração de lítio à minha porta nem pensem.

Mas o lítio, o trigo, o milho, o gás, o cobre, os minerais mais escassos, as terras raras (a quantos tugas isto diz alguma coisa?) a borracha, o alumínio, os fosfatos, a electrónica de ponta, não chegam do céu.

Guerra de interesses, vários. Terras, riqueza, domínio.
AC 
28  FEVEREIRO  2023
DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS
> 1525 - Cuauhtémoc, último imperador Azteca é executado por Hernán Cortés
> 1859 - Nasce Alfredo da Costa
> 1885 - Assinatura da Convenção de Berlim
> 1904 - Fundado o Sport Lisboa, mais tarde denominado Sport Lisboa e Benfica
> 1975 - Assinatura em Lomé da convenção entre a CEE e 46 Estados de África Caraíbas e Pacífico
> 1986 - Assassinado Olof Palme
AC 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

LULA, MARCELO, CRAVINHO, LULA, MARCELO. . 

Estive a ver esta tarde as notícias na SIC TV, iniciadas às 1800.

Naturalmente, posso estar enganado, mas mais uma vez temos aqui uma Marcelada, a que se juntou um tolo ministro. 

Não é, não me parece nada inocente Marcelo ter convidado Lula para 22 a 25 de Abril. A que propósito misturar um chefe de Estado, qualquer que ele seja, com uma cerimónia solene inerente ao início da democracia portuguesa?

Marcelo diz que é muito mais importante a relação do Brasil com  Portugal do que com qualquer outro país Europeu.

Uma coisa é a ligação histórica Brasil - Portugal, que deverá ser sempre recordada, mantida, outra coisa é a gentileza em vir primeiro a Portugal numa primeira visita à Europa, mas outra coisa é o que interessa ao Brasil que, obviamente, tem muito mais a lucrar com outros países nos planos comercial, industrial, financeiro. É conveniente ter a noção das realidades.

As declarações de Marcelo, as que agora ouvi, são mais uma das suas habilidades, tudo ficando como se o ónus desta palhaçada seja apenas do inarrável e incompetente Cravinho, tenha começado com ele. 

Marcelo, o costume. 

AC

RECORDANDO

AC

Lula da Silva discursa na Assembleia da República nas comemorações do 25 de Abril? Afinal, Santos Silva diz que ainda não há decisão
MNE anunciou discurso de Lula da Silva na sessão solene do 25 de Abril. Mas gabinete do Presidente da Assembleia da República garante que decisão não foi tomada e que vai ouvir Conferência de Líderes
.

Será que nem depois de mais esta, o parvinho perceberá que desde há muito que está a mais?
Será que depois de mais esta, o intrujão - mor ainda não se convencerá que tem ali um patetão a ajudar a cair politicamente?

Aposto que a parvoeira, a incompetência, a imbecilidade prosseguirão, está-lhe na massa do sangue. Continuará pastoso, grosseiro, incompetente.

Mas para lá disto, e como sempre neste Portugal cada vez mais . . . mais . . .  adiante, neste regime opaco, não apareceu claro aos cidadãos quem convidou Lula e quando e em que data. 
Em princípio, um chefe de Estado é convidado por outro a visitar o país de quem convida. 
Terá sido Marcelo. 
Partindo deste princípio, Marcelo arranjou um período de 3 dias (é o que parece) que incluía o 25 de Abril?
Marcelo na sua maquiavélica e habitual maquinação?
Tudo isto cheira mal, de Marcelo ao governo, aos deputados.
É o estado podre em que nos enterramos.
AC
27  FEVEREIRO  2023
> 1933 - Berlim, Reichstag incendiado
> 1933 - Nasce Puy Belo
> 1950 - O embaixador da Índia em Portugal envia a Salazar a reivindicação da Índia com proposta de renegociação de Diu, Goa e Damão
> 1950 - EUA, ratificada 22ª emenda à Constituição
> 1975 - Aprovada a construção do complexo petroquímico em Sines
> 1995 - Nintendo lança o "Pokémon"
AC

domingo, 26 de fevereiro de 2023

POR  AÍ

AC 

A RESOLUÇÃO DA ONU

Passou um ano sobre a invasão da Rússia na Ucrânia.
Na ONU foi há 2 dias apresentada discutida e votada uma resolução 
condenando a agressão militar da Rússia e, concreta e nomeadamente, exigindo que a Rússia retire as suas tropas do território do seu país vizinho.

Uma larga maioria de países (141) aprovou a resolução, enquanto alguns outros (32) votaram contra essa resolução. Os resultados desta resolução tem ligeiras diferenças relativamente aos resultados de uma outra de Março de 2022. 
E há detalhes interessantes do ponto de vista da geopolítica, do ponto de vista dos interesses. Os interesses, que a bovinidade geral nunca coloca nas equações das coisas deste mundo, mas que são como sempre foram ao longo da história da humanidade, uma dura realidade.

Naturalmente que a Rússia votou contra a resolução.
Em Março passado Índia e China abstiveram-se.
Interessante observar a votação de certos países Africanos que diz muito sobre interesses e influências. E ponderar a posição da Índia e da China. Tudo para os doutos estudarem.

Por mim, presente as realidades apenas sorrio depois de ler certos escribas encarniçados. 
Sei que sou distraído mas não me recordo de, até agora, os resultados desta resolução da ONU terem sido adequadamente analisados e com rigor pelos nossos OCS.
AC
CREIO QUE É UMA VISÃO LÚCIDA, SENSATA
. . . . .
"Para fazer uma boa governação é fundamental ouvir quem está no terreno, mesmo tendo consciência de que não vamos conseguir resolver todos os problemas em simultâneo". . . . 

O problema, o pior, é depois a realidade, as acções, as inações, a demagogia, a propaganda.
Opinião pessoal, naturalmente, o período do ano passado foi mais equilibrado no que respeita ao flagelo incêndios, melhor, mas continua a cena da (des) organização, dos helicópteros, da não gestão da floresta, da inexistência de cadastro do território, do governo PS não saber muito bem ou mesmo nada o que tem, e ter muito desleixo e incompetência entre portas.
Aguardemos por Maio/ Junho.
AC
26  FEVEREIRO  2023
> 1605 - Publicado em Portugal "O engenhoso Dom Quixote de La Mancha 
> 1802 - Nasce Vitor Hugo
> 1846 - Nasce Bufalo Bill
> 1848 - Publicado o manifesto comunista de Marx e Engels
> 1848 - Proclamada a segunda República Francesa
> 1919 - Lisboa, estreia da peça "A maluquinha de Arroios"
> 1975 - Portugal, aprovada a lei de imprensa 
> 1993 - Ataque terrorista no parque das Twin Towers, World Trade Center
> 2001 - Assinatura do Tratado de Nice
> 2009 - Primeira emissão da TVi24
> 2021 - Faleceu Hannu Mikola
AC 

VISTO  POR  AÍ

. . . . . .

mas sintetizando aquilo que é a voz comum de uma Europa "unida como nunca", decretou há dias o nosso António Costa que "a paz só é possível com a vitória da Ucrânia e a derrota da Rússia" . . . . 

. . . . . . . .

António Costa e os seus iluminados pares

. . . . . . . . . . . . (Miguel Sousa Tavares)

AC

sábado, 25 de fevereiro de 2023

COISAS SÉRIAS e HUMOR 

Tenham um bom fim de semana.
Bebam com moderação, se forem conduzir muito cuidado, e bebam bastante água que é importante para o nosso organismo.
Saúde.
AC 

REAÇÕES a COMENTÁRIOS, DISCURSOS, DECLARAÇÕES

De Putin

De Carreiras

De Cravinho

De Marcelo

Do BE sobre Cravinho
AC

UMA QUESTÃO de ARITMÉTICA SIMPLES

Cumprida que seja a legislatura, até 2026, mais mês menos mês, em 30 anos o PS terá governado (???) Portugal em 21 ou 22 anos.

Isto diz alguma coisa sobre o que é e como está Portugal?

AC

RECORDANDO


AC

QUE NÃO ACONTEÇA POR CÁ


AC 

25 FEVEREIRO  2023
> 1603 - Nau mercante portuguesa Santa Catarina é capturada pela Companhia das Índias Holandesa
> 1836 - Samuel Colt patenteia o primeiro revólver
> 1855 - Nasce Cesário Verde
> 1891 - Nasce Alfredo Marceneiro
> 1948 - Golpe de Praga
AC

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

FOI a KIEV

Pedir desculpa por não ter peças para os três leopardozitos?

AC

AS  CRIANÇAS

. . . . . . .

Que quem já é pecador sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!…
. . . . . .
AC

IGREJA


AC

Da RELEVÂNCIA (??) de ALGUNS TONTOS

Ao ver o PM Espanhol em Kiev ao lado de Zelensky, recordei os tontos que se torcem danadamente desde há bastante tempo para ir a Kiev, ou os tontos que fazem declarações julgando-se relevantes na cena internacional. Refiro-me a três, adivinhem quem são. Coitados. 

Mas sobretudo coitados de nós cidadãos comuns, com esta gente à frente dos destinos do país, um país a tornar-se cada vez mais pobre e irrelevante.

AC

COMO ESTAMOS no RÚSSIA-UCRÂNIA ?
Faz hoje um ano.
Passou um ano sobre quê?
Sobre uma operação militar ESPECIAL! Say again?

Declaração de guerra não houve, isso é coisa que já não se usa. É coisa que Rússia e EUA e muitos outros não usam há muito. Não interessa!

No início desta "coisa" alguns ou muitos não faço ideia, pensaram que era uma agressão militar da Rússia sobre a Ucrânia. 
E era, foi de facto, e continua o horror, opinião pessoal naturalmente. 
Mas na minha modesta opinião logo desde o início que foi e tem sido e assim continuará por mais uns tempos sobretudo uma guerra entre os EUA e a Rússia, ainda que por procuração. 

Morrem Russos, morrem Ucranianos, morrem muitos civis, destruição em barda, provavelmente terão morrido alguns mercenários Ocidentais, como mercenários do lado Russo.
Conselheiros Ocidentais que os deve haver às centenas na Ucrânia, estarão bem resguardados. Guerra por procuração.

Provavelmente, muitos dirão que o antagonista principal da Rússia é a UE que defende "Valores". Respeito, mas discordo bastante. 
O principal fornecedor de armamento e defesa aérea tem sido os EUA. A UE e países NATO têm recebido refugiados, tem derretido dinheiro teoricamente na economia Ucraniana (quando irá para bolsos de oligarcas Ucranianos?), têm também dado armamento, mas torcem-se todos quanto a coisas mais duras. 
Mas, já agora, tudo o que o Ocidente tem dado e continua a dar, é 100 % "pro bono", de borla? Hummmm . . . 

Portugal, pela voz do cada vez mais inarrável PM e em boa parte por Marcelo que não consegue que Zelensky o aceite por lá mesmo com a oferta de uma condecoração mais que discutível (o próprio "dono" das condecorações o reconhece) querem-me (-nos) convencer que será Kiev a ditar as condições para uma paz que TARDA MUITO. 
Até a minha idosa vizinha lá na aldeia na Beira-Baixa se ri disto!

Pessoalmente estou convicto de que a política interna americana ditará cada vez mais o rumo dos acontecimentos na Ucrânia, mesmo sem haver tropas americanas no terreno. 
Sim, a política interna, dada a aproximação do período enorme em que se começarão a degladiar para as eleições presidenciais e para as intercalares para o Congresso. 
Sim, a política interna, no que respeita à economia, campo em que a guerra na Ucrânia está a trazer grandes proveitos para os EUA. 

Na UE, nos EUA, no Canadá, no Ocidente em geral, a política declarada é de não - beligerância do Ocidente. Ou seja, não declaram guerra, mas fazem-na.
Dá-me uma certa vontade de rir, como muito mais vontade de rir me deu o filho da mãe do Putin falar em operação militar especial.
Tudo isto é uma palhaçada, de todos os lados.

Palhaçada quanto às notícias das baixas de ambos os lados. 
Palhaçada sobre o que está ou não controlado pela Rússia ou Ucrânia. Palhaçada Russa quanto à anexação formal de parte de território da Ucrânia.
Palhaçada quanto às notícias de falta de munições na Ucrânia.
Palhaçada quanto à enorme superioridade militar Russa quando, o que se tem verificado para já, é o que me parece ser uma enorme incompetência Russa ao mais alto nível militar, em que a sucessão de exonerações e nomeações é apenas um dos bons exemplos de inépcia e de incompetência. 
Palhaçada na maior parte dos discursos dos líderes (???) Ocidentais que parece estimulam os tontos cá do sítio.
Palhaçada em muitos dos comentários civis e militares nos OCS.
Palhaçada quanto aos fornecimentos de carros de combate que tardarão obviamente a chegar ao terreno.

E não é uma palhaçada mas antes uma feroz guerra de intoxicação da informação no mundo Ocidental, o que se passa nas nossas TV e por esse mundo fora. 
Mas as bovinidades mundiais que não apenas a Tuga tudo engolem.

Estou pessoalmente convicto de que não há pressa nenhuma em terminar a guerra, particularmente por parte dos EUA. 
Quase parece que é por acaso, a China aparece de peito feito com um suposto plano de paz, plano que Zelensky afirmou querer ver já.

Entretanto o intrujão-mor vai fazendo declarações politicamente correctas talvez na ânsia de ver se consegue encontrar emprego. 
Em paralelo, o dinheiro (e não são bagatelas) que vai da UE para a Ucrânia irá fazer com que menos virá para países como Portugal. 
Mas andam contentinhos.
Até a minha idosa vizinha na aldeia na Beira-Baixa percebe isto.
Aguardemos.
António Cabral

Ps:
Putin clama desde há um ano que não começou ele, ele desencadeou apenas uma operação militar especial (???) porque os EUA e a NATO começaram há muito tempo. 
E fala na "nazificação" da Ucrânia, etc.
É mais ou menos isto não é sr Putin?

Pois tenho pena que o senhor, que se julga tão espertalhão e sagaz, não só pareça ainda não ter percebido o que se foi passando ao longo de décadas como sobretudo pareça ser um ignorante sobre a história mundial particularmente desde o início da II GG.
Eu explico-me ou melhor, deixo-lhe aqui a minha opinião sobre o que sempre se foi passando desde essa altura.  

Para ser muito rápido e muito superficial e indo um bocado atrás, na conferência de Berlim ao tempo de Bismark para lá das prosápias de muitos e de declarações pomposas e bombásticas sobre a elevação de conceitos e valores diversos, na realidade tratou-se de decidir como dividir pelos poderosos de então as zonas de onde extrair/ retirar tudo e mais alguma coisa para alimentar a revolução industrial no chamado hoje mundo Ocidental. Trataram dos interesses.

Depois, sr Putin, os interesses (como aliás sempre foi ao longo da históriae particularmente durante a I GG e anos mais tarde depois da capitulação da Alemanha e do Japão e da Itália, determinaram muita coisa, e os EUA como grandes vencedores da II GG trataram de se organizar tendo em vista o futuro (deles).

Breton Woods, FMI, Banco Mundial, padrão ouro "jamais", globalização, corrida ao espaço, etc., diz-lhe alguma coisa?

Depois da II GG, a sua Rússia então chamada URSS, mais os EUA e a China embora menos, trataram de ir transformando o mundo, e apareceu Bandung, a descolonização, e muitos etc.
A sua URSS fez das suas, abocanhou aquilo que constituiu a Europa de Leste, a cortina de ferro, Cuba, Américas Central e do Sul, etc., tentaram muitas coisas em África, na Ásia , nos Orientes e várias conseguiram.

Os EUA não vos ficaram nada atrás. 
Pérsia hoje Irão, canal do Suez, Israel, Médio e Extremo Oriente, Ásia, Américas Central e do Sul, e muitos etc.

E a realidade sr Putin, é que os seus antecessores julgaram que podiam continuar como durante muito tempo fizeram após a II GG. Esqueceram-se da palavra liberdade, da palavra economia, da palavra bem-estar e, tal como os Americanos, os Britânicos, os Franceses, os Alemães, etc., só trataram dos interesses mas sem cimentar a vossa base social. Contrariamente ao ocorrido no chamado Ocidente.

E esta agora se calhar vai doer-lhe: o sr e a sua Rússia assustam o mundo com o seu poder nuclear que, sendo provavelmente superior hoje em dia ao do Ocidente pouco lhe serve pois, qualquer dos lados que enlouqueça, é quase certo que "isto" se derreterá.

Mas pior, o sr é incompetente e não tem os meios humanos e materiais/ financeiros para desestabilizar como os americanos têm conseguido muitas vezes. 
Maidan diz-lhe alguma coisa?

O sr não teve nem tem capacidade para evitar a entrada de muitos para a NATO, e acossaram-no é completamente verdade, e então com a domesticação da Ucrânia Zelenskiana a coisa ficaria/ ficará preta para si do ponto de vista militar mas também económico.
Mas a realidade é que ao longo de anos após 1990 os EUA foram mais macacos, mais matreiros que o senhor e os seus antecessores. 
Além disso, parece-me que o senhor se convenceu que os negócios com a Alemanha lhe garantiam alguma coisa segura.

Como disse em ciam, isto é apenas um esboço grosseiramente superficial.  Acrescento a terminar:
O sr não é flor que se cheire.
Pergunta-me - e os americanos? Idem, claro!
Não perguntou, mas digo-lhe, Chineses idem, claro!

Boa noite vou dormir.
24  FEVEREIRO  2023
> 1885 - Nasce o futuro almirante Chester Nimitz
> 1912 - António José de Almeida funda o Partido Republicano Evolucionista. Brito Camacho funda o Partido União Republicana
> 1927 - Nasce David Mourão-Ferreira
> 1978 - Portugal passa a ter Serviço Nacional de Saúde
> 2022 - Rússia invade a Ucrânia
AC

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

COIMBRA


AC

VIAGENS

Recordando, que há viagens essenciais e . . .  há . . . .  as não essenciais. . . . . . . . Pois!

Isto define bem esta gente governante, e a gentalha de assessores e escribas e chefes de gabinetes, e apaniguados acéfalos. Ou não?

AC

C O R N O S

(restaurante Taberna dos Cabrões, em S.Francisco, Alcochete)

AC 

POR  AÍ


AC 

CULINÁRIA

Fatias da bola de carne à moda Nortenha

AC

 CASAS  DEVOLUTAS . . . . HÁ MUITAS . . . . 

AC

23  FEVEREIRO  2023
DIA DA PAZ E DA COMPREENSÃO MUNDIAL
> 1797 - Os detentores de bens da Coroa portuguesa e os herdeiros de morgados ou capelas, têm de servir no Exército ou na Marinha se não tiverem outras ocupações políticas ou administrativas
> 1869 - Fim formal da escravatura em todo o território nacional
> 1903 - Cuba arrenda aos EUA de forma perpétua a Baía de Guantanamo
> 1911 - Na sequência da lei do divórcio e de outras leis e decisões os bispos portugueses mostram-se muito zangados
> 1919 - Mussolini funda o partido fascista italiano
> 1944 - Criado o Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo
> 1981 - Tenente Coronel Tejero Molina assalta o parlamento espanhol
> 1987 - Faleceu Zeca Afonso
> 1991 - Início da operação terrestre "Desert Storm" no Iraque
AC

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Do "PUBLICOZINHO" . . . .
Número de condenados por corrupção é o mais baixo dos últimos 16 anos. Dados do Ministério da Justiça contabilizam 102 condenações em 2021 por crimes económico-financeiros, menos de metade das 239 registadas em 2019, antes da pandemia.

Deve ser efeito das medidas de Costa e Van Dunem  . . . . . 
Portugal nunca foi, não é, nem nunca será um país com corrupção por aí além!
A notícia só me lembra - q. e. d. (quod erat demonstrandum)
AC

"ATÉ PUBLICAM VERDADES SE PAGOS"

(atribuído a Juca Chaves)

AC

PARECE-ME TER RAZÃO
. . . . "Ataca-se o alojamento local, mas fecham-se os olhos aos hotéis e mais hotéis que em cada esquina vemos nascer, especialmente em Lisboa. Carrega-se de mais taxas o alojamento local, mas mantemos o regime de não residentes que beneficia quem foge aos impostos do seu país no paraíso fiscal português". . . . . . . (Helena Garrido) 

PARTICULARMENTE NA REFERÊNCIA A HOTEIS E FISCO

AC
NÃO  HÁ  DINHEIRO .
QUAL  A  PARTE  QUE  NÃO PERCEBEM
?


Poderá faltar alguma coisa nas frases supra mas creio que foi basicamente isto que em tempos disse o então ministro das finanças Gaspar no tempo da Troika.

E de facto há pouco dinheiro em Portugal. Quer no Estado, quer nas empresas em geral, quer na maior parte das famílias portuguesas.

Bom, há pouco dinheiro mas ainda há uns trocos para distribuir a amigalhaços e a certas preciosidades.

É que há muitos trocos para enterrar, na telenovela TAP (que se tornou privada, depois nem tanto, depois nacionalizada com aplausos de toda a esquerdalhada)mas, depois, a tal super estratégica TAP a tal de bandeira, Costa e o seu amigo Nuno estão doidos por vender, tornar privada outra vez. 

Há muitos trocos, para o Novo Banco (tem havido), parece que agora já há uns trocos para pagar sobressalentes para os "leopardozitos tugas, vai havendo trocos para enterrar na EFACEC e em muitas outras coisas que o estendal é longo, e há ainda uns trocos para estudos sobre isto e aquilo adjudicados a certas sociedades ou a certos amigos de faculdade e que assim passam eles uns anos mais no "aquilo e daquilo" mas nada resulta. Perdão, resulta e bem, os ajustes directos, o empochar de uns eurozitos que a vida está cara.

Há muitos trocos, também, para as viagens, dos titulares de órgãos de soberania (as indispensáveis, as necessárias, e para as que apenas servem para gozo pessoal e não para o serviço à sociedade/ ao Estado) e ainda de muitos assessores e de imensos convidados (amigos, elites, jornalistas).

E como apesar de haver uns trocos há pouco dinheiro e desse pouco muito é desbaratado, os funcionários públicos, os servidores do Estado como são os militares das Forças Armadas ou os agentes das forças de segurança, os médicos, os professores, os camionistas, os ferroviários, e muitas outras carreiras, continuam com os seus vencimentos ou congelados, ou mornos, ou frios. 
Na maioria FRIOS.
António Cabral (AC)

GULOSEIMAS  😎

É Carnaval. Além das folias e das brincadeiras, podemos pensar na doçaria.

Ao ver na TV imagens do Carnaval de Torres Vedras, onde estive em 2019 no meio daquela folia, lembrei-me dos fantásticos pasteis de feijão.

Abusar das guloseimas não faz muito bem, eu sei, mas sempre que vou a Torres Vedras marcha um pastel de feijão com o café matinal.

Abusar das guloseimas não faz muito bem, eu sei, e tomo algum cuidado mas, . . . . de vez em quando . . . . . sabe tão bem! 

Aqui lembro mais umas das imensas delícias nacionais, opinião pessoal, naturalmente.

Mousse de chocolate, pudim abade de priscos, tíbias, torta de laranja, tortas de Guimarães, viúvas, toucinho do céu, bolo de laranja, tarte de amêndoa, biscoitos amor, bolo inglês, pudim de leite, pudim de chocolate e natas, leite creme queimado, broas castelar, bolo de bolacha, arroz doce, torta de cenoura, tigelada da Beira, doce de abóbora, tarte de morangos, tarte de maçã, bolo de chocolate, bolo de maçã, tarte de pêssegos e damascos . . . . uff . . . . já chega.

AC

Do  PASSADO

Alguma coisa se aprendeu, mas . . . 

AC

22  FEVEREIRO  2023
> 1732 - Nasce George Washington
> 1797 - Nasce a Companhia de Seguros de Tranquilidade Recíproca
> 1828 - D. Miguel regressa a Lisboa
> 1832 - D. Pedro IV desembarca nos Açores
> 1921- Governo português e a Marconi assinam contrato para introdução da telegrafia sem fios em Portugal
> 1948 - Golpe de Praga
> 1956 - Rosa Parks e Martin Luther King são presos
> 1974 - Atentado bombista no comando militar em Bissau
> 1974 - Publicação do livro do general Spínola, "Portugal e o futuro"
> 1987 - Faleceu Andy Warhol
> 2002 - Assassinado Jonas Savimbi
AC

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

EVIDENTEMENTE

"Quem não considera o passado fica condenado a repeti-lo,  e quem não projecta o futuro fica condenado a nunca o construir"

"Passam o tempo com emoções conjunturais"

AC

É  CARNAVAL,  NÃO  LEVE  A  MAL


AC

COMO SE ESBANJAM €€€€ 

COMO SE ESBANJAM €€€ EM PORTUGAL ?

De diferentes maneiras: deixo um primeiro exemplo, badalado.

Alguém se indigna com o que se enterra em festarolas as mais diversas, algumas alcunhadas de culturo-tecnológicas?
Mais há muito mais, e bem pior.

Não, não vou falar da TAP, das barragens, da banca nacional, da CP, etc

Que tal falar nos rios de dinheiro que os sucessivos governos dão para fundações, muitas das quais com existência porventura mais que discutível?

Que tal falar nos imensos perdões de dívidas e, para  começar, recordar o então secretário de Estado das finanças ao tempo de Cavaco Silva, e que veio a criar mais tarde o tristemente famoso BPN?

Que tal falar sobre aquisições de material no âmbito da proteção civil, e já nem estou a referir-me a helicópteros ?

Que tal falar dos vários casos de isenções de IMI? Gostava de saber quanto pagam de IMI certas, instituições, minorias, partidos políticos, associações, empresas?

Que tal falar da entrega de milhares e milhares de euros à igreja católica, à comunidade islâmica, às diferentes confissões? Até me estou a lembrar da "famosa" IURD!

Que tal falar das cedências, como por exemplo de terrenos, ao longo dos anos, por parte de inúmeras autarquias para, confissões, associações, etc.?

Que tal falar dos milhões gastos/ entregues pelo Estado laico a várias confissões, no já construído, no a construir, ou a preparar-se para construir?

Que tal falar nas derrapagens constantes em quase todos os empreendimentos encetados por sucessivos, governos, autarquias?

Que tal falar nas auto-estradas, em que lá para o Norte a uma certa altura  que de uma quase se vê quem passa na outra quase paralela?

Que tal falar no engraçado de algumas auto-estradas terem certas saídas dando para zonas habitacionais onde, só por acaso, residem certos famosos? Exemplos?
Ok, A23, saída para uma localidade chamada "Donas". Outro?
Ok, A28, saída perto do final da dita, para mais facilmente se ir para Vila Nova de Cerveira. Mais? Bolas, vão investigar!
AC

OLHA  A NOVIDADE . . . .
Cruz Vilaça: "Falta-nos um governo que saiba para onde quer ir. É uma questão de visão, que Sá Carneiro tinha".

AC

BORRELL COLOCOU Xi a TREMER das PERNINHAS
Josep Borrell, já transmitiu a Pequim que o eventual fornecimento de armas à Rússia constituiria "uma linha vermelha" para a União Europeia (UE).

Consta que Xi ficou muito aflito, muito perturbado, muito ansioso.
Consta que Borrell se tem aconselhado com Pedro Nuno Santos para certas conversações.
AC
21  FEVEREIRO  2023
DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA
CARNAVAL 2023
> 1677 - Faleceu Espinosa
> 1848 - Publicado em Londres "O manifesto comunista"
> 1925 - Primeiro número da revista "New Yorker"
> 1965 - Assassinado Malcolm X
> 1972 - Richard Nixon na China
> 1976 - Portugal reconhece a República Popular de Angola
> 2005 - Faleceu Cabrera Infante
> 2020 - Faleceu Vasco Pulido Valente
AC

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

REQUISITADOS  POR  ZELENSKY 

AC

BARCOS


AC 

ARCO  do  CORONEL


AC

PONTES


AC

GUERRA  na  UCRÂNIA

No Sábado 19 de Fevereiro, escrevi umas linhas sobre isto, parecendo-me que as coisas não devem andar nada bem para o lado da Ucrânia mas, também do lado da Rússia, não estarão famosas.

Na crescente e aguerrida guerra da informação que de todos os lados chove tem tomado lugar importante a questão - escassez de munições na Ucrânia - em que, desde os inarráveis Borrel mais o formal chefe da NATO mais o secretário de defesa dos EUA a outros como Ursula, estão a apelar à urgência em fornecer material à Ucrânia.

Mas a guerra da informação não fala dos desígnios por baixo da mesa, dos EUA, da Rússia, da China, da Alemanha, da França, do Reino Unido. Do G7!

E com isto quero dizer que, enquanto incitam desesperadamente os Ucranianos a combater mais e mais e mais em nome de valores perdão, em nome deles (isto de fazer filhos na barriga das outras é bom e não custa nada), os países supra pensam mais além e, creio bem, Zelensky contará pouco; conta enquanto for útil. Ele terá esta noção, de que os amigalhaços pensam é nos interesses deles? Ele terá percebido, a sério, porque chegou ao poder?

Sempre aprendi que nas relações internacionais as portas devem deixar-se ligeiramente entreabertas, quase mas não fechadas. 
Depois, paralelamente,  a espuma dos dias, a berraria, a desinformação, o bombardeamento de notícias nas TV, a visualização dos mesmos videos/ filmes/ declarações vezes sem conta farão o trabalho junto dos pategos, que são quase todos os à superfície da terra.

Por baixo da mesa, em certos gabinetes, em certos encontros não noticiados, tratam-se a sério as questões.

Que questões? 
Os interesses dos que mandam mais, os interesses dos que querem vir a mandar mais. Geopolítica pura e dura.

Porque, para os menos atentos, talvez valha a pena recordar que os EUA estão com "um olho no burro e outro no cigano" ou seja, incitam a dar pancada na Rússia enquanto olham ao que a China poderá fazer, ou já estará a começar. E por isso Blinken diz - oh Xi, armas letais nem penses nisso, não te atrevas!

Lá no fundo uma das preocupações subjacentes aos discursos de Blinken é a política interna americana. E ter ou tentar ter controlada a situação com a China.

Enfim, todos a trabalhar e em acelerado com o Volodymyr Zelensky!

Requerem paz justa e duradoura na Ucrânia . . . . . POIS . . . . .mas já agora dizem ELES - vamos lá mas é manter uma região indo-pacífico "aberta e livre", baseada no Estado de Direito, na integridade territorial e na proteção dos direitos humanos e princípios fundamentais, nada de alterar "status quo". POIS!

Para terminar estas linhas, e face à repetida insistência do anafado secretário de defesa dos EUA quanto à urgência - oh ucranianos toca de ir lá para a frente, lutem mais e mais e mais, toca de aproveitar esta janela de oportunidade - será que estas ajudarão? 

Posso ceder "pro bono"!

AC

20  FEVEREIRO  2023
> 1878 - Leão XIII é Papa
> 1911 - Portugal, lei do registo civil
> 1943 - Rommel sai vitorioso da Kasserine Pass no Norte de África
> 1962 - John Glenn lançado para o espaço orbital
> 1978 - Faleceu Vitorino Nemésio
> 1980 - Jimmy Carter anuncia o boicote aos jogos Olímpicos de Moscovo
> 1993 - Primeira emissão da TVi
> 2021 - Faleceu o escultor Arturo Di Modica
AC

domingo, 19 de fevereiro de 2023

POR  AÍ,  NO  DOMINGO  

19 de Fevereiro do corrente ano, quase todo o santo Domingo foi ocupado (0900-2000h) a observar um pedacinho do meu país. 
Foquei-me num espaço que vai de Alcácer do Sal a Odemira. 
Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines, Cercal do Alentejo, Vila Nova de Mil Fontes, Odemira. Parando várias vezes em muitas das mais pequenas localidades ao longo do trajecto, como Melides, Sonega, Santo André, Porto Covo, etc.

Usei auto-estrada de casa a Alcácer do Sal e no inverso, e pouco mais.
Olhei com atenção às gentes nas localidades e nas zonas vastas de praias.

Fiquei mais bem preparado para quando ouvir nas TV os políticos e o governo PS e o partido apoiante a falar de desenvolvimento sustentável, economia, imigração, país aberto e inclusivo! 
Fiquei bem esclarecido, e facilmente presumo o que aí virá, gradualmente. Aguardemos.
AC 

ILHA  DO  PESSEGUEIRO


AC

CARNAVAL  TORRES  VEDRAS

(antes da pandemia) 

AC