quinta-feira, 31 de outubro de 2024

AZULEJOS, ALDEIA
AC
PENOSOOOOOOOO
PENOSO, MUITO DIFÍCIL  CONSEGUIR OUVIR ESTA CRIATURA
AC
 
ESTÁ MESMO FEIO
É chato? É!
Incomoda? 
Sim, evito sair à rua para fazer as caminhadas pela aldeia e arredores de que tanto gosto.

Mas há coisas muito piores e mais graves. 
Veja-se os dramas em Espanha. 

Portanto, registo apenas, quando amainar volto à rotina. 
Sou um felizardo, e não me esqueço disso.
Esta tarde vou visitar aos cuidados continuados um bom amigo e que era a grande alma do "Petiscos e Granitos", aqui na aldeia. 
Restaurante que vai fazer muita falta. E mais falta ainda a companhia dele, mas já recuperou alguma coisa. Um dia de cada vez.

Há milhares de concidadãos nacionais e cidadãos do mundo que, esses sim, estão a sofrer a sério.
Chuva muito forte e ventania forte? Há-de passar.
AC
ESTÁ FEIO, AINDA NÃO CHOVE
Está feio, ainda não chove, a previsão indica começar a chuvada daqui a cerca de 1 ou 2 horas. Será o dia todo.

AC
SAÚDE  e  a  FALTA  DELA
Na vida, justiça, saúde, bem estar, segurança, são factores determinantes.
Primordialmente, o Estado através da suas instituições tem a obrigação de nos assegurar justiça, segurança, bem estar.

Sem saúde, nada fica bem. individualmente, familiarmente, em sociedade.

Em sociedade, sem justiça, justiça a sério e não o que por cá se pode designar justiça à portuguesa /super garantística /super lenta /ineficaz /protectora dos poderosos, não há acesso de oportunidades, não há combate eficaz /real às desigualdades sociais.

Sem segurança, a sociedade (ou pelo menos imensos estratos sociais) fica constrangida, famílias e indivíduos ficam limitados na sua vida, impedidos de levar vida digna.

Estas linhas sobretudo a propósito de saúde e da falta dela.
Uma constipação, uma gripe, uma otite, uma diarreia súbita, deixam qualquer pessoa irritada, incomodada, no mínimo.

Mas a nossa vida e particularmente com o avançar da idade, coloca por vezes situações mais delicadas no plano da falta de saúde.
Em Maio passado partilhei uma situação pessoal do foro saúde/ médico e alguma ansiedade a esse propósito.

A minha ideia principal, e talvez não tivesse sido completamente feliz na partilha/ explicação do que se passava/ do que se iria passar, tinha essencialmente a ver com o querer dar a noção do apego à vida, do que me unia à família directa e alargada, e do que até aí tinha fruído quer da família quer das pessoas da minha carreira.

Tratava-se, tratou-se, de uma "simples" intervenção cirúrgica para correcção de hérnia inguinal, que acabou por se descobrir ser a causadora de periódicos fortes incómodos abdominais periodicamente surgidos nos últimos 4 anos, e considerados como algo de natureza intestinal. Correu muito bem. 

Recebi inúmeras mensagens de conforto, que me sensibilizaram e, até, descrições de exemplos de casos de amigos que tinham vivido situações médicas muito complicadas mas com desfecho feliz.

E é verdade, felizmente, na maioria dos casos, as coisas acabam por correr bem.
Mas. . . . . 

Mas a realidade é que às vezes correm mal.
Nestas coisas da saúde, correr mal significa um ponto final na vida!

Uma simples intervenção cirúrgica, mesmo com um reputadíssimo cirurgião, pode ter um mau desfecho.
Não, não devido à intervenção correctiva, ou inépcia do cirurgião ou da equipa.
Mas a realidade é que no mundo contemporâneo, além de tudo que nos desgraça à superfície da terra, temos as bactérias hospitalares.

Parece que foi o que sucedeu académico e politólogo André Freire.
RIP

Tenham uma boa 5ª Feira apesar da chuvada que por aí virá. Saúde.
António Cabral (AC)
A IMPRENSA e a TELEVISÃO
Tratam extensamente das questões políticas do dia, sempre a espuma do dia.
Desprezam, sistematicamente, a discussão inteligente e séria por exemplo, de reformas do Estado, mas uma discussão sem clubites e facciosismos.

Seja o ensino, a assistência na saúde, a segurança, a defesa nacional e nela uma das suas várias componentes que é a instituição militar, o ordenamento do território, o sistema de justiça, a industrialização do país, a imigração, a economia, a fiscalidade, a habitação, a cultura, o desporto, a família. Etc.

Por tudo isto e muito mais não apetece dizer - em vez de dar aos políticos as chaves da cidade não será melhor mudar as fechaduras? 

Mas atenção, não comprem fechaduras novas nas lojas dos jornalistas!
AC
UMA  CATEGORIA
Eurodeputados entoam "Bella Ciao" após intervenção de Orbán. "Isto não é a Eurovisão", diz Metsola
A presidente do Parlamento Europeu exigiu respeito pela instituição. "Isto mais parece a 'Casa de Papel'", disse Roberta Metsola dirigindo-se aos eurodeputados que entoaram a música após a intervenção do primeiro-ministro da Hungria.

Será que a falta de educação por lá e que não é de agora, é crescente, também como por cá, a vão rotular de "praxis parlamentar" ?
Naturalmente alguns até poderão saudar estes comportamentos pois (ainda) não andam à pancada como se assistiu já, por exemplo, em muitos parlamentos asiáticos e africanos ou na Turquia.
AC
RELEMBRANDO
AC 
TÃO CANSADO, NEM FUGIU
AC
ABSOLUTAMENTE de ACORDO
. . . . . . . . .
. . . . . . . . .
Mas a extrema-esquerda, alimentando o ruído que polariza, e a covardia da esquerda moderada, conseguem transformar os termos da discussão de tal forma que uma mera opinião, não só legítima, como alinhada com a lei, é considerada indizível por pessoas que aspirem ser juízes do tribunal constitucional.

É a mesma extrema esquerda que diz que o país é seguro, portanto discutir segurança é de extrema-direita, que diz que não há problemas a discutir sobre imigração, portanto discutir imigração é de extrema-direita, que argumenta que usar casos isolados e pontuais é populismo de extrema-direita, ao mesmo tempo que usa uma morte pela polícia para alimentar discursos que polarizam (ver o comunicado do SOS racismo de ontem), apesar dos números que Miguel Alçada Baptista apresenta e que demonstram que a polícia portuguesa é muito moderada.

O padrão é sempre o mesmo: definir os termos da discussão, ao ponto de ser possível ostracizar qualquer pessoa que ouse dizer-lhes que o rei vai nu e que o discurso dominante da esquerda tem, actualmente, escassas amarras à realidade.

Polarizar para calar, dir-se-ia.

A esquerda tem sido tão bem sucedida neste processo, que há muito pouca gente que pergunte: mas qual é o problema da extrema-direita?

Há milícias armadas nos partidos de extrema-direita? Há secções militarizadas nos partidos de extrema-direita? Há jornais destruídos à bomba pelos partidos de extrema-direita? Há chapeladas a favor dos partidos de extrema-direita nas eleições? A democracia foi suspensa na Itália? Etc., etc., etc..

Não faço segredo da pouca consideração que tenho pelo Chega e pelo que defende (veja-se o comportamento indecoroso na eleição da juíza de que falei acima), mas não me parece que seja um partido que mereça menos consideração ou que seja um risco maior para a democracia que o Bloco de Esquerda ou o PC.

Em rigor, em rigor, quando alguém diz que reduzir um grupo parlamentar do Chega de 50 para 5 deputados é um objectivo patriótico que todos deveríamos apoiar (Aná Sá Lopes dixit, mas longe de ser a única), está a fundamentar essa afirmação em quê?

Qual é o problema do Chega ter 50 deputados? Se consegue convencer 18% dos eleitores que a melhor forma de serem representados no parlamento é por esse grupo parlamentar, é com certeza porque responde melhor que os outros ao que pretendem esses eleitores, que não é muito diferente do que querem os outros eleitores todos, esses 18% não são todos perigosos anti-democratas que pretendem substituir governos cuja legitimidade provém dos votos por governos cuja legitimidade provém da força.

E quem não gosta de ter um grupo parlamentar do Chega com 50 deputados, tem muito bom remédio: convencer os eleitores de que as suas escolhas são melhores que as do Chega.

Agora pretender esmagar a discussão com argumentos da treta sobre os perigos da extrema-direita, francamente, já me parece preguiça a mais. (Henrique Pereira dos Santos)
.
31  OUTUBRO  2024
DIA MUNDIAL DA POUPANÇA 
> 1411 - Tratado de paz com Castela
> 1517 - Lutero prega na porta da igreja em Wittenberg as suas teses denunciando as indulgências Papais e outras práticas
> 1886 - Inauguração da ponte D. Luís no Porto 
> 1902 - Nasce Carlos Drummond de Andrade
> 1910 - Portugal, leis de, Família, Divórcio, Inquilinato
> 1912 - Nasce o Movimento Renascença Portuguesa
> 1929 - Faleceu José Relvas
> 1941 - EUA, memorial no Mount Rushmore fica concluído
> 1952 - Detonada a primeira bomba de hidrogénio
> 1984 - Índia, Nova Deli, Indira Gandhi assassinado por guarda-costas Sikhs
> 1992- Vaticano Admite que Galileu tinha razão
> 1993 - Faleceu Federico Fellini
> 2009 - Faleceu o radialista António Sérgio
AC
A PROPÓSITO DOS EUA
A propósito dos EUA, concretamente da campanha eleitoral que decorre até ao próximo 5 de Novembro, lembrei-me de várias coisas.
Coisas do passado que continuam com reflexos nos nossos dias.

Ouvi há bocado que Biden proferiu uma alarvidade, qualquer coisa do género como classificar de lixo apoiantes do repugnante Trump.
Não é com isto, com ajudas destas, que Kamala vencerá.
Numa sociedade tão heterogénea como a americana, bojardas destas podem custar caro.

Os EUA são um país de dezenas de estados, algo desiguais entre si, riqueza própria, população, densidade populacional, extensão, etc., um país para onde acorreram ao longo dos anos, continuamente, milhares e milhares de imigrantes.
Será de recordar que, em 1860, a população andaria à volta dos 30 milhões mas, em 1900, eram já cerca de 76 milhões.

Outra questão do passado, a famosa "doutrina Monroe".
Uma conduta diplomática com concretização no terreno sempre que entendida como necessária, doutrina reivindicando a não ingerência de potências Europeias nas Américas.

Na sua mensagem anual ao Congresso, o 5º presidente americano, James Monroe, expressou-se dizendo designadamente - os continentes americanos, pela condição livre e independente que conquistaram e que mantêm, não devem mais ser considerados como susceptíveis de colonização por qualquer potência Europeia; consequentemente, qualquer acção Europeia contra os Estados americanos que tenha por objectivo, quer submete-los, quer exercer acção nos seus destinos, será considerada como acto hostil para com os EUA.

Aguardemos por 5 de Novembro.
AC

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

GREVES  e  POUCA VERGONHA
Eu tinha publicado estas linhas. Repito-as.

"Parar o empobrecimento." Milhares de funcionários públicos marcham até à Assembleia da República em protesto.

E lá foi mais uma 6ª feira passada e os meus netos sem aulas. 
Foi só mais uma.

Nivel de salários? Muito baixo.
Condições de trabalho? Más em muito lado.
Protestos? Mais que justos.
Etc.

Mas quando os protestos vierem para a rua independentemente da cor do governo acredito na genuinidade.

Os rosa e geringôngicos associados directamente numa fase, depois a fazer de conta, estiveram mais de oito anos no poder.
Recordam-se?
Insurgiram-se violentamente nesses anos tal como (justamente) no período da Troika?

E, já agora, quando as greves forem marcadas sem ser às 6ª Feiras ou coladas a feriados, vão merecer consideração da minha parte.
AC

Repeti este postal porquê?

Depois de me aperceber que está marcada mais uma greve de pessoal não docente a começar amanhã 31 de Outubro e que irá até 4 de Novembro, inclusive.

Acompanhem-me por favor nas contas.

31OUT + 1Nov (feriado) + 2 Nov (Sab) + 3Nov (Dom) + 4Nov (2ªF)
dá senão me enganei nas contas, 5 dias para bom lazer. 
Uma ponte? Não, UM PONTÃO.

Uma vergonha.
Quero salientar o que escrevi no postal supra, a começar na 5ª linha. Está lá bem claro o que penso.

Se tivessem marcado uma greve de 3 dias (3ªF, 4ªF, 5ªF) tinham o meu apoio de cidadão.
Não têm!

Tenham vergonha.

O meu neto de seis anos e meio que há pouco começou o seu primeiro ano escolar já se riu quando outro dia lhe perguntei - como vai a escola meu querido? - e respondeu-me - vai bem avô, mas há muitos dias que a escola fica fechada!

Sempre 6ª Feiras! Depois admiram-se!

AC
QUEM  ME  MANDOU . . . .
Quem me mandou a mim ligar o televisor e ficar por algum tempo a escutar e ver os membros do governo e os deputados a berrar à conta da proposta de orçamento de Estado para 2025.

Ao fim de pouco tempo iniciou-se uma superior peixeirada onde muito brilhou a deputada Leitão naqueles seus modos habituais, primorosos!
Por momentos ocorreu-me que o Becas estava a ser violentamente agredido por ela.
Enfim, um mimo.
AC 


O  TEMPO  QUE  FAZ 
Esta manhã, Céu feio, mas sem chuva.
A partir das 1600 horas está a chover e bem.
AC

MAIS UMA NOITE

Mais uma "espectacular" noite na grande Lisboa. Segundo se ouve agora na TV mais 9 carros incendiados na noite passada.

Deixem-se adivinhar: mais 9 famílias a votar Chega da próxima vez?

Mas será que os políticos decentes que felizmente temos em maioria, não percebem que isto vai acontecer, está a acontecer ?

E não se enfrenta isto a sério, com políticas em primeiro lugar, com olhar decente para as pessoas e as suas dificuldades e situações complicadas, e depois, repressão fortíssima contra os bandos.

E o sr Luís Montenegro mais o palrador-mor a dizer-nos - isto não é da sociedade portuguesa.

POIS NÃO, foi em Marte!

AC

HERANÇA
Já aqui partilhei este assunto.
O meu falecido pai (2011) andou em Belas Artes, não terminou o curso pois o tio, irmão da minha avó paterna /Irene que deixou este mundo novinha deixando 3 filhos (8, 5 e 3 anos, sendo o meu pai o mais velho) levou-o para trabalhar em Angola para a fábrica de madeiras que estava a ser montada. Um futuro aparentemente esperançoso mas que acabou anos mais tarde.
Vários trabalhos que encontrei e guardei. Havia um busto de que não sei o paradeiro.
E existe na igreja a meio da Av de Berna uma figura para cujas mãos o modelo foram as do jovem iniciado em Belas Artes e que veio a ser o meu pai.
As voltas que a vida dá.
Tenham um bom dia. Saúde.
AC
ESTE VOTA no PAN
AC 
24 OUTUBRO 1931 e os IMPOSTOS
Neste longínquo dia foi finalmente preso o bandido mafioso Al Capone.
Durante anos as autoridades americanas sabiam das façanhas desse bandido mas nunca o conseguiram apanhar.
Até que, por feliz acaso, acabaram por conseguir começar a descobrir uma série de esquemas e vigarices no âmbito da fuga aos impostos.
Al Capone foi preso por fuga aos impostos.

Em Portugal, se prendessem uma série de malandros por fugiram aos pagamentos à segurança social, e fuga a diversos impostos, talvez Portugal não estivesse na situação presente.

Está um país de faz de conta, onde com delicadeza e até nem sei se lhes pedem desculpa, acolhem venerandos e obrigados com sorriso admirador quando certos figurões confessam que se tinham esquecido de indicar este ou aquele montante pequenino, . . . .de uns poucachinhos milhões. Liberalidades!
Tadinhos deles.

Ás vezes dou comigo a pensar que, aparte os assassinatos, não seria Al Capone e outros uns santos ao pé de gentalha que por aí tem desgraçado Portugal?
AC
CULTURA

AC
AMORIM 
Je ne sait pas quoi.

Não, não estou a referir Amorim /cortiça /Comporta / etc.

Estou a referir-me ao drama do momento.
Há quem tenha os tais 10 milhões e parece que o homem parte muito em breve.

Um choque. 
Não para mim que me estou a borrifar para o futebolês, respeito quem aprecia.

Só me interrogo se, no Palácio de Belém, haverá algum pequeno comunicado sobre o assunto ou, se algum jornalista estica o microfone para o comentado-mor para lhe arrancar algo, sempre solene.

Por mim durmo descansado. 
Descansado quanto ao futebolês, infelizmente várias preocupações me tramam o sossego espiritual.

Um dia de cada vez.
AC
30  OUTUBRO  2024
DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA
> 1340 - Batalha do Salado
> 1821 - Nasce Dostoyevski
> 1918 - IGG, império Otomano assina o Armistício
> 1922 - Mussolini prossegue a marcha sobre Roma
> 1938 - Transmissão da adaptação para rádio de "A Guerra dos Mundos", de H.G Wells e em que Orson Wells simula uma reportagem em directo da invasão da Terra pelos Marcianos
> 1961 - URSS faz explodir uma bomba nuclear colossal em que a nuvem cogumelo atingiu 60 km de altura
> 1988 - Ayrton Senna conquista o seu primeiro título de Fórmula 1
AC

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Volkswagen pode fechar fábricas, despedir milhares e cortar salários na Alemanha.
Representantes dos trabalhadores temem reestruturação que, dizem, ameaça as dez fábricas do grupo na Alemanha. Três podem fechar. Grupo VW apresenta contas no dia 30. 
Mas já diz que é preciso cortar.

Lê-se isto e, para quem como eu nunca se alheia da envolvente interna nem da externa, vem-me logo à cabeça a pergunta: e a AutoEuropa?
Seguir-se-á dentro em pouco?
Como de costume por cá já ouvi de vários lados - não senhor, está tudo bem. Pois.

Para já, no imediato, nesta 4ª Feira deverão vir a público contas do grupo, onde creio que o Estado Alemão tem uma certa "fatia".
Por esta razão mas, sobretudo, por razões de política interna o chanceler alemão já se pronunciou de uma maneira clara, interessante, afirmando que erros do passado não são para ser agora pagos pelos  trabalhadores.
A seguir.
AC
"Parar o empobrecimento." Milhares de funcionários públicos marcham até à Assembleia da República em protesto.

E lá foi mais uma 6ª feira passada e os meus netos sem aulas. 
Foi só mais uma.

Nivel de salários? Muito baixo.
Condições de trabalho? Más em muito lado.
Protestos? Mais que justos.
Etc.

Mas quando os protestos vierem para a rua independentemente da cor do governo acredito na genuinidade.

Os rosa e geringôngicos associados directamente numa fase, depois a fazer de conta, estiveram mais de oito anos no poder.
Recordam-se?
Insurgiram-se violentamente nesses anos tal como (justamente) no período da Troika?

E, já agora, quando as greves forem marcadas sem ser às 6ª Feiras ou coladas a feriados, vão merecer consideração da minha parte.
AC

DRAMAS

A sociedade portuguesa está a ser continuamente sacudida por dramas.

Cada um pior do que o anterior. 

Não bastavam os tabús do Pedrinho, as batatas fritas roubadas à turista, os congressos e outras reuniões importantes dos partidos políticos, a celeridade dos processos judiciais, o palrador a não conseguir reunir dinheiro para pagar às ex-colónias, a Greta que nunca mais veio a Portugal, a Galp a CGD a EDP e outros com prejuízos catastróficos, o OE 2025 porque sim e porque não, em cima de todas as tragédias caiu a derrota Europeia do Benfica na Luz.

Não refeitos ainda, muito atordoados estávamos e estamos ainda, e cai a bomba de que o Amorim se calhar vai treinar para Inglaterra.

Que mais desgraças nos irão acontecer?

Felizmente temos como bálsamo o Pinto da Costa escritor!

AC

 

Mais um dia.
Um dia de cada vez. Tenham uma boa 3ª Feira.
Aqui, o tempo a começar a virar para o chato. Bom dia. Saúde.

AC
“Não somos um país onde ódio e questões raciais tenham natureza de preocupação”
Sem se referir diretamente aos desacatos em vários bairros na Grande Lisboa após a morte de Odair Moniz, o primeiro-ministro defendeu que Portugal "sabe separar muito bem epifenómenos em algumas circunstâncias
".

Olhe sr dr Luís Montenegro, não é lá por ser momentaneamente PM que o que afirma corresponde exactamente à realidade.
E o que digo a si aplica-se do mesmo modo, integralmente a muitos tagarelas que por aí andam, e que momentaneamente são titulares de órgãos de soberania.

Só para que fique claro, a palavra momentaneamente significa em bom português que estão no exercício dos respectivos cargos porque foram eleitos, mas outros lhes sucederão em próximas eleições.

Quanto ao que diz, o sr e a maioria com raríssimas excepções nos sucessivos titulares de órgãos de soberania tal como muitos outros responsáveis, persistem na mania de tratar os cidadãos como burrurinhos.

Eu sei separar os epifenómenos.
Quero crer que muitos dos meus concidadãos o sabem também.

Mas na minha opinião a sua afirmação - Não somos um país onde ódio e questões raciais tenham natureza de preocupação - não cola com a realidade vivida em muitos locais do país.

Há racismo, há racismo por parte de muitos, incluindo em muitos que se dizem combater o racismo.
Ou não lhe dão conhecimento de cartazes em manifestações, de videos apelando a violência no centro das cidades, etc?

Eu estou preocupado e cada vez mais.
E preocupado com a postura de muitos que persistem nas afirmações como as suas.
É para nos descansar?

O tempo em que eu fazia caminhadas noturnas na cidade onde vivo acabou há bastante tempo.

E então quando os agentes das forças de segurança começarem a não ir  a muitos lados o que já acontece há muito digam o que disserem, será cada vez mais interessante o resultado.

Ou está convencido que sempre que daqui para a frente houver tumultos, os agentes de segurança vão lá sobretudo se estiverem equipados com fisgas?

Tome/ tomem esse rumo e verão depressa o resultado mas, sobretudo,  o gáudio por parte da criminalidade.
Ou não o preocupa que a questão da droga esteja a ser violentamente disputada por vários? Não lê as notícias?
É como o outro, que dizia que as não lia?
Passe bem!
AC

PERGUNTA PARA 1 MILHÃO DE €€

A pergunta é esta: em finais de Janeiro de 1961, na Faculdade de Letras de Coimbra, sobre o tema "A Competição Missionária", quem leu os votos e conclusões da "Semana de Formação Missionária", na sua qualidade de presidente da Liga Missionária Académica?

Quem acertar tem que ir pedir ao inarrável Musk, pois eu não tenho!

AC

DEIXAR AOS VINDOUROS UM PLANETA MELHOR

Sem dúvida alguma.

Mas, se calhar, era melhor e já vão muito atrasados, começar a inverter certas coisas, pois para que isso possa de facto acontecer, um planeta melhor, convinha preparar diferentemente os filhos, as novas gerações.

Ou estou a ver mal as coisas?

AC

LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
DISCURSOS DE ÓDIO, DISCURSOS POLÍTICOS.
A sra Alexandra Leitão continua a mostrar-se (opinião pessoal, naturalmente) sectária e cega pela ideologia.
Mas numa pessoa que, entre muitas outras coisas, defende a escola pública mas tem os filhos na privada com uma argumentação justificativa de estarrecer (opinião pessoal, naturalmente) estamos conversados quanto a coerência e isenção.

Vem isto a propósito do último programa em que ela reparte o palco da incerteza com outros e designadamente o historiador Pacheco Pereira.
programa que vi, coisa que não fazia há bastante tempo.

Quando Alexandra Leitão afirma não ter dúvidas de que o risco de incitamento ao ódio foi pisado, eu estou do lado dela isto é, considero que vários execráveis (opinião pessoal naturalmente) incitaram ao ódio. E não creio que tenha sido a primeira vez.

Mas já não a acompanho quando assobia para o lado quanto a outras coisas.

Estou bastante mais do lado de José Pacheco Pereira nesta matéria, pois incitamentos ao ódio vejo há muito e da parte de muita gente conhecida. 
Mas, lá está, como são debitados pelos fofinhos e pelas fofinhas está tudo bem, aí é liberdade de expressão pura!

Cartazes na rua a recomendar mortes, isso não tem problema nenhum.
Pois para mim tem, tem problema vindo da execrável extrema direita, tem problemas vindo de muitos outros lados.

AC


 

29  OUTUBRO  2024
DIA NACIONAL DA TURQUIA
> 1816 - Nasce o futuro D. Fernando II
> 1863 - Fundação da Cruz Vermelha
> 1910 - Lei da liberdade de imprensa
> 1914 - Turquia entra na I GG e ataca portos da Rússia no Mar Negro
> 1923 - Mustafa Kemal Ataturk proclama a Turquia como República
> 1929 - Colapso da bolsa de Nova Iorque
> 1936 - Campo do Tarrafal em Cabo Verde, entra em funcionamento com a chegada dos primeiros 152 presos
> 1959 - Primeira aparição de Asterix
> 1970 - A ARA (Acção revolucionária Armada) executa acção de sabotagem no navio Vera Cruz
AC

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

O DIA DE HOJE
FIM DO DIA
O dia começou muito feio, Céu quase todo coberto. O vento a marcar presença.
Depois de almoço algumas nuvens foram seguindo o seu caminho. No final da tarde o azul venceu. O vento continuou como se pode verificar pelo rasto de uma queimada.
AC


Moedas retira 4 milhões de euros à Carris e dá-os à Web Summit
Com a
conveniência do PS, Carlos Moedas conseguiu aprovar a retirada de quatro milhões de euros à Carris e a atribuição do mesmo valor à Web Summit. Na Lisboa do PSD/CDS, os trabalhadores poderão deslocar-se nos unicórnios prometidos pelo presidente da Câmara.

Li isto por aí.
Sublinhei a palavra - conveniência!

Em vez de - conveniência - era capaz de ser melhor ter escrito . . . . . conivência . . . . NÃO?

AC
PORTAS
Portas á noite.
. . . . . 
Não, não é nada disso, não é o (para mim, naturalmente) insuportável comentador da TVI, são mesmo portas, fotografadas numa caminhada noturna, no Algarve. 
Tenham uma boa semana. Bom dia e saúde.
AC

RIC = regime de incompetência e corrupção

ACPN -autoridade competente de porra nenhuma

AC 

Ganda Marujo

AC 
NAL, AEROPORTO, HOTEL, OBRAS, ÁGUA
O que é que o NAL, Novo Aeroporto de Lisboa na área do Campo de Tiro de Alcochete (que na realidade está quase todo fora do concelho de Alcochete) e um hotel, têm em comum?

Resposta, a ÁGUA!

No Montijo, num dos cantos na Praça da República, no sítio onde há muitos anos existiu a fábrica Tobom, iniciaram há semanas obras para ali erigirem um hotel o qual, supostamente, deverá ter no subsolo uns quantos lugares para parqueamento de viaturas.

Acontece que há muito poucos dias conforme se foi escavando, depararam com um "pequeno" problema: está a surgir água o que, obviamente, complica bastante a coisa.

Sabe-se, há vários que sabem, há vários que continuam a esconder isso, que uns milhões de anos lá para trás, do Tejo a toda a grande península de Setúbal dizem até alguns grande parte do actual distrito de Setúbal, era provavelmente um lago (pelo menos uma região que, no Período Terciário, seria um delta, que ligaria o Tejo ao Sado).

Dizem alguns, que "hoje", lá por baixo, em toda esta extensa região há bastante mais que um Alqueva, haverá uma reserva de água brutal.

Por outras palavras e pensando em terrenos, sabe-se que no famoso Campo de Tiro de Alcochete, a esmagadora maioria do terreno é arenoso.
Por outras palavras, a penetração no terreno é muito mais fácil do que em outros terrenos.

Há quem tenha explicado que, com base sobretudo num estudo profundo que terá sido realizado em 1992, a construção de pistas de aviação aptas para receber aterragens dos monstros voadores do presente que andam pelas 250 toneladas, é uma coisa muito complicada tecnicamente, e é quase certo que a necessidade da sua manutenção neste tipo de terrenos muito difíceis será sempre uma constante e caríssima. 

O nível freático é extremamente baixo.
Toda aquela imensa região é, sobretudo, areia e arenitos.
Diz quem sabe que, olhando a profundidades,

1) Aos 14 mts há um caudal de água de 60 m3, ininterruptos!
2) Aos 100  " " " " " " " " 150 m3 !
3) Aos 150  " " " " " " " " 250 m3 !
4) A partir daí, o caudal de água é quase ilimitado !

Construir portanto uma pista num terreno arenoso, para aguentar as tais 250 toneladas, implicará aquilo que tecnicamente se designa por "caixa", e é quase certo que não poderá deixar de ter pelo menos uns 10 metros de profundidade, com um dispositivo para estabilizar a areia constituído por troncos de cone em betão em todo o comprimento e largura da pista, e com os espaços entre eles a terem que ser cheios com brita e "touvenant", e por cima as massas de pavimento !

Como é que se pára um caudal de água logo aos 10/ 11 mts de profundidade?

Apenas uma coisa única na vida não tem solução: todos morreremos um dia.

Tecnicamente, a questão superficialmente abordada tem solução?

Se calhar terá mas, mesmo para um leigo como eu que apenas sabe uns pózinhos "bebidos" de quem sabe, é por demais evidente que a construção de pistas naquela zona capazes de suportar operações contínuas dos actuais monstros do ar, será CARÍSSIMA, e que a sua manutenção CONSTANTE e CARÍSSIMA SERÁ.

O que acho notável nisto é que nenhum jornalista, nenhum político, nenhum engenheiro, nenhum analista, nenhum comentador, fale destas questões.
É que não se trata de algo poder custar mais 5 000 ou menos 5 000 Euros.

Que a ANA esteja calada que nem uma mula eu percebo, pois quer a extensão / complemento Montijo e, se esta hipótese estiver mesmo definitivamente excluída como parece, quererá "abichar" o "seu" no NAL.

Agora, tudo calado, nem um pio?
Eu acho esquisito, muito esquisito!

António Cabral (AC)
28  OUTUBRO  2024
DIA MUNDIAL DA TERCEIRA IDADE
> 1856 - Inaugurado o primeiro troço da linha férrea Lisboa-Carregado
> 1869 - Criação do Comando Geral da Armada
> 1886 - EUA, inauguração da Estátua da Liberdade
> 1919 - EUA, início da proibição de venda de bebidas alcoólicas
> 1922 - Início da Marcha sobre Roma dos fascistas italianos
> 1955 - Nasce Bill Gates
> 1958 - Cardeal Roncalli eleito Papa, adoptou o nome de João XXIII
> 1962 - Fim da crise dos mísseis em Cuba
> 1995 - Cavaco Silva estabelece neste dia o recorde de tempo como Primeiro-Ministro, esteve no cargo desde 6 de Novembro de 1985
> 2018 - Eleições presidenciais no Brasil
AC

domingo, 27 de outubro de 2024

DUROU  POUCO

Este aspecto razoável à hora de almoço durou pouco, chegou alguma  chuva, está frio já sério pois a ventania estraga tudo.

AC

Para combater o frio que aqui faz

Como andamos em época de greves e agitações fui no dissidente. . . 
uma entrada típica daqui, cogumelos e. . . 

Um joelho no forno, que estava muito bem temperado e assado
Café, hoje deixei de parte as guloseimas!
AC

ORA "BAMOSLÁVER"

A questão da imigração é assunto que de certo modo escalda.

Abordar o assunto mesmo civilizada e educadamente, sem facciosismo, sem ideologia, sem politicamente correcto e sobretudo sem linguagem dos execráveis, corre-se sempre o risco de saltarem em cima de nós os moralmente superiores que por aí andam nas bolhas diversas.

Mas uma questão que eu gostava de ver tratada, som rigor e seriedade e verdade é, por exemplo, do total de refugiados (sabe-se verdadeiramente quantos e onde estão?) acolhidos no país, quantos encontraram trabalho?

AC 

Uma amargura me submerge, cada vez mais, por não ver qualquer alteração profunda na sociedade onde me insiro.
Continua tudo basicamente na mesma.

Tardam a perceber o que não se deve fazer, dizer.
Tardam a olhar ao bem comum.
Tardam em reconhecer erros e mudar o rumo do que dizem e fazem.

A proposta do PCP sobre os recreios dos gaiatos é eloquente exemplo disto mesmo. 
Um atraso de anos. Claro que mais vale tarde . . . .
mas, e o que de mau aconteceu por serem empedernidos?
Por empedernidos refiro-me aos do, PCP, PS, PSD e agremiações várias.
AC
A FOTO IMPRESSIONA-ME ? SIM



A fotografia impressiona, mas nada me surpreende.
É apenas uma confirmação do que é António Guterres (opinião pessoal naturalmente).

Terá sido convidado para esta cimeira e, como os países têm representantes na ONU, são membros, o homem foi lá.

O execrável (para mim, naturalmente) Putin de costas direitas e António Guterres numa postura física e sorriso patético que denota servidão, servilismo, postura untuosa. 

Naturalmente, admito estar errado, admito que no seu espírito não estivesse interiorizada essa intenção, mas é o que aconteceu. 
E, aqui, não é culpa de nenhum fotojornalista.

Respeito, SEMPRE, a opinião de outrem, discordo, ou concordo.

Mas neste caso quando vejo defensores de Guterres dizendo que ele não podia recusar lá ir na sequência do convite recebido, porque todos os BRICS são membros da ONU, o mínimo que me apetece dizer é que têm fraquíssima memória. 
Mas, repito, respeito, mas eu penso diferente.

A ordem mundial que ainda vigora é fruto do pós 1945, é fruto basicamente do chamado mundo Ocidental, e um dos frutos foi a criação da ONU. Será que os apóstolos de Guterres se recordam?

Os BRICS querem partir a presente ordem mundial a qual, na minha opinião e para que fique bem claro, há muito requer reforma.

Estão também esquecidos de que o actual SG da ONU não foi observar a cimeira da paz que teve lugar aqui há tempos na Suíça.
Será que os apóstolos de Guterres se recordam?

O direito internacional e a carta das Nações Unidas devem ser sempre atirados à cara de quem os viola.
Sejam os EUA ao longo dos anos nas suas invasões nas Antilhas ou na América Central, ou na Ásia, seja a Rússia também em vários locais do mundo e em 2022 na Ucrânia.

Cumprimentar ditadores deve ser de costas direitas, olhar directo na cara dos tratantes, aperto de mão com vigor mas máscara sisuda afivelada no rosto. 

Mas se calhar estou a ver mal as coisas, e Guterres é o homem mais decente à superfície da terra e eu, como muitos milhares de cidadãos comuns somos uns totós.
AC
27  OUTUBRO  2024
DIA MUNDILA DO PATRIMÓNIO AUDIOVISUAL
> 1728 - Nasce James Cook
> 1807 - Tratado secreto de Fontainebleau em que França e Espanha acordam como dividir Portugal
> 1858 - Nasce Theodore Roosevelt
> 1884 - Nasce Francisco Fernandes Lopes
> 1904 - Nova Iorque, o Metro abre ao público
> 1949 - Egas Moniz galardoado com o Prémio Nobel da Medicina
> 1978 - Menachem Begin e Anwar Sadat galardoados com o Prémio Nobel da Paz
AC

sábado, 26 de outubro de 2024


 A propósito de cidadania . . . 

AC

SERIEDADE
Seriedade, é uma qualidade; é qualidade de quem é sério ou seja, de quem é honesto, cumpridor, recto, integro de carácter, honrado.
Que não atropela os outros.

Vem isto a propósito dos defensores de homens sérios na vida política.
Que os há e, na minha opinião, nem são felizmente assim tão poucos como por vezes pode parecer.

Mas sempre me irritou o endeusamento de certas criaturas.

Sempre me incomodou os que, na carreira, tratavam rudemente colaboradores e, depois, numa conferência ou em recepções pomposas queriam com esses colaboradores conviver sorridentes e chocalheiros.

Sempre me irritou a fuga à verdade, o respeitinho serôdio.

Sempre me indignou quem não cumprimenta e não é cortês e educado e respeitador com TODOS, independentemente da posição social, cor da pele, fé, profissão.

E quanto à questão de se ser livre vai muito da formação e dos meios de subsistência.
Quem tem vida miserável e passa fome tem a liberdade do caracol.
Quem nasceu em berço de ouro, e sempre tratou da vidinha, merece reconhecimento pelo seu valor intelectual e formação. É suficiente.

Sempre decidi livremente. 
Sempre me subordinei. 
Nunca me submeti, e parcialmente por isso paguei na carreira.
Não aceitei cunha para não ir para a Guiné e, em vez disso, zarpar para a cómoda Luanda desse tempo.
Não fui pedir a ninguém para ir para Bruxelas em vez dos EUA, que era muito longe.
Não me venham com narrativas e amanhãs.

E mais não digo . . . isso mesmo, pintassilgos não são pardais.

AC

GEOPOLÍTICA.  PREMONIÇÃO.

ISTO VAI TUDO AQUECER OU NÃO?
Quer do lado do Irão quer de Israel, aviões e mísseis de um e outro lado para irem"cumprimentar o amigo" passam por cima da Jordânia e do Iraque. Certo?

Está demonstrado que chegam a um e outro lado, com ou sem ajuda dos "grandes".
O Irão fica ciente que se não se moderar, o resto pode ser atingido, cirurgicamente ou não?
À cautela, de um e do outro lado, vários já não dormem em casa!
A seguir os próximos capítulos.
AC


LACRAU  e  a  RÃ  
Sobre o Presidente da República, o consultor de comunicação considerou que “traiu os eleitores” depois das duas idas às urnas, porque, na primeira vez, foi “eleito por eleitores de direita e, na prática, apoiou o Governo do PS” e, na segunda vez, “foi eleito por eleitores mais de esquerda e traiu-os outra vez”.
(Luís Paixão Martins)

AC
COMO  CORRERAM  AS  COISAS?

Em resumo?
Arrisco, . . . . quase tudo mal!
E pouco está a melhorar!

Um homem que, aparentemente, justa ou injustamente dada, não terá acatado uma ordem da PSP. 
Creio que é este o início de tudo.

Um polícia que reagiu, provavelmente, de forma descontrolada, e disparou.

Um homem morto, uma vida ceifada, uma tragédia.

Versões completamente contraditórias, de todos os lados.

Criminalidade à solta, desordem e vandalismo urbanos, esfaqueamento de várias pessoas, destruição de património particular, público, do Estado.

Vários feridos inocentes, pelo menos um ferido em perigo de vida.

Uma certa impotência.

Uma ministra desastrada na comunicação.

Provavelmente, apesar de noticiado o contrário, ausência de coordenação de forças e serviços e instituições do Estado.

Declarações de políticos e deputados mais do que condenáveis, execráveis, extremistas de todos os lados do leque político.

Acusações de todos os lados.

Videos e outras coisas nas redes sociais incitando violência.

Jornalistas recebendo informações e materiais que deviam estar na maior reserva.

Órgãos de comunicação social relatando as coisas de uma forma que parece legitimar que se questione se não se estão a aproveitar para aumentar as vendas ou o "share".

Acusações da PSP à PJ.

O costumeiro - estou e estamos a acompanhar com preocupação.

O deplorável anúncio - agora ainda não vou lá.

É Portugal, do politicamente correcto, do cinzentismo, do wokismo, do eu tenho razão, do não senhor eu é que tenho razão, do faz de conta, do isto não é da sociedade portuguesa, das crescentes desigualdades sociais, do empurrar tudo com a barriga ou varrer para debaixo do tapete e assobiar para o ar.

Desde que o Benfica, Porto e Sporting se aguentem está tudo catita!
A bem da Nação.

Tenham um bom Sábado, boa sorte, saúde, bom dia.

António Cabral (AC)
CULTURA
AC