domingo, 6 de outubro de 2024

DELICIOSA TIRADA de um GATO FEDORENTO
(OBSERVADOR)
. . . . . . mas se acontecer será trágico.

Percebe-se porquê. A Presidência da República ocupa um papel único e fundamental no sistema político português. O Presidente é um órgão de soberania e a sua independência não pode ser posta em causa. Sabe-se lá se, com um militar em Belém, conseguimos manter a seriedade dos últimos anos? Quem nos garante que Gouveia e Melo não tem um filho abusador que usa o cargo do pai para trocar favores com amigos? O almirante, habituado à rigidez hierárquica das Forças Armadas, terá a cultura democrática para evitar imiscuir-se no funcionamento do sistema político? Ou vai desatar a ameaçar que dissolve a Assembleia da República à mínima perturbação? É raríssimo um soldado ter uma arma à disposição e não a usar. Especialmente se for a bomba atómica.

Se elegermos Gouveia e Melo, arriscamo-nos a ouvi-lo fazer um discurso em que promete reparações às ex-colónias. Ou a exigir ao Primeiro-Ministro que demita um membro do Governo, só para ver o Primeiro-Ministro a não acatar a sugestão. Ou a intrometer-se nas negociações do Orçamento de Estado entre Governo e oposição. Ou a aconselhar os cidadãos portugueses a não adoecerem em Agosto. Ou a enviar comunicados às redações sobre os seus desarranjos intestinais. Ou a mandar piropos a meninas, provavelmente incluindo trocadilhos malandros com “subir o periscópio”.

AC

(sublinhados da minha responsabilidade)

De cada vez que olho para o Código do Procedimento Administrativo lembro-me logo dos facilitadores e dos seus amigos governantes que fazem reuniões, que decidem isto e aquilo e, em regra, nada fica registado. Muita TRANSPARÊNCIA.

AC

O COSTUME
Em todo lado, com raríssimas excepções, as câmaras municipais tratam de não manter o património colocado à disposição dos cidadãos.
E, em muito casos como este, até creio que era coisa simples sem requerer grandes recursos. 
Bastaria ter um funcionário que com regularidade passasse revista por exemplo a jardins, bancos como estes, jardins infantis, etc., e fosse anotando mazelas detetadas.
Mas não, estes bancos foram colocados e nunca mais os trataram.
Por outro lado, festinhas e passeios em autocarros camarários isso é o que há mais.
AC 

sábado, 5 de outubro de 2024

Carta de Perigosidade de Incêndio Rural nunca entrou em vigor
A 13 de outubro de 2021 foi publicado o Decreto-lei nº 82/2021 que estipulava que “a cartografia de risco de incêndio rural compreende a carta de perigosidade de incêndio rural e a carta de risco de incêndio rural” e tinha como objetivo dividir em cinco classes (muito baixa, baixa, média, alta e muito alta) o território de Portugal continental, revelou o Diário de Notícias
.

Presumo que nunca entrou em vigor.
Aparentemente e entre outras razões, por contestação dos municípios.
A carta terá sido criada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e teve apoios de grupos ambientais.

Enfim, é Portugal, não faz mal. 
Enquanto isso vendem-se cada vez mais casas entre 1,5 e 3,5 milhões de Euros, por exemplo no Norte.
Quem as compra? Isso, adivinharam!

É Portugal, não faz mal.
AC
MUSEU
AC 
Juiz condenado por receber dinheiro e mobília em troca de serviços jurídicos
Empresário do turismo termal não sabe quanto pagou ao longo de uma década. Diz que magistrado agora inibido de exercer durante quatro anos “não se ia embora sem receber”. (Público)

Olhando a um outro caso recentemente noticiado, não quer dizer que depois dos quatro anos não venha a subir e muito na carreira!
AC
Oh LACERDA . . . 
Comeu-se bem. Simpático.
Bom dia.
Bom Sábado. Saúde.
AC
É PRECISO ? NÃO !

Marcelo “extrapolou” e “exorbitou” politicamente as funções do Presidente.
A magistratura de influência deve ser exercida em privado com os partidos políticos e não através de declarações aos jornalistas, defendem Conceição Pequito e Jorge Bacelar Gouveia.

Não, não é preciso ser jurista e constitucionalista para, há muito tempo, ter percebido que Marcelo Rebelo de Sousa entende que a magistratura de influência que o Presidente da República deve exercer não é com, prudência, bom senso, humildade, sentido de Estado, e com  a exacta noção dos deveres e competências constitucionais dos diferentes órgãos de soberania.
Entende que é com conversas diárias com os jornalistas que manda convocar para os inúmeros locais por onde diariamente se passeia.
Pelo caminho rouba batatas fritas.

Resultados desastrosos, cada vez mais à vista.
Agora, parece que confessou que ia estar calado.
Vamos ver quantas horas aguenta.

Há países do chamado 3º mundo.
Há outros que tendem para já nem isso serem.
AC

 FLORESTA  PETRIFICADA

Foi visitada há 23 anos.
AC

ELES,   SEMPRE  NO  SEU  MELHOR

Pedro Siza Vieira: “Demorou-se demasiado tempo a fazer a reprivatização da Efacec”
Ex-ministro da Economia Pedro Siza Vieira diz ao DN que críticas do Tribunal de Contas visam quem conduziu processo depois dele, numa alusão à tutela de Fernando Medina
.

Não é isto tão engraçado?

Conclusão óbvia: para se resolver um qualquer assunto, é necessário um pouco mais de oito anos e umas semanas, caso contrário não dá tempo para se conseguirem virar todas as páginas necessárias.

Eu não percebo nada destas coisas, mas pelo que vou lendo tinha a sensação que a reprivatização continua por concluir.
Enfim.
AC
5  OUTUBRO  2024
FERIADO da IMPLANTAÇÃO da REPÚBLICA
DIA MUNDIAL DO PROFESSOR
DIA NACIONAL DAS BANDAS FILÁRMÓNICAS
> 1143 - Não houve Tratado de Zamora, houve uma conferência em que o imperador Espanhol reconheceu como rei o nosso monarca
> 1908 - Independência da Bulgária
> 1910 - Implantação da República
> 1910 - Vidago Palace Hotel pronto para ser inaugurado pelo rei
> 1916 - Porto, inauguração da estação ferroviária de S.Bento
> 1969 - Estreia da série cómica "Monty Python's Flying Circus"
> 1974 - Macau, inauguração da ponte Governador Nobre de Carvalho
> 1989 - Dalai Lama galardoado com o Prémio Nobel da Paz
> 2011 - Faleceu Steve Jobs
AC

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

"JORNALÍSTICA" em  TODO  o  SEU  ESPLENDOR
Não pretendo ser injusto mas, de facto, creio que cada vez mais se pode dizer isto com que titulei este postal.

O (dito jornal de referência) Expresso desta 6ª Feira, na sua página 14, tem mais um artigo ao estilo "encher chouriços" que é como quem diz, mais uma peça para alimentar a chama da telenovela do eventual retrocesso civilizacional se Gouveia e Melo (GM) fosse eleito Presidente da República em 2026. Telenovela para a qual o visado tem contribuído.

O dito jornal continua a não divulgar se Marcelo Rebelo de Sousa anda ou não a tomar ansiolíticos e medicamentos para o coração, dado que tem sido noticiado que só a simples evocação dessa eventual candidatura o tem tido cada vez mais ansioso, como a eventual concretização dessa eleição vitoriosa o destroçaria por completo. 
Não mais conseguiria tirar selfies, e ficaria alérgico a "Vichyssoise".

O dito OCS de referência afirma que GM aceitaria o pedido do governo para estar mais dois anos como chefe da Marinha, o que a lei permite, apenas e se lhe garantissem um empenho sério (sério, é palavra que não escrevem) em reforçar as capacidades da Marinha e nomeadamente mais dois submarinos.

Salvo melhor opinião este assunto tem duas vertentes: política e militar.

Quanto à parte política poderemos ainda dissecar em duas facetas, no âmbito global defesa nacional/interesse nacional e na parte do jogo político da normal vida democrática inerente à periódica renovação de cargos políticos como estabelece a Constituição.

Vi que GM recusou com tom que me pareceu agastado a "ideia ridícula" de que o seu futuro depende do reforço de meios da Marinha e acrescentou que os militares não fazem chantagem. 
Deliciosamente acrescentou ainda - "o poder político é que manda nos militares". 
Frase deliciosa, para mim naturalmente, pois sendo evidentemente verdade no regime em que felizmente vivemos interpreto-a como - o poder político é que faz chantagens e nada resolve.

Quanto ao que dizem que Marcelo gostaria não perco mais tempo.
Não perco mais tempo com a questão presidencial.

Vou cingir-e, muito sucintamente, muito superficialmente à questão defesa nacional, na vertente militar, pois é assunto para páginas. 

Infelizmente, a maioria dos meus concidadãos lê  - defesa nacional = tropas. 
A instituição militar é, tão somente, a componente/ pilar militar da defesa nacional.
A defesa nacional vai muito para lá da vertente militar, mas esta é uma questão velha desde o 25 de Abril de 1974, e que é mais um dos exemplos demonstrativos do subdesenvolvimento de Portugal.

Mas antes de ir ao que me importa achei deliciosa a frase de GM -  qualquer pessoa que se oriente pelas sondagens pode ter surpresas, não alimento estados de espírito nem especulação”.

Eu sou razoavelmente ignorante destas coisas, mas quem escreve como escreve na página 14 do dito jornal deixa a quem lê o legítimo direito de ponderar pelo menos estas hipóteses:

1. o artigo parece ser mais um para, como disse, encher chouriços, para puxar pelas vendas,
2. o autor parece estar a fazer mais um frete a Belém, para ver se consegue mais acesso ao inquilino, 
3. o autor parece não ter noção rigorosa sobre o processo de aquisição de um navio militar (barco é civil), que é pesado, longo de anos, 
4. o autor parece não ter noção rigorosa dos procedimentos legais por que passa a inscrição de meios para os ramos das Forças Armadas na proposta de lei de programação militar a apresentar periodicamente na Assembleia da República. Processo complexo, fastidioso, de anos.

Certamente que não foi com intenção dolosa, mas depois de o ter lido, tenho o legítimo direito de pensar que o autor nos considera burros.

Eu sei que o autor do artigo é um homem interessado pelos assuntos militares e de defesa nacional; até já o vi em eventos na Assembleia da República onde também estive, e até estive sentado relativamente perto dele num dos últimos.

Mas, sinceramente, afirmar em síntese que como a lei permite GM aceitaria recondução por mais dois anos como chefe da Marinha SE, SE, SE. . .  é intrujar grosseiramente os cidadãos.

Ou o senhor jornalista não conhece o que se tem passado particularmente desde 1991, não conhece directivas ministeriais, não conhece ciclo de planeamento, não conhece o passado das sucessivas leis de programação militar, não conhece as questões sobre helicópteros nas FA desde 1989, não conhece os crescentes estrangulamentos financeiros dos ramos das FA, não conhece a alteração do processo de nomeação de chefias militares operado em 1994 depois de uma azia monumental surgida quando do processo de substituição de um chefe de Marinha, etc. etc. etc. etc. ?

Não vou entrar em questões técnicas de que aliás sei muito pouco.

Promessas? Garantias?
Enfim, ao que chegámos.

Tenham um bom fim de semana.
Arranjem muita paciência. Saúde.

António Cabral (AC)
PS garante estar a negociar Orçamento do Estado "com seriedade e boa-fé"
No Fórum TSF, Marina Gonçalves disse acreditar que as conversas entre o PS e o Governo sobre o Orçamento do Estado chegarão a um entendimento
.

Seriedade, boa fé, humildade, inequívoco sentido do dever, desejo de servir, defesa intransigente do superior interesses nacional, é o que cada vez mais transparece no que, diária, semanal, mensalmente sai da boca quer dos principais dirigentes dos partidos políticos com assento no Parlamento, quer da esmagadora maioria dos titulares de órgãos de soberania.

Quem disser o contrário não está bom da cabeça!
AC
FOTOGRAFIA

AC 
Tribunal decreta a prescrição de 11 crimes do caso Universo Espírito Santo
Ricardo Salgado livrou-se de três crimes de falsificação de documento e infidelidade. Mais seis arguidos beneficiam com prescrições e há mesmo um ex-funcionário do BES que já não será julgado.

É Portugal, está tudo bem assim!
Boa 6ª Feira, Saúde.
AC

CULTURA

NÃO SÃO AS AVES AS CARTAS

Não são as aves as cartas
que chegam
pelo correio

aves de uma asa

secas
molhadas

São corações brancos
dobrados em 4

gravados a azul
e a preto

pelos dedos
pelas lágrimas

AC

TRISTES  REALIDADES
DELICIOSO,  LIDO POR AÍ . . . . 

Hoje estive em Baião. No restaurante, na mesa ao lado, a conversa era mais ou menos assim,
- Os gajos vieram de helicóptero, pousaram no campo de futebol, depois meteram-se no autocarro mais o Presidente da câmara e foram para o miradouro do Gove.
-Fazer o quê?
- Oh pá, foram ver o que ardeu e tinham lá uma mulher que ficou sem casa
- Vão-lhe reconstruir a casa?
- Não sei, disseram que vão ajudar depois o Presidente da Câmara ainda quis falar sobre os prejuízos e os apoios, mas eles estavam com pressa, regressaram ao campo de futebol
- Mas então que vieram cá fazer?
- Ora, não viste o telejornal, vieram fazer aquele número para a televisão.
J. Carvalho

AC

PORTUGAL. INCÊNDIOS. AUTARQUIAS.

Voltando a isto.
A época estava a correr mais ou menos bem.
Alguns imaginavam que não haveria o dramatismo e tragédia de outros anos. Mas não.
Mau? Não, péssimo, e mais uma vez foi o costume.

Após 2017 o papagaio-mor anunciou que se demitiria se mais alguma vez sobreviesse tragédia semelhante. Creio que foi isto.
Uma "barata" andou mais que "barata tonta" até ser despedida.
O Intrujão-mor, por sua iniciativa directa ou por iniciativa de algum dos seus, mandou criar grupos, investigações, estudos, etc.
Resultados?

Na proteção civil muitas coisas foram acontecendo desde então.
Agora, entre outras recriminações (justas, injustas, demagógicas,  despropositadas) o inarrável ex-ASAE exigiu cabeças imoladas. 
Pelo menos uma. É capaz de não estar completamente fora da razão.
ETC.

Património destruí
do, hectares ardidos, mortes, feridos, figurões nos funerais. O costume.
 
Calamidade foi decretada, a somar às calamidades dos sucessivos deputados, governos, presidentes (da República e de câmaras municipais), juízes, forças de segurança.
Há danos irreparáveis. Tragédia humanas, outra vez.

A vida para as sumidades (???) gira à volta das sondagens, do clientelismo, da eleição seguinte, das eleições autárquicas e das legislativas. 
Corruptela nacional!

Vivem nas suas bolhazinhas!
Vivem em, Lisboa, Cascais, Quinta da Marinha, Porto, Coimbra, nos "resorts", nos condomínios, frequentam os bons sítios, as praias que ainda não sendo privadas tentam que o venham a ser, visitam as boas lojas (ourivesarias, marcas de automóveis "mais baratas", indumentária, antiquários, leiloeiras).

Falam muito em estratégia.
Falam muito em reformas.
Anunciam muito.
Falam muito.

E muito se tem aprendido, certo?

Por exemplo, e agora que há dias fiz mais uma ida à Beira-Baixa, é de ficar vaidoso e contente ao ver como estão por exemplo, as orlas de várias estradas nacionais e municipais. 

Dá gosto, é com regozijo poder registar o esforço e dedicação de autarcas diversos no cumprimento da lei quanto a limpezas, daquilo que é o combustível para os fogos, que arderia facilmente se não tivessem existido tais esforços e dedicação.

Foi tudo limpinho até final de Maio passado como manda a lei e tudo verificado pela GNR, verificado também nas propriedades privadas e, CLARO, em terrenos camarários, como se pôde comprovar na altura (31 Maio) e de que agora ainda se observam sinais evidentes desse excelente trabalho.

Ah, entretanto, como diz o povo, lá fizeram mais um número, de helicóptero, para "epater les Bourgeois". 
Portugal, pois claro.
AC

QUAL a ADMIRAÇÃO ?

A UNRWA confirmou oficialmente (segundo os OCS internacionais e reproduzido pelos nacionais) que o líder do Hamas morto no Líbano era funcionário daquela organização ou seja, funcionário da ONU.

Há quantos anos será desviado dinheiro da ONU, das suas várias agências, e até de outras proveniências, quanto dinheiro terá sido  desviado para construir túneis e outras infra-estruturas que não aquilo a que se destinaria?

Desviado por exemplo para fazer túneis no Sul do Líbano onde nunca foi cumprida a resolução que definia que essa zona devia estar desmilitarizada. Quem lá está? Isso, adivinharam.

E na faixa de Gaza e na Cisjordânia?

É que esta faceta também tem que ser anexada junto às outras facetas, de décadas, do horror permanente no Médio Oriente, onde nenhum "actor" está inocente, Irão, Israel, Iémen, Iraque, Líbano, Síria, Arábia Saudita, Catar, China, Reino Unido, França, Rússia, EUA, etc.

AC

4 OUTUBRO 2024
DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS
> 1830 - Independência da Bélgica
> 1907 - Faleceu Alfredo Keil
> 1910 - Faleceu Cândido dos Reis
> 1957 - Lançamento do Sputnik
> 1965 - Manifesto dos 101 católicos
> 2015 - Eleições legislativas, vence o PSD coligado com o CDS, maioria relativa
AC

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

PARA QUÊ MARTIRIZAR OS OLHOS ?
Cada vez me sinto mais "tramado".
Dou-me ao trabalho e enorme paciência de tentar ouvir pela rádio o que venha da Assembleia da República (AR). 
Ouvir, digo bem, ouvir pela rádio. 

Porque para mau, de todos os lados, só castigo os ouvidos, sempre poupo a vista. 

Juntando a isso um ou outro momento de menor juízo em que por minutos espreito e observo o canal TV da AR, e o que vou lendo,
como cidadão sinto-me de facto cada vez mais tramado. 
Uns dizem que sabem, outros que talvez, outros afiançam que não. 

Enfim, com décadas de vida, alguns cabelos brancos, de uma maneira geral, podiam significar "sagessse", ponderação, experiência de vida. 
Podiam significar - servir, e não, servirem-se! Pois podia!

Agora vejo alguns desses cabelos brancos serem levados ao colo, não porque não possam andar, mas por outras tristes razões. 

Cautelar, não cautelar, nada, OE, não OE,......perdoem........PORRA, que paciência!
Antes os livros e a fotografia. 

 Boa sorte, que estamos a precisar de muita.
AC

 Dos  EUA

Tadinho, escaldou-se nos tintins!!

Entre outras coisas que fez ao longo dos anos, é um dos advogados do execrável Trump.
AC

RARAMENTE . . . 

. . . homem de palavra fácil e personalidade sempre agradável, de sorrisos e esgares exagerados ou de plástico como diz o povo, raras vezes é homem de bem.

Porque raio me fui lembrar disto?

Bom dia, boa 5º Feira. Saúde.
AC
ENGRAÇADO
China permite entrada sem visto a cidadãos de mais quatro países europeus, mas Portugal continua de fora

Nem mesmo com empresas estatais Chinesas sendo donas, aqui, de empresa estratégicas do nosso país.
Interessante.
AC
ASSIM  DÁ GOSTO

Reunião do Conselho de Estado
01 de outubro de 2024

O Presidente da República presidiu, no Palácio de Belém, à Reunião do Conselho de Estado.
No final da reunião, foi divulgada a seguinte nota informativa:

“O Conselho de Estado, reunido sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República, hoje, dia 1 de outubro de 2024, no Palácio de Belém, formulou um voto de profundo pesar pelos trágicos incêndios ocorridos no nosso país, em especial nas regiões Centro e Norte, na semana de 15 de setembro de 2024, evocando respeitosamente as vítimas mortais e suas famílias, bem como manifestando a solidariedade às populações afetadas e a todos os que combateram os incêndios.

O Conselho de Estado analisou a situação internacional e nacional.
Palácio de Belém, 1 de outubro de 2024

Este comunicado retirado do magnífico "sítio" de Belém, informa os "ignaros súbditos" sobre solidariedade e análises.
Podemos, portanto, prosseguir com a vidinha, dormir descansados.
A bem da Nação.

AC
FOTOGRAFIA
Domingo passado, soalheiro
AC 
HABITAÇÃO, PROMESSAS, HABITAÇÃO


De meta em meta, a crise da habitação agrava-se e os governos vão atrás do prejuízo
Em plena crise habitacional, o Governo fez um anúncio que, esperava, traduziria a "aposta inequívoca na habitação pública como esteio fundamental do aumento da oferta de habitação": até 2030, prometeu Luís Montenegro, o Estado vai disponibilizar 59 mil casas, mais do dobro da
meta de 26 mil casas até ao 50.º aniversário do 25 de Abril inicialmente prometida e posteriormente falhada pelo executivo de António Costa
.


Luís Montenegro conhece isto?
Tinha obrigação de conhecer, e atentar bem nas aldrabices do seu antecessor, nas promessas do seu antecessor, promessas que na maior parte dos casos ficaram por cumprir.
Se não conhece, se não lhe mostraram, não me parece que seja desculpa.
Devia ter ponderado bem antes de anunciar o que em cima reproduzo.
Luís Montenegro parece seguir nas mesmas pegadas de António Costa
Lamentável, deplorável, não saímos disto.
AC
3  OUTUBRO  2024 
DIA MUNDIAL DA ARQUITECTURA
DIA NACIONAL DA ALEMANHA
> 1910 - Médico Miguel Bombarda assassinado por um doente
> 1929 - Reino dos Croatas, Sérvios, Eslovenos, passa a designar-se por Jugoslávia
> 1932 - Independência do Iraque
> 1976 - Paulo VI canoniza Beatriz da Silva
> 1990 - Reunificação Alemã
AC

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

N 16
Uma rota de beleza agora muito chamuscada.
AC


RECORDAÇÕES

A  PONTE  MAIS  PEQUENA do MUNDO


Separa o Canadá dos EUA, na zona famosa das 1000 milhas. 
Já não me recordo com exactidão o seu comprimento, mas tem pouquíssimos metros.

AC

MINISTRA, AUTARCA, o COSTUME

O politicamente insuportável (opinião pessoal, naturalmente) autarca/ vice-rei do Norte teceu umas considerações sobre as declarações da actual responsável pela Administração Interna, declarações proferidas quando as escadarias exteriores da Assembleia da República estavam assaltadas por ( dizem) 1300 bombeiros sapadores e mais os "adereços" que eles para lá levaram.

E o que em síntese disse a senhora?,  creio que foi mais ou menos isto - o patrão dos bombeiros sapadores não é o Estado, são os municípios.

E respondeu o vice-rei do norte - "a senhora ministra não sabe o que está a dizer"

A ministra avançou assim - as negociações que estão a decorrer com os bombeiros vão chegar "a um bom termo", mas recordou que os sapadores "dependem das autarquias" e "não do Estado"

E o autarca continuou assim - já estou habituado que quando as coisas correm bem, é o Governo, e quando as coisas correm mal, são os municípios". "A senhora ministra já está há algum tempo em funções, devia estar a par da situação e, portanto, se não sabe, devia saber, e pode passar a saber a partir das nossas declarações"

E depois ainda mais assimque o Governo responda às reivindicações dos bombeiros sapadores, que "não custam um tostão ao Estado e serão asseguradas plenamente pelo município".

E ainda acrescentou mais isto - a única coisa que pedimos à senhora ministra, ela se quiser que descentralize, que faça o que quiser, agora que não diga que este é um problema dos municípios. É um problema que os municípios sentem na pele, os bombeiros sentem na pele, mas que não temos [autarquias] meios para resolver"

Salvo melhor opinião, parece-me natural o desejo de melhoria da parte estatutária respeitante às carreiras e face a condições de desempenho profissional. Como compreensível é o desejo de melhoria das condições salariais tenham elas as parcelas que tiverem. Indesmentível que a profissão bombeiro é uma das várias com desgaste elevado.

Isto recordado, julgo que a senhora ministra se espalhou um bom bocado.

Como é evidente sra ministra, são os governos (deixem esta treta de invocar sempre o Estado) e também o Parlamento nos casos em por força de normas Constitucionais isso tenha de ocorrer, que definem estatutos e carreiras (de bombeiros e não só) e que definem os respectivos vencimentos.

Depois, o enquadramento operacional, a gestão diária etc. cabe aos municípios, como lhes cabe pagar os salários mensais dos bombeiros na sequência das normais transferências anuais de verbas para os municípios.

Um pouco mais de rigor sra ministra.

E já agora sra ministra, se o governo anterior nunca tratou de nada como sempre lhe esteve na massa do sangue, também lhe convinha tratar de não engonhar as negociações no presente, e tratar as coisas com honestidade intelectual, com seriedade.

A propósito de honestidade intelectual política, o grande autarca além de chamar à atenção do espalhanço da ministra podia ter sido muito assertivo e muito enfático criticando fortemente os governos de António Costa.
Mas não convinha, era chato, não era?

Quanto ao Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores que promoveu esta arruada, é compreensível que lutem por um aumento salarial para compensar a subida da inflação.
Como natural me parece que desejem um subsídio de risco diferente e para melhor.
Como natural me parece o anseio por uma reforma aos 50 anos de idade.

O que me parece também, é que podiam ter sido muito assertivos e muito enfáticos contra os governos de António Costa, que nada lhes resolveram neste assunto. 
Claro que têm a desculpa da falta de tempo, pois só lá estiveram um pouco mais de oito anos! 

Mas não convinha nada não é, era chato terem tido essa honestidade intelectual política, não era?
AC

Ps: fiquei hoje a saber que os salários dos bombeiros sapadores do Porto não são pagos por verbas que são transferidas do OE para a Câmara Municipal do Porto, portanto, imagino que saiam da conta bancária pessoal do grande autarca (reivindicações dos bombeiros sapadores, que "não custam um tostão ao Estado e serão asseguradas plenamente pelo município)

BOMBEIROS 

Vim à sala acabado de almoçar.

António, olha para isto, . . . . .

Depois de estar a fitar o televisor durante uns bons minutos, e ponderar um bocadinho, definitivamente não me restam quaisquer dúvidas, pelo que passo escrever já e com toda a segurança: 

Os dois governos do PS liderados pelo extraordinário homem de paixões engenheiro António Guterres colocou o país nos carris, resolveu todos os problemas da sociedade portuguesa a começar na educação, uma das suas inúmeras confessadas paixões

Depois veio o curto governo do PSD e rebentou com todos os sectores do país e, depois do desastre, o líder pirou-se para Bruxelas 

Seguiram-se os dois governos do PS liderados pelo grande engenheiro e reformador José Sócrates que, tal como Guterres, reformou, endireitou, colocou de novo a sociedade portuguesa nos carris, ficou uma sociedade sem dívida, com pleno emprego, com todas as profissões desde as mais humildes às mais principescamente remuneradas equilibradas entre si

Vieram uns facínoras do estrangeiro a dizer que Sócrates tinha rebentado com as finanças de Portugal, uma óbvia e rotunda mentira mas, mesmo assim, a Troika foi imposta e o PS assinou o tal memorando. 

E o governo seguinte, do PSD liderado pelo execrável Passos Coelho tratou de rebentar com o país, coisa lastimável, pois havia dinheiro em barda, pleno emprego, estava aliás tudo resolvido, todas as profissões equilibradas e calmas com estatutos e vencimentos direitinhos, e ditaram uma saída limpa em 2014. Claro que entenderam acrescentar a burrices várias, o convite estúpido para emigrarmos, para não vivermos acima das nossas posses, etc.

Felizmente, apesar de ter ganho as eleições, o PSD e Passos Coelho não pode governar porque, Constitucionalmente e legitimamente e legalmente, António Costa erigiu e dirigiu uma geringonça e mais para o fim até ganhou maioria para formar mais um governo sem geringonça. 

Ao todo teve um pouco mais de oito anos para colocar o país de novo nos carris, e ficou, ficou tudo catita, emprego, habitação, SNS, ensino, justiça, defesa nacional, todas as mais diversas carreiras profissionais com estatutos e vencimentos definidos, mas como só teve um pouco mais dos tais oito anos à frente de governos PS, não conseguiu resolver as últimas pequeníssimas coisas que lhe faltavam resolver, reformar. Um escasso 0.0000009 % de coisas por resolver. 

O caso dos bombeiros foi exactamente um das centenas ou milhares de assuntos que António Costa deixou resolvido e por isso os bombeiros nunca se manifestaram nesses tempos de geringonça ou PS com maioria absoluta.

Agora, com pouco mais de seis meses de governo de maioria relativa, não é que este governo PSD destruiu completamente o que de excelente António Costa tinha posto em letra de lei quanto aos vencimentos e carreiras dos bombeiros? 

Por isso acho muito justa esta ordeira, mais que ordeira e civilizada manifestação dos bombeiros, nas escadarias da Assembleia da República.

Como acho justo que António Costa se tenha retirado para Bruxelas para não assistir á desgraça que por aí vai, para não ficar amargurado ao ver destruirem tudo o que tanto lhe custou erigir ao longo de mais oito anos de governação.

Ah, tenha a certeza também, da muito justa indignação manifestada pelos deputados e deputadas do BE, PCP, IL, Livre, PAN, pois muito ajudaram a edificar carreiras e vencimentos que agora o PSD destruiu.

E quem fala de bombeiros, pode falar de médicos, enfermeiros, funcionários públicos, militares, professores, agentes de segurança, técnicos de diagnóstico, pessoal auxiliar de escolas (que esta 6ª feira farão de novo greve, ficando um dos meus netos no 1º anos do ensino primário já a perceber como é esta vida), etc. Estava tudo direitinho, à PS.

Justas lutas, agora que de repente lhes retiraram estatutos e salários que estavam definidos até Março de 2024.

Ah, claro que o que se está a passar não tem nada a ver com o Chega, ou o PS, ou os outros partidos. Tudo uma iniciativa justa, nada a ver com infiltrações partidárias.

António Cabral

RECORDAÇÕES
Estando os Açores a passar por alguma "animosidade climatérica" recordei os meus tempos dos três anos nos EUA em que fui visitado pelo "Floyd", que a gravura mostra.
Esteve bravo, foi um dos mais fortes, Setembro de 1999.
A seta em cima, apontando o local onde eu morava.
Tenham uma boa 4ª Feira. Saúde.
AC

RECORDAÇÕES


Andam-se Kms e Kms até lá chegar. O que quero dizer é que é impressionante e elucidativo do que terá acontecido há milhões de anos, pois anda-se numa estrada em que tudo à volta é / está alisado, não há uma única elevação relevante, tudo raso.

Um espectáculo, exemplificativo da nossa pequenez.

AC

VELHICE, INTELIGÊNCIA, A VIDA

Coisas da vida, por exemplo, envelhecer, ser ou não inteligente, etc.

Por exemplo, ser inteligente é uma grande vantagem na vida, por razões várias muito importantes mas, também, porque podemos fingir que somos imbecis.

Olhando para muitos que andam por aí creio que neles o contrário é impossível.

Por exemplo, envelhecer tem vantagens mas, também, imensas  desvantagens.

Uma das desvantagens é começarmos a deixar de ver ao perto. Normalmente um olho a comportar-se pior que o outro.

Mas há uma enorme vantagem, é que começamos a ver os imbecis ao longe.

É a vida.

A nossa vida à superfície terrestre passa por sucessivas fases, complicações, alegrias e, obviamente, por cima de nós passam as quatro estações do ano. 

Ano após ano e, desejavelmente, que passe o maior número de anos possível, com saúde e alegria e felicidade. A nossa vida passa por muita coisa, anseios, sonhos, pesadelos, projectos.

E como a vida anda muito complicada para muitos de nós, e a envolvente interna e a envolvente externa estão de molde a dar cabo da nossa cabeça, acabo com uma piadola. Porque precisamos de rir.

E não é nenhum apelo ao álcool.

Começou há poucos dias o projecto Outono!

Ou to no Branco 

Ou to no Tinto!

A vida.

Tenham uma boa semana. Saúde.

AC

2  OUTUBRO  2024
> 1789 - França, Assembleia Nacional Constituinte, Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
> 1869 - Nasce Mahatma Gandhi
> 1911 - Faleceu Carlota Beatriz Ângelo, primeira mulher a votar em Portugal
> 1925 - Nasce José Cardoso Pires
> 1935 - Itália invade a Abissínia
> 1967 - EUA, um Afroamericano entra para o Supremo Tribunal
> 1975 - Imperador Hirohito visita a Casa Branca
> 1997 - Assinatura do Tratado de Amesterdão
> 2004 - Faleceu Fialho Gouveia
> 2004 - Início da comercialização do Euromilhões
AC

terça-feira, 1 de outubro de 2024

POUCO  DEMOCRÁTICO

Recebi isto, pois não tenho conta Facebook, nem nenhuma outra, só este simples blogue.

Mas que às vezes apetece . . . . apetece . . . 


AC

ORA VAI UMA PIADOLA

Há que rir, isto está insuportável, cá dentro, mas também,em África, nos vários Orientes, Américas, Europa.


AC


ALDEIA

AC
MÉDIO  ORIENTE
O que no presente se passa é inqualificável.
Da parte de todos os intervenientes, TODOS.  
Os que andam à batatada no terreno, os que ajudam de fora, a ONU, TODOS.

O que se passou há mais de 100 anos não é justificação para os horrores do presente.
Não desculpa nenhum dos intervenientes.

Mas, opinião pessoal naturalmente, esta coisa de querer regressar ao que se passou nesses tempos e repor tudo o que então havia ou, já agora por exemplo, voltarmos ao califado de há séculos, é qualquer coisa de doidos.

Mas em qualquer caso, creio valer sempre a pena olhar à história.
Os três pequenos mapas que coloco a seguir ilustram bem as responsabilidades históricas da França e do Reino Unido mas particularmente este.
O mundo Árabe e o mundo muçulmano, sunitas e xiitas e ramos diversos e suas derivações, têm igualmente culpa em tudo isto. 
Como culpa têm os países ocidentais por tudo o que fizeram e não fizeram antes e depois da guerra 1914/ 1918, no intervalo até 1939, e depois de 1945.
E as hordas de judeus que alegremente a Rússia "despachou" para irem para Médio oriente/ Israel?
Opinião pessoal, naturalmente.
António Cabral
  FANTASMA da ÓPERA
Foi um espectáculo fabuloso, interpretações fantásticas.
Foi há 25 anos.
Isto está a passar muito depressa, safa, como dizia o outro.

Tenham uma bom dia. Saúde.
AC
TORRE
AC
Assim vai a política (19): Jogo perigoso
Publicado por Vital Moreira

No meu entender, ao fazer depender a viabilização do orçamento de cedências do Governo sobre pontos importantes do seu programa ("IRS jovem" e redução do IRC), o PS parece querer empurrar Montenegro para um acordo com o Chega - para provar que são "farinha do mesmo saco" -, enquanto este pode ser tentado a aproveitar a situação para também exigir demasiado do Governo.

Ambos esses partidos esquecem que, (i) se tíver um bom pretexto, o Governo pode preferir não ceder a nenhum e provocar a antecipação de eleições, invocando que a "intransigência das oposições não o deixa governar" e que (ii) nesse caso, mercê da política governamental de distribuir dinheiro a toda gente (cortesia da boa situação financeira herdada do PS...), ambos podem ser punidos eleitoralmente de forma severa, em benefício da coligação governante. Não creio que seja um bom negócio para a oposição

Independentemente de me parecer um raciocínio coerente, ponderado, Vital Moreira está a esquecer-se dos egos.
AC
ELEIÇÕES AMERICANAS
Na minha busca por um mapa que estará algures no meio das milhentas coisas que tenho em casa e na garagem (muitos armários, caixas, arquivos vários) dei com estas preciosidades americanas.
A campanha do AlGore a pedir dinheiro, eu que lá estive 3 anos em representação do país. Queria dólares o rapazito!
Não levou um cêntimo. 
E esta delícia a propósito de candidatos?

AC
É  DIFÍCIL . . . . .
Antony Blinken diz que mundo está mais seguro sem líder do Hezbollah.
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, considerou hoje que o líder do Hezbollah morto na semana passada num ataque israelita, Hassan Nasrallah, era um "terrorista brutal", defendendo que o mundo está "mais seguro sem ele".

Creio bem que é difícil ser mais parvalhão que esta criatura.
Como se desaparecendo o nº 1 de uma dada organização, ela implode automaticamente.
Há décadas que no Médio Oriente se passam assassinatos deste género e quase nada se tem alterado. Piora sempre.
AC
1  OUTUBRO  2024
DIA MUNDIAL DO IDOSO
DIA MUNDIAL DA MÚSICA 
> 1665 - A Inquisição prende num calabouço em Coimbra o Padre António Vieira
> 1777 - Tratado de Santo Ildefonso, entre D. Maria I e Carlos III de Espanha 
> 1860 - Camilo Castelo Branco é preso
> 1908 - EUA, início da venda do primeiro automóvel de produção em massa, movido a gasolina, o Ford T
> 1918 - Hungria declara a independência
> 1938 - Alemanha nazi invade uma parte da Checoslováquia
> 1946 - Nuremberga, 12 líderes nazis condenados à morte
> 1949 - Proclamada a República Popular da China
> 1962 - EUA, Universidade do Mississipi, a universidade aceita o aluno James Meredith, o que provoca depois inúmeros motins de que resultam muitos mortos e feridos
> 1976 - Madeira, Funchal, toma posse o primeiro governo regional
> 1979 - Canal do Panamá passa para o controlo total do Panamá
> 2017 - Eleições autárquicas, vence o PS
AC