Se tentaste fazer alguma coisa e falhaste, estás em bem melhor posição que aqueles que nada ou pouco tentam fazer e alterar e são bem sucedidos. O diálogo é a ponte que liga duas margens. Para o mal triunfar basta que a maioria se cale. E nada nem ninguém me fará abandonar o direito ao Pensamento e à Palavra. Nem ideias são delitos nem as opiniões são crimes. Obrigado por me visitar
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
É chato? É!
Incomoda?
Tratam extensamente das questões políticas do dia, sempre a espuma do dia.
Eurodeputados entoam "Bella Ciao" após intervenção de Orbán. "Isto não é a Eurovisão", diz Metsola
A presidente do Parlamento Europeu exigiu respeito pela instituição. "Isto mais parece a 'Casa de Papel'", disse Roberta Metsola dirigindo-se aos eurodeputados que entoaram a música após a intervenção do primeiro-ministro da Hungria.
Mas a extrema-esquerda, alimentando o ruído que polariza, e a covardia da esquerda moderada, conseguem transformar os termos da discussão de tal forma que uma mera opinião, não só legítima, como alinhada com a lei, é considerada indizível por pessoas que aspirem ser juízes do tribunal constitucional.
É a mesma extrema esquerda que diz que o país é seguro, portanto discutir segurança é de extrema-direita, que diz que não há problemas a discutir sobre imigração, portanto discutir imigração é de extrema-direita, que argumenta que usar casos isolados e pontuais é populismo de extrema-direita, ao mesmo tempo que usa uma morte pela polícia para alimentar discursos que polarizam (ver o comunicado do SOS racismo de ontem), apesar dos números que Miguel Alçada Baptista apresenta e que demonstram que a polícia portuguesa é muito moderada.
O padrão é sempre o mesmo: definir os termos da discussão, ao ponto de ser possível ostracizar qualquer pessoa que ouse dizer-lhes que o rei vai nu e que o discurso dominante da esquerda tem, actualmente, escassas amarras à realidade.
Polarizar para calar, dir-se-ia.
A esquerda tem sido tão bem sucedida neste processo, que há muito pouca gente que pergunte: mas qual é o problema da extrema-direita?
Há milícias armadas nos partidos de extrema-direita? Há secções militarizadas nos partidos de extrema-direita? Há jornais destruídos à bomba pelos partidos de extrema-direita? Há chapeladas a favor dos partidos de extrema-direita nas eleições? A democracia foi suspensa na Itália? Etc., etc., etc..
Não faço segredo da pouca consideração que tenho pelo Chega e pelo que defende (veja-se o comportamento indecoroso na eleição da juíza de que falei acima), mas não me parece que seja um partido que mereça menos consideração ou que seja um risco maior para a democracia que o Bloco de Esquerda ou o PC.
Em rigor, em rigor, quando alguém diz que reduzir um grupo parlamentar do Chega de 50 para 5 deputados é um objectivo patriótico que todos deveríamos apoiar (Aná Sá Lopes dixit, mas longe de ser a única), está a fundamentar essa afirmação em quê?
Qual é o problema do Chega ter 50 deputados? Se consegue convencer 18% dos eleitores que a melhor forma de serem representados no parlamento é por esse grupo parlamentar, é com certeza porque responde melhor que os outros ao que pretendem esses eleitores, que não é muito diferente do que querem os outros eleitores todos, esses 18% não são todos perigosos anti-democratas que pretendem substituir governos cuja legitimidade provém dos votos por governos cuja legitimidade provém da força.
E quem não gosta de ter um grupo parlamentar do Chega com 50 deputados, tem muito bom remédio: convencer os eleitores de que as suas escolhas são melhores que as do Chega.
Agora pretender esmagar a discussão com argumentos da treta sobre os perigos da extrema-direita, francamente, já me parece preguiça a mais. (Henrique Pereira dos Santos).
A propósito dos EUA, concretamente da campanha eleitoral que decorre até ao próximo 5 de Novembro, lembrei-me de várias coisas.
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
Eu tinha publicado estas linhas. Repito-as.
MAIS UMA NOITE
Mais uma "espectacular" noite na grande Lisboa. Segundo se ouve agora na TV mais 9 carros incendiados na noite passada.
Deixem-se adivinhar: mais 9 famílias a votar Chega da próxima vez?
Mas será que os políticos decentes que felizmente temos em maioria, não percebem que isto vai acontecer, está a acontecer ?
E não se enfrenta isto a sério, com políticas em primeiro lugar, com olhar decente para as pessoas e as suas dificuldades e situações complicadas, e depois, repressão fortíssima contra os bandos.
E o sr Luís Montenegro mais o palrador-mor a dizer-nos - isto não é da sociedade portuguesa.
POIS NÃO, foi em Marte!
AC
Já aqui partilhei este assunto.
Vários trabalhos que encontrei e guardei. Havia um busto de que não sei o paradeiro.
AC
Je ne sait pas quoi.
terça-feira, 29 de outubro de 2024
Representantes dos trabalhadores temem reestruturação que, dizem, ameaça as dez fábricas do grupo na Alemanha. Três podem fechar. Grupo VW apresenta contas no dia 30.
DRAMAS
A sociedade portuguesa está a ser continuamente sacudida por dramas.
Cada um pior do que o anterior.
Não bastavam os tabús do Pedrinho, as batatas fritas roubadas à turista, os congressos e outras reuniões importantes dos partidos políticos, a celeridade dos processos judiciais, o palrador a não conseguir reunir dinheiro para pagar às ex-colónias, a Greta que nunca mais veio a Portugal, a Galp a CGD a EDP e outros com prejuízos catastróficos, o OE 2025 porque sim e porque não, em cima de todas as tragédias caiu a derrota Europeia do Benfica na Luz.
Não refeitos ainda, muito atordoados estávamos e estamos ainda, e cai a bomba de que o Amorim se calhar vai treinar para Inglaterra.
Que mais desgraças nos irão acontecer?
Felizmente temos como bálsamo o Pinto da Costa escritor!
AC
Sem se referir diretamente aos desacatos em vários bairros na Grande Lisboa após a morte de Odair Moniz, o primeiro-ministro defendeu que Portugal "sabe separar muito bem epifenómenos em algumas circunstâncias".
PERGUNTA PARA 1 MILHÃO DE €€
A pergunta é esta: em finais de Janeiro de 1961, na Faculdade de Letras de Coimbra, sobre o tema "A Competição Missionária", quem leu os votos e conclusões da "Semana de Formação Missionária", na sua qualidade de presidente da Liga Missionária Académica?
Quem acertar tem que ir pedir ao inarrável Musk, pois eu não tenho!
AC
DEIXAR AOS VINDOUROS UM PLANETA MELHOR
Sem dúvida alguma.
Mas, se calhar, era melhor e já vão muito atrasados, começar a inverter certas coisas, pois para que isso possa de facto acontecer, um planeta melhor, convinha preparar diferentemente os filhos, as novas gerações.
Ou estou a ver mal as coisas?
A sra Alexandra Leitão continua a mostrar-se (opinião pessoal, naturalmente) sectária e cega pela ideologia.
DIA NACIONAL DA TURQUIA
segunda-feira, 28 de outubro de 2024
Com a conveniência do PS, Carlos Moedas conseguiu aprovar a retirada de quatro milhões de euros à Carris e a atribuição do mesmo valor à Web Summit. Na Lisboa do PSD/CDS, os trabalhadores poderão deslocar-se nos unicórnios prometidos pelo presidente da Câmara.
O que é que o NAL, Novo Aeroporto de Lisboa na área do Campo de Tiro de Alcochete (que na realidade está quase todo fora do concelho de Alcochete) e um hotel, têm em comum?
No Montijo, num dos cantos na Praça da República, no sítio onde há muitos anos existiu a fábrica Tobom, iniciaram há semanas obras para ali erigirem um hotel o qual, supostamente, deverá ter no subsolo uns quantos lugares para parqueamento de viaturas.
3) Aos 150 " " " " " " " " 250 m3 !
4) A partir daí, o caudal de água é quase ilimitado !
Construir portanto uma pista num terreno arenoso, para aguentar as tais 250 toneladas, implicará aquilo que tecnicamente se designa por "caixa", e é quase certo que não poderá deixar de ter pelo menos uns 10 metros de profundidade, com um dispositivo para estabilizar a areia constituído por troncos de cone em betão em todo o comprimento e largura da pista, e com os espaços entre eles a terem que ser cheios com brita e "touvenant", e por cima as massas de pavimento !
domingo, 27 de outubro de 2024
ORA "BAMOSLÁVER"
A questão da imigração é assunto que de certo modo escalda.
Abordar o assunto mesmo civilizada e educadamente, sem facciosismo, sem ideologia, sem politicamente correcto e sobretudo sem linguagem dos execráveis, corre-se sempre o risco de saltarem em cima de nós os moralmente superiores que por aí andam nas bolhas diversas.
Mas uma questão que eu gostava de ver tratada, som rigor e seriedade e verdade é, por exemplo, do total de refugiados (sabe-se verdadeiramente quantos e onde estão?) acolhidos no país, quantos encontraram trabalho?
AC
A fotografia impressiona, mas nada me surpreende.
O direito internacional e a carta das Nações Unidas devem ser sempre atirados à cara de quem os viola.
sábado, 26 de outubro de 2024
Vem isto a propósito dos defensores de homens sérios na vida política.
GEOPOLÍTICA. PREMONIÇÃO.
Sobre o Presidente da República, o consultor de comunicação considerou que “traiu os eleitores” depois das duas idas às urnas, porque, na primeira vez, foi “eleito por eleitores de direita e, na prática, apoiou o Governo do PS” e, na segunda vez, “foi eleito por eleitores mais de esquerda e traiu-os outra vez”.